Cena-Self: o discurso de si na criaÃÃo teatral da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria JosÃlia de Sousa Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18658
Resumo: O Projeto Self consiste no desenvolvimento de uma prÃtica de criaÃÃo teatral na escola a partir dos materiais autobiogrÃficos e dos âdiscursos de siâ trazidos pelos alunos. O projeto foi realizado na Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Professor CÃsar Campelo, contando com a participaÃÃo de alunos de 2 e 3 sÃrie dessa instituiÃÃo. O processo criativo desenvolvido resultou na instalaÃÃo performÃtica self, apresentada no espaÃo da escola, partindo da investigaÃÃo de uma linha de criaÃÃo mais performativa, intercruzando as linguagens do teatro e da performance. Com base em jogos, laboratÃrios, construÃÃo de cenas e entrevistas, os alunos foram estimulados a pensar, atravÃs do espaÃo das âautobiografiasâ, a respeito de quais tipos de percepÃÃes cada um tinha sobre si mesmo e sobre a construÃÃo da prÃpria histÃria, o que extraÃa de suas experiÃncias e como se dava esse processo de relaÃÃo entre vida e arte, de modo a traduzir suas experiÃncias/discursos para a cena. Esta pesquisa, portanto, surge da necessidade do movimento da invenÃÃo e reinvenÃÃo dos discursos do sujeito, no que se refere Ãs formas de coerÃÃo e normatizaÃÃo sociais, e como estes podem ser problematizados, segundo os aspectos sensÃveis, pelo espaÃo cÃnico. A instituiÃÃo âescolaâ, lugar de desenvolvimento desta investigaÃÃo, à questionada no sentido de que muitas vezes detÃm o poder de agir de forma direta sobre a conduta dos indivÃduos, limitando, em muitos casos, os momentos de subjetividade em prol de uma visÃo tecnicista do ensino. Esta investigaÃÃo busca instigar uma reformulaÃÃo das ideias prÃ-formatadas sobre quem à o sujeito, partindo de lugares pouco acessados ou valorizados, relacionados Ãs formas e aos exercÃcios de suas singularidades. A partir do terreno fÃrtil das histÃrias de vida e das experiÃncias vivenciais e sensitivas de si, o aluno teve possibilidades de criaÃÃo de outros discursos e novas percepÃÃes da vida e da arte, tendo o teatro como um espaÃo que estimulou essas reflexÃes subjetivas e estÃticas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCena-Self: o discurso de si na criaÃÃo teatral da escolaScene-Self: the speech of self in the theatrical creation of the school2016-08-08HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez84446676504http://lattes.cnpq.br/4739201450499304Luiz Botelho Albuquerque00200220187Gilson BrandÃo Costa46447270325COSTA, Gilson BrandÃo05420859335http://lattes.cnpq.br/3028353079067458Maria JosÃlia de Sousa PereiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRSelf Teatro Autobiografia Discurso EscolaSelf Theater Autobiography Speech SchoolARTESO Projeto Self consiste no desenvolvimento de uma prÃtica de criaÃÃo teatral na escola a partir dos materiais autobiogrÃficos e dos âdiscursos de siâ trazidos pelos alunos. O projeto foi realizado na Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional Professor CÃsar Campelo, contando com a participaÃÃo de alunos de 2 e 3 sÃrie dessa instituiÃÃo. O processo criativo desenvolvido resultou na instalaÃÃo performÃtica self, apresentada no espaÃo da escola, partindo da investigaÃÃo de uma linha de criaÃÃo mais performativa, intercruzando as linguagens do teatro e da performance. Com base em jogos, laboratÃrios, construÃÃo de cenas e entrevistas, os alunos foram estimulados a pensar, atravÃs do espaÃo das âautobiografiasâ, a respeito de quais tipos de percepÃÃes cada um tinha sobre si mesmo e sobre a construÃÃo da prÃpria histÃria, o que extraÃa de suas experiÃncias e como se dava esse processo de relaÃÃo entre vida e arte, de modo a traduzir suas experiÃncias/discursos para a cena. Esta pesquisa, portanto, surge da necessidade do movimento da invenÃÃo e reinvenÃÃo dos discursos do sujeito, no que se refere Ãs formas de coerÃÃo e normatizaÃÃo sociais, e como estes podem ser problematizados, segundo os aspectos sensÃveis, pelo espaÃo cÃnico. A instituiÃÃo âescolaâ, lugar de desenvolvimento desta investigaÃÃo, à questionada no sentido de que muitas vezes detÃm o poder de agir de forma direta sobre a conduta dos indivÃduos, limitando, em muitos casos, os momentos de subjetividade em prol de uma visÃo tecnicista do ensino. Esta investigaÃÃo busca instigar uma reformulaÃÃo das ideias prÃ-formatadas sobre quem à o sujeito, partindo de lugares pouco acessados ou valorizados, relacionados Ãs formas e aos exercÃcios de suas singularidades. A partir do terreno fÃrtil das histÃrias de vida e das experiÃncias vivenciais e sensitivas de si, o aluno teve possibilidades de criaÃÃo de outros discursos e novas percepÃÃes da vida e da arte, tendo o teatro como um espaÃo que estimulou essas reflexÃes subjetivas e estÃticas.The Self Project is to develop a practice of theatrical creation in school from autobiographies materials and âspeeches himselfâ brought by the students. The project was carried out in the State School of Vocational Teacher CÃsar Campelo, with the participation of 2nd and 3rd year students of this institution. The creative process developed resulted in the performative installation Self, presented in the school space, building on the research of a line of more performative creation interbreeding languages of theater and performance. From games, laboratories, construction of scenes and interviews the students were encouraged to think through the space of the âautobiographiesâ, what kinds of perceptions each student had about himself and about the construction of history itself, which draw from their experiences and how was this process relationship between life and art, to translate their experiences / speeches to the scene. This research, therefore, arises from the need of the movement of invention and reinvention of the subject of discourse, as regards the forms of coercion and social regulation, and how these can be problematized, from sensitive aspects, the scenic area. The institution school, project development place is questioned in the sense that often have the power to act directly on the conduct of individuals, limited in many cases, the moments of subjectivity in favor of a technical view of teaching. This research seeks to instigate a reformulation of the preformatted ideas about who is the subject, starting from little places accessed or recovered related to the forms and exercises of their singularities. From the fertile ground of life stories, the experiential and sensory experiences of you, the student has been able to create other discourses and new perceptions of life and art with the theater as a space that stimulated these subjective and aesthetic considerations.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18658application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:31Zmail@mail.com -
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