Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16587 |
Resumo: | FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
id |
UFC_e4f5a819682f290ba6f4404774c13761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10651 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPercursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo Trajectories and life plans of young students who left contryside schools2016-02-04Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Sandra Maria Gadelha de Carvalho13568760304Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/561197021509438302613664320http://lattes.cnpq.br/0689040181872615Kamila Costa de Sousa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJuventudes do campo EducaÃÃo do Campo Percursos Projetos de Vida Countryside youthsRural EducationTrajectories Life projectsEDUCACAOFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoEste trabalho tem por objetivo compreender como a EducaÃÃo do Campo repercute nos percursos iniciados pelos/as jovens egressos/as e nos seus projetos de vida, apÃs a conclusÃo do ensino mÃdio na escola do campo. SÃo sujeitos e lÃcus, respectivamente, sete educandos/as que concluÃram o segundo grau, entre os anos de 2013 e 2014 na Escola Estadual de Ensino MÃdio JoÃo dos Santos de Oliveira (Escola JoÃo Sem Terra), localizada no Assentamento 25 de Maio, em Madalena, CearÃ. Baseada na concepÃÃo da EducaÃÃo do Campo, foi a primeira escola a funcionar no estado com essa proposta. Para a discussÃo de juventude do campo, a pesquisa dialogou com autores/as que estudam a temÃtica, como CARNEIRO (2008) e SALES (2006). Nas reflexÃes sobre EducaÃÃo do Campo, propÃe interlocuÃÃes com ARROYO (2006), CALDART (2002, 2004, 2012), CARVALHO (2006). Para responder os objetivos da pesquisa, foi necessÃria uma aproximaÃÃo com os/as jovens, atravÃs da inserÃÃo no seu cotidiano para entender como elaboram seus percursos e projetos de vida. A escolha metodolÃgica à fundamentada na pesquisa qualitativa, em conformidade com BOGDAN e BIKLEN (1994), MINAYO (2015), sendo de cunho etnogrÃfico DAMATTA (2010), PEIRANO (2014). Essas juventudes revelaram formas diferentes de vivenciar o campo, com inserÃÃes plurais. Os percursos iniciados pelos/as egressos/as se constroem a partir do assentamento, na mobilidade para as cidades em busca de estudo e trabalho; ou na participaÃÃo das lutas da comunidade e inserÃÃo no MST; mas tambÃm no trabalho na agricultura, com a produÃÃo de canteiros; ou por meio da cultura camponesa, atravÃs das danÃas populares. Assim, no assentamento ou na mobilidade entre o campo e a cidade, eles/as constroem seus caminhos em um constante dialogo entre sonhos e possibilidades. A EducaÃÃo do Campo, nesse sentido, proporcionou Ãs juventudes experiÃncias prÃticas para o convÃvio com o campo, tambÃm formaÃÃo polÃtica, engajamento e articulaÃÃo nas lutas pela Reforma AgrÃria. Sua repercussÃo à imaterial, invisÃvel, se entranha na formaÃÃo de um novo ser que à inconcluso e que experimenta o mundo de mÃltiplas formas. Os percursos e os projetos de vida desses/as egressos/as da escola do campo registram criatividade, potencialidade, desejo de mudanÃa, jogo com as oportunidades, tÃticas (CERTEAU, 2013) de resistÃncia, de permanÃncia e aspiraÃÃo. Essas juventudes redesenham a relaÃÃo campo-cidade e produzem outros sentidos para o âficar ou sairâ do campo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16587application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:57Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Trajectories and life plans of young students who left contryside schools |
title |
Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo |
spellingShingle |
Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo Kamila Costa de Sousa Juventudes do campo EducaÃÃo do Campo Percursos Projetos de Vida Countryside youths Rural Education Trajectories Life projects EDUCACAO |
title_short |
Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo |
title_full |
Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo |
title_fullStr |
Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo |
title_full_unstemmed |
Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo |
title_sort |
Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo |
author |
Kamila Costa de Sousa |
author_facet |
Kamila Costa de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celecina de Maria Veras Sales |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
14863235372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sandra Maria Gadelha de Carvalho |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
13568760304 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Kelma Socorro Lopes de Matos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
24511269300 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5611970215094383 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02613664320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0689040181872615 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kamila Costa de Sousa |
contributor_str_mv |
Celecina de Maria Veras Sales Sandra Maria Gadelha de Carvalho Kelma Socorro Lopes de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventudes do campo EducaÃÃo do Campo Percursos Projetos de Vida |
topic |
Juventudes do campo EducaÃÃo do Campo Percursos Projetos de Vida Countryside youths Rural Education Trajectories Life projects EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Countryside youths Rural Education Trajectories Life projects |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho tem por objetivo compreender como a EducaÃÃo do Campo repercute nos percursos iniciados pelos/as jovens egressos/as e nos seus projetos de vida, apÃs a conclusÃo do ensino mÃdio na escola do campo. SÃo sujeitos e lÃcus, respectivamente, sete educandos/as que concluÃram o segundo grau, entre os anos de 2013 e 2014 na Escola Estadual de Ensino MÃdio JoÃo dos Santos de Oliveira (Escola JoÃo Sem Terra), localizada no Assentamento 25 de Maio, em Madalena, CearÃ. Baseada na concepÃÃo da EducaÃÃo do Campo, foi a primeira escola a funcionar no estado com essa proposta. Para a discussÃo de juventude do campo, a pesquisa dialogou com autores/as que estudam a temÃtica, como CARNEIRO (2008) e SALES (2006). Nas reflexÃes sobre EducaÃÃo do Campo, propÃe interlocuÃÃes com ARROYO (2006), CALDART (2002, 2004, 2012), CARVALHO (2006). Para responder os objetivos da pesquisa, foi necessÃria uma aproximaÃÃo com os/as jovens, atravÃs da inserÃÃo no seu cotidiano para entender como elaboram seus percursos e projetos de vida. A escolha metodolÃgica à fundamentada na pesquisa qualitativa, em conformidade com BOGDAN e BIKLEN (1994), MINAYO (2015), sendo de cunho etnogrÃfico DAMATTA (2010), PEIRANO (2014). Essas juventudes revelaram formas diferentes de vivenciar o campo, com inserÃÃes plurais. Os percursos iniciados pelos/as egressos/as se constroem a partir do assentamento, na mobilidade para as cidades em busca de estudo e trabalho; ou na participaÃÃo das lutas da comunidade e inserÃÃo no MST; mas tambÃm no trabalho na agricultura, com a produÃÃo de canteiros; ou por meio da cultura camponesa, atravÃs das danÃas populares. Assim, no assentamento ou na mobilidade entre o campo e a cidade, eles/as constroem seus caminhos em um constante dialogo entre sonhos e possibilidades. A EducaÃÃo do Campo, nesse sentido, proporcionou Ãs juventudes experiÃncias prÃticas para o convÃvio com o campo, tambÃm formaÃÃo polÃtica, engajamento e articulaÃÃo nas lutas pela Reforma AgrÃria. Sua repercussÃo à imaterial, invisÃvel, se entranha na formaÃÃo de um novo ser que à inconcluso e que experimenta o mundo de mÃltiplas formas. Os percursos e os projetos de vida desses/as egressos/as da escola do campo registram criatividade, potencialidade, desejo de mudanÃa, jogo com as oportunidades, tÃticas (CERTEAU, 2013) de resistÃncia, de permanÃncia e aspiraÃÃo. Essas juventudes redesenham a relaÃÃo campo-cidade e produzem outros sentidos para o âficar ou sairâ do campo. |
description |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16587 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295219479740416 |