Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kamila Costa de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16587
Resumo: FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
id UFC_e4f5a819682f290ba6f4404774c13761
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10651
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPercursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo Trajectories and life plans of young students who left contryside schools2016-02-04Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Sandra Maria Gadelha de Carvalho13568760304Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/561197021509438302613664320http://lattes.cnpq.br/0689040181872615Kamila Costa de Sousa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJuventudes do campo EducaÃÃo do Campo Percursos Projetos de Vida Countryside youthsRural EducationTrajectories Life projectsEDUCACAOFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoEste trabalho tem por objetivo compreender como a EducaÃÃo do Campo repercute nos percursos iniciados pelos/as jovens egressos/as e nos seus projetos de vida, apÃs a conclusÃo do ensino mÃdio na escola do campo. SÃo sujeitos e lÃcus, respectivamente, sete educandos/as que concluÃram o segundo grau, entre os anos de 2013 e 2014 na Escola Estadual de Ensino MÃdio JoÃo dos Santos de Oliveira (Escola JoÃo Sem Terra), localizada no Assentamento 25 de Maio, em Madalena, CearÃ. Baseada na concepÃÃo da EducaÃÃo do Campo, foi a primeira escola a funcionar no estado com essa proposta. Para a discussÃo de juventude do campo, a pesquisa dialogou com autores/as que estudam a temÃtica, como CARNEIRO (2008) e SALES (2006). Nas reflexÃes sobre EducaÃÃo do Campo, propÃe interlocuÃÃes com ARROYO (2006), CALDART (2002, 2004, 2012), CARVALHO (2006). Para responder os objetivos da pesquisa, foi necessÃria uma aproximaÃÃo com os/as jovens, atravÃs da inserÃÃo no seu cotidiano para entender como elaboram seus percursos e projetos de vida. A escolha metodolÃgica à fundamentada na pesquisa qualitativa, em conformidade com BOGDAN e BIKLEN (1994), MINAYO (2015), sendo de cunho etnogrÃfico DAMATTA (2010), PEIRANO (2014). Essas juventudes revelaram formas diferentes de vivenciar o campo, com inserÃÃes plurais. Os percursos iniciados pelos/as egressos/as se constroem a partir do assentamento, na mobilidade para as cidades em busca de estudo e trabalho; ou na participaÃÃo das lutas da comunidade e inserÃÃo no MST; mas tambÃm no trabalho na agricultura, com a produÃÃo de canteiros; ou por meio da cultura camponesa, atravÃs das danÃas populares. Assim, no assentamento ou na mobilidade entre o campo e a cidade, eles/as constroem seus caminhos em um constante dialogo entre sonhos e possibilidades. A EducaÃÃo do Campo, nesse sentido, proporcionou Ãs juventudes experiÃncias prÃticas para o convÃvio com o campo, tambÃm formaÃÃo polÃtica, engajamento e articulaÃÃo nas lutas pela Reforma AgrÃria. Sua repercussÃo à imaterial, invisÃvel, se entranha na formaÃÃo de um novo ser que à inconcluso e que experimenta o mundo de mÃltiplas formas. Os percursos e os projetos de vida desses/as egressos/as da escola do campo registram criatividade, potencialidade, desejo de mudanÃa, jogo com as oportunidades, tÃticas (CERTEAU, 2013) de resistÃncia, de permanÃncia e aspiraÃÃo. Essas juventudes redesenham a relaÃÃo campo-cidade e produzem outros sentidos para o âficar ou sairâ do campo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16587application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Trajectories and life plans of young students who left contryside schools
title Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo
spellingShingle Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo
Kamila Costa de Sousa
Juventudes do campo
EducaÃÃo do Campo
Percursos
Projetos de Vida
Countryside youths
Rural Education
Trajectories
Life projects
EDUCACAO
title_short Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo
title_full Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo
title_fullStr Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo
title_full_unstemmed Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo
title_sort Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo
author Kamila Costa de Sousa
author_facet Kamila Costa de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra Maria Gadelha de Carvalho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13568760304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02613664320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0689040181872615
dc.contributor.author.fl_str_mv Kamila Costa de Sousa
contributor_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
Sandra Maria Gadelha de Carvalho
Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes do campo
EducaÃÃo do Campo
Percursos
Projetos de Vida
topic Juventudes do campo
EducaÃÃo do Campo
Percursos
Projetos de Vida
Countryside youths
Rural Education
Trajectories
Life projects
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Countryside youths
Rural Education
Trajectories
Life projects
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo compreender como a EducaÃÃo do Campo repercute nos percursos iniciados pelos/as jovens egressos/as e nos seus projetos de vida, apÃs a conclusÃo do ensino mÃdio na escola do campo. SÃo sujeitos e lÃcus, respectivamente, sete educandos/as que concluÃram o segundo grau, entre os anos de 2013 e 2014 na Escola Estadual de Ensino MÃdio JoÃo dos Santos de Oliveira (Escola JoÃo Sem Terra), localizada no Assentamento 25 de Maio, em Madalena, CearÃ. Baseada na concepÃÃo da EducaÃÃo do Campo, foi a primeira escola a funcionar no estado com essa proposta. Para a discussÃo de juventude do campo, a pesquisa dialogou com autores/as que estudam a temÃtica, como CARNEIRO (2008) e SALES (2006). Nas reflexÃes sobre EducaÃÃo do Campo, propÃe interlocuÃÃes com ARROYO (2006), CALDART (2002, 2004, 2012), CARVALHO (2006). Para responder os objetivos da pesquisa, foi necessÃria uma aproximaÃÃo com os/as jovens, atravÃs da inserÃÃo no seu cotidiano para entender como elaboram seus percursos e projetos de vida. A escolha metodolÃgica à fundamentada na pesquisa qualitativa, em conformidade com BOGDAN e BIKLEN (1994), MINAYO (2015), sendo de cunho etnogrÃfico DAMATTA (2010), PEIRANO (2014). Essas juventudes revelaram formas diferentes de vivenciar o campo, com inserÃÃes plurais. Os percursos iniciados pelos/as egressos/as se constroem a partir do assentamento, na mobilidade para as cidades em busca de estudo e trabalho; ou na participaÃÃo das lutas da comunidade e inserÃÃo no MST; mas tambÃm no trabalho na agricultura, com a produÃÃo de canteiros; ou por meio da cultura camponesa, atravÃs das danÃas populares. Assim, no assentamento ou na mobilidade entre o campo e a cidade, eles/as constroem seus caminhos em um constante dialogo entre sonhos e possibilidades. A EducaÃÃo do Campo, nesse sentido, proporcionou Ãs juventudes experiÃncias prÃticas para o convÃvio com o campo, tambÃm formaÃÃo polÃtica, engajamento e articulaÃÃo nas lutas pela Reforma AgrÃria. Sua repercussÃo à imaterial, invisÃvel, se entranha na formaÃÃo de um novo ser que à inconcluso e que experimenta o mundo de mÃltiplas formas. Os percursos e os projetos de vida desses/as egressos/as da escola do campo registram criatividade, potencialidade, desejo de mudanÃa, jogo com as oportunidades, tÃticas (CERTEAU, 2013) de resistÃncia, de permanÃncia e aspiraÃÃo. Essas juventudes redesenham a relaÃÃo campo-cidade e produzem outros sentidos para o âficar ou sairâ do campo.
description FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16587
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295219479740416