PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Henrique Lopes Pinheiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10914
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_e7cdca11efe5b46b986fdd88aed24285
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7452
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.2013-05-10Antonio Cristian Saraiva Paiva38817799300http://lattes.cnpq.br/2635234979088002 AndrÃa Borges LeÃo23020059372http://lattes.cnpq.br/5260520898502257 Josà Edvar Costa de AraÃjo04873513391Carlos Benedito Martins56566247815http://lattes.cnpq.br/5133094505256088Clarissa Eckert Baeta Neves09897089004http://lattes.cnpq.br/257008078182323279791000344http://lattes.cnpq.br/9312885595684133Carlos Henrique Lopes PinheiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBREnsino Superior expansÃo e interiorizaÃÃo Identidades e RepresentaÃÃes Docentes territÃrio e mobilidade TrajetÃria Socioespacial.SOCIOLOGIACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior, no contexto brasileiro contemporÃneo, possibilitaram a inserÃÃo de novos questionamentos acerca da polÃtica educacional, estrutura e funcionamento, inclusÃo e profissionalizaÃÃo, dentre tantos outros temas passÃveis da investigaÃÃo sociolÃgica. Tomando-os como pano de fundo, entendemos que a expansÃo pÃblica e espacializada desse nÃvel de ensino para cidades distantes dos grandes centros urbanos, deve ser pautada tambÃm pela investigaÃÃo e compreensÃo dos docentes inseridos nesse contexto. Assim, com o intuito de dar continuidade Ãs pesquisas que buscam compreender a dinÃmica do ensino superior brasileiro pelo viÃs da interiorizaÃÃo, esta pesquisa analisa o trabalho docente a partir das trajetÃrias narradas pelos prÃprios professores universitÃrios que vivenciam suas prÃticas acadÃmicas cotidianas e mantÃm vÃnculos institucionais nas universidades pÃblicas do interior do CearÃ. Estabelecemos, deste modo, um debate acerca das representaÃÃes identitÃrias que circundam a noÃÃo do trabalho docente e envolvem um conjunto de variÃveis que se relacionam ao conceito de identidade, tais como âreconhecimento socialâ, âresistÃnciaâ, âalteridadeâ, âcampo simbÃlicoâ, âjogo de interessesâ, âpertencimentoâ e âaÃÃo socialâ, expressos tanto conceitualmente quanto nos relatos dos professores investigados. Partimos da premissa que, ao pensarmos sobre a natureza do trabalho docente, nÃo podemos incorrer no erro de generalizar esta atividade desconsiderando o nÃvel de ensino, a natureza da instituiÃÃo educacional, os vÃnculos empregatÃcios e as condiÃÃes de trabalho nem, tÃo pouco, poderemos desprezar o aspecto territorial, ou seja, o lugar onde o(a) professor(a) realiza suas atividades, os vÃnculos que mantÃm com estes espaÃos, suas estratÃgias de sociabilidade, reconhecimento e pertencimento ou nÃo nestas cidades. Ao estudar a interiorizaÃÃo do ensino superior a partir dos professores efetivos que trabalham nessas instituiÃÃes, podemos verificar alÃm dos problemas e percalÃos deste processo que, para os docentes, o lugar importa, que a mobilidade entre territÃrios produz impactos variados, que à importante compreender a relaÃÃo cidade/universidade e que a partir de uma leitura territorial à possÃvel compreender o fenÃmeno da expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior no Brasil e no CearÃ.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10914application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:04Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.
title PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.
spellingShingle PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.
Carlos Henrique Lopes Pinheiro
Ensino Superior
expansÃo e interiorizaÃÃo
Identidades e RepresentaÃÃes Docentes
territÃrio e mobilidade
TrajetÃria Socioespacial.
SOCIOLOGIA
title_short PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.
title_full PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.
title_fullStr PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.
title_full_unstemmed PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.
title_sort PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.
author Carlos Henrique Lopes Pinheiro
author_facet Carlos Henrique Lopes Pinheiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Cristian Saraiva Paiva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38817799300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2635234979088002
dc.contributor.referee1.fl_str_mv AndrÃa Borges LeÃo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 23020059372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5260520898502257
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Edvar Costa de AraÃjo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04873513391
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carlos Benedito Martins
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 56566247815
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5133094505256088
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Clarissa Eckert Baeta Neves
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 09897089004
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2570080781823232
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 79791000344
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9312885595684133
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Henrique Lopes Pinheiro
contributor_str_mv Antonio Cristian Saraiva Paiva
AndrÃa Borges LeÃo
Josà Edvar Costa de AraÃjo
Carlos Benedito Martins
Clarissa Eckert Baeta Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
expansÃo e interiorizaÃÃo
Identidades e RepresentaÃÃes Docentes
territÃrio e mobilidade
TrajetÃria Socioespacial.
topic Ensino Superior
expansÃo e interiorizaÃÃo
Identidades e RepresentaÃÃes Docentes
territÃrio e mobilidade
TrajetÃria Socioespacial.
SOCIOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior, no contexto brasileiro contemporÃneo, possibilitaram a inserÃÃo de novos questionamentos acerca da polÃtica educacional, estrutura e funcionamento, inclusÃo e profissionalizaÃÃo, dentre tantos outros temas passÃveis da investigaÃÃo sociolÃgica. Tomando-os como pano de fundo, entendemos que a expansÃo pÃblica e espacializada desse nÃvel de ensino para cidades distantes dos grandes centros urbanos, deve ser pautada tambÃm pela investigaÃÃo e compreensÃo dos docentes inseridos nesse contexto. Assim, com o intuito de dar continuidade Ãs pesquisas que buscam compreender a dinÃmica do ensino superior brasileiro pelo viÃs da interiorizaÃÃo, esta pesquisa analisa o trabalho docente a partir das trajetÃrias narradas pelos prÃprios professores universitÃrios que vivenciam suas prÃticas acadÃmicas cotidianas e mantÃm vÃnculos institucionais nas universidades pÃblicas do interior do CearÃ. Estabelecemos, deste modo, um debate acerca das representaÃÃes identitÃrias que circundam a noÃÃo do trabalho docente e envolvem um conjunto de variÃveis que se relacionam ao conceito de identidade, tais como âreconhecimento socialâ, âresistÃnciaâ, âalteridadeâ, âcampo simbÃlicoâ, âjogo de interessesâ, âpertencimentoâ e âaÃÃo socialâ, expressos tanto conceitualmente quanto nos relatos dos professores investigados. Partimos da premissa que, ao pensarmos sobre a natureza do trabalho docente, nÃo podemos incorrer no erro de generalizar esta atividade desconsiderando o nÃvel de ensino, a natureza da instituiÃÃo educacional, os vÃnculos empregatÃcios e as condiÃÃes de trabalho nem, tÃo pouco, poderemos desprezar o aspecto territorial, ou seja, o lugar onde o(a) professor(a) realiza suas atividades, os vÃnculos que mantÃm com estes espaÃos, suas estratÃgias de sociabilidade, reconhecimento e pertencimento ou nÃo nestas cidades. Ao estudar a interiorizaÃÃo do ensino superior a partir dos professores efetivos que trabalham nessas instituiÃÃes, podemos verificar alÃm dos problemas e percalÃos deste processo que, para os docentes, o lugar importa, que a mobilidade entre territÃrios produz impactos variados, que à importante compreender a relaÃÃo cidade/universidade e que a partir de uma leitura territorial à possÃvel compreender o fenÃmeno da expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior no Brasil e no CearÃ.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10914
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295181230833664