PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10914 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_e7cdca11efe5b46b986fdd88aed24285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7452 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.2013-05-10Antonio Cristian Saraiva Paiva38817799300http://lattes.cnpq.br/2635234979088002 AndrÃa Borges LeÃo23020059372http://lattes.cnpq.br/5260520898502257 Josà Edvar Costa de AraÃjo04873513391Carlos Benedito Martins56566247815http://lattes.cnpq.br/5133094505256088Clarissa Eckert Baeta Neves09897089004http://lattes.cnpq.br/257008078182323279791000344http://lattes.cnpq.br/9312885595684133Carlos Henrique Lopes PinheiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBREnsino Superior expansÃo e interiorizaÃÃo Identidades e RepresentaÃÃes Docentes territÃrio e mobilidade TrajetÃria Socioespacial.SOCIOLOGIACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior, no contexto brasileiro contemporÃneo, possibilitaram a inserÃÃo de novos questionamentos acerca da polÃtica educacional, estrutura e funcionamento, inclusÃo e profissionalizaÃÃo, dentre tantos outros temas passÃveis da investigaÃÃo sociolÃgica. Tomando-os como pano de fundo, entendemos que a expansÃo pÃblica e espacializada desse nÃvel de ensino para cidades distantes dos grandes centros urbanos, deve ser pautada tambÃm pela investigaÃÃo e compreensÃo dos docentes inseridos nesse contexto. Assim, com o intuito de dar continuidade Ãs pesquisas que buscam compreender a dinÃmica do ensino superior brasileiro pelo viÃs da interiorizaÃÃo, esta pesquisa analisa o trabalho docente a partir das trajetÃrias narradas pelos prÃprios professores universitÃrios que vivenciam suas prÃticas acadÃmicas cotidianas e mantÃm vÃnculos institucionais nas universidades pÃblicas do interior do CearÃ. Estabelecemos, deste modo, um debate acerca das representaÃÃes identitÃrias que circundam a noÃÃo do trabalho docente e envolvem um conjunto de variÃveis que se relacionam ao conceito de identidade, tais como âreconhecimento socialâ, âresistÃnciaâ, âalteridadeâ, âcampo simbÃlicoâ, âjogo de interessesâ, âpertencimentoâ e âaÃÃo socialâ, expressos tanto conceitualmente quanto nos relatos dos professores investigados. Partimos da premissa que, ao pensarmos sobre a natureza do trabalho docente, nÃo podemos incorrer no erro de generalizar esta atividade desconsiderando o nÃvel de ensino, a natureza da instituiÃÃo educacional, os vÃnculos empregatÃcios e as condiÃÃes de trabalho nem, tÃo pouco, poderemos desprezar o aspecto territorial, ou seja, o lugar onde o(a) professor(a) realiza suas atividades, os vÃnculos que mantÃm com estes espaÃos, suas estratÃgias de sociabilidade, reconhecimento e pertencimento ou nÃo nestas cidades. Ao estudar a interiorizaÃÃo do ensino superior a partir dos professores efetivos que trabalham nessas instituiÃÃes, podemos verificar alÃm dos problemas e percalÃos deste processo que, para os docentes, o lugar importa, que a mobilidade entre territÃrios produz impactos variados, que à importante compreender a relaÃÃo cidade/universidade e que a partir de uma leitura territorial à possÃvel compreender o fenÃmeno da expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior no Brasil e no CearÃ.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10914application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:04Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ. |
title |
PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ. |
spellingShingle |
PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ. Carlos Henrique Lopes Pinheiro Ensino Superior expansÃo e interiorizaÃÃo Identidades e RepresentaÃÃes Docentes territÃrio e mobilidade TrajetÃria Socioespacial. SOCIOLOGIA |
title_short |
PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ. |
title_full |
PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ. |
title_fullStr |
PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ. |
title_full_unstemmed |
PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ. |
title_sort |
PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ. |
author |
Carlos Henrique Lopes Pinheiro |
author_facet |
Carlos Henrique Lopes Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonio Cristian Saraiva Paiva |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38817799300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2635234979088002 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
AndrÃa Borges LeÃo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
23020059372 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5260520898502257 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Josà Edvar Costa de AraÃjo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
04873513391 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Carlos Benedito Martins |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
56566247815 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5133094505256088 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Clarissa Eckert Baeta Neves |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
09897089004 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2570080781823232 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
79791000344 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9312885595684133 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Henrique Lopes Pinheiro |
contributor_str_mv |
Antonio Cristian Saraiva Paiva AndrÃa Borges LeÃo Josà Edvar Costa de AraÃjo Carlos Benedito Martins Clarissa Eckert Baeta Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior expansÃo e interiorizaÃÃo Identidades e RepresentaÃÃes Docentes territÃrio e mobilidade TrajetÃria Socioespacial. |
topic |
Ensino Superior expansÃo e interiorizaÃÃo Identidades e RepresentaÃÃes Docentes territÃrio e mobilidade TrajetÃria Socioespacial. SOCIOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior, no contexto brasileiro contemporÃneo, possibilitaram a inserÃÃo de novos questionamentos acerca da polÃtica educacional, estrutura e funcionamento, inclusÃo e profissionalizaÃÃo, dentre tantos outros temas passÃveis da investigaÃÃo sociolÃgica. Tomando-os como pano de fundo, entendemos que a expansÃo pÃblica e espacializada desse nÃvel de ensino para cidades distantes dos grandes centros urbanos, deve ser pautada tambÃm pela investigaÃÃo e compreensÃo dos docentes inseridos nesse contexto. Assim, com o intuito de dar continuidade Ãs pesquisas que buscam compreender a dinÃmica do ensino superior brasileiro pelo viÃs da interiorizaÃÃo, esta pesquisa analisa o trabalho docente a partir das trajetÃrias narradas pelos prÃprios professores universitÃrios que vivenciam suas prÃticas acadÃmicas cotidianas e mantÃm vÃnculos institucionais nas universidades pÃblicas do interior do CearÃ. Estabelecemos, deste modo, um debate acerca das representaÃÃes identitÃrias que circundam a noÃÃo do trabalho docente e envolvem um conjunto de variÃveis que se relacionam ao conceito de identidade, tais como âreconhecimento socialâ, âresistÃnciaâ, âalteridadeâ, âcampo simbÃlicoâ, âjogo de interessesâ, âpertencimentoâ e âaÃÃo socialâ, expressos tanto conceitualmente quanto nos relatos dos professores investigados. Partimos da premissa que, ao pensarmos sobre a natureza do trabalho docente, nÃo podemos incorrer no erro de generalizar esta atividade desconsiderando o nÃvel de ensino, a natureza da instituiÃÃo educacional, os vÃnculos empregatÃcios e as condiÃÃes de trabalho nem, tÃo pouco, poderemos desprezar o aspecto territorial, ou seja, o lugar onde o(a) professor(a) realiza suas atividades, os vÃnculos que mantÃm com estes espaÃos, suas estratÃgias de sociabilidade, reconhecimento e pertencimento ou nÃo nestas cidades. Ao estudar a interiorizaÃÃo do ensino superior a partir dos professores efetivos que trabalham nessas instituiÃÃes, podemos verificar alÃm dos problemas e percalÃos deste processo que, para os docentes, o lugar importa, que a mobilidade entre territÃrios produz impactos variados, que à importante compreender a relaÃÃo cidade/universidade e que a partir de uma leitura territorial à possÃvel compreender o fenÃmeno da expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior no Brasil e no CearÃ. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10914 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295181230833664 |