A alienaÃÃo em LukÃcs: fundamentos para o entendimento do complexo da educaÃÃo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marteana Ferreira de Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12025
Resumo: A presente tese, fundamentada no referencial teÃrico marxiano-lukacsiano, numa perspectiva ontolÃgica, tem como objeto o complexo da alienaÃÃo em LukÃcs e sua relaÃÃo com a educaÃÃo. Considerando o fato de esse complexo se transformar ao longo da obra lukacsiana, realiza um estudo crÃtico-comparativo da concepÃÃo de alienaÃÃo presente nas obras HistÃria e consciÃncia de classe e Para uma ontologia do ser social, tomando como pressuposto a formulaÃÃo de que a anatomia da alienaÃÃo na obra de maturidade revela-se como a chave para a compreensÃo da anatomia da alienaÃÃo na obra juvenil. No intuito de explicitar os fundamentos teÃrico-prÃticos que distinguem as duas concepÃÃes sistematizadas pelo autor, faz uma incursÃo na sua trajetÃria, tomando como fio condutor o seu caminho para Marx, e evidencia a existÃncia de trÃs momentos-chaves na sua relaÃÃo com o marxismo, correspondentes aos perÃodos prÃ-marxista, protomarxista e marxista. A partir da constataÃÃo da relaÃÃo dialÃtica da continuidade na descontinuidade e da descontinuidade na continuidade, prÃpria da trajetÃria do filÃsofo, perscruta a existÃncia de uma linha de continuidade nas duas obras em tela, examinando suas categorias centrais. Ã luz da compreensÃo da educaÃÃo como um complexo social universal, caracterizado pela relaÃÃo de dependÃncia ontolÃgica e autonomia relativa com o trabalho, busca evidenciar seus liames com o complexo da alienaÃÃo, especialmente seus limites e possibilidades no processo de superaÃÃo da alienaÃÃo.
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