ApropriaÃÃo de Vigotski nas polÃticas para a educaÃÃo infantil: uma crÃtica ancorada na ontologia marxiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20648 |
Resumo: | A presente tese investigou, à luz da ontologia marxiano/lukacsiana a apropriaÃÃo da teoria vigotskiana presente nas polÃticas educacionais no que se refere a EducaÃÃo Infantil, investigando as possÃveis articulaÃÃes entre esses documentos e o ideÃrio do capital. Pretendeu colaborar com a denÃncia da apropriaÃÃo indevida da obra desse psicÃlogo russo pelas polÃticas educacionais brasileiras e corroborar com a recuperaÃÃo da base marxiana de sua obra, destacando que o trabalho desse psicÃlogo se ancora na sistematizaÃÃo de uma psicologia centrada na defesa da educaÃÃo escolar como um lÃcus fundamental para a humanizaÃÃo do prÃprio homem. Apoiamo-nos na ontologia marxiana, por compreendÃ-la como ferramenta teÃrico-metodolÃgica capaz de possibilitar a apreensÃo do objeto para alÃm das anÃlises permeadas pela esfera do cotidiano, e distanciadas, assim, do horizonte histÃrico revolucionÃrio. Para tanto, lanÃamos mÃo de um estudo teÃrico-bibliogrÃfico e documental das contribuiÃÃes de LukÃcs, apoiadas em Marx, acerca do processo de reproduÃÃo social. Recorremos ainda a uma pesquisa documental, destacando como as polÃticas para a educaÃÃo infantil se configuraram ao longo da histÃria da educaÃÃo no Brasil. Mapeamos as categorias vigotskianas que aparecem no conjunto de documentos indicados pelas polÃticas educacionais voltadas para a educaÃÃo infantil e as confrontamos com o constructo vigotskiano, considerando a crÃtica realizada a deturpaÃÃo operada na obra de Vigotski e denunciada por autores como Arce (2002;2012;2013) Carmo (2008;2010;2013), Duarte (2003;2011), Facci (2004), Martins, S.T. (2010), Martins, L. M. (2013), Tuleski (2001), entre outros. A sua relevÃncia està na possibilidade de contribuir para uma visÃo crÃtica afinada com a perspectiva do marxismo, contrario, portanto, ao projeto de educaÃÃo do capital. Como conclusÃo, ousamos defender, na trilha de Marx, Vigotski e os demais autores acima destacados, o papel da escola, do ensino e do professor como fundamentais para o processo de desenvolvimento pleno do homem |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisApropriaÃÃo de Vigotski nas polÃticas para a educaÃÃo infantil: uma crÃtica ancorada na ontologia marxiana2018-12-00Maria das Dores Mendes Segundo1395060630035647345387FÃtima Maria de Holanda LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Infantil Ontologia Marxismo/lukacsiana Vigotski AvaliaÃÃo das PolÃticas Educacionais EducaÃÃo Infantil Ontologia Construtivismo Vigotsky, L. S. - (Lev Semenovich), 1896-1934EDUCACAOA presente tese investigou, à luz da ontologia marxiano/lukacsiana a apropriaÃÃo da teoria vigotskiana presente nas polÃticas educacionais no que se refere a EducaÃÃo Infantil, investigando as possÃveis articulaÃÃes entre esses documentos e o ideÃrio do capital. Pretendeu colaborar com a denÃncia da apropriaÃÃo indevida da obra desse psicÃlogo russo pelas polÃticas educacionais brasileiras e corroborar com a recuperaÃÃo da base marxiana de sua obra, destacando que o trabalho desse psicÃlogo se ancora na sistematizaÃÃo de uma psicologia centrada na defesa da educaÃÃo escolar como um lÃcus fundamental para a humanizaÃÃo do prÃprio homem. Apoiamo-nos na ontologia marxiana, por compreendÃ-la como ferramenta teÃrico-metodolÃgica capaz de possibilitar a apreensÃo do objeto para alÃm das anÃlises permeadas pela esfera do cotidiano, e distanciadas, assim, do horizonte histÃrico revolucionÃrio. Para tanto, lanÃamos mÃo de um estudo teÃrico-bibliogrÃfico e documental das contribuiÃÃes de LukÃcs, apoiadas em Marx, acerca do processo de reproduÃÃo social. Recorremos ainda a uma pesquisa documental, destacando como as polÃticas para a educaÃÃo infantil se configuraram ao longo da histÃria da educaÃÃo no Brasil. Mapeamos as categorias vigotskianas que aparecem no conjunto de documentos indicados pelas polÃticas educacionais voltadas para a educaÃÃo infantil e as confrontamos com o constructo vigotskiano, considerando a crÃtica realizada a deturpaÃÃo operada na obra de Vigotski e denunciada por autores como Arce (2002;2012;2013) Carmo (2008;2010;2013), Duarte (2003;2011), Facci (2004), Martins, S.T. (2010), Martins, L. M. (2013), Tuleski (2001), entre outros. A sua relevÃncia està na possibilidade de contribuir para uma visÃo crÃtica afinada com a perspectiva do marxismo, contrario, portanto, ao projeto de educaÃÃo do capital. Como conclusÃo, ousamos defender, na trilha de Marx, Vigotski e os demais autores acima destacados, o papel da escola, do ensino e do professor como fundamentais para o processo de desenvolvimento pleno do homemIn the light of the Marxian/Lukacsian ontology, the present thesis investigated the appropriation of the Vygotskian theory by educational policies regarding Early Childhood Education, analyzing the possible articulations between these documents and the ideology of capital. Intends to collaborate with the denunciation of the misappropriation of the work of this russian psychologist by brazilian educational policies and corroborate with the recovery of the Marxian base of his work, emphasizing that the work of Vygotsky is anchored in the systematization of a psychology centered on the defense of scholar education as a fundamental locus for the humanization of man. We support the Marxian ontology by understanding it as a theoretical-methodological tool capable of apprehending the object beyond the analyzes permeated by the sphere of everyday life, that is distanced from the revolutionary historical horizon. For this, we use a theoretical-bibliographic and documentary study of the contributions of LukÃcs, supported in Marx, about the process of social reproduction. We also resorted to a documentary research, highlighting how the policies for early childhood education were shaped throughout the history of education in Brazil. We mapped the Vygotskian categories that appear in the set of documents indicated by the educational policies directed towards early childhood education and confronted them with the Vygotskyan construct, considering the critics realized to the mischief operated in the work of Vygotsky and denounced by authors like Arce (2002; 2012; 2013 ) Carmo (2008, 2010, 2013), Duarte (2003; 2011), Facci (2004), Martins, ST (2010), Martins, L. M. (2013), Tuleski (2001), among others. Its relevance lies in the possibility of contributing to a critical vision in tune with the perspective of Marxism, which is therefore contrary to the capital educational project. As a conclusion, we dare to defend, in the trail of Marx, Vygotsky and the other authors mentioned above, the role of the school, the teaching and the teacher as fundamental to the process of full development of man.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20648application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com - |
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ApropriaÃÃo de Vigotski nas polÃticas para a educaÃÃo infantil: uma crÃtica ancorada na ontologia marxiana FÃtima Maria de Holanda Lima EducaÃÃo Infantil Ontologia Marxismo/lukacsiana Vigotski AvaliaÃÃo das PolÃticas Educacionais EducaÃÃo Infantil Ontologia Construtivismo Vigotsky, L. S. - (Lev Semenovich), 1896-1934 EDUCACAO |
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In the light of the Marxian/Lukacsian ontology, the present thesis investigated the appropriation of the Vygotskian theory by educational policies regarding Early Childhood Education, analyzing the possible articulations between these documents and the ideology of capital. Intends to collaborate with the denunciation of the misappropriation of the work of this russian psychologist by brazilian educational policies and corroborate with the recovery of the Marxian base of his work, emphasizing that the work of Vygotsky is anchored in the systematization of a psychology centered on the defense of scholar education as a fundamental locus for the humanization of man. We support the Marxian ontology by understanding it as a theoretical-methodological tool capable of apprehending the object beyond the analyzes permeated by the sphere of everyday life, that is distanced from the revolutionary historical horizon. For this, we use a theoretical-bibliographic and documentary study of the contributions of LukÃcs, supported in Marx, about the process of social reproduction. We also resorted to a documentary research, highlighting how the policies for early childhood education were shaped throughout the history of education in Brazil. We mapped the Vygotskian categories that appear in the set of documents indicated by the educational policies directed towards early childhood education and confronted them with the Vygotskyan construct, considering the critics realized to the mischief operated in the work of Vygotsky and denounced by authors like Arce (2002; 2012; 2013 ) Carmo (2008, 2010, 2013), Duarte (2003; 2011), Facci (2004), Martins, ST (2010), Martins, L. M. (2013), Tuleski (2001), among others. Its relevance lies in the possibility of contributing to a critical vision in tune with the perspective of Marxism, which is therefore contrary to the capital educational project. As a conclusion, we dare to defend, in the trail of Marx, Vygotsky and the other authors mentioned above, the role of the school, the teaching and the teacher as fundamental to the process of full development of man. |
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