EquaÃÃes diofantinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Wagner Almeida Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14655
Resumo: O atual trabalho tem como objetivo principal estruturar estudantes, professores e amantes da matemÃtica para a melhor compreensÃo, interpretaÃÃo e resoluÃÃo de problemas que venham a ser solucionados usando-se as EquaÃÃes Diofantinas. Para isso, foram usadas tÃcnicas como o uso de inequaÃÃes e o mÃtodo paramÃtrico que sÃo conteÃdos estudados pelos professores do Ensino Fundamental e MÃdio. TambÃm foi utilizada para isso a apresentaÃÃo de vÃrios exemplos, todos resolvidos, que servirÃo como objeto de estudo para professores, universitÃrios, estudantes escolares e amantes da matemÃtica. No primeiro capÃtulo abordaremos os fatos histÃricos de grandes matemÃticos que contribuÃram com o desenvolvimento das EquaÃÃes Diofantinas. Jà no segundo capÃtulo, vamos conhecer melhor a essÃncia da Teoria Elementar dos NÃmeros, apresentando, demonstrando e exemplificando as ferramentas matemÃticas que serÃo utilizadas na resoluÃÃo das EquaÃÃes Diofantinas. Por fim, no terceiro capÃtulo, introduziremos as EquaÃÃes Diofantinas e os mÃtodos de determinaÃÃo de soluÃÃes das mesmas, aplicando-as em situaÃÃes-problema do cotidiano. A conclusÃo desse trabalho enfatiza a importÃncia da compreensÃo algÃbrica e geomÃtrica das EquaÃÃes Diofantinas, e que o contato com problemas desta Ãrea contribua para que o leitor desenvolva de modo criativo, suas habilidades cognitivas. à importante ressaltar que a introduÃÃo à resoluÃÃo de problemas dessa natureza nÃo necessita de conhecimentos superiores, podendo ser abordado no Ensino Fundamental e MÃdio.
id UFC_e9bbfda4452c548cdce7c32a49773efb
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9760
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEquaÃÃes diofantinasDiofantinas Equations2015-03-30Josà RobÃrio RogÃrio51983273791http://lattes.cnpq.br/7069378050895238JoÃo Montenegro de Miranda02322161420Jose Othon Dantas Lopes06009930359http://lattes.cnpq.br/245159264137600101105553337 http://lattes.cnpq.br/1883891318395337Carlos Wagner Almeida FreitasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRreferencial histÃrico divisÃo euclidiana inequaÃÃesmÃximo divisor comumhistorical reference Euclidean division inequalitiesmaximum common dividerMATEMATICAO atual trabalho tem como objetivo principal estruturar estudantes, professores e amantes da matemÃtica para a melhor compreensÃo, interpretaÃÃo e resoluÃÃo de problemas que venham a ser solucionados usando-se as EquaÃÃes Diofantinas. Para isso, foram usadas tÃcnicas como o uso de inequaÃÃes e o mÃtodo paramÃtrico que sÃo conteÃdos estudados pelos professores do Ensino Fundamental e MÃdio. TambÃm foi utilizada para isso a apresentaÃÃo de vÃrios exemplos, todos resolvidos, que servirÃo como objeto de estudo para professores, universitÃrios, estudantes escolares e amantes da matemÃtica. No primeiro capÃtulo abordaremos os fatos histÃricos de grandes matemÃticos que contribuÃram com o desenvolvimento das EquaÃÃes Diofantinas. Jà no segundo capÃtulo, vamos conhecer melhor a essÃncia da Teoria Elementar dos NÃmeros, apresentando, demonstrando e exemplificando as ferramentas matemÃticas que serÃo utilizadas na resoluÃÃo das EquaÃÃes Diofantinas. Por fim, no terceiro capÃtulo, introduziremos as EquaÃÃes Diofantinas e os mÃtodos de determinaÃÃo de soluÃÃes das mesmas, aplicando-as em situaÃÃes-problema do cotidiano. A conclusÃo desse trabalho enfatiza a importÃncia da compreensÃo algÃbrica e geomÃtrica das EquaÃÃes Diofantinas, e que o contato com problemas desta Ãrea contribua para que o leitor desenvolva de modo criativo, suas habilidades cognitivas. à importante ressaltar que a introduÃÃo à resoluÃÃo de problemas dessa natureza nÃo necessita de conhecimentos superiores, podendo ser abordado no Ensino Fundamental e MÃdio. The current work has as objective main to structuralize students, professors and loving of the mathematics for the best understanding, interpretation and resolution of problems that come to be solved using the Diofantinas Equations. For this, they had been used techniques as the use of inequalities and the parametric method that are contents studied for the professors of Basic and Average Education. Also the presentation of some examples, all decided, that they will serve as object of study for professors, collegeâs student was used for this, pertaining to school and loving students of the mathematics. In the first chapter we will approach the facts historical of great mathematicians who had contributed with the development of the Diofantinas Equations. No longer according to chapter, we go to better know the essence of the Elementary Theory of the Numbers, presenting, demonstrating and exemplifying the mathematical tools that will be used in the resolution of the Diofantinas Equations. Finally, in the third chapter, we will introduce the Diofantinas Equations and the methods of determination of solutions of the same one, applying them in situation-problem of the daily one. The conclusion of this work emphasizes the importance of the algebraic and geometric understanding of the Diofantinas Equations, and that the contact with problems of this area contributes so that the reader develops in creative way, its cognitive abilities. It is important to stand out that the introduction to the resolution of problems of this nature does not need superior knowledge, being able to be boarded in Basic and Average education. CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14655application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:55Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EquaÃÃes diofantinas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Diofantinas Equations
title EquaÃÃes diofantinas
spellingShingle EquaÃÃes diofantinas
Carlos Wagner Almeida Freitas
referencial histÃrico
divisÃo euclidiana
inequaÃÃes
mÃximo divisor comum
historical reference
Euclidean division
inequalities
maximum common divider
MATEMATICA
title_short EquaÃÃes diofantinas
title_full EquaÃÃes diofantinas
title_fullStr EquaÃÃes diofantinas
title_full_unstemmed EquaÃÃes diofantinas
title_sort EquaÃÃes diofantinas
author Carlos Wagner Almeida Freitas
author_facet Carlos Wagner Almeida Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà RobÃrio RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 51983273791
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7069378050895238
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Montenegro de Miranda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 02322161420
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Othon Dantas Lopes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 06009930359
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2451592641376001
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01105553337
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1883891318395337
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Wagner Almeida Freitas
contributor_str_mv Josà RobÃrio RogÃrio
JoÃo Montenegro de Miranda
Jose Othon Dantas Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv referencial histÃrico
divisÃo euclidiana
inequaÃÃes
mÃximo divisor comum
topic referencial histÃrico
divisÃo euclidiana
inequaÃÃes
mÃximo divisor comum
historical reference
Euclidean division
inequalities
maximum common divider
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv historical reference
Euclidean division
inequalities
maximum common divider
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O atual trabalho tem como objetivo principal estruturar estudantes, professores e amantes da matemÃtica para a melhor compreensÃo, interpretaÃÃo e resoluÃÃo de problemas que venham a ser solucionados usando-se as EquaÃÃes Diofantinas. Para isso, foram usadas tÃcnicas como o uso de inequaÃÃes e o mÃtodo paramÃtrico que sÃo conteÃdos estudados pelos professores do Ensino Fundamental e MÃdio. TambÃm foi utilizada para isso a apresentaÃÃo de vÃrios exemplos, todos resolvidos, que servirÃo como objeto de estudo para professores, universitÃrios, estudantes escolares e amantes da matemÃtica. No primeiro capÃtulo abordaremos os fatos histÃricos de grandes matemÃticos que contribuÃram com o desenvolvimento das EquaÃÃes Diofantinas. Jà no segundo capÃtulo, vamos conhecer melhor a essÃncia da Teoria Elementar dos NÃmeros, apresentando, demonstrando e exemplificando as ferramentas matemÃticas que serÃo utilizadas na resoluÃÃo das EquaÃÃes Diofantinas. Por fim, no terceiro capÃtulo, introduziremos as EquaÃÃes Diofantinas e os mÃtodos de determinaÃÃo de soluÃÃes das mesmas, aplicando-as em situaÃÃes-problema do cotidiano. A conclusÃo desse trabalho enfatiza a importÃncia da compreensÃo algÃbrica e geomÃtrica das EquaÃÃes Diofantinas, e que o contato com problemas desta Ãrea contribua para que o leitor desenvolva de modo criativo, suas habilidades cognitivas. à importante ressaltar que a introduÃÃo à resoluÃÃo de problemas dessa natureza nÃo necessita de conhecimentos superiores, podendo ser abordado no Ensino Fundamental e MÃdio.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The current work has as objective main to structuralize students, professors and loving of the mathematics for the best understanding, interpretation and resolution of problems that come to be solved using the Diofantinas Equations. For this, they had been used techniques as the use of inequalities and the parametric method that are contents studied for the professors of Basic and Average Education. Also the presentation of some examples, all decided, that they will serve as object of study for professors, collegeâs student was used for this, pertaining to school and loving students of the mathematics. In the first chapter we will approach the facts historical of great mathematicians who had contributed with the development of the Diofantinas Equations. No longer according to chapter, we go to better know the essence of the Elementary Theory of the Numbers, presenting, demonstrating and exemplifying the mathematical tools that will be used in the resolution of the Diofantinas Equations. Finally, in the third chapter, we will introduce the Diofantinas Equations and the methods of determination of solutions of the same one, applying them in situation-problem of the daily one. The conclusion of this work emphasizes the importance of the algebraic and geometric understanding of the Diofantinas Equations, and that the contact with problems of this area contributes so that the reader develops in creative way, its cognitive abilities. It is important to stand out that the introduction to the resolution of problems of this nature does not need superior knowledge, being able to be boarded in Basic and Average education.
description O atual trabalho tem como objetivo principal estruturar estudantes, professores e amantes da matemÃtica para a melhor compreensÃo, interpretaÃÃo e resoluÃÃo de problemas que venham a ser solucionados usando-se as EquaÃÃes Diofantinas. Para isso, foram usadas tÃcnicas como o uso de inequaÃÃes e o mÃtodo paramÃtrico que sÃo conteÃdos estudados pelos professores do Ensino Fundamental e MÃdio. TambÃm foi utilizada para isso a apresentaÃÃo de vÃrios exemplos, todos resolvidos, que servirÃo como objeto de estudo para professores, universitÃrios, estudantes escolares e amantes da matemÃtica. No primeiro capÃtulo abordaremos os fatos histÃricos de grandes matemÃticos que contribuÃram com o desenvolvimento das EquaÃÃes Diofantinas. Jà no segundo capÃtulo, vamos conhecer melhor a essÃncia da Teoria Elementar dos NÃmeros, apresentando, demonstrando e exemplificando as ferramentas matemÃticas que serÃo utilizadas na resoluÃÃo das EquaÃÃes Diofantinas. Por fim, no terceiro capÃtulo, introduziremos as EquaÃÃes Diofantinas e os mÃtodos de determinaÃÃo de soluÃÃes das mesmas, aplicando-as em situaÃÃes-problema do cotidiano. A conclusÃo desse trabalho enfatiza a importÃncia da compreensÃo algÃbrica e geomÃtrica das EquaÃÃes Diofantinas, e que o contato com problemas desta Ãrea contribua para que o leitor desenvolva de modo criativo, suas habilidades cognitivas. à importante ressaltar que a introduÃÃo à resoluÃÃo de problemas dessa natureza nÃo necessita de conhecimentos superiores, podendo ser abordado no Ensino Fundamental e MÃdio.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14655
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206416580608