As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marise LÃo Pestana da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16865
Resumo: Na histÃria da danÃa contemporÃnea, a recorrente hibridaÃÃo com outras linguagens artÃsticas vem abrindo vias de experimentaÃÃo e constituindo planos de consistÃncia criativos que consideram a danÃa em sua forÃa estÃtica, polÃtica e afetiva. Desde seu surgimento e consolidaÃÃo como prÃtica corporal, a EducaÃÃo SomÃtica vem ressoando de forma significativa com a danÃa, ocupando um lugar reconhecido e um status âde saber sobre o corpoâ que se opÃe a uma ordem pedagÃgica do modelo e da forma, em benefÃcio de uma valorizaÃÃo do sentir e da desintegraÃÃo do conceito de representatividade. Algumas inquietaÃÃes repercutem a necessidade de investigaÃÃo sobre o possÃvel territÃrio onde operam os mÃtodos somÃticos: como a educaÃÃo somÃtica possibilita o gesto danÃado? Quais os aportes para a criaÃÃo em danÃa contemporÃnea? Que anatomia transitaria nos territÃrios das abordagens somÃticas e da danÃa, sendo tais territÃrios tÃo movediÃos, dadas as dissoluÃÃes e desconstruÃÃes prÃprias do panorama da contemporaneidade? Diante este cenÃrio, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, explorar e promover as reverberaÃÃes, conexÃes e ressonÃncias possÃveis, advindas da prÃtica somÃtica, tendo em vista fornecer subsÃdios que enriqueÃam os processos de criaÃÃo e expressÃo artÃsticos em danÃa contemporÃnea. Està ancorada no mÃtodo da cartografia e opera com alguns conceitos de filÃsofos como Gilles Deleuze e FÃlix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe e Josà Gil, e pesquisadores como Hubert Godard
id UFC_e9bc790e16f456e0f6a3a11630610813
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9231
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra AnatomiaThe skins that Dancing: Somatic Clues to Another Anatomy2015-03-23Patricia de Lima Caetano00424966751http://lattes.cnpq.br/3805300292991429Thereza Cristina Rocha Cardoso93423560797http://lattes.cnpq.br/9450346202377323HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez84446676504http://lattes.cnpq.br/4739201450499304HÃlia Maria Oliveira da Costa Borges49505602715http://lattes.cnpq.br/853726250546455700554789728http://lattes.cnpq.br/9577916144955123Marise LÃo Pestana da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ArtesUFCBRDanÃa Corporeidade EducaÃÃo somÃtica AnatomiaDance Corporeality Somatic EducationAnatomyDANCANa histÃria da danÃa contemporÃnea, a recorrente hibridaÃÃo com outras linguagens artÃsticas vem abrindo vias de experimentaÃÃo e constituindo planos de consistÃncia criativos que consideram a danÃa em sua forÃa estÃtica, polÃtica e afetiva. Desde seu surgimento e consolidaÃÃo como prÃtica corporal, a EducaÃÃo SomÃtica vem ressoando de forma significativa com a danÃa, ocupando um lugar reconhecido e um status âde saber sobre o corpoâ que se opÃe a uma ordem pedagÃgica do modelo e da forma, em benefÃcio de uma valorizaÃÃo do sentir e da desintegraÃÃo do conceito de representatividade. Algumas inquietaÃÃes repercutem a necessidade de investigaÃÃo sobre o possÃvel territÃrio onde operam os mÃtodos somÃticos: como a educaÃÃo somÃtica possibilita o gesto danÃado? Quais os aportes para a criaÃÃo em danÃa contemporÃnea? Que anatomia transitaria nos territÃrios das abordagens somÃticas e da danÃa, sendo tais territÃrios tÃo movediÃos, dadas as dissoluÃÃes e desconstruÃÃes prÃprias do panorama da contemporaneidade? Diante este cenÃrio, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, explorar e promover as reverberaÃÃes, conexÃes e ressonÃncias possÃveis, advindas da prÃtica somÃtica, tendo em vista fornecer subsÃdios que enriqueÃam os processos de criaÃÃo e expressÃo artÃsticos em danÃa contemporÃnea. Està ancorada no mÃtodo da cartografia e opera com alguns conceitos de filÃsofos como Gilles Deleuze e FÃlix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe e Josà Gil, e pesquisadores como Hubert GodardIn the history of contemporary dance, the recurrent hybridization with other artistic languages has opened trial routes and formed creative plans of some consistency that consider dance in its aesthetic, political and affective strength. Since its emergence and consolidation as body practice, Somatic Education has been resounding significantly with dance, occupying a place and a recognized status of "knowing about the body" that precludes a pedagogical model order and form in favor of an appreciation of the feelling and the disintegration of the concept of representativeness. Some concerns echo the need for research on the possible territory in which they operate somatic methods: how does somatic education enables danced gesture? What are its main contributions to creation in contemporary dance? What anatomy would walk through the territories of somatic and dance approaches, such territories beeing so loose, given the breakups and deconstructions of the contemporary panorama? Facing this background, the present study aims to investigate, explore and promote the reverberations, connections and possible resonances arising from the somatic practice, in order to provide subsidies to enrich the processes of creation and artistic expression in contemporary dance. Such study is anchored in the mapping method and operates with some concepts of philsophers as Deleuze and Felix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe and Josà Gil, and researchers as Hubert Godard.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16865application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:14Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The skins that Dancing: Somatic Clues to Another Anatomy
title As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia
spellingShingle As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia
Marise LÃo Pestana da Silva
DanÃa
Corporeidade
EducaÃÃo somÃtica
Anatomia
Dance
Corporeality
Somatic Education
Anatomy
DANCA
title_short As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia
title_full As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia
title_fullStr As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia
title_full_unstemmed As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia
title_sort As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia
author Marise LÃo Pestana da Silva
author_facet Marise LÃo Pestana da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia de Lima Caetano
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00424966751
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3805300292991429
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Thereza Cristina Rocha Cardoso
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 93423560797
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9450346202377323
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 84446676504
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739201450499304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv HÃlia Maria Oliveira da Costa Borges
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 49505602715
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8537262505464557
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00554789728
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9577916144955123
dc.contributor.author.fl_str_mv Marise LÃo Pestana da Silva
contributor_str_mv Patricia de Lima Caetano
Thereza Cristina Rocha Cardoso
HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez
HÃlia Maria Oliveira da Costa Borges
dc.subject.por.fl_str_mv DanÃa
Corporeidade
EducaÃÃo somÃtica
Anatomia
topic DanÃa
Corporeidade
EducaÃÃo somÃtica
Anatomia
Dance
Corporeality
Somatic Education
Anatomy
DANCA
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Corporeality
Somatic Education
Anatomy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv DANCA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Na histÃria da danÃa contemporÃnea, a recorrente hibridaÃÃo com outras linguagens artÃsticas vem abrindo vias de experimentaÃÃo e constituindo planos de consistÃncia criativos que consideram a danÃa em sua forÃa estÃtica, polÃtica e afetiva. Desde seu surgimento e consolidaÃÃo como prÃtica corporal, a EducaÃÃo SomÃtica vem ressoando de forma significativa com a danÃa, ocupando um lugar reconhecido e um status âde saber sobre o corpoâ que se opÃe a uma ordem pedagÃgica do modelo e da forma, em benefÃcio de uma valorizaÃÃo do sentir e da desintegraÃÃo do conceito de representatividade. Algumas inquietaÃÃes repercutem a necessidade de investigaÃÃo sobre o possÃvel territÃrio onde operam os mÃtodos somÃticos: como a educaÃÃo somÃtica possibilita o gesto danÃado? Quais os aportes para a criaÃÃo em danÃa contemporÃnea? Que anatomia transitaria nos territÃrios das abordagens somÃticas e da danÃa, sendo tais territÃrios tÃo movediÃos, dadas as dissoluÃÃes e desconstruÃÃes prÃprias do panorama da contemporaneidade? Diante este cenÃrio, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, explorar e promover as reverberaÃÃes, conexÃes e ressonÃncias possÃveis, advindas da prÃtica somÃtica, tendo em vista fornecer subsÃdios que enriqueÃam os processos de criaÃÃo e expressÃo artÃsticos em danÃa contemporÃnea. Està ancorada no mÃtodo da cartografia e opera com alguns conceitos de filÃsofos como Gilles Deleuze e FÃlix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe e Josà Gil, e pesquisadores como Hubert Godard
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In the history of contemporary dance, the recurrent hybridization with other artistic languages has opened trial routes and formed creative plans of some consistency that consider dance in its aesthetic, political and affective strength. Since its emergence and consolidation as body practice, Somatic Education has been resounding significantly with dance, occupying a place and a recognized status of "knowing about the body" that precludes a pedagogical model order and form in favor of an appreciation of the feelling and the disintegration of the concept of representativeness. Some concerns echo the need for research on the possible territory in which they operate somatic methods: how does somatic education enables danced gesture? What are its main contributions to creation in contemporary dance? What anatomy would walk through the territories of somatic and dance approaches, such territories beeing so loose, given the breakups and deconstructions of the contemporary panorama? Facing this background, the present study aims to investigate, explore and promote the reverberations, connections and possible resonances arising from the somatic practice, in order to provide subsidies to enrich the processes of creation and artistic expression in contemporary dance. Such study is anchored in the mapping method and operates with some concepts of philsophers as Deleuze and Felix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe and Josà Gil, and researchers as Hubert Godard.
description Na histÃria da danÃa contemporÃnea, a recorrente hibridaÃÃo com outras linguagens artÃsticas vem abrindo vias de experimentaÃÃo e constituindo planos de consistÃncia criativos que consideram a danÃa em sua forÃa estÃtica, polÃtica e afetiva. Desde seu surgimento e consolidaÃÃo como prÃtica corporal, a EducaÃÃo SomÃtica vem ressoando de forma significativa com a danÃa, ocupando um lugar reconhecido e um status âde saber sobre o corpoâ que se opÃe a uma ordem pedagÃgica do modelo e da forma, em benefÃcio de uma valorizaÃÃo do sentir e da desintegraÃÃo do conceito de representatividade. Algumas inquietaÃÃes repercutem a necessidade de investigaÃÃo sobre o possÃvel territÃrio onde operam os mÃtodos somÃticos: como a educaÃÃo somÃtica possibilita o gesto danÃado? Quais os aportes para a criaÃÃo em danÃa contemporÃnea? Que anatomia transitaria nos territÃrios das abordagens somÃticas e da danÃa, sendo tais territÃrios tÃo movediÃos, dadas as dissoluÃÃes e desconstruÃÃes prÃprias do panorama da contemporaneidade? Diante este cenÃrio, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, explorar e promover as reverberaÃÃes, conexÃes e ressonÃncias possÃveis, advindas da prÃtica somÃtica, tendo em vista fornecer subsÃdios que enriqueÃam os processos de criaÃÃo e expressÃo artÃsticos em danÃa contemporÃnea. Està ancorada no mÃtodo da cartografia e opera com alguns conceitos de filÃsofos como Gilles Deleuze e FÃlix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe e Josà Gil, e pesquisadores como Hubert Godard
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16865
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295221460500480