As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16865 |
Resumo: | Na histÃria da danÃa contemporÃnea, a recorrente hibridaÃÃo com outras linguagens artÃsticas vem abrindo vias de experimentaÃÃo e constituindo planos de consistÃncia criativos que consideram a danÃa em sua forÃa estÃtica, polÃtica e afetiva. Desde seu surgimento e consolidaÃÃo como prÃtica corporal, a EducaÃÃo SomÃtica vem ressoando de forma significativa com a danÃa, ocupando um lugar reconhecido e um status âde saber sobre o corpoâ que se opÃe a uma ordem pedagÃgica do modelo e da forma, em benefÃcio de uma valorizaÃÃo do sentir e da desintegraÃÃo do conceito de representatividade. Algumas inquietaÃÃes repercutem a necessidade de investigaÃÃo sobre o possÃvel territÃrio onde operam os mÃtodos somÃticos: como a educaÃÃo somÃtica possibilita o gesto danÃado? Quais os aportes para a criaÃÃo em danÃa contemporÃnea? Que anatomia transitaria nos territÃrios das abordagens somÃticas e da danÃa, sendo tais territÃrios tÃo movediÃos, dadas as dissoluÃÃes e desconstruÃÃes prÃprias do panorama da contemporaneidade? Diante este cenÃrio, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, explorar e promover as reverberaÃÃes, conexÃes e ressonÃncias possÃveis, advindas da prÃtica somÃtica, tendo em vista fornecer subsÃdios que enriqueÃam os processos de criaÃÃo e expressÃo artÃsticos em danÃa contemporÃnea. Està ancorada no mÃtodo da cartografia e opera com alguns conceitos de filÃsofos como Gilles Deleuze e FÃlix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe e Josà Gil, e pesquisadores como Hubert Godard |
id |
UFC_e9bc790e16f456e0f6a3a11630610813 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9231 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra AnatomiaThe skins that Dancing: Somatic Clues to Another Anatomy2015-03-23Patricia de Lima Caetano00424966751http://lattes.cnpq.br/3805300292991429Thereza Cristina Rocha Cardoso93423560797http://lattes.cnpq.br/9450346202377323HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez84446676504http://lattes.cnpq.br/4739201450499304HÃlia Maria Oliveira da Costa Borges49505602715http://lattes.cnpq.br/853726250546455700554789728http://lattes.cnpq.br/9577916144955123Marise LÃo Pestana da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ArtesUFCBRDanÃa Corporeidade EducaÃÃo somÃtica AnatomiaDance Corporeality Somatic EducationAnatomyDANCANa histÃria da danÃa contemporÃnea, a recorrente hibridaÃÃo com outras linguagens artÃsticas vem abrindo vias de experimentaÃÃo e constituindo planos de consistÃncia criativos que consideram a danÃa em sua forÃa estÃtica, polÃtica e afetiva. Desde seu surgimento e consolidaÃÃo como prÃtica corporal, a EducaÃÃo SomÃtica vem ressoando de forma significativa com a danÃa, ocupando um lugar reconhecido e um status âde saber sobre o corpoâ que se opÃe a uma ordem pedagÃgica do modelo e da forma, em benefÃcio de uma valorizaÃÃo do sentir e da desintegraÃÃo do conceito de representatividade. Algumas inquietaÃÃes repercutem a necessidade de investigaÃÃo sobre o possÃvel territÃrio onde operam os mÃtodos somÃticos: como a educaÃÃo somÃtica possibilita o gesto danÃado? Quais os aportes para a criaÃÃo em danÃa contemporÃnea? Que anatomia transitaria nos territÃrios das abordagens somÃticas e da danÃa, sendo tais territÃrios tÃo movediÃos, dadas as dissoluÃÃes e desconstruÃÃes prÃprias do panorama da contemporaneidade? Diante este cenÃrio, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, explorar e promover as reverberaÃÃes, conexÃes e ressonÃncias possÃveis, advindas da prÃtica somÃtica, tendo em vista fornecer subsÃdios que enriqueÃam os processos de criaÃÃo e expressÃo artÃsticos em danÃa contemporÃnea. Està ancorada no mÃtodo da cartografia e opera com alguns conceitos de filÃsofos como Gilles Deleuze e FÃlix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe e Josà Gil, e pesquisadores como Hubert GodardIn the history of contemporary dance, the recurrent hybridization with other artistic languages has opened trial routes and formed creative plans of some consistency that consider dance in its aesthetic, political and affective strength. Since its emergence and consolidation as body practice, Somatic Education has been resounding significantly with dance, occupying a place and a recognized status of "knowing about the body" that precludes a pedagogical model order and form in favor of an appreciation of the feelling and the disintegration of the concept of representativeness. Some concerns echo the need for research on the possible territory in which they operate somatic methods: how does somatic education enables danced gesture? What are its main contributions to creation in contemporary dance? What anatomy would walk through the territories of somatic and dance approaches, such territories beeing so loose, given the breakups and deconstructions of the contemporary panorama? Facing this background, the present study aims to investigate, explore and promote the reverberations, connections and possible resonances arising from the somatic practice, in order to provide subsidies to enrich the processes of creation and artistic expression in contemporary dance. Such study is anchored in the mapping method and operates with some concepts of philsophers as Deleuze and Felix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe and Josà Gil, and researchers as Hubert Godard.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16865application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:14Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The skins that Dancing: Somatic Clues to Another Anatomy |
title |
As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia |
spellingShingle |
As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia Marise LÃo Pestana da Silva DanÃa Corporeidade EducaÃÃo somÃtica Anatomia Dance Corporeality Somatic Education Anatomy DANCA |
title_short |
As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia |
title_full |
As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia |
title_fullStr |
As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia |
title_full_unstemmed |
As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia |
title_sort |
As Peles que DanÃam: Pistas SomÃticas para Outra Anatomia |
author |
Marise LÃo Pestana da Silva |
author_facet |
Marise LÃo Pestana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Patricia de Lima Caetano |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00424966751 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3805300292991429 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Thereza Cristina Rocha Cardoso |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
93423560797 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9450346202377323 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
84446676504 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4739201450499304 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
HÃlia Maria Oliveira da Costa Borges |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
49505602715 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8537262505464557 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00554789728 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9577916144955123 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marise LÃo Pestana da Silva |
contributor_str_mv |
Patricia de Lima Caetano Thereza Cristina Rocha Cardoso HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez HÃlia Maria Oliveira da Costa Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DanÃa Corporeidade EducaÃÃo somÃtica Anatomia |
topic |
DanÃa Corporeidade EducaÃÃo somÃtica Anatomia Dance Corporeality Somatic Education Anatomy DANCA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dance Corporeality Somatic Education Anatomy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
DANCA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Na histÃria da danÃa contemporÃnea, a recorrente hibridaÃÃo com outras linguagens artÃsticas vem abrindo vias de experimentaÃÃo e constituindo planos de consistÃncia criativos que consideram a danÃa em sua forÃa estÃtica, polÃtica e afetiva. Desde seu surgimento e consolidaÃÃo como prÃtica corporal, a EducaÃÃo SomÃtica vem ressoando de forma significativa com a danÃa, ocupando um lugar reconhecido e um status âde saber sobre o corpoâ que se opÃe a uma ordem pedagÃgica do modelo e da forma, em benefÃcio de uma valorizaÃÃo do sentir e da desintegraÃÃo do conceito de representatividade. Algumas inquietaÃÃes repercutem a necessidade de investigaÃÃo sobre o possÃvel territÃrio onde operam os mÃtodos somÃticos: como a educaÃÃo somÃtica possibilita o gesto danÃado? Quais os aportes para a criaÃÃo em danÃa contemporÃnea? Que anatomia transitaria nos territÃrios das abordagens somÃticas e da danÃa, sendo tais territÃrios tÃo movediÃos, dadas as dissoluÃÃes e desconstruÃÃes prÃprias do panorama da contemporaneidade? Diante este cenÃrio, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, explorar e promover as reverberaÃÃes, conexÃes e ressonÃncias possÃveis, advindas da prÃtica somÃtica, tendo em vista fornecer subsÃdios que enriqueÃam os processos de criaÃÃo e expressÃo artÃsticos em danÃa contemporÃnea. Està ancorada no mÃtodo da cartografia e opera com alguns conceitos de filÃsofos como Gilles Deleuze e FÃlix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe e Josà Gil, e pesquisadores como Hubert Godard |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
In the history of contemporary dance, the recurrent hybridization with other artistic languages has opened trial routes and formed creative plans of some consistency that consider dance in its aesthetic, political and affective strength. Since its emergence and consolidation as body practice, Somatic Education has been resounding significantly with dance, occupying a place and a recognized status of "knowing about the body" that precludes a pedagogical model order and form in favor of an appreciation of the feelling and the disintegration of the concept of representativeness. Some concerns echo the need for research on the possible territory in which they operate somatic methods: how does somatic education enables danced gesture? What are its main contributions to creation in contemporary dance? What anatomy would walk through the territories of somatic and dance approaches, such territories beeing so loose, given the breakups and deconstructions of the contemporary panorama? Facing this background, the present study aims to investigate, explore and promote the reverberations, connections and possible resonances arising from the somatic practice, in order to provide subsidies to enrich the processes of creation and artistic expression in contemporary dance. Such study is anchored in the mapping method and operates with some concepts of philsophers as Deleuze and Felix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe and Josà Gil, and researchers as Hubert Godard. |
description |
Na histÃria da danÃa contemporÃnea, a recorrente hibridaÃÃo com outras linguagens artÃsticas vem abrindo vias de experimentaÃÃo e constituindo planos de consistÃncia criativos que consideram a danÃa em sua forÃa estÃtica, polÃtica e afetiva. Desde seu surgimento e consolidaÃÃo como prÃtica corporal, a EducaÃÃo SomÃtica vem ressoando de forma significativa com a danÃa, ocupando um lugar reconhecido e um status âde saber sobre o corpoâ que se opÃe a uma ordem pedagÃgica do modelo e da forma, em benefÃcio de uma valorizaÃÃo do sentir e da desintegraÃÃo do conceito de representatividade. Algumas inquietaÃÃes repercutem a necessidade de investigaÃÃo sobre o possÃvel territÃrio onde operam os mÃtodos somÃticos: como a educaÃÃo somÃtica possibilita o gesto danÃado? Quais os aportes para a criaÃÃo em danÃa contemporÃnea? Que anatomia transitaria nos territÃrios das abordagens somÃticas e da danÃa, sendo tais territÃrios tÃo movediÃos, dadas as dissoluÃÃes e desconstruÃÃes prÃprias do panorama da contemporaneidade? Diante este cenÃrio, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, explorar e promover as reverberaÃÃes, conexÃes e ressonÃncias possÃveis, advindas da prÃtica somÃtica, tendo em vista fornecer subsÃdios que enriqueÃam os processos de criaÃÃo e expressÃo artÃsticos em danÃa contemporÃnea. Està ancorada no mÃtodo da cartografia e opera com alguns conceitos de filÃsofos como Gilles Deleuze e FÃlix Guattari, Michel Bernard, Laurence Louppe e Josà Gil, e pesquisadores como Hubert Godard |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16865 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295221460500480 |