O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20764 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_b10b372958a63c5bbc620fa0ad15ae88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13127 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva2019-01-00EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin1568660448700041693361Claudiane Martins de Souza LopesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRLeitura Interacionismo Sociodiscursivo Teoria da RelevÃncia Desenvolvimento da leitura - Alunos do 9 ano GÃneros literÃrios - Estudo ensino - Ensino fundamental Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino LinguÃstica interacionista Literatura de cordel - GÃneros literÃrios - Ensino fundamentalLETRASnÃo hÃEsta pesquisa objetiva promover o aprimoramento da competÃncia leitora de alunos do 8 Ano do Ensino Fundamental II de uma escola pÃblica de Fortaleza, a partir de um estudo acerca do ensino de leitura, tendo como material de anÃlise textos do gÃnero cordel. A relevÃncia de tal pesquisa justifica-se pelo fato da existÃncia da necessidade de criar estratÃgias de leitura que visem à percepÃÃo das informaÃÃes que se encontram nas camadas mais profundas do texto, favorecendo ao desenvolvimento do senso crÃtico e analÃtico dos alunos no ato de ler. A metodologia utilizada consistiu numa pesquisa-aÃÃo, pois a professora-pesquisadora participou do processo, intervindo de acordo com as dificuldades observadas nos alunos, conforme propÃe Thiollent (1985 apud Gil, 2008), e a geraÃÃo de dados se deu por meio da realizaÃÃo de uma sequÃncia de atividades interventivas, adaptadas da proposta de sequÃncia didÃtica, apresentada por Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), em virtude das dificuldades apresentadas pela turma que participou do processo. O mecanismo utilizado para a anÃlise dos dados coletados consistiu no cÃlculo da mÃdia percentual aritmÃtica das respostas apresentadas pelos alunos nas atividades propostas. O embasamento teÃrico que norteou a pesquisa, por sua vez, consistiu numa abordagem sobre o processo de comunicaÃÃo ostensiva inferencial, sob a perspectiva da Teoria da RelevÃncia, apresentada por Sperber e Wilson (2001), que motivou a pesquisa para a elaboraÃÃo de aulas interventivas de leitura, que, por sua vez, se deu sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, proposto por Bronckart (2007). TambÃm apresentamos a definiÃÃo de gÃneros discursivos abrangendo a visÃo do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2007) e realizamos um estudo do cordel, destacando suas caracterÃsticas, a partir da visÃo de DiÃgues JÃnior (1975), LiÃdo MaranhÃo (1975) e Mark Curran (1998), e da importÃncia de sua abordagem em sala de aula, de acordo com Pinheiro e LÃcio (2001). Finalizamos nosso aporte teÃrico com uma abordagem acerca das concepÃÃes e das dificuldades de leitura, atravÃs de dos apontamentos realizados por Smith (1989/2003), Goodman (1973), Beaugrande e Dressler (1983), Dell Hymes (1967), Leurquin (2001) e Kleiman (2011). ConcluÃmos que o trabalho de leitura realizado contribuiu para o aprimoramento da competÃncia leitora dos alunos e possibilitou que eles pudessem adotar uma postura mais crÃtica e analÃtica no ato de ler, fatos esses que podem ser observados nos resultados apresentados na pesquisa.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20764application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-27T10:14:48Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva |
title |
O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva |
spellingShingle |
O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva Claudiane Martins de Souza Lopes Leitura Interacionismo Sociodiscursivo Teoria da RelevÃncia Desenvolvimento da leitura - Alunos do 9Â ano GÃneros literÃrios - Estudo ensino - Ensino fundamental Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino LinguÃstica interacionista Literatura de cordel - GÃneros literÃrios - Ensino fundamental LETRAS |
title_short |
O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva |
title_full |
O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva |
title_fullStr |
O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva |
title_full_unstemmed |
O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva |
title_sort |
O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva |
author |
Claudiane Martins de Souza Lopes |
author_facet |
Claudiane Martins de Souza Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
15686604487 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00041693361 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudiane Martins de Souza Lopes |
contributor_str_mv |
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Interacionismo Sociodiscursivo Teoria da RelevÃncia Desenvolvimento da leitura - Alunos do 9Â ano GÃneros literÃrios - Estudo ensino - Ensino fundamental Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino LinguÃstica interacionista Literatura de cordel - GÃneros literÃrios - Ensino fundamental |
topic |
Leitura Interacionismo Sociodiscursivo Teoria da RelevÃncia Desenvolvimento da leitura - Alunos do 9Â ano GÃneros literÃrios - Estudo ensino - Ensino fundamental Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino LinguÃstica interacionista Literatura de cordel - GÃneros literÃrios - Ensino fundamental LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LETRAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa objetiva promover o aprimoramento da competÃncia leitora de alunos do 8 Ano do Ensino Fundamental II de uma escola pÃblica de Fortaleza, a partir de um estudo acerca do ensino de leitura, tendo como material de anÃlise textos do gÃnero cordel. A relevÃncia de tal pesquisa justifica-se pelo fato da existÃncia da necessidade de criar estratÃgias de leitura que visem à percepÃÃo das informaÃÃes que se encontram nas camadas mais profundas do texto, favorecendo ao desenvolvimento do senso crÃtico e analÃtico dos alunos no ato de ler. A metodologia utilizada consistiu numa pesquisa-aÃÃo, pois a professora-pesquisadora participou do processo, intervindo de acordo com as dificuldades observadas nos alunos, conforme propÃe Thiollent (1985 apud Gil, 2008), e a geraÃÃo de dados se deu por meio da realizaÃÃo de uma sequÃncia de atividades interventivas, adaptadas da proposta de sequÃncia didÃtica, apresentada por Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), em virtude das dificuldades apresentadas pela turma que participou do processo. O mecanismo utilizado para a anÃlise dos dados coletados consistiu no cÃlculo da mÃdia percentual aritmÃtica das respostas apresentadas pelos alunos nas atividades propostas. O embasamento teÃrico que norteou a pesquisa, por sua vez, consistiu numa abordagem sobre o processo de comunicaÃÃo ostensiva inferencial, sob a perspectiva da Teoria da RelevÃncia, apresentada por Sperber e Wilson (2001), que motivou a pesquisa para a elaboraÃÃo de aulas interventivas de leitura, que, por sua vez, se deu sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, proposto por Bronckart (2007). TambÃm apresentamos a definiÃÃo de gÃneros discursivos abrangendo a visÃo do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2007) e realizamos um estudo do cordel, destacando suas caracterÃsticas, a partir da visÃo de DiÃgues JÃnior (1975), LiÃdo MaranhÃo (1975) e Mark Curran (1998), e da importÃncia de sua abordagem em sala de aula, de acordo com Pinheiro e LÃcio (2001). Finalizamos nosso aporte teÃrico com uma abordagem acerca das concepÃÃes e das dificuldades de leitura, atravÃs de dos apontamentos realizados por Smith (1989/2003), Goodman (1973), Beaugrande e Dressler (1983), Dell Hymes (1967), Leurquin (2001) e Kleiman (2011). ConcluÃmos que o trabalho de leitura realizado contribuiu para o aprimoramento da competÃncia leitora dos alunos e possibilitou que eles pudessem adotar uma postura mais crÃtica e analÃtica no ato de ler, fatos esses que podem ser observados nos resultados apresentados na pesquisa. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20764 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295461016076288 |