O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudiane Martins de Souza Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20764
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_b10b372958a63c5bbc620fa0ad15ae88
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13127
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva2019-01-00EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin1568660448700041693361Claudiane Martins de Souza LopesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRLeitura Interacionismo Sociodiscursivo Teoria da RelevÃncia Desenvolvimento da leitura - Alunos do 9 ano GÃneros literÃrios - Estudo ensino - Ensino fundamental Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino LinguÃstica interacionista Literatura de cordel - GÃneros literÃrios - Ensino fundamentalLETRASnÃo hÃEsta pesquisa objetiva promover o aprimoramento da competÃncia leitora de alunos do 8 Ano do Ensino Fundamental II de uma escola pÃblica de Fortaleza, a partir de um estudo acerca do ensino de leitura, tendo como material de anÃlise textos do gÃnero cordel. A relevÃncia de tal pesquisa justifica-se pelo fato da existÃncia da necessidade de criar estratÃgias de leitura que visem à percepÃÃo das informaÃÃes que se encontram nas camadas mais profundas do texto, favorecendo ao desenvolvimento do senso crÃtico e analÃtico dos alunos no ato de ler. A metodologia utilizada consistiu numa pesquisa-aÃÃo, pois a professora-pesquisadora participou do processo, intervindo de acordo com as dificuldades observadas nos alunos, conforme propÃe Thiollent (1985 apud Gil, 2008), e a geraÃÃo de dados se deu por meio da realizaÃÃo de uma sequÃncia de atividades interventivas, adaptadas da proposta de sequÃncia didÃtica, apresentada por Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), em virtude das dificuldades apresentadas pela turma que participou do processo. O mecanismo utilizado para a anÃlise dos dados coletados consistiu no cÃlculo da mÃdia percentual aritmÃtica das respostas apresentadas pelos alunos nas atividades propostas. O embasamento teÃrico que norteou a pesquisa, por sua vez, consistiu numa abordagem sobre o processo de comunicaÃÃo ostensiva inferencial, sob a perspectiva da Teoria da RelevÃncia, apresentada por Sperber e Wilson (2001), que motivou a pesquisa para a elaboraÃÃo de aulas interventivas de leitura, que, por sua vez, se deu sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, proposto por Bronckart (2007). TambÃm apresentamos a definiÃÃo de gÃneros discursivos abrangendo a visÃo do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2007) e realizamos um estudo do cordel, destacando suas caracterÃsticas, a partir da visÃo de DiÃgues JÃnior (1975), LiÃdo MaranhÃo (1975) e Mark Curran (1998), e da importÃncia de sua abordagem em sala de aula, de acordo com Pinheiro e LÃcio (2001). Finalizamos nosso aporte teÃrico com uma abordagem acerca das concepÃÃes e das dificuldades de leitura, atravÃs de dos apontamentos realizados por Smith (1989/2003), Goodman (1973), Beaugrande e Dressler (1983), Dell Hymes (1967), Leurquin (2001) e Kleiman (2011). ConcluÃmos que o trabalho de leitura realizado contribuiu para o aprimoramento da competÃncia leitora dos alunos e possibilitou que eles pudessem adotar uma postura mais crÃtica e analÃtica no ato de ler, fatos esses que podem ser observados nos resultados apresentados na pesquisa.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20764application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-27T10:14:48Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva
title O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva
spellingShingle O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva
Claudiane Martins de Souza Lopes
Leitura
Interacionismo Sociodiscursivo
Teoria da RelevÃncia
Desenvolvimento da leitura - Alunos do 9Â ano
GÃneros literÃrios - Estudo ensino - Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
LinguÃstica interacionista
Literatura de cordel - GÃneros literÃrios - Ensino fundamental
LETRAS
title_short O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva
title_full O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva
title_fullStr O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva
title_full_unstemmed O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva
title_sort O ensino de leitura do gÃnero cordel na perspectiva interacionista sociodiscursiva
author Claudiane Martins de Souza Lopes
author_facet Claudiane Martins de Souza Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15686604487
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00041693361
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudiane Martins de Souza Lopes
contributor_str_mv EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Interacionismo Sociodiscursivo
Teoria da RelevÃncia
Desenvolvimento da leitura - Alunos do 9Â ano
GÃneros literÃrios - Estudo ensino - Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
LinguÃstica interacionista
Literatura de cordel - GÃneros literÃrios - Ensino fundamental
topic Leitura
Interacionismo Sociodiscursivo
Teoria da RelevÃncia
Desenvolvimento da leitura - Alunos do 9Â ano
GÃneros literÃrios - Estudo ensino - Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
LinguÃstica interacionista
Literatura de cordel - GÃneros literÃrios - Ensino fundamental
LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa objetiva promover o aprimoramento da competÃncia leitora de alunos do 8 Ano do Ensino Fundamental II de uma escola pÃblica de Fortaleza, a partir de um estudo acerca do ensino de leitura, tendo como material de anÃlise textos do gÃnero cordel. A relevÃncia de tal pesquisa justifica-se pelo fato da existÃncia da necessidade de criar estratÃgias de leitura que visem à percepÃÃo das informaÃÃes que se encontram nas camadas mais profundas do texto, favorecendo ao desenvolvimento do senso crÃtico e analÃtico dos alunos no ato de ler. A metodologia utilizada consistiu numa pesquisa-aÃÃo, pois a professora-pesquisadora participou do processo, intervindo de acordo com as dificuldades observadas nos alunos, conforme propÃe Thiollent (1985 apud Gil, 2008), e a geraÃÃo de dados se deu por meio da realizaÃÃo de uma sequÃncia de atividades interventivas, adaptadas da proposta de sequÃncia didÃtica, apresentada por Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), em virtude das dificuldades apresentadas pela turma que participou do processo. O mecanismo utilizado para a anÃlise dos dados coletados consistiu no cÃlculo da mÃdia percentual aritmÃtica das respostas apresentadas pelos alunos nas atividades propostas. O embasamento teÃrico que norteou a pesquisa, por sua vez, consistiu numa abordagem sobre o processo de comunicaÃÃo ostensiva inferencial, sob a perspectiva da Teoria da RelevÃncia, apresentada por Sperber e Wilson (2001), que motivou a pesquisa para a elaboraÃÃo de aulas interventivas de leitura, que, por sua vez, se deu sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, proposto por Bronckart (2007). TambÃm apresentamos a definiÃÃo de gÃneros discursivos abrangendo a visÃo do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2007) e realizamos um estudo do cordel, destacando suas caracterÃsticas, a partir da visÃo de DiÃgues JÃnior (1975), LiÃdo MaranhÃo (1975) e Mark Curran (1998), e da importÃncia de sua abordagem em sala de aula, de acordo com Pinheiro e LÃcio (2001). Finalizamos nosso aporte teÃrico com uma abordagem acerca das concepÃÃes e das dificuldades de leitura, atravÃs de dos apontamentos realizados por Smith (1989/2003), Goodman (1973), Beaugrande e Dressler (1983), Dell Hymes (1967), Leurquin (2001) e Kleiman (2011). ConcluÃmos que o trabalho de leitura realizado contribuiu para o aprimoramento da competÃncia leitora dos alunos e possibilitou que eles pudessem adotar uma postura mais crÃtica e analÃtica no ato de ler, fatos esses que podem ser observados nos resultados apresentados na pesquisa.
description nÃo hÃ
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20764
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295461016076288