Ficcionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20779 |
Resumo: | Ficcionar HistÃrias Reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophie Calle à uma pesquisa que escava o livro HistÃrias Reais, o Ãnico de Sophie Calle publicado no Brasil. A pesquisa parte das narrativas do livro para discutir as categorias de imagem e palavra para construÃÃo de narrativas autobiogrÃficas, considerando tambÃm algumas questÃes sobre ritual, repetiÃÃo, dispositivo, experiÃncia e passado. Os estudos aqui tratados tomam os escritos de Jacques RanciÃre, Michael Foucault, Didi-Huberman e Walter Benjamin, principalmente, para discussÃo das categorias tratadas na poÃtica de Sophie Calle. Inspirada pelo conceito de escrita mimÃtica em Walter Benjamin, parto do mÃnimo das narrativas para encadear os conceitos de escrita de si, a revoluÃÃo estÃtica das artes e espaÃo autobiogrÃfico, de Leonor Arfuch. Junto ao percurso teÃrico de estudos, apresento o livro de artista Todos sÃo felizes nas fotografias, peÃa artÃstica assemelhada a um Ãlbum, que relaciona fotografias de uma mulher desconhecida, na dÃcada de 1940, a frases comumente ouvidas em relacionamentos assimÃtricos. As imagens desta mulher foram retiradas de minha coleÃÃo pessoal de fotografias de anÃnimos, geralmente adquiridas em feiras de antiguidades ou encontradas no lixo. Dividindo com essas imagens o espaÃo da pÃgina estÃo as frases datilografadas, apontando para espaÃos de significaÃÃo que estÃo antes e depois do clique fotogrÃfico. Deste modo, teÃo simultaneamente estudos teÃricos e prÃticos acerca da relaÃÃo entre fotografia e palavra na composiÃÃo de narrativas, trabalhando as categorias de estudo em meu trabalho como artista visual e como pesquisadora. |
id |
UFC_ee1d3cd8082ccfa22d5602405b00c320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13142 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFiccionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle2019-04-00Gabriela Frota Reinaldo44166630300http://lattes.cnpq.br/388506444650687200374093369http://lattes.cnpq.br/9270777911907468Antonia MarÃlia dos Santos OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRSophie Calle Fotografia Autobiografia ArteCOMUNICACAOFiccionar HistÃrias Reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophie Calle à uma pesquisa que escava o livro HistÃrias Reais, o Ãnico de Sophie Calle publicado no Brasil. A pesquisa parte das narrativas do livro para discutir as categorias de imagem e palavra para construÃÃo de narrativas autobiogrÃficas, considerando tambÃm algumas questÃes sobre ritual, repetiÃÃo, dispositivo, experiÃncia e passado. Os estudos aqui tratados tomam os escritos de Jacques RanciÃre, Michael Foucault, Didi-Huberman e Walter Benjamin, principalmente, para discussÃo das categorias tratadas na poÃtica de Sophie Calle. Inspirada pelo conceito de escrita mimÃtica em Walter Benjamin, parto do mÃnimo das narrativas para encadear os conceitos de escrita de si, a revoluÃÃo estÃtica das artes e espaÃo autobiogrÃfico, de Leonor Arfuch. Junto ao percurso teÃrico de estudos, apresento o livro de artista Todos sÃo felizes nas fotografias, peÃa artÃstica assemelhada a um Ãlbum, que relaciona fotografias de uma mulher desconhecida, na dÃcada de 1940, a frases comumente ouvidas em relacionamentos assimÃtricos. As imagens desta mulher foram retiradas de minha coleÃÃo pessoal de fotografias de anÃnimos, geralmente adquiridas em feiras de antiguidades ou encontradas no lixo. Dividindo com essas imagens o espaÃo da pÃgina estÃo as frases datilografadas, apontando para espaÃos de significaÃÃo que estÃo antes e depois do clique fotogrÃfico. Deste modo, teÃo simultaneamente estudos teÃricos e prÃticos acerca da relaÃÃo entre fotografia e palavra na composiÃÃo de narrativas, trabalhando as categorias de estudo em meu trabalho como artista visual e como pesquisadora.Ficcionar Historias Reales: autobiografÃa, imagen y palabra en la obra de Sophie Calle es una investigaciÃn que escava el libro Historias Reales, el Ãnico de Sophie Calle publicado en Brasil. La investigaciÃn parte de las narrativas del libro para discutir las categorÃas de imagen y palabra para la construcciÃn de narrativas autobiogrÃficas, considerando tambiÃn algunas cuestiones sobre ritual, repeticiÃn, dispositivo, experiencia y pasado. Los estudios aquà tratados toman los escritos de Jacques RanciÃre, Michael Foucault, Didi-Huberman y Walter Benjamin, principalmente, para la discusiÃn de las categorÃas tratadas en la poÃtica de Sophie Calle. Inspirada por el concepto de escritura mimÃtica en Walter Benjamin, parto del mÃnimo de las narrativas para encadenar los conceptos de escritura de sÃ, la revoluciÃn estÃtica de las artes y el espacio autobiogrÃfico, de Leonor Arfuch. Junto al recorrido teÃrico de estudios, presento el libro de artista Todos son felices en las fotografÃas, pieza artÃstica semejante a un Ãlbum, que relaciona fotografÃas de una mujer desconocida, en la dÃcada de 1940, a frases comÃnmente escuchadas en relaciones asimÃtricas. Las imÃgenes de esta mujer fueron retiradas de mi colecciÃn personal de fotografÃas de anÃnimos, generalmente adquiridas en ferias de antigÃedades o encontradas en la basura. Dividiendo con esas imÃgenes el espacio de la pÃgina estÃn las frases mecanografiadas, apuntando a espacios de significaciÃn que estÃn antes y despuÃs del clic fotogrÃfico. De este modo, hago simultÃneamente estudios teÃricos y prÃcticos acerca de la relaciÃn entre fotografÃa y palabra en la composiciÃn de narrativas, trabajando las categorÃas de estudio en mi trabajo como artista visual y como investigadora.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20779application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-05-18T10:09:05Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Ficcionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle |
title |
Ficcionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle |
spellingShingle |
Ficcionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle Antonia MarÃlia dos Santos Oliveira Sophie Calle Fotografia Autobiografia Arte COMUNICACAO |
title_short |
Ficcionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle |
title_full |
Ficcionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle |
title_fullStr |
Ficcionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle |
title_full_unstemmed |
Ficcionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle |
title_sort |
Ficcionar histÃrias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Calle |
author |
Antonia MarÃlia dos Santos Oliveira |
author_facet |
Antonia MarÃlia dos Santos Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gabriela Frota Reinaldo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44166630300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3885064446506872 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00374093369 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9270777911907468 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonia MarÃlia dos Santos Oliveira |
contributor_str_mv |
Gabriela Frota Reinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sophie Calle Fotografia Autobiografia Arte |
topic |
Sophie Calle Fotografia Autobiografia Arte COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
COMUNICACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Ficcionar HistÃrias Reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophie Calle à uma pesquisa que escava o livro HistÃrias Reais, o Ãnico de Sophie Calle publicado no Brasil. A pesquisa parte das narrativas do livro para discutir as categorias de imagem e palavra para construÃÃo de narrativas autobiogrÃficas, considerando tambÃm algumas questÃes sobre ritual, repetiÃÃo, dispositivo, experiÃncia e passado. Os estudos aqui tratados tomam os escritos de Jacques RanciÃre, Michael Foucault, Didi-Huberman e Walter Benjamin, principalmente, para discussÃo das categorias tratadas na poÃtica de Sophie Calle. Inspirada pelo conceito de escrita mimÃtica em Walter Benjamin, parto do mÃnimo das narrativas para encadear os conceitos de escrita de si, a revoluÃÃo estÃtica das artes e espaÃo autobiogrÃfico, de Leonor Arfuch. Junto ao percurso teÃrico de estudos, apresento o livro de artista Todos sÃo felizes nas fotografias, peÃa artÃstica assemelhada a um Ãlbum, que relaciona fotografias de uma mulher desconhecida, na dÃcada de 1940, a frases comumente ouvidas em relacionamentos assimÃtricos. As imagens desta mulher foram retiradas de minha coleÃÃo pessoal de fotografias de anÃnimos, geralmente adquiridas em feiras de antiguidades ou encontradas no lixo. Dividindo com essas imagens o espaÃo da pÃgina estÃo as frases datilografadas, apontando para espaÃos de significaÃÃo que estÃo antes e depois do clique fotogrÃfico. Deste modo, teÃo simultaneamente estudos teÃricos e prÃticos acerca da relaÃÃo entre fotografia e palavra na composiÃÃo de narrativas, trabalhando as categorias de estudo em meu trabalho como artista visual e como pesquisadora. |
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv |
Ficcionar Historias Reales: autobiografÃa, imagen y palabra en la obra de Sophie Calle es una investigaciÃn que escava el libro Historias Reales, el Ãnico de Sophie Calle publicado en Brasil. La investigaciÃn parte de las narrativas del libro para discutir las categorÃas de imagen y palabra para la construcciÃn de narrativas autobiogrÃficas, considerando tambiÃn algunas cuestiones sobre ritual, repeticiÃn, dispositivo, experiencia y pasado. Los estudios aquà tratados toman los escritos de Jacques RanciÃre, Michael Foucault, Didi-Huberman y Walter Benjamin, principalmente, para la discusiÃn de las categorÃas tratadas en la poÃtica de Sophie Calle. Inspirada por el concepto de escritura mimÃtica en Walter Benjamin, parto del mÃnimo de las narrativas para encadenar los conceptos de escritura de sÃ, la revoluciÃn estÃtica de las artes y el espacio autobiogrÃfico, de Leonor Arfuch. Junto al recorrido teÃrico de estudios, presento el libro de artista Todos son felices en las fotografÃas, pieza artÃstica semejante a un Ãlbum, que relaciona fotografÃas de una mujer desconocida, en la dÃcada de 1940, a frases comÃnmente escuchadas en relaciones asimÃtricas. Las imÃgenes de esta mujer fueron retiradas de mi colecciÃn personal de fotografÃas de anÃnimos, generalmente adquiridas en ferias de antigÃedades o encontradas en la basura. Dividiendo con esas imÃgenes el espacio de la pÃgina estÃn las frases mecanografiadas, apuntando a espacios de significaciÃn que estÃn antes y despuÃs del clic fotogrÃfico. De este modo, hago simultÃneamente estudios teÃricos y prÃcticos acerca de la relaciÃn entre fotografÃa y palabra en la composiciÃn de narrativas, trabajando las categorÃas de estudio en mi trabajo como artista visual y como investigadora. |
description |
Ficcionar HistÃrias Reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophie Calle à uma pesquisa que escava o livro HistÃrias Reais, o Ãnico de Sophie Calle publicado no Brasil. A pesquisa parte das narrativas do livro para discutir as categorias de imagem e palavra para construÃÃo de narrativas autobiogrÃficas, considerando tambÃm algumas questÃes sobre ritual, repetiÃÃo, dispositivo, experiÃncia e passado. Os estudos aqui tratados tomam os escritos de Jacques RanciÃre, Michael Foucault, Didi-Huberman e Walter Benjamin, principalmente, para discussÃo das categorias tratadas na poÃtica de Sophie Calle. Inspirada pelo conceito de escrita mimÃtica em Walter Benjamin, parto do mÃnimo das narrativas para encadear os conceitos de escrita de si, a revoluÃÃo estÃtica das artes e espaÃo autobiogrÃfico, de Leonor Arfuch. Junto ao percurso teÃrico de estudos, apresento o livro de artista Todos sÃo felizes nas fotografias, peÃa artÃstica assemelhada a um Ãlbum, que relaciona fotografias de uma mulher desconhecida, na dÃcada de 1940, a frases comumente ouvidas em relacionamentos assimÃtricos. As imagens desta mulher foram retiradas de minha coleÃÃo pessoal de fotografias de anÃnimos, geralmente adquiridas em feiras de antiguidades ou encontradas no lixo. Dividindo com essas imagens o espaÃo da pÃgina estÃo as frases datilografadas, apontando para espaÃos de significaÃÃo que estÃo antes e depois do clique fotogrÃfico. Deste modo, teÃo simultaneamente estudos teÃricos e prÃticos acerca da relaÃÃo entre fotografia e palavra na composiÃÃo de narrativas, trabalhando as categorias de estudo em meu trabalho como artista visual e como pesquisadora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20779 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295649791213568 |