O ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Cleide da Silva Barroso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6962
Resumo: No inicio dos anos 1990 do sÃculo XX, presenciamos um forte discurso no Ãmbito nacional e internacional da necessidade de melhoria da educaÃÃo pÃblica, sendo, a formaÃÃo de professores, um dos eixos norteadores dessa perspectiva. Desse modo, a dÃcada que antecede a virada do sÃculo fora instituÃda como a âDÃcada da EducaÃÃoâ, espaÃo de acontecimentos de congressos, fÃruns e encontros sobre educaÃÃo que resultaram em declaraÃÃes, recomendaÃÃes, metas e planos de aÃÃes estabelecidas pelos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial. Nesse quadro, o construtivismo desponta como pedagogia dominante, a ser assumida pelas diretrizes orientadoras do processo de formaÃÃo docente, exigindo, por esse turno, uma proposta educacional â a construtivista â que compreendesse a inteligÃncia como um processo adaptativo, condiÃÃo absolutamente indispensÃvel para o processo de (re)produÃÃo do capital. Diante desse contexto, nossa pesquisa assume como objetivo analisar, à luz da crÃtica marxista, a relaÃÃo existente entre o ideÃrio construtivista e as principais diretrizes das polÃticas de formaÃÃo do educador, especificamente, a do pedagogo, investigando as determinaÃÃes impostas à prÃxis docente. Nessa direÃÃo, com base na perspectiva marxiana, buscamos o desvelamento e a apropriaÃÃo crÃtica dos elementos que nos apontam o real significado do construtivismo no curso de formaÃÃo de professores, analisando as relaÃÃes entre construtivismo e a formaÃÃo docente contemporÃnea, particularmente, do curso de formaÃÃo do pedagogo. Consoante com este referencial teÃrico, desenvolvemos uma investigaÃÃo de cunho teÃrico-bibliogrÃfico e documental sobre a formaÃÃo de professores encaminhada, particularmente, aos Cursos de Pedagogia, frente aos paradigmas atuais da educaÃÃo, enfocando o construtivismo e o alcance deste referencial no processo de formaÃÃo do Pedagogo. Para tanto, cuidamos primeiramente de realizar uma revisÃo teÃrica acerca da centralidade do trabalho, enfocando a relaÃÃo deste com os outros complexos sociais, especialmente, a educaÃÃo. De posse desse estudo passamos a analisar as bases piagetianas do construtivismo, retomando, ademais, uma anÃlise dos pressupostos teÃricos do construtivismo em Piaget, apoiados em teÃricos afinados com a perspectiva marxiana. No que se refere à particularidade da formaÃÃo do pedagogo e a sua relaÃÃo com o ideÃrio construtivista, tratamos inicialmente de esboÃar uma breve retrospectiva da histÃria do curso de pedagogia, avanÃando, por essa via, para anÃlise das DCNs-Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (2006) e seu entrelaÃamento teÃrico-prÃtico com o ideÃrio construtivista. Por fim, destacamos o profundo poder de seduÃÃo exercido pelo ideÃrio construtivista e as conseqÃÃncias dessa adesÃo no campo da formaÃÃo do pedagogo, em particular, e da prÃtica docente, em geral, aprofundando, desse modo, o carÃter alienador das polÃticas de formaÃÃo de professores, jà que esse modelo teÃrico tem despontado como um forte modismo na educaÃÃo.
id UFC_f06bc824d7961de098e644fc26b3b662
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4502
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxistaThe constructivist ideas and teacher training: an analysis from the perspective of the Marxist critique2011-12-18Maria das Dores Mendes Segundo13950606300Josefa Jackline Rabelo19426828320Ruth Maria de Paula GonÃalves36578754334http://lattes.cnpq.br/7515124468091526Francisca Maurilene do Carmo68218184368http://lattes.cnpq.br/896078293757794546099212353http://lattes.cnpq.br/6267402154400258Maria Cleide da Silva BarrosoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRIdeÃrio construtivista PolÃticas de formaÃÃo do pedagogo CrÃtica marxistaConstructivist ideary Politics of teachers formation Marxist criticismEDUCACAONo inicio dos anos 1990 do sÃculo XX, presenciamos um forte discurso no Ãmbito nacional e internacional da necessidade de melhoria da educaÃÃo pÃblica, sendo, a formaÃÃo de professores, um dos eixos norteadores dessa perspectiva. Desse modo, a dÃcada que antecede a virada do sÃculo fora instituÃda como a âDÃcada da EducaÃÃoâ, espaÃo de acontecimentos de congressos, fÃruns e encontros sobre educaÃÃo que resultaram em declaraÃÃes, recomendaÃÃes, metas e planos de aÃÃes estabelecidas pelos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial. Nesse quadro, o construtivismo desponta como pedagogia dominante, a ser assumida pelas diretrizes orientadoras do processo de formaÃÃo docente, exigindo, por esse turno, uma proposta educacional â a construtivista â que compreendesse a inteligÃncia como um processo adaptativo, condiÃÃo absolutamente indispensÃvel para o processo de (re)produÃÃo do capital. Diante desse contexto, nossa pesquisa assume como objetivo analisar, à luz da crÃtica marxista, a relaÃÃo existente entre o ideÃrio construtivista e as principais diretrizes das polÃticas de formaÃÃo do educador, especificamente, a do pedagogo, investigando as determinaÃÃes impostas à prÃxis docente. Nessa direÃÃo, com base na perspectiva marxiana, buscamos o desvelamento e a apropriaÃÃo crÃtica dos elementos que nos apontam o real significado do construtivismo no curso de formaÃÃo de professores, analisando as relaÃÃes entre construtivismo e a formaÃÃo docente contemporÃnea, particularmente, do curso de formaÃÃo do pedagogo. Consoante com este referencial teÃrico, desenvolvemos uma investigaÃÃo de cunho teÃrico-bibliogrÃfico e documental sobre a formaÃÃo de professores encaminhada, particularmente, aos Cursos de Pedagogia, frente aos paradigmas atuais da educaÃÃo, enfocando o construtivismo e o alcance deste referencial no processo de formaÃÃo do Pedagogo. Para tanto, cuidamos primeiramente de realizar uma revisÃo teÃrica acerca da centralidade do trabalho, enfocando a relaÃÃo deste com os outros complexos sociais, especialmente, a educaÃÃo. De posse desse estudo passamos a analisar as bases piagetianas do construtivismo, retomando, ademais, uma anÃlise dos pressupostos teÃricos do construtivismo em Piaget, apoiados em teÃricos afinados com a perspectiva marxiana. No que se refere à particularidade da formaÃÃo do pedagogo e a sua relaÃÃo com o ideÃrio construtivista, tratamos inicialmente de esboÃar uma breve retrospectiva da histÃria do curso de pedagogia, avanÃando, por essa via, para anÃlise das DCNs-Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (2006) e seu entrelaÃamento teÃrico-prÃtico com o ideÃrio construtivista. Por fim, destacamos o profundo poder de seduÃÃo exercido pelo ideÃrio construtivista e as conseqÃÃncias dessa adesÃo no campo da formaÃÃo do pedagogo, em particular, e da prÃtica docente, em geral, aprofundando, desse modo, o carÃter alienador das polÃticas de formaÃÃo de professores, jà que esse modelo teÃrico tem despontado como um forte modismo na educaÃÃo. In the beginning of the years 1990 of the XXth Century, we watched a strong speech, in the national and international scopes, about the necessity of public education improvement. This way, the decade which precedes the century changing had been instituted as the âEducation Decadeâ; place in which congresses, forums and meetings have happened. These events have resulted in declarations, recommendations, aims and plans of actions established by the international organisms, mainly by the World Bank. According to this situation, the constructivism emerges as dominant Pedagogy, to be assumed by the orientating guidelines of the teaching formation process, demanding, by this time, an educational proposal â the constructivist â that could understand the intelligence as an adaptative process, essential condition for the capitalâs (re)production process. In face of this context, our research assumes as objective to analyze, by the Marxist criticism, the relation that exists between the constructivist ideary and the main guidelines of the politics of educators formation, specifically the teachersâ one, investigating the determinations which are imposed to the teaching praxis. In this direction, based on the marxian perspective, we search the discovering and the critic appropriation of the elements that show us the real meaning of constructivism in the teachers formation course, analyzing the relations between constructivism and contemporary teaching formation, particularly, of the teachers formation course. According to this theoretical perspective, we developed a theoretical-bibliographical and documental investigation about the teachers formation directed, particularly, to the Pedagogy Courses, in the face of the current educational paradigms, hanging the constructivism and the reach of this perspective in the teachersâ formation process. Towards this, we took care, first of all, about making a theoretical revision of the labor centrality, emphasizing its relation with the other social complexes, specially the education. Having done this study, we analyzed the piagetian basis of constructivism, retaking, moreover, an analysis of the theoretical presupposed of constructivism in Piaget, basing ourselves in authors who guide themselves by the marxian perspective. Concerning to the particularity of the teachers formation and its relation with the constructivist ideary, we initially sketched a brief retrospective of the Pedagogy Course, advancing, thorough this way, to the analysis of the DCNs - National Curricular Guidelines for the Pedagogy Course (2006) and its theoretical-practical entwining with the constructivist ideary. For the ending, we emphasize the great power of seduction practiced by the constructivist ideary and the consequences of this adhesion in the sphere of the teachersâ formation, particularly, and of the teaching practice, in general, deepening, this way, the alienating character of the politics of teaching formation, in face of the fact that this theoretical model has emerged as a strongly current practice in the education.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6962application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:01Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxista
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The constructivist ideas and teacher training: an analysis from the perspective of the Marxist critique
title O ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxista
spellingShingle O ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxista
Maria Cleide da Silva Barroso
IdeÃrio construtivista
PolÃticas de formaÃÃo do pedagogo
CrÃtica marxista
Constructivist ideary
Politics of teachers formation
Marxist criticism
EDUCACAO
title_short O ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxista
title_full O ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxista
title_fullStr O ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxista
title_full_unstemmed O ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxista
title_sort O ideÃrio construtivista e a formaÃÃo do pedagogo: uma anÃlise na perspectiva da crÃtica marxista
author Maria Cleide da Silva Barroso
author_facet Maria Cleide da Silva Barroso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria das Dores Mendes Segundo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 13950606300
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josefa Jackline Rabelo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 19426828320
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ruth Maria de Paula GonÃalves
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36578754334
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7515124468091526
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francisca Maurilene do Carmo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 68218184368
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8960782937577945
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 46099212353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6267402154400258
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Cleide da Silva Barroso
contributor_str_mv Maria das Dores Mendes Segundo
Josefa Jackline Rabelo
Ruth Maria de Paula GonÃalves
Francisca Maurilene do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv IdeÃrio construtivista
PolÃticas de formaÃÃo do pedagogo
CrÃtica marxista
topic IdeÃrio construtivista
PolÃticas de formaÃÃo do pedagogo
CrÃtica marxista
Constructivist ideary
Politics of teachers formation
Marxist criticism
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Constructivist ideary
Politics of teachers formation
Marxist criticism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv No inicio dos anos 1990 do sÃculo XX, presenciamos um forte discurso no Ãmbito nacional e internacional da necessidade de melhoria da educaÃÃo pÃblica, sendo, a formaÃÃo de professores, um dos eixos norteadores dessa perspectiva. Desse modo, a dÃcada que antecede a virada do sÃculo fora instituÃda como a âDÃcada da EducaÃÃoâ, espaÃo de acontecimentos de congressos, fÃruns e encontros sobre educaÃÃo que resultaram em declaraÃÃes, recomendaÃÃes, metas e planos de aÃÃes estabelecidas pelos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial. Nesse quadro, o construtivismo desponta como pedagogia dominante, a ser assumida pelas diretrizes orientadoras do processo de formaÃÃo docente, exigindo, por esse turno, uma proposta educacional â a construtivista â que compreendesse a inteligÃncia como um processo adaptativo, condiÃÃo absolutamente indispensÃvel para o processo de (re)produÃÃo do capital. Diante desse contexto, nossa pesquisa assume como objetivo analisar, à luz da crÃtica marxista, a relaÃÃo existente entre o ideÃrio construtivista e as principais diretrizes das polÃticas de formaÃÃo do educador, especificamente, a do pedagogo, investigando as determinaÃÃes impostas à prÃxis docente. Nessa direÃÃo, com base na perspectiva marxiana, buscamos o desvelamento e a apropriaÃÃo crÃtica dos elementos que nos apontam o real significado do construtivismo no curso de formaÃÃo de professores, analisando as relaÃÃes entre construtivismo e a formaÃÃo docente contemporÃnea, particularmente, do curso de formaÃÃo do pedagogo. Consoante com este referencial teÃrico, desenvolvemos uma investigaÃÃo de cunho teÃrico-bibliogrÃfico e documental sobre a formaÃÃo de professores encaminhada, particularmente, aos Cursos de Pedagogia, frente aos paradigmas atuais da educaÃÃo, enfocando o construtivismo e o alcance deste referencial no processo de formaÃÃo do Pedagogo. Para tanto, cuidamos primeiramente de realizar uma revisÃo teÃrica acerca da centralidade do trabalho, enfocando a relaÃÃo deste com os outros complexos sociais, especialmente, a educaÃÃo. De posse desse estudo passamos a analisar as bases piagetianas do construtivismo, retomando, ademais, uma anÃlise dos pressupostos teÃricos do construtivismo em Piaget, apoiados em teÃricos afinados com a perspectiva marxiana. No que se refere à particularidade da formaÃÃo do pedagogo e a sua relaÃÃo com o ideÃrio construtivista, tratamos inicialmente de esboÃar uma breve retrospectiva da histÃria do curso de pedagogia, avanÃando, por essa via, para anÃlise das DCNs-Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (2006) e seu entrelaÃamento teÃrico-prÃtico com o ideÃrio construtivista. Por fim, destacamos o profundo poder de seduÃÃo exercido pelo ideÃrio construtivista e as conseqÃÃncias dessa adesÃo no campo da formaÃÃo do pedagogo, em particular, e da prÃtica docente, em geral, aprofundando, desse modo, o carÃter alienador das polÃticas de formaÃÃo de professores, jà que esse modelo teÃrico tem despontado como um forte modismo na educaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In the beginning of the years 1990 of the XXth Century, we watched a strong speech, in the national and international scopes, about the necessity of public education improvement. This way, the decade which precedes the century changing had been instituted as the âEducation Decadeâ; place in which congresses, forums and meetings have happened. These events have resulted in declarations, recommendations, aims and plans of actions established by the international organisms, mainly by the World Bank. According to this situation, the constructivism emerges as dominant Pedagogy, to be assumed by the orientating guidelines of the teaching formation process, demanding, by this time, an educational proposal â the constructivist â that could understand the intelligence as an adaptative process, essential condition for the capitalâs (re)production process. In face of this context, our research assumes as objective to analyze, by the Marxist criticism, the relation that exists between the constructivist ideary and the main guidelines of the politics of educators formation, specifically the teachersâ one, investigating the determinations which are imposed to the teaching praxis. In this direction, based on the marxian perspective, we search the discovering and the critic appropriation of the elements that show us the real meaning of constructivism in the teachers formation course, analyzing the relations between constructivism and contemporary teaching formation, particularly, of the teachers formation course. According to this theoretical perspective, we developed a theoretical-bibliographical and documental investigation about the teachers formation directed, particularly, to the Pedagogy Courses, in the face of the current educational paradigms, hanging the constructivism and the reach of this perspective in the teachersâ formation process. Towards this, we took care, first of all, about making a theoretical revision of the labor centrality, emphasizing its relation with the other social complexes, specially the education. Having done this study, we analyzed the piagetian basis of constructivism, retaking, moreover, an analysis of the theoretical presupposed of constructivism in Piaget, basing ourselves in authors who guide themselves by the marxian perspective. Concerning to the particularity of the teachers formation and its relation with the constructivist ideary, we initially sketched a brief retrospective of the Pedagogy Course, advancing, thorough this way, to the analysis of the DCNs - National Curricular Guidelines for the Pedagogy Course (2006) and its theoretical-practical entwining with the constructivist ideary. For the ending, we emphasize the great power of seduction practiced by the constructivist ideary and the consequences of this adhesion in the sphere of the teachersâ formation, particularly, and of the teaching practice, in general, deepening, this way, the alienating character of the politics of teaching formation, in face of the fact that this theoretical model has emerged as a strongly current practice in the education.
description No inicio dos anos 1990 do sÃculo XX, presenciamos um forte discurso no Ãmbito nacional e internacional da necessidade de melhoria da educaÃÃo pÃblica, sendo, a formaÃÃo de professores, um dos eixos norteadores dessa perspectiva. Desse modo, a dÃcada que antecede a virada do sÃculo fora instituÃda como a âDÃcada da EducaÃÃoâ, espaÃo de acontecimentos de congressos, fÃruns e encontros sobre educaÃÃo que resultaram em declaraÃÃes, recomendaÃÃes, metas e planos de aÃÃes estabelecidas pelos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial. Nesse quadro, o construtivismo desponta como pedagogia dominante, a ser assumida pelas diretrizes orientadoras do processo de formaÃÃo docente, exigindo, por esse turno, uma proposta educacional â a construtivista â que compreendesse a inteligÃncia como um processo adaptativo, condiÃÃo absolutamente indispensÃvel para o processo de (re)produÃÃo do capital. Diante desse contexto, nossa pesquisa assume como objetivo analisar, à luz da crÃtica marxista, a relaÃÃo existente entre o ideÃrio construtivista e as principais diretrizes das polÃticas de formaÃÃo do educador, especificamente, a do pedagogo, investigando as determinaÃÃes impostas à prÃxis docente. Nessa direÃÃo, com base na perspectiva marxiana, buscamos o desvelamento e a apropriaÃÃo crÃtica dos elementos que nos apontam o real significado do construtivismo no curso de formaÃÃo de professores, analisando as relaÃÃes entre construtivismo e a formaÃÃo docente contemporÃnea, particularmente, do curso de formaÃÃo do pedagogo. Consoante com este referencial teÃrico, desenvolvemos uma investigaÃÃo de cunho teÃrico-bibliogrÃfico e documental sobre a formaÃÃo de professores encaminhada, particularmente, aos Cursos de Pedagogia, frente aos paradigmas atuais da educaÃÃo, enfocando o construtivismo e o alcance deste referencial no processo de formaÃÃo do Pedagogo. Para tanto, cuidamos primeiramente de realizar uma revisÃo teÃrica acerca da centralidade do trabalho, enfocando a relaÃÃo deste com os outros complexos sociais, especialmente, a educaÃÃo. De posse desse estudo passamos a analisar as bases piagetianas do construtivismo, retomando, ademais, uma anÃlise dos pressupostos teÃricos do construtivismo em Piaget, apoiados em teÃricos afinados com a perspectiva marxiana. No que se refere à particularidade da formaÃÃo do pedagogo e a sua relaÃÃo com o ideÃrio construtivista, tratamos inicialmente de esboÃar uma breve retrospectiva da histÃria do curso de pedagogia, avanÃando, por essa via, para anÃlise das DCNs-Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (2006) e seu entrelaÃamento teÃrico-prÃtico com o ideÃrio construtivista. Por fim, destacamos o profundo poder de seduÃÃo exercido pelo ideÃrio construtivista e as conseqÃÃncias dessa adesÃo no campo da formaÃÃo do pedagogo, em particular, e da prÃtica docente, em geral, aprofundando, desse modo, o carÃter alienador das polÃticas de formaÃÃo de professores, jà que esse modelo teÃrico tem despontado como um forte modismo na educaÃÃo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6962
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295154150309888