Gestores, servidores e usuÃrios: as representaÃÃes sociais do Programa CEDEFAM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestores, servidores e usuÃrios: as representaÃÃes sociais do Programa CEDEFAM2018-09-00Fernando Josà Pires de Sousa09090932372Fernando Josà Pires de Sousa45636974152Edgley Silva de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRAvaliaÃÃo SaÃde bucal RepresentaÃÃesEvaluation. Oral health. Representations.AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISnÃo hÃEsta pesquisa trata da avaliaÃÃo do Programa Cedefam: centro de extensÃo, ensino e pesquisa e as suas aÃÃes de saÃde enquanto um direito social, descrito na ConstituiÃÃo de 1988 sob a perspectiva da avaliaÃÃo em profundidade (RODRIGUES, 2008). Desvela o significado dado pelos gestores, servidores tÃcnico-administrativos e usuÃrios por meios de suas representaÃÃes sobre as aÃÃes ofertadas pela clÃnica de SaÃde Bucal do Cedefam, inserida no programa que se apresenta como uma AÃÃo de ExtensÃo da Universidade Federal do Cearà (UFC). Tem como objetivo avaliar as representaÃÃes sociais dos sujeitos envolvidos com a polÃtica de saÃde bucal desenvolvida pelo programa, em articulaÃÃo com o direito à saÃde e os princÃpios que norteiam a PolÃtica de SaÃde Bucal brasileira. A base analÃtica fundante deste estudo à a teoria das representaÃÃes, que segundo Moscovici (1981) à um conjunto de conceitos, afirmaÃÃes e explicaÃÃes originadas no cotidiano, no decurso de comunicaÃÃes individuais. A metodologia desse estudo à de natureza qualitativa, que de acordo com Rey (2011) tem como aspecto a produÃÃo de conhecimento estar centrada na dimensÃo da singularidade do estudado. Este fenÃmeno foi avaliado por meio de pesquisa bibliogrÃfica, observaÃÃo participante, diÃrio de campo e entrevista semiestruturada. Dos significados desvelados, pode-se citar que os gestores se posicionaram a partir de um conhecimento que vÃo desde o planejamento, implantaÃÃo e execuÃÃo do programa, bem como se referem como partÃcipes em alguns estÃgios de estruturaÃÃo fÃsica e assistencial do programa. Verificou-se que os mesmos compreendem o seu papel dentro da unidade de saÃde, ao executar a garantia da saÃde como um direito social constitucional. Acreditam que as aÃÃes promovem a melhoria da qualidade de vida da populaÃÃo. Os gestores e servidores tÃcnico-administrativos reconhecem o papel da ClÃnica de SaÃde Bucal como uma unidade de extensÃo da UFC e como tal, compreendem para quem destina-se as suas aÃÃes. Foram enfÃticos em afirmar que garantem o direito à saÃde dos usuÃrios, demonstrando que estes sÃo viabilizados por meio do acesso, da atenÃÃo humanizada e da equidade. Ressaltam que o controle de placa bacteriana à a grande contribuiÃÃo do Cedefam para a qualidade de vida das pessoas e que estÃo muito satisfeitos ao desenvolverem suas aÃÃes na clÃnica de saÃde bucal do Cedefam. Identificou-se atravÃs das falas dos trÃs sujeitos que existem vÃnculos entre os agentes operadores da polÃtica (gestores e servidores) e os usuÃrios. Os usuÃrios em sua maioria reconhecem a clÃnica com um lugar de soluÃÃo de suas necessidades de saÃde e que utilizam outras aÃÃes ofertadas pelo programa. Os mesmos ainda afirmam que, seus familiares tambÃm sÃo acolhidos e atendidos. Por isso colocam a necessidade que o programa ter de continuar e ampliar as suas aÃÃes. Pode-se inferir que, embora alguns usuÃrios nÃo tenham demonstrado entender que destino a clÃnica poderia ter a partir do congelamento nos investimentos da saÃde, o que eles colocam, como soluÃÃo de suas necessidades relativas à saÃde bucal, à a manutenÃÃo e ampliaÃÃo das aÃÃes. Verificamos tambÃm a ausÃncia da participaÃÃo da comunidade no planejamento das aÃÃes. O respeito ao ser humano precede ao reconhecimento de seus direitos, por isso pensar em as aÃÃes destinadas à comunidade sem o prÃvio contato com ela, pode levar ao insucesso de qualquer programa pela ineficiÃncia. Diante do exposto, verificou-se por meios das representaÃÃes sociais dos sujeitos envolvidos com as aÃÃes de saÃde ofertadas pelo Cedefam, que a PolÃtica de SaÃde bucal executada responde Ãs demandas dos usuÃrios entrevistados por esta pesquisa, embora tenha ficado explÃcito nas falas deles que, torna-se imprescindÃvel o fortalecimento e a ampliaÃÃo de todas as aÃÃes ofertadas pela clÃnica, de modo a alcanÃar toda a comunidade.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20490application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:58Zmail@mail.com - |
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Esta pesquisa trata da avaliaÃÃo do Programa Cedefam: centro de extensÃo, ensino e pesquisa e as suas aÃÃes de saÃde enquanto um direito social, descrito na ConstituiÃÃo de 1988 sob a perspectiva da avaliaÃÃo em profundidade (RODRIGUES, 2008). Desvela o significado dado pelos gestores, servidores tÃcnico-administrativos e usuÃrios por meios de suas representaÃÃes sobre as aÃÃes ofertadas pela clÃnica de SaÃde Bucal do Cedefam, inserida no programa que se apresenta como uma AÃÃo de ExtensÃo da Universidade Federal do Cearà (UFC). Tem como objetivo avaliar as representaÃÃes sociais dos sujeitos envolvidos com a polÃtica de saÃde bucal desenvolvida pelo programa, em articulaÃÃo com o direito à saÃde e os princÃpios que norteiam a PolÃtica de SaÃde Bucal brasileira. A base analÃtica fundante deste estudo à a teoria das representaÃÃes, que segundo Moscovici (1981) à um conjunto de conceitos, afirmaÃÃes e explicaÃÃes originadas no cotidiano, no decurso de comunicaÃÃes individuais. A metodologia desse estudo à de natureza qualitativa, que de acordo com Rey (2011) tem como aspecto a produÃÃo de conhecimento estar centrada na dimensÃo da singularidade do estudado. Este fenÃmeno foi avaliado por meio de pesquisa bibliogrÃfica, observaÃÃo participante, diÃrio de campo e entrevista semiestruturada. Dos significados desvelados, pode-se citar que os gestores se posicionaram a partir de um conhecimento que vÃo desde o planejamento, implantaÃÃo e execuÃÃo do programa, bem como se referem como partÃcipes em alguns estÃgios de estruturaÃÃo fÃsica e assistencial do programa. Verificou-se que os mesmos compreendem o seu papel dentro da unidade de saÃde, ao executar a garantia da saÃde como um direito social constitucional. Acreditam que as aÃÃes promovem a melhoria da qualidade de vida da populaÃÃo. Os gestores e servidores tÃcnico-administrativos reconhecem o papel da ClÃnica de SaÃde Bucal como uma unidade de extensÃo da UFC e como tal, compreendem para quem destina-se as suas aÃÃes. Foram enfÃticos em afirmar que garantem o direito à saÃde dos usuÃrios, demonstrando que estes sÃo viabilizados por meio do acesso, da atenÃÃo humanizada e da equidade. Ressaltam que o controle de placa bacteriana à a grande contribuiÃÃo do Cedefam para a qualidade de vida das pessoas e que estÃo muito satisfeitos ao desenvolverem suas aÃÃes na clÃnica de saÃde bucal do Cedefam. Identificou-se atravÃs das falas dos trÃs sujeitos que existem vÃnculos entre os agentes operadores da polÃtica (gestores e servidores) e os usuÃrios. Os usuÃrios em sua maioria reconhecem a clÃnica com um lugar de soluÃÃo de suas necessidades de saÃde e que utilizam outras aÃÃes ofertadas pelo programa. Os mesmos ainda afirmam que, seus familiares tambÃm sÃo acolhidos e atendidos. Por isso colocam a necessidade que o programa ter de continuar e ampliar as suas aÃÃes. Pode-se inferir que, embora alguns usuÃrios nÃo tenham demonstrado entender que destino a clÃnica poderia ter a partir do congelamento nos investimentos da saÃde, o que eles colocam, como soluÃÃo de suas necessidades relativas à saÃde bucal, à a manutenÃÃo e ampliaÃÃo das aÃÃes. Verificamos tambÃm a ausÃncia da participaÃÃo da comunidade no planejamento das aÃÃes. O respeito ao ser humano precede ao reconhecimento de seus direitos, por isso pensar em as aÃÃes destinadas à comunidade sem o prÃvio contato com ela, pode levar ao insucesso de qualquer programa pela ineficiÃncia. Diante do exposto, verificou-se por meios das representaÃÃes sociais dos sujeitos envolvidos com as aÃÃes de saÃde ofertadas pelo Cedefam, que a PolÃtica de SaÃde bucal executada responde Ãs demandas dos usuÃrios entrevistados por esta pesquisa, embora tenha ficado explÃcito nas falas deles que, torna-se imprescindÃvel o fortalecimento e a ampliaÃÃo de todas as aÃÃes ofertadas pela clÃnica, de modo a alcanÃar toda a comunidade. |
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