PrecificaÃÃo hedÃnica de imÃveis localizados em bairros selecionados de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12973 |
Resumo: | Este trabalho consiste no estudo das caracterÃsticas fÃsicas de imÃveis localizados em bairros selecionados da cidade de Fortaleza, as quais sÃo determinantes para a formaÃÃo de preÃo. Tendo por base a metodologia de preÃos hedÃnicos ou preÃos implÃcitos, sÃo investigadas as caracterÃsticas do bem habitacional que influem na formaÃÃo do seu preÃo final e na determinaÃÃo da cesta Ãtima de bens do consumidor. Com base em uma pesquisa de campo sobre as caracterÃsticas de 607 imÃveis construÃdos no perÃodo de 2007-2012, especificou-se um modelo economÃtrico de preÃos hedÃnicos para se identificar os efeitos de um vetor de caracterÃsticas fÃsicas sobre o preÃo final do imÃvel. Concluiu-se que as variÃveis estudadas no vetor de caracterÃsticas se mostraram estatisticamente relevantes na equaÃÃo estimada para explicar a formaÃÃo dos preÃos dos imÃveis residenciais, dentre as quais se destacam: Ãrea privativa, acabamento, nÃmero de pavimentos, presenÃa de elevador, vagas de garagem, idade do imÃvel. Do modelo proposto, ao se avaliar apartamentos novos e usados, desconsiderando aqueles em fase de construÃÃo, deduz-se que, dentro do perÃodo de referÃncia, deve optar-se pela compra de um imÃvel usado a fim de obter-se maior ganho esperado de capital. AtravÃs dos dados apresentados, tornou-se tambÃm possÃvel estabelecer o comportamento do consumidor neste perÃodo, no qual prefere adquirir imÃveis novos para moradia e usados para investimento. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrecificaÃÃo hedÃnica de imÃveis localizados em bairros selecionados de Fortaleza Hedonic pricing of properties located in neighborhoods selected from Fortaleza2014-02-11Ronaldo de Albuquerque e Arraes09170812349http://lattes.cnpq.br/1044002003893499Guilherme Diniz Irffi04447250675http://lattes.cnpq.br/8821559850261716Daniel Barboza GuimarÃes00000060021http://lattes.cnpq.br/682807466023979702911635302MÃrcio Bertrand Diniz Nazareth FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRMercado ImobiliÃrio EstimaÃÃo de PreÃos HedÃnicos Bairros Selecionados de FortalezaReal State Market Estimation of Hedonic Prices Selected Urban Areas of FortalezaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEste trabalho consiste no estudo das caracterÃsticas fÃsicas de imÃveis localizados em bairros selecionados da cidade de Fortaleza, as quais sÃo determinantes para a formaÃÃo de preÃo. Tendo por base a metodologia de preÃos hedÃnicos ou preÃos implÃcitos, sÃo investigadas as caracterÃsticas do bem habitacional que influem na formaÃÃo do seu preÃo final e na determinaÃÃo da cesta Ãtima de bens do consumidor. Com base em uma pesquisa de campo sobre as caracterÃsticas de 607 imÃveis construÃdos no perÃodo de 2007-2012, especificou-se um modelo economÃtrico de preÃos hedÃnicos para se identificar os efeitos de um vetor de caracterÃsticas fÃsicas sobre o preÃo final do imÃvel. Concluiu-se que as variÃveis estudadas no vetor de caracterÃsticas se mostraram estatisticamente relevantes na equaÃÃo estimada para explicar a formaÃÃo dos preÃos dos imÃveis residenciais, dentre as quais se destacam: Ãrea privativa, acabamento, nÃmero de pavimentos, presenÃa de elevador, vagas de garagem, idade do imÃvel. Do modelo proposto, ao se avaliar apartamentos novos e usados, desconsiderando aqueles em fase de construÃÃo, deduz-se que, dentro do perÃodo de referÃncia, deve optar-se pela compra de um imÃvel usado a fim de obter-se maior ganho esperado de capital. AtravÃs dos dados apresentados, tornou-se tambÃm possÃvel estabelecer o comportamento do consumidor neste perÃodo, no qual prefere adquirir imÃveis novos para moradia e usados para investimento.This work investigates the physical characteristics of properties located in selected neighborhoods in the city of Fortaleza, which are decisive for pricing. The methodology of hedonic or implicit prices is applied to determine the property characteristics that influence the achievement of optimal bundle of other goods and housing made by the consumer for forming its demand price. Based on a field survey on the characteristics of 607 buildings constructed in the period 2007-2012, it was specified an econometric model of hedonic pricing to identify the effects of a vector of physical characteristics on the final price of the property. It was concluded that the coefficients of the variables in the vector of characteristics were statistically significant in the estimated equation to explain the formation of the prices of residential properties, among which are: private area, quality of materials, number of floors, availability of elevators, garage spaces and years of construction. By contrasting brand new and other apartments, excluding those under construction, it follows that the latter should be chosen by the consumers if higher expected capital gain is the target. Yet, it is also established that the consumer behavior is such that they prefer to acquire new properties for own housing and used ones for investment.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12973application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:15Zmail@mail.com - |
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This work investigates the physical characteristics of properties located in selected neighborhoods in the city of Fortaleza, which are decisive for pricing. The methodology of hedonic or implicit prices is applied to determine the property characteristics that influence the achievement of optimal bundle of other goods and housing made by the consumer for forming its demand price. Based on a field survey on the characteristics of 607 buildings constructed in the period 2007-2012, it was specified an econometric model of hedonic pricing to identify the effects of a vector of physical characteristics on the final price of the property. It was concluded that the coefficients of the variables in the vector of characteristics were statistically significant in the estimated equation to explain the formation of the prices of residential properties, among which are: private area, quality of materials, number of floors, availability of elevators, garage spaces and years of construction. By contrasting brand new and other apartments, excluding those under construction, it follows that the latter should be chosen by the consumers if higher expected capital gain is the target. Yet, it is also established that the consumer behavior is such that they prefer to acquire new properties for own housing and used ones for investment. |
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