Entre toadas, leis e cachÃs: as prÃticas das bandas cabaÃais do Cariri Cearense e as ressignificaÃÃes do conceito de cultura popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6866 |
Resumo: | A regiÃo do Cariri cearense hà muito tempo à considerada como palco de inÃmeras manifestaÃÃes, sejam de cunho religioso, polÃtico, econÃmico ou cultural. Tal efervescÃncia regional desencadeia circuitos culturais que englobam vÃrias formas e prÃticas populares. O Cariri à o foco deste estudo, portanto, por ser o local de origem da grande maioria das bandas cabaÃais do Estado do CearÃ. O principal objetivo deste trabalho à o de compreender como se desenvolvem as relaÃÃes entre as bandas cabaÃais do Cariri cearense e uma sÃrie de interlocutores do circuito cultural. Por interlocutores tomo agentes deste circuito, que engloba o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), os setores culturais do ServiÃo Social do ComÃrcio (SESC) e as Secretarias Municipais de Cultura (Secults), sendo essa a principal fonte de diÃlogo para a construÃÃo deste trabalho. Entender como esses sujeitos ressignificam o conceito de culturas populares e como essas ressignificaÃÃes influenciam na reelaboraÃÃo da presente prÃtica cultural tradicional à o mote desse trabalho. A contribuiÃÃo aqui construÃda pretende abranger-se em um debate sobre as prÃticas das bandas cabaÃais e sobre o conceito de culturas populares para alÃm de qualquer tipo de classificaÃÃo e/ou restriÃÃo. O viÃs aqui adotado considera que as culturas, tradiÃÃes e manifestaÃÃes sÃo permeadas pela hibridez e pela mutabilidade inerente do mundo globalizado. |
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