Entre toadas, leis e cachÃs: as prÃticas das bandas cabaÃais do Cariri Cearense e as ressignificaÃÃes do conceito de cultura popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JÃssica Soares Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6866
Resumo: A regiÃo do Cariri cearense hà muito tempo à considerada como palco de inÃmeras manifestaÃÃes, sejam de cunho religioso, polÃtico, econÃmico ou cultural. Tal efervescÃncia regional desencadeia circuitos culturais que englobam vÃrias formas e prÃticas populares. O Cariri à o foco deste estudo, portanto, por ser o local de origem da grande maioria das bandas cabaÃais do Estado do CearÃ. O principal objetivo deste trabalho à o de compreender como se desenvolvem as relaÃÃes entre as bandas cabaÃais do Cariri cearense e uma sÃrie de interlocutores do circuito cultural. Por interlocutores tomo agentes deste circuito, que engloba o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), os setores culturais do ServiÃo Social do ComÃrcio (SESC) e as Secretarias Municipais de Cultura (Secults), sendo essa a principal fonte de diÃlogo para a construÃÃo deste trabalho. Entender como esses sujeitos ressignificam o conceito de culturas populares e como essas ressignificaÃÃes influenciam na reelaboraÃÃo da presente prÃtica cultural tradicional à o mote desse trabalho. A contribuiÃÃo aqui construÃda pretende abranger-se em um debate sobre as prÃticas das bandas cabaÃais e sobre o conceito de culturas populares para alÃm de qualquer tipo de classificaÃÃo e/ou restriÃÃo. O viÃs aqui adotado considera que as culturas, tradiÃÃes e manifestaÃÃes sÃo permeadas pela hibridez e pela mutabilidade inerente do mundo globalizado.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEntre toadas, leis e cachÃs: as prÃticas das bandas cabaÃais do Cariri Cearense e as ressignificaÃÃes do conceito de cultura popularBetween toadas, laws and cachÃs: the practices of the cabaÃal bands of the Cariri Cearense and the resignification of concept of popular Culture2011-08-29Isabelle Braz Peixoto da Silva14159007368http://lattes.cnpq.br/6638958694371670Raimundo Oswald Cavalcante Barroso07443609353http://lattes.cnpq.br/4566251355774491Jania Perla DiÃgenes de Aquino62844121349http://lattes.cnpq.br/8171385058849782 39063119372http://lattes.cnpq.br/8644846441339866JÃssica Soares SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRBanda CabaÃal TradiÃÃo Culturas Populares RessignificaÃÃoPopular culture CabaÃal band Tradition ResignificationSOCIOLOGIAA regiÃo do Cariri cearense hà muito tempo à considerada como palco de inÃmeras manifestaÃÃes, sejam de cunho religioso, polÃtico, econÃmico ou cultural. Tal efervescÃncia regional desencadeia circuitos culturais que englobam vÃrias formas e prÃticas populares. O Cariri à o foco deste estudo, portanto, por ser o local de origem da grande maioria das bandas cabaÃais do Estado do CearÃ. O principal objetivo deste trabalho à o de compreender como se desenvolvem as relaÃÃes entre as bandas cabaÃais do Cariri cearense e uma sÃrie de interlocutores do circuito cultural. Por interlocutores tomo agentes deste circuito, que engloba o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), os setores culturais do ServiÃo Social do ComÃrcio (SESC) e as Secretarias Municipais de Cultura (Secults), sendo essa a principal fonte de diÃlogo para a construÃÃo deste trabalho. Entender como esses sujeitos ressignificam o conceito de culturas populares e como essas ressignificaÃÃes influenciam na reelaboraÃÃo da presente prÃtica cultural tradicional à o mote desse trabalho. A contribuiÃÃo aqui construÃda pretende abranger-se em um debate sobre as prÃticas das bandas cabaÃais e sobre o conceito de culturas populares para alÃm de qualquer tipo de classificaÃÃo e/ou restriÃÃo. O viÃs aqui adotado considera que as culturas, tradiÃÃes e manifestaÃÃes sÃo permeadas pela hibridez e pela mutabilidade inerente do mundo globalizado.The Cariri of Ceara has long been regarded as the scene of numerous manifestations, are a religious, political, economic or cultural. This circuit triggers regional cultural effervescence that include various forms and common practices. The Cariri is the focus of this study, therefore, as the site of origin of most CabaÃais bands of the State of Ceara. The main objective of this study is to understand how to develop relationships between CabaÃais bands of the Cariri of Ceara and a series of cultural contacts of the circuit. For agents interlocutors take this circuit, which includes the Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), the cultural sectors of the Social Service of Commerce (SESC) and the Municipal Culture (Secults), which is the main source of dialogue for construction of this work. Understanding how these people resignify the concept of popular culture and how these people influence on the resignifications reworking of this traditional cultural practice is the motto of this work. The contribution here is intended to cover built into a debate about the practices of the CabaÃais bands on the concept of popular culture beyond any kind of classification and / or restriction. The way adopted here considers cultures, traditions and expressions are permeated by the inherent mutability and hybridity of the globalized world.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6866application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:04Zmail@mail.com -
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