Compra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Machado Veloso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16422
Resumo: A compra compulsiva à um estado de descontrole, um transtorno no controle do impulso, que tem o intuito de minimizar sentimentos negativos. O cartÃo de crÃdito pode ser uma ferramenta que impulsiona o jovem a comprar mais, e se nÃo houver controle, pode gerar dÃvidas e problemas psicolÃgicos e familiares. Neste contexto, o cartÃo de crÃdito pode ser uma ferramenta influenciadora para os jovens com perfil de compradores compulsivos.O objetivo geral deste estudo foi analisar aspectos do comportamento de compra compulsiva de universitÃrios com o uso do cartÃo de crÃdito, e de forma especÃfica procurou identificar: a pontuaÃÃo dos estudantes classificados como compradores compulsivos; os graus mÃnimos e mÃximos de compulsividade do comportamento ; e os grupos com menor e maior nÃvel de intensidade no uso do cartÃo de crÃdito. A pesquisa foi realizada nos meses de maio e junho de 2009, em 2 instituiÃÃes de ensino superior da cidade de Fortaleza. A amostragem, do tipo nÃo probabilÃstica, foi composta de 89 estudantes.Os resultados mostraram que os estudantes identificados com grau mÃximo de no uso do cartÃo de crÃdito, estÃo no mesmo grupo que mais se aproximou do perfil de comprador compulsivo.
id UFC_f76e6eccbbe9b2d95fd1d9aba0cf86d6
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10784
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCompra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.compulsive shopping and the influence of the credit card.2009-08-28Luiz Carlos Murakami01310173818http://lattes.cnpq.br/6835466970889241Ana VlÃdia Cabral Sobral46118608334http://lattes.cnpq.br/5633447007195259Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo10311014895http://lattes.cnpq.br/358536359313511373149888387http://lattes.cnpq.br/6252044891635920Cristiane Machado VelosoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRCompra compulsiva. cartÃo de crÃdito. jovens universitÃrios. comportamento do consumidorcompulsive shopping credit card university students consumer behaviorADMINISTRACAOA compra compulsiva à um estado de descontrole, um transtorno no controle do impulso, que tem o intuito de minimizar sentimentos negativos. O cartÃo de crÃdito pode ser uma ferramenta que impulsiona o jovem a comprar mais, e se nÃo houver controle, pode gerar dÃvidas e problemas psicolÃgicos e familiares. Neste contexto, o cartÃo de crÃdito pode ser uma ferramenta influenciadora para os jovens com perfil de compradores compulsivos.O objetivo geral deste estudo foi analisar aspectos do comportamento de compra compulsiva de universitÃrios com o uso do cartÃo de crÃdito, e de forma especÃfica procurou identificar: a pontuaÃÃo dos estudantes classificados como compradores compulsivos; os graus mÃnimos e mÃximos de compulsividade do comportamento ; e os grupos com menor e maior nÃvel de intensidade no uso do cartÃo de crÃdito. A pesquisa foi realizada nos meses de maio e junho de 2009, em 2 instituiÃÃes de ensino superior da cidade de Fortaleza. A amostragem, do tipo nÃo probabilÃstica, foi composta de 89 estudantes.Os resultados mostraram que os estudantes identificados com grau mÃximo de no uso do cartÃo de crÃdito, estÃo no mesmo grupo que mais se aproximou do perfil de comprador compulsivo.Compulsive buying is state of disarray â a disorder of impulse control â which aims to minimize negative fellings. The credit card can be a tool that boosts can be a tool that drives the young people and if there is no control can generate debts, psychological and family problems. In this context, the credit card can be an influential tool for young people with a profile of shoppers. The general objective of this study was to analyze the behavior of compulsive buying in young people and specifically identifies: scores of this group classified as compulsive buyers; the minimum and maximum degrees of compulsivity; and the groups with maximum and minimum . the research was conducted in May â June, 2009 with university students in the city of Fortaleza. The sample, not the type probabilistic was composed of 89 students. The results suggest that in the sample, the students identified with a maximum degree of intensity in the credit card, are in the same group that was closest to the behavior of compulsive buyer.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16422application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:50Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Compra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv compulsive shopping and the influence of the credit card.
title Compra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.
spellingShingle Compra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.
Cristiane Machado Veloso
Compra compulsiva. cartÃo de crÃdito. jovens universitÃrios. comportamento do consumidor
compulsive shopping
credit card
university students
consumer behavior
ADMINISTRACAO
title_short Compra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.
title_full Compra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.
title_fullStr Compra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.
title_full_unstemmed Compra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.
title_sort Compra compulsiva e a influÃncia do cartÃo de crÃdito.
author Cristiane Machado Veloso
author_facet Cristiane Machado Veloso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Carlos Murakami
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01310173818
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6835466970889241
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana VlÃdia Cabral Sobral
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46118608334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5633447007195259
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 10311014895
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3585363593135113
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 73149888387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6252044891635920
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Machado Veloso
contributor_str_mv Luiz Carlos Murakami
Ana VlÃdia Cabral Sobral
Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Compra compulsiva. cartÃo de crÃdito. jovens universitÃrios. comportamento do consumidor
topic Compra compulsiva. cartÃo de crÃdito. jovens universitÃrios. comportamento do consumidor
compulsive shopping
credit card
university students
consumer behavior
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv compulsive shopping
credit card
university students
consumer behavior
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A compra compulsiva à um estado de descontrole, um transtorno no controle do impulso, que tem o intuito de minimizar sentimentos negativos. O cartÃo de crÃdito pode ser uma ferramenta que impulsiona o jovem a comprar mais, e se nÃo houver controle, pode gerar dÃvidas e problemas psicolÃgicos e familiares. Neste contexto, o cartÃo de crÃdito pode ser uma ferramenta influenciadora para os jovens com perfil de compradores compulsivos.O objetivo geral deste estudo foi analisar aspectos do comportamento de compra compulsiva de universitÃrios com o uso do cartÃo de crÃdito, e de forma especÃfica procurou identificar: a pontuaÃÃo dos estudantes classificados como compradores compulsivos; os graus mÃnimos e mÃximos de compulsividade do comportamento ; e os grupos com menor e maior nÃvel de intensidade no uso do cartÃo de crÃdito. A pesquisa foi realizada nos meses de maio e junho de 2009, em 2 instituiÃÃes de ensino superior da cidade de Fortaleza. A amostragem, do tipo nÃo probabilÃstica, foi composta de 89 estudantes.Os resultados mostraram que os estudantes identificados com grau mÃximo de no uso do cartÃo de crÃdito, estÃo no mesmo grupo que mais se aproximou do perfil de comprador compulsivo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Compulsive buying is state of disarray â a disorder of impulse control â which aims to minimize negative fellings. The credit card can be a tool that boosts can be a tool that drives the young people and if there is no control can generate debts, psychological and family problems. In this context, the credit card can be an influential tool for young people with a profile of shoppers. The general objective of this study was to analyze the behavior of compulsive buying in young people and specifically identifies: scores of this group classified as compulsive buyers; the minimum and maximum degrees of compulsivity; and the groups with maximum and minimum . the research was conducted in May â June, 2009 with university students in the city of Fortaleza. The sample, not the type probabilistic was composed of 89 students. The results suggest that in the sample, the students identified with a maximum degree of intensity in the credit card, are in the same group that was closest to the behavior of compulsive buyer.
description A compra compulsiva à um estado de descontrole, um transtorno no controle do impulso, que tem o intuito de minimizar sentimentos negativos. O cartÃo de crÃdito pode ser uma ferramenta que impulsiona o jovem a comprar mais, e se nÃo houver controle, pode gerar dÃvidas e problemas psicolÃgicos e familiares. Neste contexto, o cartÃo de crÃdito pode ser uma ferramenta influenciadora para os jovens com perfil de compradores compulsivos.O objetivo geral deste estudo foi analisar aspectos do comportamento de compra compulsiva de universitÃrios com o uso do cartÃo de crÃdito, e de forma especÃfica procurou identificar: a pontuaÃÃo dos estudantes classificados como compradores compulsivos; os graus mÃnimos e mÃximos de compulsividade do comportamento ; e os grupos com menor e maior nÃvel de intensidade no uso do cartÃo de crÃdito. A pesquisa foi realizada nos meses de maio e junho de 2009, em 2 instituiÃÃes de ensino superior da cidade de Fortaleza. A amostragem, do tipo nÃo probabilÃstica, foi composta de 89 estudantes.Os resultados mostraram que os estudantes identificados com grau mÃximo de no uso do cartÃo de crÃdito, estÃo no mesmo grupo que mais se aproximou do perfil de comprador compulsivo.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16422
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295219241713664