Juventudes, afetos e linguagem: o saber discursivo e a formulaÃÃo de sentidos sobre o amor a partir da fala de jovens acadÃmicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13342 |
Resumo: | Objetiva entabular uma discussÃo em torno do saber discursivo (domÃnio do interdiscurso) e da formulaÃÃo de sentidos (domÃnio do intradiscurso) no que diz respeito ao tema do amor, considerado como objeto do discurso, desde a anÃlise da fala de jovens acadÃmicos. Nosso propÃsito, em outras palavras, à buscar compreender como sÃo construÃdos sentidos acerca do amor a partir de entrevistas com jovens de dois cursos de graduaÃÃo da Universidade Federal do CearÃ-UFC â graduaÃÃo em Economia DomÃstica e em Letras â, alÃm de delinear uma anÃlise acerca de sentidos constitutivos de uma memÃria discursiva sobre o amor. Por nos comprometermos com os pressupostos teÃrico-metodolÃgicos da AnÃlise do Discurso de Linha Francesa, o amor aqui à pensado enquanto resultado de processos histÃricos de significaÃÃo que se efetivam no e pelo sujeito falante, por conseguinte, à tomado como um objeto discursivo. Com base nesses pressupostos, trabalhamos com as categorias juventudes, amor e discurso (interdiscurso e intradiscurso). A primeira categoria à pensada à luz de estudiosos como Bourdieu (1983), Abramo (1994), AriÃs (1981), Pais (2003; 2005; 2012), Groppo (2000), mais voltados para a Ãrea da Sociologia e da EducaÃÃo, alÃm de pensadores ligados ao campo da HistÃria, como Leuchtenburg (1976) e Hobsbawm (1995). O tema do amor à delimitado com base na obra de autores como o historiador suÃÃo Rougemont (2003); nas reflexÃes dos escritores e ensaÃstas Paz (1994) e Bruckner (2011); em consideraÃÃes advogadas por Luhmann (1991) e nas ideias propostas pela historiadora brasileira Del Priore (2012) e por Chauà (1991), alÃm de postulados teÃricos propostos pelos sociÃlogos Giddens (1993) e Bauman (2001; 2004). Ainda no que diz respeito ao tema, fazemos uma imersÃo em textos de autores consagrados na Ãrea da Literatura, sejam os de origem europÃia, americana ou brasileira, como Shakespeare, Jack Kerouac, Nelson Rodrigues, AdÃlia Prado, entre outros, alÃm de referÃncias à MÃsica Popular Brasileira e à arte cinematogrÃfica. A Ãltima categoria â o discurso (interdiscurso e intradiscurso) â configura-se como um postulado da AD, que aqui à vista a partir do viÃs teÃrico-metodolÃgico proposto por Orlandi (2002). Como resultados, concluÃmos que os discursos dos jovens acadÃmicos ora tendem a pÃr em evidÃncia aspectos negativos que singularizariam as transformaÃÃes ocorridas no contexto das relaÃÃes amorosas; ora, ao contrÃrio, ressaltam aspectos positivos dessas mudanÃas. Os primeiros seriam, na perspectiva discursiva dos/das jovens, a instabilidade, o descompromisso com o outro, o desapego, a ausÃncia de amor âverdadeiroâ; enquanto os positivos estÃo diretamente relacionados com os avanÃos no tocante à liberdade de expressÃo da mulher e das minorias sexuais marginalizadas, por eles/elas considerados. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJuventudes, afetos e linguagem: o saber discursivo e a formulaÃÃo de sentidos sobre o amor a partir da fala de jovens acadÃmicosYouths, affections and language: the discursive knowledge and the formulation of meanings concerning the love theme, starting from the speech of young undergraduation students.2014-10-31Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Maria Dolores de Brito Mota10660038587http://lattes.cnpq.br/9262063602399799Maria do Socorro Ferreira Osterne04506979320http://lattes.cnpq.br/6346385942043362Nelson Barros da Costa29848938320Lia Machado Fiuza Fialho62691104320http://lattes.cnpq.br/461489419111311461623105315http://lattes.cnpq.br/3918530662721452 Magna Maricelle Fernandes MoraesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJuventude Amor DiscursoYouth Love DiscourseEDUCACAOObjetiva entabular uma discussÃo em torno do saber discursivo (domÃnio do interdiscurso) e da formulaÃÃo de sentidos (domÃnio do intradiscurso) no que diz respeito ao tema do amor, considerado como objeto do discurso, desde a anÃlise da fala de jovens acadÃmicos. 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Our purpose, in other words, is to try to understand how the meanings about love are built starting from interviews made with two young students from the two undergraduation courses of the Federal University of Ceara-UFC - Home Economics graduation course and Letters Graduation Course â besides delineating an analysis about the constituent meanings of a discursive memory about love. As we are committed with the theoretical methodological assumptions of the French norms in Discourse Analysis, the love here is thought of as the result of historical processes of signification that are made permanent to and by the subject speaker, consequently is taken as a discursive object. Based on these presuppositions, we work with the categories youth, love and discourse (interdiscourse and intradiscourse). The first category is thought of in light of scholars like Bordieu (1983), Abramo (1994), AriÃs (1981), Muchow (1968), Matza (1968), Pais (2003), Groppo (2000), more concerned with the areas of Sociology and Education, besides thinkers concerned with the field of History, like Leuchtenburg (1976) and Hobsbawm (1995). The love theme is marked out with basis on the work of authors like the Swiss historian Rougemont (2003); in the reflections of the writers and essayists Paz (1994) and Bruckner (2011); in considerations advocated by Luhmann (1991) and the ideas proposed by the Brazilian historian Del Priore (2012) and by Chauà (1991), besides the theoretical view of the sociologists Giddens (1993) and Bauman (2004). Still in what the theme is concerned, we immerse ourselves in texts of consecrated authors in the field of Literature being them of European, American or Brazilian origin like Shakespeare, Jack Kerouac, Nelson Rodrigues, AdÃlia Prado, among others, besides references to the Popular Brazilian Music and the cinematographic art. The last category â the discourse (interdiscourse and intradiscourse) â configures itself as a postulate of the AD, that is seen here from the theorethical-metodological bias proposed by Orlandi (2002). As results, we have concluded that the discourses of the young undergraduation students sometimes tend to bring into evidence negative aspects which would singularize the transformations occurred in the context of the love relationships; sometimes, on the contrary, highlight positive asoects of these changes. The first ones would be, in the discursive perspective of the female/male young students, the instability, the non-commitment with the other, the detachment, the ebsence of âtrueâ love; whereas the positive are directly related with the advances concerning womenâs freedom of speech and the marginalized sex minorities considered by them. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13342application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:35Zmail@mail.com - |
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Objetiva entabular uma discussÃo em torno do saber discursivo (domÃnio do interdiscurso) e da formulaÃÃo de sentidos (domÃnio do intradiscurso) no que diz respeito ao tema do amor, considerado como objeto do discurso, desde a anÃlise da fala de jovens acadÃmicos. Nosso propÃsito, em outras palavras, à buscar compreender como sÃo construÃdos sentidos acerca do amor a partir de entrevistas com jovens de dois cursos de graduaÃÃo da Universidade Federal do CearÃ-UFC â graduaÃÃo em Economia DomÃstica e em Letras â, alÃm de delinear uma anÃlise acerca de sentidos constitutivos de uma memÃria discursiva sobre o amor. Por nos comprometermos com os pressupostos teÃrico-metodolÃgicos da AnÃlise do Discurso de Linha Francesa, o amor aqui à pensado enquanto resultado de processos histÃricos de significaÃÃo que se efetivam no e pelo sujeito falante, por conseguinte, à tomado como um objeto discursivo. Com base nesses pressupostos, trabalhamos com as categorias juventudes, amor e discurso (interdiscurso e intradiscurso). A primeira categoria à pensada à luz de estudiosos como Bourdieu (1983), Abramo (1994), AriÃs (1981), Pais (2003; 2005; 2012), Groppo (2000), mais voltados para a Ãrea da Sociologia e da EducaÃÃo, alÃm de pensadores ligados ao campo da HistÃria, como Leuchtenburg (1976) e Hobsbawm (1995). O tema do amor à delimitado com base na obra de autores como o historiador suÃÃo Rougemont (2003); nas reflexÃes dos escritores e ensaÃstas Paz (1994) e Bruckner (2011); em consideraÃÃes advogadas por Luhmann (1991) e nas ideias propostas pela historiadora brasileira Del Priore (2012) e por Chauà (1991), alÃm de postulados teÃricos propostos pelos sociÃlogos Giddens (1993) e Bauman (2001; 2004). Ainda no que diz respeito ao tema, fazemos uma imersÃo em textos de autores consagrados na Ãrea da Literatura, sejam os de origem europÃia, americana ou brasileira, como Shakespeare, Jack Kerouac, Nelson Rodrigues, AdÃlia Prado, entre outros, alÃm de referÃncias à MÃsica Popular Brasileira e à arte cinematogrÃfica. A Ãltima categoria â o discurso (interdiscurso e intradiscurso) â configura-se como um postulado da AD, que aqui à vista a partir do viÃs teÃrico-metodolÃgico proposto por Orlandi (2002). Como resultados, concluÃmos que os discursos dos jovens acadÃmicos ora tendem a pÃr em evidÃncia aspectos negativos que singularizariam as transformaÃÃes ocorridas no contexto das relaÃÃes amorosas; ora, ao contrÃrio, ressaltam aspectos positivos dessas mudanÃas. Os primeiros seriam, na perspectiva discursiva dos/das jovens, a instabilidade, o descompromisso com o outro, o desapego, a ausÃncia de amor âverdadeiroâ; enquanto os positivos estÃo diretamente relacionados com os avanÃos no tocante à liberdade de expressÃo da mulher e das minorias sexuais marginalizadas, por eles/elas considerados. |
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