Economia dos Setores Populares: juventude e educaÃÃo para o trabalho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Matias Cavalcante
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=481
Resumo: Este estudo dà vida à juventude, entendendo esse segmento como atores sociais e, portanto, capazes de atuar em seu espaÃo para transformÃ-lo. Investiguei sua inserÃÃo e participaÃÃo nos grupos de produÃÃo, associaÃÃes, como elemento de construÃÃo de novos modos de organizaÃÃo, alicerÃados no trabalho coletivo, cooperado e na autogestÃo. Procurei desvelar nÃo apenas as perspectivas de trabalho e significados atribuÃdos a esse trabalho pelos jovens, mas mediante sua forma de organizaÃÃo e produÃÃo, busquei identificar elementos produzidos nessas experiÃncias que contribuÃssem para uma produÃÃo social maior â os saberes e aprendizados significativos na luta das camadas populares, numa perspectiva de contra-cultura, de EducaÃÃo Popular. O caminho percorrido para elaboraÃÃo desse estudo situa-se na unidade entre diÃlogo, reflexÃo e aprofundamento teÃrico, numa perspectiva metodolÃgica de inserÃÃo nos grupos, observaÃÃo participante, aplicaÃÃo de questionÃrios, entrevistas e grupos de discussÃo e, ainda, a utilizaÃÃo da fotografia, da mÃsica e do vÃdeo como elementos impulsionadores de expressÃo da subjetividade. Esse caminhar da pesquisa funda-se numa perspectiva teÃrico-metodolÃgica do tipo etnogrÃfico, que enfatiza a tentativa de compreensÃo dos elementos que formam o universo cultural, conceitual dos participantes. Os achados revelam que esses grupos, produtores de contra-cultura, situam-se num patamar de exploraÃÃo e reproduÃÃo capitalista pela interaÃÃo com o mercado organizado por esse sistema, mas ao mesmo tempo colaboram na produÃÃo de saberes que, aliados a uma organizaÃÃo e sistematizaÃÃo tÃcnico-cientÃfica, pela interaÃÃo teÃrico-prÃtica pode contribuir na esfera da contra-hegemonia.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEconomia dos Setores Populares: juventude e educaÃÃo para o trabalho.ECONOMY OF THE POPULAR SECTORS youth and education for the work 2006-05-12Maria Nobre Damasceno39475263853Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Grace Troccoli Vitorino26734869334ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Maria do Carmo Alves do Bomfim0145282732033032521300http://lattes.cnpq.br/8089950564396169Luciana Matias CavalcanteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJuventude Trabalho SolidariedadeYouth Work SolidarityEDUCACAO EM PERIFERIAS URBANASEste estudo dà vida à juventude, entendendo esse segmento como atores sociais e, portanto, capazes de atuar em seu espaÃo para transformÃ-lo. Investiguei sua inserÃÃo e participaÃÃo nos grupos de produÃÃo, associaÃÃes, como elemento de construÃÃo de novos modos de organizaÃÃo, alicerÃados no trabalho coletivo, cooperado e na autogestÃo. Procurei desvelar nÃo apenas as perspectivas de trabalho e significados atribuÃdos a esse trabalho pelos jovens, mas mediante sua forma de organizaÃÃo e produÃÃo, busquei identificar elementos produzidos nessas experiÃncias que contribuÃssem para uma produÃÃo social maior â os saberes e aprendizados significativos na luta das camadas populares, numa perspectiva de contra-cultura, de EducaÃÃo Popular. O caminho percorrido para elaboraÃÃo desse estudo situa-se na unidade entre diÃlogo, reflexÃo e aprofundamento teÃrico, numa perspectiva metodolÃgica de inserÃÃo nos grupos, observaÃÃo participante, aplicaÃÃo de questionÃrios, entrevistas e grupos de discussÃo e, ainda, a utilizaÃÃo da fotografia, da mÃsica e do vÃdeo como elementos impulsionadores de expressÃo da subjetividade. Esse caminhar da pesquisa funda-se numa perspectiva teÃrico-metodolÃgica do tipo etnogrÃfico, que enfatiza a tentativa de compreensÃo dos elementos que formam o universo cultural, conceitual dos participantes. Os achados revelam que esses grupos, produtores de contra-cultura, situam-se num patamar de exploraÃÃo e reproduÃÃo capitalista pela interaÃÃo com o mercado organizado por esse sistema, mas ao mesmo tempo colaboram na produÃÃo de saberes que, aliados a uma organizaÃÃo e sistematizaÃÃo tÃcnico-cientÃfica, pela interaÃÃo teÃrico-prÃtica pode contribuir na esfera da contra-hegemonia.This study it gives to life to youth, understanding this segment as social actors and, therefore, able to act in the space to transform it. I investigated its insertion and participation in the groups of production, associations, as element of construction in new ways of organization, based in the collective work, cooperated and in the self management. I looked for to reveal not only the perspectives of work and meanings attributed to this work for the young, but by means of its form of organization and production, I searched to identify elements produced in these experiences that contributed for a bigger social production â the knowledge and significant learningâs in fight of the popular layers, in a perspective of opposed-culture, Popular Education. The way covered for elaboration of this study is placed in the unit between dialogue, reflection and theoretical deepening, in a methodological perspective of insertion in the groups, participant observation, application of questionnaires, interviews and discussion groups and, still, the use of the photograph, music and video as elements boosters of expression of the subjectivity. This research way itâs based in a perspective theoretician-methodological of ethnographic type, that emphasizes the attempt of comprehension of the elements that they form the cultural and conceptual universe of the participants. The findings reveal that these groups, producers of against-culture, are placed in a platform of exploration and capitalist reproduction for the interaction with the market organized for this system, but at the same time collaborates in the production to knowledge that, allies to an organization and technician-scientific systematization, for the interaction theoretician-practical it can contribute in the sphere of the against-hegemony.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=481application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:34Zmail@mail.com -
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