Protagonismo estudantil nas Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Maria Cunha de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19900
Resumo: Esta dissertaÃÃo tem como objetivo investigar o protagonismo estudantil em Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional (EEEP) em Fortaleza, traÃando um paralelo entre a realidade dos estudantes dessa modalidade de ensino e os estudantes das escolas regulares. Para isso, a pesquisa se desenvolve nesses dois contextos educacionais. As Escolas Profissionais guardam uma sÃrie de particularidades quando comparadas Ãs Escolas Regulares, tais como: sÃo de tempo integral, os alunos cursam o ensino mÃdio integrado ao ensino tÃcnico e cumprem estÃgio obrigatÃrio. Tais particularidades as tornam um instigante objeto e espaÃo de estudo. Faz-se necessÃrio apresentar um breve histÃrico da educaÃÃo profissional no Brasil, pois essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o perÃodo colonial em diversos contextos. O levantamento bibliogrÃfico centra-se nos conceitos: juventude e protagonismo. Adotou-se uma metodologia que engloba ferramentas metodolÃgicas qualitativas e quantitativas, a fim de alcanÃar resultados mais abrangentes. A primeira parte da pesquisa consiste em observaÃÃes, entrevistas e grupos focais realizados em uma EEEP localizada em um bairro da periferia de Fortaleza-CE. Para a construÃÃo do banco de dados foram aplicados 1300 questionÃrios em dez escolas da mesma cidade, sendo cinco profissionalizantes e cinco regulares. A partir da aplicaÃÃo dos questionÃrios, foi possÃvel criar e medir Ãndices de protagonismo entre os estudantes dos dois tipos de escola e chegar a algumas conclusÃes importantes, dentre elas e a principal, a de que ser aluno de uma escola profissional impacta positivamente os Ãndices de protagonismo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProtagonismo estudantil nas Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional2017-07-17Jakson Alves de Aquino39152944387http://lattes.cnpq.br/8056757049654019 Andrà Haguette00182529300http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 Irapuan Peixoto Lima Filho86992279300http://lattes.cnpq.br/6126704039312729 Maria Alda de Sousa77819721391http://lattes.cnpq.br/499456119603137004082927336http://lattes.cnpq.br/0285709585491454Camila Maria Cunha de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBR EducaÃÃo profissional Protagonismo Juventude EducaÃÃo profissional Protagonismo JuventudeProfessional education Protagonism YouthProfessional education Protagonism YouthSOCIOLOGIASOCIOLOGIAEsta dissertaÃÃo tem como objetivo investigar o protagonismo estudantil em Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional (EEEP) em Fortaleza, traÃando um paralelo entre a realidade dos estudantes dessa modalidade de ensino e os estudantes das escolas regulares. Para isso, a pesquisa se desenvolve nesses dois contextos educacionais. As Escolas Profissionais guardam uma sÃrie de particularidades quando comparadas Ãs Escolas Regulares, tais como: sÃo de tempo integral, os alunos cursam o ensino mÃdio integrado ao ensino tÃcnico e cumprem estÃgio obrigatÃrio. Tais particularidades as tornam um instigante objeto e espaÃo de estudo. Faz-se necessÃrio apresentar um breve histÃrico da educaÃÃo profissional no Brasil, pois essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o perÃodo colonial em diversos contextos. O levantamento bibliogrÃfico centra-se nos conceitos: juventude e protagonismo. Adotou-se uma metodologia que engloba ferramentas metodolÃgicas qualitativas e quantitativas, a fim de alcanÃar resultados mais abrangentes. A primeira parte da pesquisa consiste em observaÃÃes, entrevistas e grupos focais realizados em uma EEEP localizada em um bairro da periferia de Fortaleza-CE. Para a construÃÃo do banco de dados foram aplicados 1300 questionÃrios em dez escolas da mesma cidade, sendo cinco profissionalizantes e cinco regulares. A partir da aplicaÃÃo dos questionÃrios, foi possÃvel criar e medir Ãndices de protagonismo entre os estudantes dos dois tipos de escola e chegar a algumas conclusÃes importantes, dentre elas e a principal, a de que ser aluno de uma escola profissional impacta positivamente os Ãndices de protagonismo.Esta dissertaÃÃo tem como objetivo investigar o protagonismo estudantil em Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional (EEEP) em Fortaleza, traÃando um paralelo entre a realidade dos estudantes dessa modalidade de ensino e os estudantes das escolas regulares. Para isso, a pesquisa se desenvolve nesses dois contextos educacionais. As Escolas Profissionais guardam uma sÃrie de particularidades quando comparadas Ãs Escolas Regulares, tais como: sÃo de tempo integral, os alunos cursam o ensino mÃdio integrado ao ensino tÃcnico e cumprem estÃgio obrigatÃrio. Tais particularidades as tornam um instigante objeto e espaÃo de estudo. Faz-se necessÃrio apresentar um breve histÃrico da educaÃÃo profissional no Brasil, pois essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o perÃodo colonial em diversos contextos. O levantamento bibliogrÃfico centra-se nos conceitos: juventude e protagonismo. Adotou-se uma metodologia que engloba ferramentas metodolÃgicas qualitativas e quantitativas, a fim de alcanÃar resultados mais abrangentes. A primeira parte da pesquisa consiste em observaÃÃes, entrevistas e grupos focais realizados em uma EEEP localizada em um bairro da periferia de Fortaleza-CE. Para a construÃÃo do banco de dados foram aplicados 1300 questionÃrios em dez escolas da mesma cidade, sendo cinco profissionalizantes e cinco regulares. A partir da aplicaÃÃo dos questionÃrios, foi possÃvel criar e medir Ãndices de protagonismo entre os estudantes dos dois tipos de escola e chegar a algumas conclusÃes importantes, dentre elas e a principal, a de que ser aluno de uma escola profissional impacta positivamente os Ãndices de protagonismo.This master thesis aims to investigate student protagonism in the State Schools of Professional Education (EEEP) in Fortaleza, drawing a parallel between the reality of students of this type of teaching and students of regular schools. The professional schools have a number of particularities when compared to regular schools, such as: they are full-time, students attend high school integrated to technical education and attend mandatory training. These particularities make them an intriguing object and field of research. It is necessary to present a brief history of professional education in Brazil, since this modality of teaching has been used since the colonial period in several contexts. The bibliographical survey focuses on the concepts of youth and protagonism. Qualitative and quantitative methodological tools were adopted in order to achieve more comprehensive results. The first part of the research consists of observations, interviews and focus groups carried out in an EEEP located in a suburb of Fortaleza-CE. Later, 1300 questionnaires were administered to students of ten schools in the same city, five of which were professional and five were regular. From the questionnairesâ data, it was possible to create and measure indexes of protagonism among students and compare those from EEEPs with the ones from regular schools. The conclusion is that being a student of a professional school has a positive effect on the indexes of protagonism.This master thesis aims to investigate student protagonism in the State Schools of Professional Education (EEEP) in Fortaleza, drawing a parallel between the reality of students of this type of teaching and students of regular schools. The professional schools have a number of particularities when compared to regular schools, such as: they are full-time, students attend high school integrated to technical education and attend mandatory training. These particularities make them an intriguing object and field of research. It is necessary to present a brief history of professional education in Brazil, since this modality of teaching has been used since the colonial period in several contexts. The bibliographical survey focuses on the concepts of youth and protagonism. Qualitative and quantitative methodological tools were adopted in order to achieve more comprehensive results. The first part of the research consists of observations, interviews and focus groups carried out in an EEEP located in a suburb of Fortaleza-CE. Later, 1300 questionnaires were administered to students of ten schools in the same city, five of which were professional and five were regular. From the questionnairesâ data, it was possible to create and measure indexes of protagonism among students and compare those from EEEPs with the ones from regular schools. The conclusion is that being a student of a professional school has a positive effect on the indexes of protagonism.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19900application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:17Zmail@mail.com -
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Esta dissertaÃÃo tem como objetivo investigar o protagonismo estudantil em Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional (EEEP) em Fortaleza, traÃando um paralelo entre a realidade dos estudantes dessa modalidade de ensino e os estudantes das escolas regulares. Para isso, a pesquisa se desenvolve nesses dois contextos educacionais. As Escolas Profissionais guardam uma sÃrie de particularidades quando comparadas Ãs Escolas Regulares, tais como: sÃo de tempo integral, os alunos cursam o ensino mÃdio integrado ao ensino tÃcnico e cumprem estÃgio obrigatÃrio. Tais particularidades as tornam um instigante objeto e espaÃo de estudo. Faz-se necessÃrio apresentar um breve histÃrico da educaÃÃo profissional no Brasil, pois essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o perÃodo colonial em diversos contextos. O levantamento bibliogrÃfico centra-se nos conceitos: juventude e protagonismo. Adotou-se uma metodologia que engloba ferramentas metodolÃgicas qualitativas e quantitativas, a fim de alcanÃar resultados mais abrangentes. A primeira parte da pesquisa consiste em observaÃÃes, entrevistas e grupos focais realizados em uma EEEP localizada em um bairro da periferia de Fortaleza-CE. Para a construÃÃo do banco de dados foram aplicados 1300 questionÃrios em dez escolas da mesma cidade, sendo cinco profissionalizantes e cinco regulares. A partir da aplicaÃÃo dos questionÃrios, foi possÃvel criar e medir Ãndices de protagonismo entre os estudantes dos dois tipos de escola e chegar a algumas conclusÃes importantes, dentre elas e a principal, a de que ser aluno de uma escola profissional impacta positivamente os Ãndices de protagonismo.
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This master thesis aims to investigate student protagonism in the State Schools of Professional Education (EEEP) in Fortaleza, drawing a parallel between the reality of students of this type of teaching and students of regular schools. The professional schools have a number of particularities when compared to regular schools, such as: they are full-time, students attend high school integrated to technical education and attend mandatory training. These particularities make them an intriguing object and field of research. It is necessary to present a brief history of professional education in Brazil, since this modality of teaching has been used since the colonial period in several contexts. The bibliographical survey focuses on the concepts of youth and protagonism. Qualitative and quantitative methodological tools were adopted in order to achieve more comprehensive results. The first part of the research consists of observations, interviews and focus groups carried out in an EEEP located in a suburb of Fortaleza-CE. Later, 1300 questionnaires were administered to students of ten schools in the same city, five of which were professional and five were regular. From the questionnairesâ data, it was possible to create and measure indexes of protagonism among students and compare those from EEEPs with the ones from regular schools. The conclusion is that being a student of a professional school has a positive effect on the indexes of protagonism.
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