A Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco LisbÃa MagalhÃes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19954
Resumo: O objetivo deste trabalho à apresentar a unidade entre sujeito e objeto, enquanto totalidade, na âPequena LÃgicaâ de Hegel. Para tanto, tomou-se como primeira reflexÃo a IntroduÃÃo da Fenomenologia do EspÃrito, por ser a obra onde Hegel inicia o estudo sobre o tema aqui evidenciado. Nesta obra, Hegel tece uma crÃtica à tradiÃÃo filosÃfica que trata o sujeito separado do objeto, ambos sem nenhuma relaÃÃo. Por isso, apresenta a consciÃncia comum em seus momentos de apreensÃo da realidade, negando e superando cada um deles para revelar a verdade do saber. O saber do objeto que Ã, à o saber da consciÃncia mesma, e agora à a demonstraÃÃo da unidade entre sujeito e objeto. TambÃm serviram de referÃncia os momentos que Hegel expÃe na Doutrina do Ser, da EssÃncia e do Conceito, na EnciclopÃdia das CiÃncias FilosÃficas, em seu volume I. Hegel mostra, em cada seÃÃo desta obra, que o ser traÃa um percurso que tem inÃcio com a imediatez, em que ele, com o nada, mantÃm identidade na diferenÃa, passando para os momentos do ser-aà e do ser-para-si. Na essÃncia, essa relaÃÃo aparece enquanto identidade do uno com o mÃltiplo, enquanto efetividade. No conceito, o ser se manifesta enquanto conceito mesmo, como totalidade objetiva, e cada momento do ser aparece em sua autodiferenciaÃÃo do universal. O fio condutor de todo o itinerÃrio do ser se dà na contradiÃÃo, suprassumindo-se cada momento por outro, de maneira dialÃtica. Nessa suprassunÃÃo, a totalidade se apresenta enquanto manifestaÃÃo de suas partes, e estas sendo a realidade de toda a totalidade. Trata-se de uma totalidade viva, onde a existÃncia e o seu funcionamento nÃo podem ser produzidos por qualquer coisa que nÃo pelo seu funcionamento mesmo. E isso se dà na unidade entre sujeito e objeto, em que o objeto nÃo se explica por si mesmo, mas pelo sujeito que o apreende. E o apreender deste à sempre o apreender de algo. Assim, se dà a dialÃtica enquanto totalidade da unidade ou unidade totalizada.
id UFC_fb1868ee72fd06ad2eb7063b4937774e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2172
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel 2007-02-28Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563Evanildo Costeski65801334068 http://lattes.cnpq.br/7167511496779668Marly Carvalho Soares05753732372http://lattes.cnpq.br/7904274005024958Konrad Christoph Utz60105681377 http://lattes.cnpq.br/092966069867423327758010300Francisco LisbÃa MagalhÃesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRHegel Fenomenologia do EspÃrito LÃgicaFILOSOFIAO objetivo deste trabalho à apresentar a unidade entre sujeito e objeto, enquanto totalidade, na âPequena LÃgicaâ de Hegel. Para tanto, tomou-se como primeira reflexÃo a IntroduÃÃo da Fenomenologia do EspÃrito, por ser a obra onde Hegel inicia o estudo sobre o tema aqui evidenciado. Nesta obra, Hegel tece uma crÃtica à tradiÃÃo filosÃfica que trata o sujeito separado do objeto, ambos sem nenhuma relaÃÃo. Por isso, apresenta a consciÃncia comum em seus momentos de apreensÃo da realidade, negando e superando cada um deles para revelar a verdade do saber. O saber do objeto que Ã, à o saber da consciÃncia mesma, e agora à a demonstraÃÃo da unidade entre sujeito e objeto. TambÃm serviram de referÃncia os momentos que Hegel expÃe na Doutrina do Ser, da EssÃncia e do Conceito, na EnciclopÃdia das CiÃncias FilosÃficas, em seu volume I. Hegel mostra, em cada seÃÃo desta obra, que o ser traÃa um percurso que tem inÃcio com a imediatez, em que ele, com o nada, mantÃm identidade na diferenÃa, passando para os momentos do ser-aà e do ser-para-si. Na essÃncia, essa relaÃÃo aparece enquanto identidade do uno com o mÃltiplo, enquanto efetividade. No conceito, o ser se manifesta enquanto conceito mesmo, como totalidade objetiva, e cada momento do ser aparece em sua autodiferenciaÃÃo do universal. O fio condutor de todo o itinerÃrio do ser se dà na contradiÃÃo, suprassumindo-se cada momento por outro, de maneira dialÃtica. Nessa suprassunÃÃo, a totalidade se apresenta enquanto manifestaÃÃo de suas partes, e estas sendo a realidade de toda a totalidade. Trata-se de uma totalidade viva, onde a existÃncia e o seu funcionamento nÃo podem ser produzidos por qualquer coisa que nÃo pelo seu funcionamento mesmo. E isso se dà na unidade entre sujeito e objeto, em que o objeto nÃo se explica por si mesmo, mas pelo sujeito que o apreende. E o apreender deste à sempre o apreender de algo. Assim, se dà a dialÃtica enquanto totalidade da unidade ou unidade totalizada.The objective of this work is to present the unit between subject and object, while totality, in the Small Logic of Hegel. For in such a way, the Introduction of the Phenomenology of Mind was overcome as first reflection, for being the workmanship where Hegel initiates the study on the subject evidenced here. In this workmanship, Hegel weaves critical to the philosophical tradition that deals with the separate subject and object, both without no relation. Therefore, he presents the common conscience at its moments of apprehension of the reality, denying and surpassing each one of them to disclose the truth of knowing. Knowing of the object that is, is to know of the same conscience, now it is the demonstration of the unit between subject and object. Equally it served of reference the moments that Hegel displays in the Doctrine of the Being, the Essence and the Concept, in the Encyclopedia of Philosophical Sciences. Hegel shows, in each section of this workmanship, that the being traces a passage that has beginning with the immediate, where the being, with the nothing, keeps identity in the difference, passing to the moments of being-there and be-for-itself. In the essence, this relation appears while identity of I join it with many, while effectiveness. In the concept, the manifest being if while same concept, as objective totality, and each moment of the being appears in its self-differenciation of the universal one. The conducting wire of all the itinerary of the being if gives in the contradiction, over-admintting itself each moment for another one, in way dialectic. In this over-admintation, the totality if presents while manifestation of its parts, and these, being the reality of all the totality. One is about an alive totality, where the existence and its functioning cannot be produced by any thing that not he himself. E this if gives in the unit between subject and object, where the object is not justified by itself, but for the citizen that apprehends it. E apprehending of this is always to apprehend of something. Thus, if it gives the dialectic, while totality of the unit, or totalized unit.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19954application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:20Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel
title A Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel
spellingShingle A Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel
Francisco LisbÃa MagalhÃes
Hegel
Fenomenologia do EspÃrito
LÃgica
FILOSOFIA
title_short A Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel
title_full A Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel
title_fullStr A Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel
title_full_unstemmed A Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel
title_sort A Unidade entre Sujeito e Objeto na Pequena LÃgica de Hegel
author Francisco LisbÃa MagalhÃes
author_facet Francisco LisbÃa MagalhÃes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Ferreira Chagas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26077787353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2479899457642563
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Evanildo Costeski
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 65801334068
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7167511496779668
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marly Carvalho Soares
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 05753732372
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7904274005024958
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Konrad Christoph Utz
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 60105681377
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0929660698674233
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 27758010300
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco LisbÃa MagalhÃes
contributor_str_mv Eduardo Ferreira Chagas
Evanildo Costeski
Marly Carvalho Soares
Konrad Christoph Utz
dc.subject.por.fl_str_mv Hegel
Fenomenologia do EspÃrito
LÃgica
topic Hegel
Fenomenologia do EspÃrito
LÃgica
FILOSOFIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FILOSOFIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho à apresentar a unidade entre sujeito e objeto, enquanto totalidade, na âPequena LÃgicaâ de Hegel. Para tanto, tomou-se como primeira reflexÃo a IntroduÃÃo da Fenomenologia do EspÃrito, por ser a obra onde Hegel inicia o estudo sobre o tema aqui evidenciado. Nesta obra, Hegel tece uma crÃtica à tradiÃÃo filosÃfica que trata o sujeito separado do objeto, ambos sem nenhuma relaÃÃo. Por isso, apresenta a consciÃncia comum em seus momentos de apreensÃo da realidade, negando e superando cada um deles para revelar a verdade do saber. O saber do objeto que Ã, à o saber da consciÃncia mesma, e agora à a demonstraÃÃo da unidade entre sujeito e objeto. TambÃm serviram de referÃncia os momentos que Hegel expÃe na Doutrina do Ser, da EssÃncia e do Conceito, na EnciclopÃdia das CiÃncias FilosÃficas, em seu volume I. Hegel mostra, em cada seÃÃo desta obra, que o ser traÃa um percurso que tem inÃcio com a imediatez, em que ele, com o nada, mantÃm identidade na diferenÃa, passando para os momentos do ser-aà e do ser-para-si. Na essÃncia, essa relaÃÃo aparece enquanto identidade do uno com o mÃltiplo, enquanto efetividade. No conceito, o ser se manifesta enquanto conceito mesmo, como totalidade objetiva, e cada momento do ser aparece em sua autodiferenciaÃÃo do universal. O fio condutor de todo o itinerÃrio do ser se dà na contradiÃÃo, suprassumindo-se cada momento por outro, de maneira dialÃtica. Nessa suprassunÃÃo, a totalidade se apresenta enquanto manifestaÃÃo de suas partes, e estas sendo a realidade de toda a totalidade. Trata-se de uma totalidade viva, onde a existÃncia e o seu funcionamento nÃo podem ser produzidos por qualquer coisa que nÃo pelo seu funcionamento mesmo. E isso se dà na unidade entre sujeito e objeto, em que o objeto nÃo se explica por si mesmo, mas pelo sujeito que o apreende. E o apreender deste à sempre o apreender de algo. Assim, se dà a dialÃtica enquanto totalidade da unidade ou unidade totalizada.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The objective of this work is to present the unit between subject and object, while totality, in the Small Logic of Hegel. For in such a way, the Introduction of the Phenomenology of Mind was overcome as first reflection, for being the workmanship where Hegel initiates the study on the subject evidenced here. In this workmanship, Hegel weaves critical to the philosophical tradition that deals with the separate subject and object, both without no relation. Therefore, he presents the common conscience at its moments of apprehension of the reality, denying and surpassing each one of them to disclose the truth of knowing. Knowing of the object that is, is to know of the same conscience, now it is the demonstration of the unit between subject and object. Equally it served of reference the moments that Hegel displays in the Doctrine of the Being, the Essence and the Concept, in the Encyclopedia of Philosophical Sciences. Hegel shows, in each section of this workmanship, that the being traces a passage that has beginning with the immediate, where the being, with the nothing, keeps identity in the difference, passing to the moments of being-there and be-for-itself. In the essence, this relation appears while identity of I join it with many, while effectiveness. In the concept, the manifest being if while same concept, as objective totality, and each moment of the being appears in its self-differenciation of the universal one. The conducting wire of all the itinerary of the being if gives in the contradiction, over-admintting itself each moment for another one, in way dialectic. In this over-admintation, the totality if presents while manifestation of its parts, and these, being the reality of all the totality. One is about an alive totality, where the existence and its functioning cannot be produced by any thing that not he himself. E this if gives in the unit between subject and object, where the object is not justified by itself, but for the citizen that apprehends it. E apprehending of this is always to apprehend of something. Thus, if it gives the dialectic, while totality of the unit, or totalized unit.
description O objetivo deste trabalho à apresentar a unidade entre sujeito e objeto, enquanto totalidade, na âPequena LÃgicaâ de Hegel. Para tanto, tomou-se como primeira reflexÃo a IntroduÃÃo da Fenomenologia do EspÃrito, por ser a obra onde Hegel inicia o estudo sobre o tema aqui evidenciado. Nesta obra, Hegel tece uma crÃtica à tradiÃÃo filosÃfica que trata o sujeito separado do objeto, ambos sem nenhuma relaÃÃo. Por isso, apresenta a consciÃncia comum em seus momentos de apreensÃo da realidade, negando e superando cada um deles para revelar a verdade do saber. O saber do objeto que Ã, à o saber da consciÃncia mesma, e agora à a demonstraÃÃo da unidade entre sujeito e objeto. TambÃm serviram de referÃncia os momentos que Hegel expÃe na Doutrina do Ser, da EssÃncia e do Conceito, na EnciclopÃdia das CiÃncias FilosÃficas, em seu volume I. Hegel mostra, em cada seÃÃo desta obra, que o ser traÃa um percurso que tem inÃcio com a imediatez, em que ele, com o nada, mantÃm identidade na diferenÃa, passando para os momentos do ser-aà e do ser-para-si. Na essÃncia, essa relaÃÃo aparece enquanto identidade do uno com o mÃltiplo, enquanto efetividade. No conceito, o ser se manifesta enquanto conceito mesmo, como totalidade objetiva, e cada momento do ser aparece em sua autodiferenciaÃÃo do universal. O fio condutor de todo o itinerÃrio do ser se dà na contradiÃÃo, suprassumindo-se cada momento por outro, de maneira dialÃtica. Nessa suprassunÃÃo, a totalidade se apresenta enquanto manifestaÃÃo de suas partes, e estas sendo a realidade de toda a totalidade. Trata-se de uma totalidade viva, onde a existÃncia e o seu funcionamento nÃo podem ser produzidos por qualquer coisa que nÃo pelo seu funcionamento mesmo. E isso se dà na unidade entre sujeito e objeto, em que o objeto nÃo se explica por si mesmo, mas pelo sujeito que o apreende. E o apreender deste à sempre o apreender de algo. Assim, se dà a dialÃtica enquanto totalidade da unidade ou unidade totalizada.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19954
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295235732668416