RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odmir Fortes Menezes Caldas Filho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19416
Resumo: As tecnologias vÃm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas que trabalham com educaÃÃo, em especial com a EducaÃÃo à Distancia. Entre as diversas tecnologias aplicadas à educaÃÃo, encontra-se a utilizaÃÃo de Recursos Educacionais Abertos - REA. Este estudo pesquisou alguns dos conceitos de REA associados a aprendizagem atravÃs da interatividade entre usuÃrio-aprendiz e o recurso com que ele interage. Dentro deste contexto, esta pesquisa aplicada analisou e classificou diversos REA com base no cone de aprendizagem de Dale, e em conjunto com o MÃtodo de AvaliaÃÃo Ergo-PedagÃgico â MAEP se estabeleceu recomendaÃÃes ergopedagÃgicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo destes recursos, com Ãnfase naqueles que possuem um maior grau de imersÃo com o aprendiz, as simulaÃÃes virtuais. Esta pesquisa foi realizada com os objetos do repositÃrio digital Interred, desenvolvido pelas parcerias da Rednet, MEC e CENTEC onde foram utilizados REA presentes no mesmo para a aplicaÃÃo e testes das recomendaÃÃes aqui presentes. O resultado se revela nas recomendaÃÃes para reconfiguraÃÃo do Interred segundo os critÃrios estabelecidos de classificaÃÃo de OE â Objetos Educacionais de acordo com sua Ãrea de conhecimento e formatos, bem como para a criaÃÃo de REA altamente interativos.
id UFC_fe71a7aa1f5a84451f74f50f94070262
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8671
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no InterredErgopedagogical recommendations for creation and assessment of interactive Oer2014-10-23Cassandra Ribeiro Joye10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 Herminio Borges Neto01362062391KÃtia Regina Rodrigues Lima23088460382Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 02664166328lattes.cnpq.br/0210022143912847Odmir Fortes Menezes Caldas FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo à DistÃncia Recursos Educacionais Abertos Ergopedagogia, SimulaÃÃes virtuais RepositÃrios Digitais.Distance Education Open Educational Resources Ergo-pedagogy Virtual Simulations Digital Repositories.EDUCACAOAs tecnologias vÃm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas que trabalham com educaÃÃo, em especial com a EducaÃÃo à Distancia. Entre as diversas tecnologias aplicadas à educaÃÃo, encontra-se a utilizaÃÃo de Recursos Educacionais Abertos - REA. Este estudo pesquisou alguns dos conceitos de REA associados a aprendizagem atravÃs da interatividade entre usuÃrio-aprendiz e o recurso com que ele interage. Dentro deste contexto, esta pesquisa aplicada analisou e classificou diversos REA com base no cone de aprendizagem de Dale, e em conjunto com o MÃtodo de AvaliaÃÃo Ergo-PedagÃgico â MAEP se estabeleceu recomendaÃÃes ergopedagÃgicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo destes recursos, com Ãnfase naqueles que possuem um maior grau de imersÃo com o aprendiz, as simulaÃÃes virtuais. Esta pesquisa foi realizada com os objetos do repositÃrio digital Interred, desenvolvido pelas parcerias da Rednet, MEC e CENTEC onde foram utilizados REA presentes no mesmo para a aplicaÃÃo e testes das recomendaÃÃes aqui presentes. O resultado se revela nas recomendaÃÃes para reconfiguraÃÃo do Interred segundo os critÃrios estabelecidos de classificaÃÃo de OE â Objetos Educacionais de acordo com sua Ãrea de conhecimento e formatos, bem como para a criaÃÃo de REA altamente interativos. The technologies are becoming increasingly present in everyday life of those who work in education, especially with the Distance Education. Among the many topics of study in this area, one of them lies in the use of Open Educational Resources - OER. Although research with OERs is a recurring theme in studies around the world, yet little explored lies within the context of the Brazilian Academy, so this study investigated some of the concepts associated OERs learning through interactivity between the learner and user-resource with which it interacts. Within this context this applied research, examined various REAS and ranked them based on Dale\'s cone of expertise, and in conjunction with the Valuation Method Ergo-Pedagogical - MAEP, settled ergo-pedagogical recommendations for creating and evaluating these resources, with emphasis on those that have a greater degree of immersion with the learner, virtual simulations. This research was conducted with the objects of the digital repository Interred developed by partnerships of Rednet MEC e CENTEC, where present the same to the application and testing of the recommendations made here. The result reveals the recommendations for the reconfiguration Interred according to established criteria for classifying LOs - learning objects according to their area of expertise and formats, as well as for creating highly interactive REAs.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19416application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:59Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ergopedagogical recommendations for creation and assessment of interactive Oer
title RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred
spellingShingle RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred
Odmir Fortes Menezes Caldas Filho
EducaÃÃo à DistÃncia
Recursos Educacionais Abertos
Ergopedagogia, SimulaÃÃes virtuais
RepositÃrios Digitais.
Distance Education
Open Educational Resources
Ergo-pedagogy
Virtual Simulations
Digital Repositories.
EDUCACAO
title_short RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred
title_full RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred
title_fullStr RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred
title_full_unstemmed RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred
title_sort RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred
author Odmir Fortes Menezes Caldas Filho
author_facet Odmir Fortes Menezes Caldas Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cassandra Ribeiro Joye
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10656731249
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2308920362072312
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv KÃtia Regina Rodrigues Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23088460382
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 42397162334
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3288513376230522
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02664166328
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0210022143912847
dc.contributor.author.fl_str_mv Odmir Fortes Menezes Caldas Filho
contributor_str_mv Cassandra Ribeiro Joye
Herminio Borges Neto
KÃtia Regina Rodrigues Lima
Francisco Regis Vieira Alves
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo à DistÃncia
Recursos Educacionais Abertos
Ergopedagogia, SimulaÃÃes virtuais
RepositÃrios Digitais.
topic EducaÃÃo à DistÃncia
Recursos Educacionais Abertos
Ergopedagogia, SimulaÃÃes virtuais
RepositÃrios Digitais.
Distance Education
Open Educational Resources
Ergo-pedagogy
Virtual Simulations
Digital Repositories.
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Education
Open Educational Resources
Ergo-pedagogy
Virtual Simulations
Digital Repositories.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As tecnologias vÃm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas que trabalham com educaÃÃo, em especial com a EducaÃÃo à Distancia. Entre as diversas tecnologias aplicadas à educaÃÃo, encontra-se a utilizaÃÃo de Recursos Educacionais Abertos - REA. Este estudo pesquisou alguns dos conceitos de REA associados a aprendizagem atravÃs da interatividade entre usuÃrio-aprendiz e o recurso com que ele interage. Dentro deste contexto, esta pesquisa aplicada analisou e classificou diversos REA com base no cone de aprendizagem de Dale, e em conjunto com o MÃtodo de AvaliaÃÃo Ergo-PedagÃgico â MAEP se estabeleceu recomendaÃÃes ergopedagÃgicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo destes recursos, com Ãnfase naqueles que possuem um maior grau de imersÃo com o aprendiz, as simulaÃÃes virtuais. Esta pesquisa foi realizada com os objetos do repositÃrio digital Interred, desenvolvido pelas parcerias da Rednet, MEC e CENTEC onde foram utilizados REA presentes no mesmo para a aplicaÃÃo e testes das recomendaÃÃes aqui presentes. O resultado se revela nas recomendaÃÃes para reconfiguraÃÃo do Interred segundo os critÃrios estabelecidos de classificaÃÃo de OE â Objetos Educacionais de acordo com sua Ãrea de conhecimento e formatos, bem como para a criaÃÃo de REA altamente interativos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The technologies are becoming increasingly present in everyday life of those who work in education, especially with the Distance Education. Among the many topics of study in this area, one of them lies in the use of Open Educational Resources - OER. Although research with OERs is a recurring theme in studies around the world, yet little explored lies within the context of the Brazilian Academy, so this study investigated some of the concepts associated OERs learning through interactivity between the learner and user-resource with which it interacts. Within this context this applied research, examined various REAS and ranked them based on Dale\'s cone of expertise, and in conjunction with the Valuation Method Ergo-Pedagogical - MAEP, settled ergo-pedagogical recommendations for creating and evaluating these resources, with emphasis on those that have a greater degree of immersion with the learner, virtual simulations. This research was conducted with the objects of the digital repository Interred developed by partnerships of Rednet MEC e CENTEC, where present the same to the application and testing of the recommendations made here. The result reveals the recommendations for the reconfiguration Interred according to established criteria for classifying LOs - learning objects according to their area of expertise and formats, as well as for creating highly interactive REAs.
description As tecnologias vÃm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas que trabalham com educaÃÃo, em especial com a EducaÃÃo à Distancia. Entre as diversas tecnologias aplicadas à educaÃÃo, encontra-se a utilizaÃÃo de Recursos Educacionais Abertos - REA. Este estudo pesquisou alguns dos conceitos de REA associados a aprendizagem atravÃs da interatividade entre usuÃrio-aprendiz e o recurso com que ele interage. Dentro deste contexto, esta pesquisa aplicada analisou e classificou diversos REA com base no cone de aprendizagem de Dale, e em conjunto com o MÃtodo de AvaliaÃÃo Ergo-PedagÃgico â MAEP se estabeleceu recomendaÃÃes ergopedagÃgicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo destes recursos, com Ãnfase naqueles que possuem um maior grau de imersÃo com o aprendiz, as simulaÃÃes virtuais. Esta pesquisa foi realizada com os objetos do repositÃrio digital Interred, desenvolvido pelas parcerias da Rednet, MEC e CENTEC onde foram utilizados REA presentes no mesmo para a aplicaÃÃo e testes das recomendaÃÃes aqui presentes. O resultado se revela nas recomendaÃÃes para reconfiguraÃÃo do Interred segundo os critÃrios estabelecidos de classificaÃÃo de OE â Objetos Educacionais de acordo com sua Ãrea de conhecimento e formatos, bem como para a criaÃÃo de REA altamente interativos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19416
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295233603010560