RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19416 |
Resumo: | As tecnologias vÃm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas que trabalham com educaÃÃo, em especial com a EducaÃÃo à Distancia. Entre as diversas tecnologias aplicadas à educaÃÃo, encontra-se a utilizaÃÃo de Recursos Educacionais Abertos - REA. Este estudo pesquisou alguns dos conceitos de REA associados a aprendizagem atravÃs da interatividade entre usuÃrio-aprendiz e o recurso com que ele interage. Dentro deste contexto, esta pesquisa aplicada analisou e classificou diversos REA com base no cone de aprendizagem de Dale, e em conjunto com o MÃtodo de AvaliaÃÃo Ergo-PedagÃgico â MAEP se estabeleceu recomendaÃÃes ergopedagÃgicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo destes recursos, com Ãnfase naqueles que possuem um maior grau de imersÃo com o aprendiz, as simulaÃÃes virtuais. Esta pesquisa foi realizada com os objetos do repositÃrio digital Interred, desenvolvido pelas parcerias da Rednet, MEC e CENTEC onde foram utilizados REA presentes no mesmo para a aplicaÃÃo e testes das recomendaÃÃes aqui presentes. O resultado se revela nas recomendaÃÃes para reconfiguraÃÃo do Interred segundo os critÃrios estabelecidos de classificaÃÃo de OE â Objetos Educacionais de acordo com sua Ãrea de conhecimento e formatos, bem como para a criaÃÃo de REA altamente interativos. |
id |
UFC_fe71a7aa1f5a84451f74f50f94070262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8671 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no InterredErgopedagogical recommendations for creation and assessment of interactive Oer2014-10-23Cassandra Ribeiro Joye10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 Herminio Borges Neto01362062391KÃtia Regina Rodrigues Lima23088460382Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 02664166328lattes.cnpq.br/0210022143912847Odmir Fortes Menezes Caldas FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo à DistÃncia Recursos Educacionais Abertos Ergopedagogia, SimulaÃÃes virtuais RepositÃrios Digitais.Distance Education Open Educational Resources Ergo-pedagogy Virtual Simulations Digital Repositories.EDUCACAOAs tecnologias vÃm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas que trabalham com educaÃÃo, em especial com a EducaÃÃo à Distancia. Entre as diversas tecnologias aplicadas à educaÃÃo, encontra-se a utilizaÃÃo de Recursos Educacionais Abertos - REA. Este estudo pesquisou alguns dos conceitos de REA associados a aprendizagem atravÃs da interatividade entre usuÃrio-aprendiz e o recurso com que ele interage. Dentro deste contexto, esta pesquisa aplicada analisou e classificou diversos REA com base no cone de aprendizagem de Dale, e em conjunto com o MÃtodo de AvaliaÃÃo Ergo-PedagÃgico â MAEP se estabeleceu recomendaÃÃes ergopedagÃgicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo destes recursos, com Ãnfase naqueles que possuem um maior grau de imersÃo com o aprendiz, as simulaÃÃes virtuais. Esta pesquisa foi realizada com os objetos do repositÃrio digital Interred, desenvolvido pelas parcerias da Rednet, MEC e CENTEC onde foram utilizados REA presentes no mesmo para a aplicaÃÃo e testes das recomendaÃÃes aqui presentes. O resultado se revela nas recomendaÃÃes para reconfiguraÃÃo do Interred segundo os critÃrios estabelecidos de classificaÃÃo de OE â Objetos Educacionais de acordo com sua Ãrea de conhecimento e formatos, bem como para a criaÃÃo de REA altamente interativos. The technologies are becoming increasingly present in everyday life of those who work in education, especially with the Distance Education. Among the many topics of study in this area, one of them lies in the use of Open Educational Resources - OER. Although research with OERs is a recurring theme in studies around the world, yet little explored lies within the context of the Brazilian Academy, so this study investigated some of the concepts associated OERs learning through interactivity between the learner and user-resource with which it interacts. Within this context this applied research, examined various REAS and ranked them based on Dale\'s cone of expertise, and in conjunction with the Valuation Method Ergo-Pedagogical - MAEP, settled ergo-pedagogical recommendations for creating and evaluating these resources, with emphasis on those that have a greater degree of immersion with the learner, virtual simulations. This research was conducted with the objects of the digital repository Interred developed by partnerships of Rednet MEC e CENTEC, where present the same to the application and testing of the recommendations made here. The result reveals the recommendations for the reconfiguration Interred according to established criteria for classifying LOs - learning objects according to their area of expertise and formats, as well as for creating highly interactive REAs.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19416application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:59Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ergopedagogical recommendations for creation and assessment of interactive Oer |
title |
RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred |
spellingShingle |
RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred Odmir Fortes Menezes Caldas Filho EducaÃÃo à DistÃncia Recursos Educacionais Abertos Ergopedagogia, SimulaÃÃes virtuais RepositÃrios Digitais. Distance Education Open Educational Resources Ergo-pedagogy Virtual Simulations Digital Repositories. EDUCACAO |
title_short |
RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred |
title_full |
RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred |
title_fullStr |
RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred |
title_full_unstemmed |
RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred |
title_sort |
RecomendaÃÃes ergopedagogicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo de reas interativos no Interred |
author |
Odmir Fortes Menezes Caldas Filho |
author_facet |
Odmir Fortes Menezes Caldas Filho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cassandra Ribeiro Joye |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
10656731249 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Herminio Borges Neto |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
01362062391 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
KÃtia Regina Rodrigues Lima |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
23088460382 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Francisco Regis Vieira Alves |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
42397162334 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02664166328 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0210022143912847 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Odmir Fortes Menezes Caldas Filho |
contributor_str_mv |
Cassandra Ribeiro Joye Herminio Borges Neto KÃtia Regina Rodrigues Lima Francisco Regis Vieira Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo à DistÃncia Recursos Educacionais Abertos Ergopedagogia, SimulaÃÃes virtuais RepositÃrios Digitais. |
topic |
EducaÃÃo à DistÃncia Recursos Educacionais Abertos Ergopedagogia, SimulaÃÃes virtuais RepositÃrios Digitais. Distance Education Open Educational Resources Ergo-pedagogy Virtual Simulations Digital Repositories. EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Education Open Educational Resources Ergo-pedagogy Virtual Simulations Digital Repositories. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
As tecnologias vÃm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas que trabalham com educaÃÃo, em especial com a EducaÃÃo à Distancia. Entre as diversas tecnologias aplicadas à educaÃÃo, encontra-se a utilizaÃÃo de Recursos Educacionais Abertos - REA. Este estudo pesquisou alguns dos conceitos de REA associados a aprendizagem atravÃs da interatividade entre usuÃrio-aprendiz e o recurso com que ele interage. Dentro deste contexto, esta pesquisa aplicada analisou e classificou diversos REA com base no cone de aprendizagem de Dale, e em conjunto com o MÃtodo de AvaliaÃÃo Ergo-PedagÃgico â MAEP se estabeleceu recomendaÃÃes ergopedagÃgicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo destes recursos, com Ãnfase naqueles que possuem um maior grau de imersÃo com o aprendiz, as simulaÃÃes virtuais. Esta pesquisa foi realizada com os objetos do repositÃrio digital Interred, desenvolvido pelas parcerias da Rednet, MEC e CENTEC onde foram utilizados REA presentes no mesmo para a aplicaÃÃo e testes das recomendaÃÃes aqui presentes. O resultado se revela nas recomendaÃÃes para reconfiguraÃÃo do Interred segundo os critÃrios estabelecidos de classificaÃÃo de OE â Objetos Educacionais de acordo com sua Ãrea de conhecimento e formatos, bem como para a criaÃÃo de REA altamente interativos. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The technologies are becoming increasingly present in everyday life of those who work in education, especially with the Distance Education. Among the many topics of study in this area, one of them lies in the use of Open Educational Resources - OER. Although research with OERs is a recurring theme in studies around the world, yet little explored lies within the context of the Brazilian Academy, so this study investigated some of the concepts associated OERs learning through interactivity between the learner and user-resource with which it interacts. Within this context this applied research, examined various REAS and ranked them based on Dale\'s cone of expertise, and in conjunction with the Valuation Method Ergo-Pedagogical - MAEP, settled ergo-pedagogical recommendations for creating and evaluating these resources, with emphasis on those that have a greater degree of immersion with the learner, virtual simulations. This research was conducted with the objects of the digital repository Interred developed by partnerships of Rednet MEC e CENTEC, where present the same to the application and testing of the recommendations made here. The result reveals the recommendations for the reconfiguration Interred according to established criteria for classifying LOs - learning objects according to their area of expertise and formats, as well as for creating highly interactive REAs. |
description |
As tecnologias vÃm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas que trabalham com educaÃÃo, em especial com a EducaÃÃo à Distancia. Entre as diversas tecnologias aplicadas à educaÃÃo, encontra-se a utilizaÃÃo de Recursos Educacionais Abertos - REA. Este estudo pesquisou alguns dos conceitos de REA associados a aprendizagem atravÃs da interatividade entre usuÃrio-aprendiz e o recurso com que ele interage. Dentro deste contexto, esta pesquisa aplicada analisou e classificou diversos REA com base no cone de aprendizagem de Dale, e em conjunto com o MÃtodo de AvaliaÃÃo Ergo-PedagÃgico â MAEP se estabeleceu recomendaÃÃes ergopedagÃgicas para criaÃÃo e avaliaÃÃo destes recursos, com Ãnfase naqueles que possuem um maior grau de imersÃo com o aprendiz, as simulaÃÃes virtuais. Esta pesquisa foi realizada com os objetos do repositÃrio digital Interred, desenvolvido pelas parcerias da Rednet, MEC e CENTEC onde foram utilizados REA presentes no mesmo para a aplicaÃÃo e testes das recomendaÃÃes aqui presentes. O resultado se revela nas recomendaÃÃes para reconfiguraÃÃo do Interred segundo os critÃrios estabelecidos de classificaÃÃo de OE â Objetos Educacionais de acordo com sua Ãrea de conhecimento e formatos, bem como para a criaÃÃo de REA altamente interativos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-10-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19416 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295233603010560 |