Aspectos de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica do Instituto UFC Virtual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20771 |
Resumo: | Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAspectos de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica do Instituto UFC Virtual2019-03-00Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/014550972699911449613928391http://lattes.cnpq.br/6871665890676333Maria Alexsandra Pires CavalcanteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBREgressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃnciaEgressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃnciaEgressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃnciaEgressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃnciaEgressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃnciaEgressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃnciaEgressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃnciaAVALIACAO DA APRENDIZAGEMAVALIACAO DA APRENDIZAGEMAVALIACAO DA APRENDIZAGEMAVALIACAO DA APRENDIZAGEMAVALIACAO DA APRENDIZAGEMAVALIACAO DA APRENDIZAGEMAVALIACAO DA APRENDIZAGEMDiante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento.Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento.Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento.Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. 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Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento.Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento.Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. 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Maria Alexsandra Pires Cavalcante |
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Maxweel Veras Rodrigues |
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Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia |
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Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia Egressos AvaliaÃÃo Institucional EducaÃÃo a distÃncia Acompanhamento dos Egressos Aluno Egresso AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Escolar AvaliaÃÃo das InstituiÃÃes de Ensino Curso de EducaÃÃo a DistÃncia â egressos - avaliaÃÃo EducaÃÃo a DistÃncia AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
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AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
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nÃo hà |
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Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento. Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento. Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento. Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento. Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento. Diante da expansÃo da educaÃÃo superior, interiorizaÃÃo dos cursos de graduaÃÃo e democratizaÃÃo do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em EducaÃÃo a DistÃncia (EaD), mediada atravÃs da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusÃo social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagaÃÃo: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de EducaÃÃo a DistÃncia, por meio de indicadores de eficÃcia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2Â; 3 e 43Â? Logo, a presente pesquisa propÃs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em AdministraÃÃo PÃblica em EaD, por meio de indicadores de eficÃcia em consonÃncia com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento. 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Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratÃria e descritiva, em relaÃÃo aos aspectos tÃcnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da Universidade Federal do Cearà (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do pÃblico investigado. O pÃblico alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administraÃÃo pÃblica da UFC Virtual, nos campus de QuixadÃ; Caucaia; TauÃ; Sobral; SÃo GonÃalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionÃrio semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demogrÃfico; perfil laboral; perfil acadÃmico e perfil das competÃncias desenvolvidas, subsidiando a elaboraÃÃo dos indicadores de eficÃcia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatÃria. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didÃtico impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vÃdeos aulas mais interativas, ofertar pÃs-graduaÃÃo lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que à necessÃrio o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliaÃÃo do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigÃncias do mercado de trabalho. Ficando de sugestÃo para futuras pesquisas propor um mÃtodo de acompanhamento de egressos com meios de mediÃÃo da eficiÃncia e da eficÃcia, anÃlise da gestÃo do conhecimento e examinado tÃticas de aprimoramento. |
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