Atividades de produÃÃo oral em lÃngua inglesa na EaD: um estudo na licenciatura à distÃncia de letras inglÃs da Universidade Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emanuelle Sales Cavalcante
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16312
Resumo: Esta dissertaÃÃo objetiva avaliar as atividades de produÃÃo oral presentes nas disciplinas online de compreensÃo e produÃÃo oral da Licenciatura a distÃncia de Letras InglÃs da Universidade Federal do CearÃ, buscando identificar se 1) princÃpios da abordagem comunicativa, 2) princÃpios do ensino de lÃnguas baseado em tarefas e 3) princÃpios do aquisiÃÃo/ instruÃÃo de L2 fazem parte do embasamento didÃtico-pedagÃgico das atividades de produÃÃo oral destas disciplinas, e portanto podem ter o potencial de desenvolver a habilidade de produÃÃo oral dos professores em formaÃÃo. Esta pesquisa, que està inserida na linha de LinguÃstica Aplicada, caracteriza-se como exploratÃria e descritiva e fundamenta-se nas reflexÃes acerca do processo de ensino-aprendizagem e aquisiÃÃo de segunda lÃngua principalmente de Brown (2000,2001) e Ellis (2003, 2005). Para realizarmos a pesquisa, elaboramos um instrumento de avaliaÃÃo (checklist), que foi utilizado para a avaliaÃÃo dos princÃpios presentes nas atividades online. Os resultados mostraram que as atividades, no geral, tÃm caracterÃsticas significativas de todos os princÃpios que nos propusemos a observar, com destaque dos princÃpios do Ensino Baseado em Tarefas (ELLIS, 2003), podendo ter, portanto, o potencial de desenvolver a habilidade de produÃÃo oral dos professores em formaÃÃo. No entanto, observamos que a maioria das atividades de produÃÃo oral propostas nas disciplinas analisadas sÃo, em sua maioria, controladas ou semicontroladas, e que a quantidade de atividades de produÃÃo oral à inferior se comparada Ãs outras atividades propostas nas disciplinas. Como conclusÃo, verificou-se que hà a necessidade de que mais atividades de produÃÃo oral espontÃnea sejam propostas, em disciplinas de cursos a distÃncia, principalmente naquelas que visam o desenvolvimento desta habilidade, uma vez que, a fala à um instrumento imprescindÃvel e fundamental para prÃtica dos professores de lÃnguas.
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