AvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17716 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_ffe3d88f78f7538a6120adbc8f980b93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11285 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica Role of evaluation of curriculum changes (ENEM 2009) and the new National Curriculum Guidelines on learning perspective between math teachers 2016-07-29Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Monica Mota Tassigny22964525315http://lattes.cnpq.br/410932530563192504253070345 http://lattes.cnpq.br/7458797006819003Josilda da Cruz SiliveraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMudanÃas Curriculares ENEM 2009 Diretrizes Curriculares Ensino MÃdio AprendizagemCurriculum changes ENEM 2009 Curriculum Guidelines High school LearningEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) foi instituÃdo em 1998 objetivando ser uma avaliaÃÃo diagnÃstica basicamente para avaliar os alunos e os cursos do Ensino MÃdio, e no decorrer dos anos foi tomando o lugar do vestibular tradicional das InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior do PaÃs e possibilitando ao Governo Federal o desenvolvimento de polÃticas pÃblicas para a EducaÃÃo BÃsica. Logo apÃs, no ano de 2009, foi instituÃdo o ENEM de 2009 (conhecido tambÃm como Novo ENEM) estabelecendo uma nova proposta para o Ensino MÃdio, e em seguida, no ano de 2012 as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino MÃdio (NDCNEM) sÃo instituÃdas. Desse Ãnterim surgiu o seguinte problema de pesquisa: Qual o papel das mudanÃas curriculares advindas da Proposta do ENEM de 2009 e das NDCNEM no processo de aprendizagem, na perspectiva dos professores de matemÃtica de uma escola do Ensino mÃdio do municÃpio de Maranguape (CE)? A partir deste problema elaborou-se este trabalho com a finalidade de Avaliar o papel as mudanÃas curriculares advindas da proposta do ENEM de 2009 e das NDCNEM no processo de aprendizagem, na perspectiva dos professores de matemÃtica de uma escola do municÃpio de Maranguape (CE). Quanto à abordagem, a pesquisa à de natureza qualitativa, referente aos objetivos ela à exploratÃria e explicativa e quanto aos procedimentos classifica-se como pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista com questionÃrio estruturado, aplicado aos professores de matemÃtica de uma escola do Ensino MÃdio da Rede PÃblica de Maranguape. Diante do exposto buscou-se abordar a perspectiva dos professores quanto Ãs mudanÃas curriculares que advieram do ENEM de 2009 e das NDCNEM. A anÃlise deste trabalho foi realizada atravÃs do mÃtodo de anÃlise de conteÃdo sugerido pela autora Bardin, embasada na concepÃÃo de avaliaÃÃo do autor Ralph Tyler e contribuiÃÃes de outros autores, como Luckesi, Dewey, Rabelo e SacristÃn. AlÃm disso, salienta-se que os procedimentos desta pesquisa foram submetidos para anÃlise pelo comità de Ãtica da Universidade Federal do CearÃ.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17716application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:56Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Role of evaluation of curriculum changes (ENEM 2009) and the new National Curriculum Guidelines on learning perspective between math teachers |
title |
AvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica Josilda da Cruz Silivera MudanÃas Curriculares ENEM 2009 Diretrizes Curriculares Ensino MÃdio Aprendizagem Curriculum changes ENEM 2009 Curriculum Guidelines High school Learning EDUCACAO |
title_short |
AvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica |
title_full |
AvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica |
title_sort |
AvaliaÃÃo do papel das mudanÃas curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemÃtica |
author |
Josilda da Cruz Silivera |
author_facet |
Josilda da Cruz Silivera |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adriana Eufrasio Braga |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
25824848300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8042943225979510 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
04698673704 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Monica Mota Tassigny |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
22964525315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4109325305631925 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
04253070345 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7458797006819003 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josilda da Cruz Silivera |
contributor_str_mv |
Adriana Eufrasio Braga Nicolino Trompieri Filho Monica Mota Tassigny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MudanÃas Curriculares ENEM 2009 Diretrizes Curriculares Ensino MÃdio Aprendizagem |
topic |
MudanÃas Curriculares ENEM 2009 Diretrizes Curriculares Ensino MÃdio Aprendizagem Curriculum changes ENEM 2009 Curriculum Guidelines High school Learning EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum changes ENEM 2009 Curriculum Guidelines High school Learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) foi instituÃdo em 1998 objetivando ser uma avaliaÃÃo diagnÃstica basicamente para avaliar os alunos e os cursos do Ensino MÃdio, e no decorrer dos anos foi tomando o lugar do vestibular tradicional das InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior do PaÃs e possibilitando ao Governo Federal o desenvolvimento de polÃticas pÃblicas para a EducaÃÃo BÃsica. Logo apÃs, no ano de 2009, foi instituÃdo o ENEM de 2009 (conhecido tambÃm como Novo ENEM) estabelecendo uma nova proposta para o Ensino MÃdio, e em seguida, no ano de 2012 as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino MÃdio (NDCNEM) sÃo instituÃdas. Desse Ãnterim surgiu o seguinte problema de pesquisa: Qual o papel das mudanÃas curriculares advindas da Proposta do ENEM de 2009 e das NDCNEM no processo de aprendizagem, na perspectiva dos professores de matemÃtica de uma escola do Ensino mÃdio do municÃpio de Maranguape (CE)? A partir deste problema elaborou-se este trabalho com a finalidade de Avaliar o papel as mudanÃas curriculares advindas da proposta do ENEM de 2009 e das NDCNEM no processo de aprendizagem, na perspectiva dos professores de matemÃtica de uma escola do municÃpio de Maranguape (CE). Quanto à abordagem, a pesquisa à de natureza qualitativa, referente aos objetivos ela à exploratÃria e explicativa e quanto aos procedimentos classifica-se como pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista com questionÃrio estruturado, aplicado aos professores de matemÃtica de uma escola do Ensino MÃdio da Rede PÃblica de Maranguape. Diante do exposto buscou-se abordar a perspectiva dos professores quanto Ãs mudanÃas curriculares que advieram do ENEM de 2009 e das NDCNEM. A anÃlise deste trabalho foi realizada atravÃs do mÃtodo de anÃlise de conteÃdo sugerido pela autora Bardin, embasada na concepÃÃo de avaliaÃÃo do autor Ralph Tyler e contribuiÃÃes de outros autores, como Luckesi, Dewey, Rabelo e SacristÃn. AlÃm disso, salienta-se que os procedimentos desta pesquisa foram submetidos para anÃlise pelo comità de Ãtica da Universidade Federal do CearÃ. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17716 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295225376931840 |