O Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 .
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9022 |
Resumo: | Este estudo se propÃs a investigar as mudanÃas provocadas nos vestibulares da Universidade Federal do Cearà (UFC), nos Ãltimos 26 anos e suas repercussÃes no Ensino MÃdio. De modo mais especÃfico analisa-se a partir das entrevistas com os presidentes e vice-presidente da ComissÃo Coordenadora do Vestibular (CCV) as explicaÃÃes para as diversas modificaÃÃes implantadas por cada um ao seu tempo e ao seu modo. AtravÃs da fala dos professores elaboradores de provas de Biologia revela-se o impacto causado pelas provas do vestibular e sua repercussÃo nos conteÃdos abordados no Ensino MÃdio.Esta pesquisa, confirma a historicidade do processo de mudanÃas fazendo uso dos documentos do Conselho de Ensino, Pesquisa e ExtensÃo (CEPE) e dos editais de convocaÃÃo dos vestibulares compreendidos entre 1978 e 2007. A pesquisa de abordagem qualitativa adota como instrumento de levantamento de dados a entrevista semi-estruturada e anÃlise de documentos concentrando-se especialmente: nas falas dos presidentes e vice-presidentes da CCV relacionadas com as mudanÃas ocorridas nos vestibulares da UFC no perÃodo de 1978 a 2007; nas contribuiÃÃes dos professores elaboradores de provas de Biologia do vestibular da UFC; na anÃlise documental das provas de Biologia do vestibular da UFC; e na apreciaÃÃo dos documentos oficiais. Destaca-se no texto a capacidade de adaptaÃÃo das escolas particulares Ãs inovaÃÃes propostas pela CCV, e se notifica a pouca visibilidade de iniciativas tomadas nesse sentido pela escola pÃblica. Chega-se à conclusÃo que o sistema de acesso à universidade tem uma influÃncia inegÃvel no Ensino MÃdio, tanto no conteÃdo como no seu enfoque epistemolÃgico; entretanto essa ascendÃncia pode ser positiva desde que haja convergÃncia entre o sistema de acesso ao Ensino Superior e os objetivos do prÃprio Ensino MÃdio. Evidencia-se a necessidade da UFC repensar os critÃrios utilizados no processo de seleÃÃo, redimensionando os conteÃdos exigidos e centralizando sua preocupaÃÃo na construÃÃo de uma proposta educativa que forme sujeitos capazes de pensar propor e realizar mudanÃa que transformem o curso dessa histÃria. Palavras-Chaves: Vestibular; MudanÃas; Ensino MÃdio. |
id |
UFC_0cb8099c3d1f45ffdb8204efa90f9fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:680 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 . College Entrance Exam at UFC: Implications for HighSchool â Analysis From The Changes Realized Ffrom 1978 TO 2004 2007-05-02ClÃudio de Albuquerque Marques28361660372Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 BetÃnia Leite Ramalho13604559404http://lattes.cnpq.br/1326690619078211 05416655372http://lattes.cnpq.br/2003009101258670JoÃo Eudes Moreira da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRVestibular MudanÃa Ensino MÃdioCollege Entrance Examinations (Vestibular) Changes Secondary School AVALIACAO DA APRENDIZAGEM Este estudo se propÃs a investigar as mudanÃas provocadas nos vestibulares da Universidade Federal do Cearà (UFC), nos Ãltimos 26 anos e suas repercussÃes no Ensino MÃdio. De modo mais especÃfico analisa-se a partir das entrevistas com os presidentes e vice-presidente da ComissÃo Coordenadora do Vestibular (CCV) as explicaÃÃes para as diversas modificaÃÃes implantadas por cada um ao seu tempo e ao seu modo. AtravÃs da fala dos professores elaboradores de provas de Biologia revela-se o impacto causado pelas provas do vestibular e sua repercussÃo nos conteÃdos abordados no Ensino MÃdio.Esta pesquisa, confirma a historicidade do processo de mudanÃas fazendo uso dos documentos do Conselho de Ensino, Pesquisa e ExtensÃo (CEPE) e dos editais de convocaÃÃo dos vestibulares compreendidos entre 1978 e 2007. A pesquisa de abordagem qualitativa adota como instrumento de levantamento de dados a entrevista semi-estruturada e anÃlise de documentos concentrando-se especialmente: nas falas dos presidentes e vice-presidentes da CCV relacionadas com as mudanÃas ocorridas nos vestibulares da UFC no perÃodo de 1978 a 2007; nas contribuiÃÃes dos professores elaboradores de provas de Biologia do vestibular da UFC; na anÃlise documental das provas de Biologia do vestibular da UFC; e na apreciaÃÃo dos documentos oficiais. Destaca-se no texto a capacidade de adaptaÃÃo das escolas particulares Ãs inovaÃÃes propostas pela CCV, e se notifica a pouca visibilidade de iniciativas tomadas nesse sentido pela escola pÃblica. Chega-se à conclusÃo que o sistema de acesso à universidade tem uma influÃncia inegÃvel no Ensino MÃdio, tanto no conteÃdo como no seu enfoque epistemolÃgico; entretanto essa ascendÃncia pode ser positiva desde que haja convergÃncia entre o sistema de acesso ao Ensino Superior e os objetivos do prÃprio Ensino MÃdio. Evidencia-se a necessidade da UFC repensar os critÃrios utilizados no processo de seleÃÃo, redimensionando os conteÃdos exigidos e centralizando sua preocupaÃÃo na construÃÃo de uma proposta educativa que forme sujeitos capazes de pensar propor e realizar mudanÃa que transformem o curso dessa histÃria. Palavras-Chaves: Vestibular; MudanÃas; Ensino MÃdio. This study intends to investigate changes brought about in the College Entrance Examinations (Vestibular) of the Universidade Federal do Cearà (UFC) in the last 26 years and its effects in the Brazilian Secondary Education. Specifically, the explanations for several modifications established - each at a different time and manner - are analyzed based on interviews with presidents and vice-presidents of the Examinationâs Coordination Committee (CCV). Through the speech of the teachers responsible for the elaboration of the Biology tests, the impact of the vestibular exams are revealed as well as the effects in the subjects dealt with in Secondary School. This investigation confirms the historicity of the change process by utilizing documents from the Education, Research and Community Service Council (CEPE) and the Call for Exams Publications from 1978 to 2007. This qualitative research chose a semi-structured interview and document analysis as tools for data survey, focusing especially on the sayings of the presidents and vice-presidents of the CCV related to the changes that took place in UFCâs Vestibular examinations from 1978 to 2007; the sayings of teachers who developed the Biology tests in he UFC Vestibular; as well as on documental analysis of these Biology tests and official documents. In the text, the ability of private schools to adapt to the innovations proposed by the CCV is highlighted and the lack of visibility of these actions by public schools is noticed. It is concluded that the access system to the university has an indisputable influence in Secondary School, both in content and in its epistemological approach, however this influence can only be positive if there is a convergence between the access system to Higher Education and the objectives in Secondary School itself. It is shown that UFC needs to review its selection criteria, resize the contents required and invert the way it contributes with the evaluation process, centralizing its concerns in the construction of an educational proposal that may shape individuals capable of thinking, proposing and making changes that can transform the course of history. . CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9022application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:50Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 . |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
College Entrance Exam at UFC: Implications for HighSchool â Analysis From The Changes Realized Ffrom 1978 TO 2004 |
title |
O Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 . |
spellingShingle |
O Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 . JoÃo Eudes Moreira da Silva Vestibular MudanÃa Ensino MÃdio College Entrance Examinations (Vestibular) Changes Secondary School AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
title_short |
O Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 . |
title_full |
O Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 . |
title_fullStr |
O Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 . |
title_full_unstemmed |
O Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 . |
title_sort |
O Vestibular da UFC. ImplicaÃÃes para o Ensino MÃdio: um estudo de caso a partir das mudanÃas realizadas de 1978 a 2004 . |
author |
JoÃo Eudes Moreira da Silva |
author_facet |
JoÃo Eudes Moreira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ClÃudio de Albuquerque Marques |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
28361660372 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
BetÃnia Leite Ramalho |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
13604559404 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1326690619078211 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05416655372 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2003009101258670 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JoÃo Eudes Moreira da Silva |
contributor_str_mv |
ClÃudio de Albuquerque Marques Ana Maria Iorio Dias BetÃnia Leite Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vestibular MudanÃa Ensino MÃdio |
topic |
Vestibular MudanÃa Ensino MÃdio College Entrance Examinations (Vestibular) Changes Secondary School AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
College Entrance Examinations (Vestibular) Changes Secondary School |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo se propÃs a investigar as mudanÃas provocadas nos vestibulares da Universidade Federal do Cearà (UFC), nos Ãltimos 26 anos e suas repercussÃes no Ensino MÃdio. De modo mais especÃfico analisa-se a partir das entrevistas com os presidentes e vice-presidente da ComissÃo Coordenadora do Vestibular (CCV) as explicaÃÃes para as diversas modificaÃÃes implantadas por cada um ao seu tempo e ao seu modo. AtravÃs da fala dos professores elaboradores de provas de Biologia revela-se o impacto causado pelas provas do vestibular e sua repercussÃo nos conteÃdos abordados no Ensino MÃdio.Esta pesquisa, confirma a historicidade do processo de mudanÃas fazendo uso dos documentos do Conselho de Ensino, Pesquisa e ExtensÃo (CEPE) e dos editais de convocaÃÃo dos vestibulares compreendidos entre 1978 e 2007. A pesquisa de abordagem qualitativa adota como instrumento de levantamento de dados a entrevista semi-estruturada e anÃlise de documentos concentrando-se especialmente: nas falas dos presidentes e vice-presidentes da CCV relacionadas com as mudanÃas ocorridas nos vestibulares da UFC no perÃodo de 1978 a 2007; nas contribuiÃÃes dos professores elaboradores de provas de Biologia do vestibular da UFC; na anÃlise documental das provas de Biologia do vestibular da UFC; e na apreciaÃÃo dos documentos oficiais. Destaca-se no texto a capacidade de adaptaÃÃo das escolas particulares Ãs inovaÃÃes propostas pela CCV, e se notifica a pouca visibilidade de iniciativas tomadas nesse sentido pela escola pÃblica. Chega-se à conclusÃo que o sistema de acesso à universidade tem uma influÃncia inegÃvel no Ensino MÃdio, tanto no conteÃdo como no seu enfoque epistemolÃgico; entretanto essa ascendÃncia pode ser positiva desde que haja convergÃncia entre o sistema de acesso ao Ensino Superior e os objetivos do prÃprio Ensino MÃdio. Evidencia-se a necessidade da UFC repensar os critÃrios utilizados no processo de seleÃÃo, redimensionando os conteÃdos exigidos e centralizando sua preocupaÃÃo na construÃÃo de uma proposta educativa que forme sujeitos capazes de pensar propor e realizar mudanÃa que transformem o curso dessa histÃria. Palavras-Chaves: Vestibular; MudanÃas; Ensino MÃdio. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study intends to investigate changes brought about in the College Entrance Examinations (Vestibular) of the Universidade Federal do Cearà (UFC) in the last 26 years and its effects in the Brazilian Secondary Education. Specifically, the explanations for several modifications established - each at a different time and manner - are analyzed based on interviews with presidents and vice-presidents of the Examinationâs Coordination Committee (CCV). Through the speech of the teachers responsible for the elaboration of the Biology tests, the impact of the vestibular exams are revealed as well as the effects in the subjects dealt with in Secondary School. This investigation confirms the historicity of the change process by utilizing documents from the Education, Research and Community Service Council (CEPE) and the Call for Exams Publications from 1978 to 2007. This qualitative research chose a semi-structured interview and document analysis as tools for data survey, focusing especially on the sayings of the presidents and vice-presidents of the CCV related to the changes that took place in UFCâs Vestibular examinations from 1978 to 2007; the sayings of teachers who developed the Biology tests in he UFC Vestibular; as well as on documental analysis of these Biology tests and official documents. In the text, the ability of private schools to adapt to the innovations proposed by the CCV is highlighted and the lack of visibility of these actions by public schools is noticed. It is concluded that the access system to the university has an indisputable influence in Secondary School, both in content and in its epistemological approach, however this influence can only be positive if there is a convergence between the access system to Higher Education and the objectives in Secondary School itself. It is shown that UFC needs to review its selection criteria, resize the contents required and invert the way it contributes with the evaluation process, centralizing its concerns in the construction of an educational proposal that may shape individuals capable of thinking, proposing and making changes that can transform the course of history. . |
description |
Este estudo se propÃs a investigar as mudanÃas provocadas nos vestibulares da Universidade Federal do Cearà (UFC), nos Ãltimos 26 anos e suas repercussÃes no Ensino MÃdio. De modo mais especÃfico analisa-se a partir das entrevistas com os presidentes e vice-presidente da ComissÃo Coordenadora do Vestibular (CCV) as explicaÃÃes para as diversas modificaÃÃes implantadas por cada um ao seu tempo e ao seu modo. AtravÃs da fala dos professores elaboradores de provas de Biologia revela-se o impacto causado pelas provas do vestibular e sua repercussÃo nos conteÃdos abordados no Ensino MÃdio.Esta pesquisa, confirma a historicidade do processo de mudanÃas fazendo uso dos documentos do Conselho de Ensino, Pesquisa e ExtensÃo (CEPE) e dos editais de convocaÃÃo dos vestibulares compreendidos entre 1978 e 2007. A pesquisa de abordagem qualitativa adota como instrumento de levantamento de dados a entrevista semi-estruturada e anÃlise de documentos concentrando-se especialmente: nas falas dos presidentes e vice-presidentes da CCV relacionadas com as mudanÃas ocorridas nos vestibulares da UFC no perÃodo de 1978 a 2007; nas contribuiÃÃes dos professores elaboradores de provas de Biologia do vestibular da UFC; na anÃlise documental das provas de Biologia do vestibular da UFC; e na apreciaÃÃo dos documentos oficiais. Destaca-se no texto a capacidade de adaptaÃÃo das escolas particulares Ãs inovaÃÃes propostas pela CCV, e se notifica a pouca visibilidade de iniciativas tomadas nesse sentido pela escola pÃblica. Chega-se à conclusÃo que o sistema de acesso à universidade tem uma influÃncia inegÃvel no Ensino MÃdio, tanto no conteÃdo como no seu enfoque epistemolÃgico; entretanto essa ascendÃncia pode ser positiva desde que haja convergÃncia entre o sistema de acesso ao Ensino Superior e os objetivos do prÃprio Ensino MÃdio. Evidencia-se a necessidade da UFC repensar os critÃrios utilizados no processo de seleÃÃo, redimensionando os conteÃdos exigidos e centralizando sua preocupaÃÃo na construÃÃo de uma proposta educativa que forme sujeitos capazes de pensar propor e realizar mudanÃa que transformem o curso dessa histÃria. Palavras-Chaves: Vestibular; MudanÃas; Ensino MÃdio. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9022 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295116470779904 |