Comportamento de compra relacionado a desastres e seus impactos na gestão de cadeia de suprimentos: o caso da pandemia da covid-19 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Cecília Aparecida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3155
Resumo: A pandemia da COVID-19, trágica em número de casos e óbitos confirmados, impactou não somente o sistema de saúde, mas também diversos outros setores da sociedade. Diante dos decretos de medidas de distanciamento e isolamento social, os padrões de consumo da população foram alterados. As imagens de prateleiras vazias dos varejistas e dos carrinhos cheios dos consumidores registradas pela mídia trouxeram foco para a compra em pânico. Enquanto isso, o e-commerce apresentava um crescimento jamais visto em diversos países, se configurando como um tipo de comércio que elevava a segurança sanitária dos consumidores e financeira dos lojistas durante a pandemia. Nesse sentido, dentre tantas outras mudanças imprevistas de comportamento de consumo, a gestão de cadeias de suprimentos de diversos negócios se encontrou exposta a ocorrência de eventuais perturbações e/ou rupturas. Consequentemente, o acesso das pessoas a determinados produtos, principalmente aos suprimentos básicos, estava em risco de ser limitado durante a crise, podendo afetar o bem estar da população. Nesse cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar as manifestações e os fatores de influência do comportamento de compra relacionado a desastres (do termo original em inglês disaster-related buying behaviors) no Brasil durante a pandemia da COVID-19. Baseando-se no método de pesquisa levantamento, um questionário foi elaborado e aplicado em todo o país, entre abril e julho de 2020. Esse mesmo questionário foi aplicado de modo concomitante em diversos outros países do mundo num esforço de pesquisa internacional. No Brasil, foram obtidas 601 respostas, tratadas pelo método de Ajuste Proporcional Iterativo para a garantia de uma amostra que representasse ao máximo a população brasileira. A análise dos resultados mostra que uma parcela considerável dos respondentes passou a comprar em maior quantidade (40,8%) e aderir às compras online (36,8%) após o início da pandemia da COVID-19, sendo essas as principais mudanças identificas no padrão de consumo da amostra durante esse período. Como desdobramento dessas mudanças, foram identificados aumentos no nível de estoque-dias de suprimentos básicos que, consequentemente, elevaram a percepção de escassez dos respondentes em relação a alguns suprimentos básicos, como álcool gel e máscaras faciais. Por fim, foi possível observar que nenhum país é capaz de representar o Brasil em relação às manifestações do comportamento relacionado a desastres, demonstrando a importância de estudos como esta dissertação.
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spelling 2022-02-162022-02-242022-02-24T11:22:48Z2022-02-24T11:22:48Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3155A pandemia da COVID-19, trágica em número de casos e óbitos confirmados, impactou não somente o sistema de saúde, mas também diversos outros setores da sociedade. Diante dos decretos de medidas de distanciamento e isolamento social, os padrões de consumo da população foram alterados. As imagens de prateleiras vazias dos varejistas e dos carrinhos cheios dos consumidores registradas pela mídia trouxeram foco para a compra em pânico. Enquanto isso, o e-commerce apresentava um crescimento jamais visto em diversos países, se configurando como um tipo de comércio que elevava a segurança sanitária dos consumidores e financeira dos lojistas durante a pandemia. Nesse sentido, dentre tantas outras mudanças imprevistas de comportamento de consumo, a gestão de cadeias de suprimentos de diversos negócios se encontrou exposta a ocorrência de eventuais perturbações e/ou rupturas. Consequentemente, o acesso das pessoas a determinados produtos, principalmente aos suprimentos básicos, estava em risco de ser limitado durante a crise, podendo afetar o bem estar da população. Nesse cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar as manifestações e os fatores de influência do comportamento de compra relacionado a desastres (do termo original em inglês disaster-related buying behaviors) no Brasil durante a pandemia da COVID-19. Baseando-se no método de pesquisa levantamento, um questionário foi elaborado e aplicado em todo o país, entre abril e julho de 2020. Esse mesmo questionário foi aplicado de modo concomitante em diversos outros países do mundo num esforço de pesquisa internacional. No Brasil, foram obtidas 601 respostas, tratadas pelo método de Ajuste Proporcional Iterativo para a garantia de uma amostra que representasse ao máximo a população brasileira. A análise dos resultados mostra que uma parcela considerável dos respondentes passou a comprar em maior quantidade (40,8%) e aderir às compras online (36,8%) após o início da pandemia da COVID-19, sendo essas as principais mudanças identificas no padrão de consumo da amostra durante esse período. Como desdobramento dessas mudanças, foram identificados aumentos no nível de estoque-dias de suprimentos básicos que, consequentemente, elevaram a percepção de escassez dos respondentes em relação a alguns suprimentos básicos, como álcool gel e máscaras faciais. Por fim, foi possível observar que nenhum país é capaz de representar o Brasil em relação às manifestações do comportamento relacionado a desastres, demonstrando a importância de estudos como esta dissertação.The COVID-19 pandemic, tragic in terms of confirmed cases and deaths, impacted not only the health system, but also several other sectors of society. Given the measures of distancing and social isolation, the population's consumption patterns have changed. Empty retailers' shelves and full consumers' grocery carts brought focus to panic buying. Meanwhile, e commerce was showing a growth that has never been seen before in several countries, configuring itself as a type of commerce that increased the sanitary security of consumers and the financial security of store owners during the pandemic. In this sense, among other unforeseen changes in consumer behavior, the supply chain management of different businesses was exposed to the occurrence of possible disturbances and/or disruptions. Consequently, people's access to certain products, particularly basic supplies, was at risk of being limited during the crisis, potentially affecting the population's well-being. Given the above, this research aims to analyze the manifestations and influencing factors of disaster related buying behaviors in Brazil during the COVID-19 pandemic. Based on the survey research method, a questionnaire was designed and applied throughout the country, being available from April 15th, 2020 to July 14th, 2020. Thus, 601 responses were obtained, which were duly treated using the Iterative Proportional Adjustment method to guarantee a sample that represented the Brazilian population at the most. The previous analysis of results shows that a considerable portion of respondents started to buy in greater quantities (40.8%) and online (36.8%) after the beginning of the COVID-19 pandemic. These were the main changes identified in the sample's consumption pattern during this period. As a result of these changes, increases in the level of stock-days of basic supplies were identified, which, consequently, increased the respondents' perception of scarcity in relation to some basic supplies, such as alcohol gel and face masks. Finally, it was possible to observe that no country is able to represent Brazil in relation to the manifestations of disaster-related buying behaviors and this shows the importance of studies such as this thesis.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de ProduçãoUNIFEIBrasilIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e GestãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO::GERENCIA DE PRODUÇÃO::SUPRIMENTOSComportamento de compra relacionado a desastres (CCRD)Gestão da cadeia de suprimentosCOVID-19Comportamento de compra relacionado a desastres e seus impactos na gestão de cadeia de suprimentos: o caso da pandemia da covid-19 no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIMA, Renato da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9161092505168234http://lattes.cnpq.br/6416001482532613PEREIRA, Cecília AparecidaPEREIRA, Cecília Aparecida. Comportamento de compra relacionado a desastres e seus impactos na gestão de cadeia de suprimentos: o caso da pandemia da covid-19 no Brasil. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3155/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_2022039.pdfDissertação_2022039.pdfapplication/pdf1338454https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3155/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_2022039.pdf1d77c52de0b0b91b4e21a2317f9a2e06MD51123456789/31552022-02-24 08:26:34.046oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442022-02-24T11:26:34Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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