Desenvolvimento de Uma Ferramenta CRM para Apoio à Tomada de Decisões Gerenciais
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
Texto Completo: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1838 |
Resumo: | Este estudo desenvolveu uma ferramenta CRM para apoio a tomada de decisões gerenciais na unidade de SPS (Safety and Productive Solutions) Soluções em Segurança e Produtividade da Honeywell do Brasil instalada no município de Itajubá, Minas Gerais. A pesquisa está associada ao trabalho de renovação de contratos de manutenção de equipamentos eletrônicos, que corresponde à uma subdivisão do setor de serviços da Honeywell do Brasil. Parte-se do pressuposto que a ausência ou subutilização de um sistema de informação aliado às estratégias de gestão de relacionamento com o cliente pode comprometer a performance e resultados dos negócios. O atual sistema de informação de gestão da empresa é responsável por armazenar os dados relativos as transações comerciais e operacionais dos negócios, mas não oferece um módulo de análise das informações para o apoio à tomada de decisões. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management) para prestar suporte operacional e analítico na gestão do relacionamento com o cliente para suporte à tomada de decisões gerenciais. As ações de gestão de relacionamento com o cliente que já são praticadas pela Honeywell comporam a Estratégia CRM, e é com base nesta estratégia que a ferramenta CRM foi desenvolvida. Para o levantamento de dados, foram aplicados os princípios da metodologia SSM (Soft System Methodology), sigla em Inglês para o termo Metodologia de Sistema Flexível. Esta metodologia sequencia o estudo em sete estágios, a fim de identificar, validar e implementar os elementos que vão compor tanto a Estratégia CRM quanto a ferramenta CRM. Outros instrumentos como questionários, grupo focal e matriz Ease/Benefit foram utilizados ao longo dos estágios do SSM como suporte para levantamento e análise dos dados coletados. Concluindo este estudo, foi identificado que as melhorias implantadas pela empresa nos últimos anos trouxeram progresso à performance dos negócios. Entretanto, em comparação com outras unidades da Honeywell, ainda há um potencial de crescimento a ser conquistado. Sendo assim, o emprego do sistema de informação respaldado pela Estratégia CRM conforme proposto por este estudo, pode vir a ser o fator diferencial para a empresa ampliar seus resultados. Ou seja, além de fortalecer o relacionamento com os clientes, esta abordagem possibilita que o processo de tomada de decisões disponha de análise dos dados que até então eram subutilizados neste processo. Por fim, com a ferramenta CRM já implementada e a gestão do relacionamento com o cliente planejada de forma estratégica, há um potencial de crescimento gradativo da receita de até 35% nos próximos anos. |
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2018-10-302018-12-11T19:03:42Z2018-12-11T19:03:42ZTONHOLI, Orlando Araujo. Desenvolvimento de Uma Ferramenta CRM para Apoio à Tomada de Decisões Gerenciais. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1838Este estudo desenvolveu uma ferramenta CRM para apoio a tomada de decisões gerenciais na unidade de SPS (Safety and Productive Solutions) Soluções em Segurança e Produtividade da Honeywell do Brasil instalada no município de Itajubá, Minas Gerais. A pesquisa está associada ao trabalho de renovação de contratos de manutenção de equipamentos eletrônicos, que corresponde à uma subdivisão do setor de serviços da Honeywell do Brasil. Parte-se do pressuposto que a ausência ou subutilização de um sistema de informação aliado às estratégias de gestão de relacionamento com o cliente pode comprometer a performance e resultados dos negócios. O atual sistema de informação de gestão da empresa é responsável por armazenar os dados relativos as transações comerciais e operacionais dos negócios, mas não oferece um módulo de análise das informações para o apoio à tomada de decisões. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management) para prestar suporte operacional e analítico na gestão do relacionamento com o cliente para suporte à tomada de decisões gerenciais. As ações de gestão de relacionamento com o cliente que já são praticadas pela Honeywell comporam a Estratégia CRM, e é com base nesta estratégia que a ferramenta CRM foi desenvolvida. Para o levantamento de dados, foram aplicados os princípios da metodologia SSM (Soft System Methodology), sigla em Inglês para o termo Metodologia de Sistema Flexível. Esta metodologia sequencia o estudo em sete estágios, a fim de identificar, validar e implementar os elementos que vão compor tanto a Estratégia CRM quanto a ferramenta CRM. Outros instrumentos como questionários, grupo focal e matriz Ease/Benefit foram utilizados ao longo dos estágios do SSM como suporte para levantamento e análise dos dados coletados. Concluindo este estudo, foi identificado que as melhorias implantadas pela empresa nos últimos anos trouxeram progresso à performance dos negócios. Entretanto, em comparação com outras unidades da Honeywell, ainda há um potencial de crescimento a ser conquistado. Sendo assim, o emprego do sistema de informação respaldado pela Estratégia CRM conforme proposto por este estudo, pode vir a ser o fator diferencial para a empresa ampliar seus resultados. Ou seja, além de fortalecer o relacionamento com os clientes, esta abordagem possibilita que o processo de tomada de decisões disponha de análise dos dados que até então eram subutilizados neste processo. Por fim, com a ferramenta CRM já implementada e a gestão do relacionamento com o cliente planejada de forma estratégica, há um potencial de crescimento gradativo da receita de até 35% nos próximos anos.Desenvolvimento de Uma Ferramenta CRM para Apoio à Tomada de Decisões Gerenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisItajubáUniversidade Federal de Itajubá116 p.Sistemas de InformaçãoTomada de DecisõesCRMSSMInformation SystemsDecision MakingCRMSSMPINHO, Alexandre Ferreira deAdministraçãoAdministraçãoTONHOLI, Orlando AraujoPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - AdministraçãoIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãoporreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_2018149.pdfdissertacao_2018149.pdfapplication/pdf3517061https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1838/1/dissertacao_2018149.pdf425b9ead756f34f9c0ef040a23169f81MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1838/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/18382024-02-16 09:44:09.931oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442024-02-16T12:44:09Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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