Avaliação de áreas urbanas baseada no Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
Texto Completo: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/970 |
Resumo: | O crescimento desordenado das cidades tem acarretado, em muitos casos, uma série de problemas que implicam no uso e ocupação no meio urbano, afetando diretamente as necessidades de deslocamentos e geração de viagens da população. Os municípios brasileiros de médio porte carecem de estudos que tornam o planejamento urbano mais eficiente afim de nortear o poder público nas escolhas de prioridades, principalmente diante de recursos limitados. No contexto da integração do uso do solo e transportes, há carência no diagnóstico das áreas urbanas subutilizadas, que poderiam ser revitalizadas e utilizadas como alternativas para a melhoria da mobilidade voltada sempre para aumento da qualidade de vida. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de priorização de áreas urbanas para projetos integrados de revitalização e mobilidade sustentável, baseado nos princípios do DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável). Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória dos fatores que compõem a integração entre uso do solo e transportes para a elaboração do modelo de decisão com abordagem multicritério, seguindo as etapas do método AHP. O desenvolvimento do modelo de decisão se mostrou bastante complexo por envolver diversas áreas do conhecimento, tornando o problema interdisciplinar. O modelo foi estruturado a partir da definição e hierarquização dos critérios relevantes na identificação de áreas para receber melhorias, baseada nos princípios do DOTS. A ponderação dos critérios decorreu dos julgamentos de importância, avaliada através da matriz de comparação par a par dos critérios por uma equipe de especialistas e gestores municipais. O modelo abrange dois grupos de critérios “Questões Sócio-Estruturais” e “Questões Ambientais”. O primeiro grupo considerou as questões de adensamento, densidade populacional, diversidade de uso e ocupação do solo, segurança e o acesso aos transportes sustentáveis. Já o segundo grupo avaliou as condições do relevo e a qualidade do ar e ruído, condições que proporcionam conforto ambiental e interferem diretamente na opção dos usuários pelos transportes sustentáveis. O modelo foi aplicado e validado nas áreas limítrofes ao Rio Sapucaí em Itajubá-MG. A base de dados foi montada no SIG a partir da coleta de dados a campo e na literatura. Os critérios foram normalizados com a aplicação de Funções Fuzzy e agregados a partir da Combinação Linear Ponderada em ambiente SIG. Diante da agregação ponderada e hierarquizada dos critérios, gerou-se o Índice Global de Prioridades que apontou trechos contínuos na região central da área de estudo, como locais prioritários a receber projetos integrados de revitalização e mobilidade urbana. Constatou-se a coerência dos resultados, uma vez que se verificou em campo os princípios do DOTS, destacando a atribuição da maior relevância para as “Questões Sócio -Territoriais”. O desempenho dos critérios no ambiente SIG se apresentou satisfatória possibilitando, aos especialistas e gestores públicos, tanto a compreensão individual de cada critério que integra o modelo, quanto o entendimento das combinações dos critérios para priorização de áreas no entorno do rio. Com base nos resultados, observa-se a viabilidade de incorporar os conceitos de sustentabilidade na gestão e planejamento urbano, através de critérios que descrevem a realidade das médias cidades brasileiras, principalmente no que tange as atividades exercidas no uso do solo e a integração com os projetos para os transportes. O modelo pode servir como uma ferramenta auxiliando os tomadores de decisão à justificar investimentos em áreas prioritárias para receber projetos de revitalização e mobilidade sustentável diante a inconveniente limitação de recursos, visando sempre melhorias na qualidade de vida da população. |
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No contexto da integração do uso do solo e transportes, há carência no diagnóstico das áreas urbanas subutilizadas, que poderiam ser revitalizadas e utilizadas como alternativas para a melhoria da mobilidade voltada sempre para aumento da qualidade de vida. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de priorização de áreas urbanas para projetos integrados de revitalização e mobilidade sustentável, baseado nos princípios do DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável). Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória dos fatores que compõem a integração entre uso do solo e transportes para a elaboração do modelo de decisão com abordagem multicritério, seguindo as etapas do método AHP. O desenvolvimento do modelo de decisão se mostrou bastante complexo por envolver diversas áreas do conhecimento, tornando o problema interdisciplinar. O modelo foi estruturado a partir da definição e hierarquização dos critérios relevantes na identificação de áreas para receber melhorias, baseada nos princípios do DOTS. A ponderação dos critérios decorreu dos julgamentos de importância, avaliada através da matriz de comparação par a par dos critérios por uma equipe de especialistas e gestores municipais. O modelo abrange dois grupos de critérios “Questões Sócio-Estruturais” e “Questões Ambientais”. O primeiro grupo considerou as questões de adensamento, densidade populacional, diversidade de uso e ocupação do solo, segurança e o acesso aos transportes sustentáveis. Já o segundo grupo avaliou as condições do relevo e a qualidade do ar e ruído, condições que proporcionam conforto ambiental e interferem diretamente na opção dos usuários pelos transportes sustentáveis. O modelo foi aplicado e validado nas áreas limítrofes ao Rio Sapucaí em Itajubá-MG. A base de dados foi montada no SIG a partir da coleta de dados a campo e na literatura. Os critérios foram normalizados com a aplicação de Funções Fuzzy e agregados a partir da Combinação Linear Ponderada em ambiente SIG. Diante da agregação ponderada e hierarquizada dos critérios, gerou-se o Índice Global de Prioridades que apontou trechos contínuos na região central da área de estudo, como locais prioritários a receber projetos integrados de revitalização e mobilidade urbana. Constatou-se a coerência dos resultados, uma vez que se verificou em campo os princípios do DOTS, destacando a atribuição da maior relevância para as “Questões Sócio -Territoriais”. O desempenho dos critérios no ambiente SIG se apresentou satisfatória possibilitando, aos especialistas e gestores públicos, tanto a compreensão individual de cada critério que integra o modelo, quanto o entendimento das combinações dos critérios para priorização de áreas no entorno do rio. Com base nos resultados, observa-se a viabilidade de incorporar os conceitos de sustentabilidade na gestão e planejamento urbano, através de critérios que descrevem a realidade das médias cidades brasileiras, principalmente no que tange as atividades exercidas no uso do solo e a integração com os projetos para os transportes. O modelo pode servir como uma ferramenta auxiliando os tomadores de decisão à justificar investimentos em áreas prioritárias para receber projetos de revitalização e mobilidade sustentável diante a inconveniente limitação de recursos, visando sempre melhorias na qualidade de vida da população.Avaliação de áreas urbanas baseada no Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisItajubáUniversidade Federal de Itajubá115 p.Uso do soloTransportesMobilidade Urbana SustentávelAnálise de Decisão MulticritérioSistema de Informação GeográficaLand UseTransportSustainable Urban MobilityMulticriteria Decision AnalysisGeographic Information SystemLIMA, Josiane PalmaRIONDET-COSTA, Daniela Rocha TeixeiraMestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e SociedadeDesenvolvimento e SociedadeFELIX, Raquel Regina de Oliveira MartinsPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e SociedadeIRN - Instituto de Recursos Naturaisporreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_felix_2017.pdfdissertacao_felix_2017.pdfapplication/pdf10809770https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/970/1/dissertacao_felix_2017.pdf2db2cf1454698d7715c7e6391ad9d65fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/970/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/9702024-02-09 12:55:22.774oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442024-02-09T15:55:22Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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