Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
Texto Completo: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3422 |
Resumo: | Durante toda a história de mudanças complexas no panorama econômico, o setor energético tem contribuído fortemente no desempenho da economia brasileira em todas as suas fases. Até recentemente, os consumidores residenciais, industriais e comerciais recebiam energia de monopólios regulados, integrados verticalmente, que geravam, transmitiam e distribuíam energia em uma determinada área de concessão. A perspectiva futura, no entanto, é que haja iniciativas de escolha de varejo para permitir que consumidores residenciais e comerciais escolham sua fornecedora de energia, recebendo-a através das instalações da distribuidora local. O Objetivo desta dissertação é ter uma visão geral das Ferramentas de Tecnologia da Informação para comercialização, fidelização de Clientes, aumento de eficiência e produtividade, bem como apresentar e analisar os desafios e tendências impostas pelo ebusiness e as soluções tecnológicas que vêm gerando vantagem competitiva para os segmentos de Energia, Petróleo e Gás. Este trabalho faz uma análise das possibilidades da implantação de técnicas de Gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM), e-business, analisa o modelo existente, e as questões legais e de segurança. E também são analisados estudos de casos para mostrar a aplicação das técnicas. |
id |
UFEI_bd84dd1bdc3cbb932ef5a26351b9964a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifei.edu.br:123456789/3422 |
network_acronym_str |
UFEI |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
repository_id_str |
7044 |
spelling |
2003-12-092022-11-072022-11-07T13:49:21Z2022-11-07T13:49:21Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3422Durante toda a história de mudanças complexas no panorama econômico, o setor energético tem contribuído fortemente no desempenho da economia brasileira em todas as suas fases. Até recentemente, os consumidores residenciais, industriais e comerciais recebiam energia de monopólios regulados, integrados verticalmente, que geravam, transmitiam e distribuíam energia em uma determinada área de concessão. A perspectiva futura, no entanto, é que haja iniciativas de escolha de varejo para permitir que consumidores residenciais e comerciais escolham sua fornecedora de energia, recebendo-a através das instalações da distribuidora local. O Objetivo desta dissertação é ter uma visão geral das Ferramentas de Tecnologia da Informação para comercialização, fidelização de Clientes, aumento de eficiência e produtividade, bem como apresentar e analisar os desafios e tendências impostas pelo ebusiness e as soluções tecnológicas que vêm gerando vantagem competitiva para os segmentos de Energia, Petróleo e Gás. Este trabalho faz uma análise das possibilidades da implantação de técnicas de Gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM), e-business, analisa o modelo existente, e as questões legais e de segurança. E também são analisados estudos de casos para mostrar a aplicação das técnicas.During all the complex changes of the history in the economic panorama, the energetic sector has strongly contributed to the Brasilian economy in all its phases. Recently, the commercial, industrial and residential consumers received/recepted energy from the regulated monopolies, vertically integrated, which generated, transmitted and distributed energy in a certain concession area. The future perspectives, however, is that there may be choice initiatives of retail trade in order to allow commercial and residential consumers to choose their energy supplier, recepting it through the installations of the local distributor site. The objective of the dissertation is having a general view of the technology tools of the information for commercialization, client fidelity, efficiency and productivity increase, as well as presenting and analysing challenges and trends imposed by the e-business and the technological solutions that have been generation competitive advantages for the Gas, Petrol and Energy Segments. This work makes one analysis of the possibility of the implementation of CRM techniques, e-business, analysing the existent model, and the legal and safety issues. Case studies are also made to show the application of the techniques.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de EnergiaUNIFEIBrasilIEM - Instituto de Engenharia MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIAExploração e comercialização de energiaFerramentas de tecnologia da informaçãoArquitetura e-businessCRM – Customer relationship managementFerramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPAMPLONA, Edson de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1230433358991861MARTINS, André Ramon Silvahttp://lattes.cnpq.br/4243908392390536http://lattes.cnpq.br/5196285905717494SILVA, Edna Raimunda daEdna Raimunda da Silva. Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3422/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_200331020.pdfDissertação_200331020.pdfapplication/pdf1387059https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3422/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200331020.pdf50fb946dd182c0a6f37c9cf0822b3281MD51123456789/34222022-11-07 10:49:21.71oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442022-11-07T13:49:21Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia |
title |
Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia |
spellingShingle |
Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia SILVA, Edna Raimunda da CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA Exploração e comercialização de energia Ferramentas de tecnologia da informação Arquitetura e-business CRM – Customer relationship management |
title_short |
Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia |
title_full |
Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia |
title_fullStr |
Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia |
title_full_unstemmed |
Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia |
title_sort |
Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia |
author |
SILVA, Edna Raimunda da |
author_facet |
SILVA, Edna Raimunda da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PAMPLONA, Edson de Oliveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1230433358991861 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
MARTINS, André Ramon Silva |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4243908392390536 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5196285905717494 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Edna Raimunda da |
contributor_str_mv |
PAMPLONA, Edson de Oliveira MARTINS, André Ramon Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA Exploração e comercialização de energia Ferramentas de tecnologia da informação Arquitetura e-business CRM – Customer relationship management |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exploração e comercialização de energia Ferramentas de tecnologia da informação Arquitetura e-business CRM – Customer relationship management |
description |
Durante toda a história de mudanças complexas no panorama econômico, o setor energético tem contribuído fortemente no desempenho da economia brasileira em todas as suas fases. Até recentemente, os consumidores residenciais, industriais e comerciais recebiam energia de monopólios regulados, integrados verticalmente, que geravam, transmitiam e distribuíam energia em uma determinada área de concessão. A perspectiva futura, no entanto, é que haja iniciativas de escolha de varejo para permitir que consumidores residenciais e comerciais escolham sua fornecedora de energia, recebendo-a através das instalações da distribuidora local. O Objetivo desta dissertação é ter uma visão geral das Ferramentas de Tecnologia da Informação para comercialização, fidelização de Clientes, aumento de eficiência e produtividade, bem como apresentar e analisar os desafios e tendências impostas pelo ebusiness e as soluções tecnológicas que vêm gerando vantagem competitiva para os segmentos de Energia, Petróleo e Gás. Este trabalho faz uma análise das possibilidades da implantação de técnicas de Gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM), e-business, analisa o modelo existente, e as questões legais e de segurança. E também são analisados estudos de casos para mostrar a aplicação das técnicas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-12-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-07 2022-11-07T13:49:21Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-07T13:49:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3422 |
url |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
Edna Raimunda da Silva. Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Itajubá |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIFEI |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Itajubá |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
collection |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3422/2/license.txt https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3422/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200331020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 50fb946dd182c0a6f37c9cf0822b3281 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.br |
_version_ |
1801863214253735936 |