Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Edna Raimunda da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3422
Resumo: Durante toda a história de mudanças complexas no panorama econômico, o setor energético tem contribuído fortemente no desempenho da economia brasileira em todas as suas fases. Até recentemente, os consumidores residenciais, industriais e comerciais recebiam energia de monopólios regulados, integrados verticalmente, que geravam, transmitiam e distribuíam energia em uma determinada área de concessão. A perspectiva futura, no entanto, é que haja iniciativas de escolha de varejo para permitir que consumidores residenciais e comerciais escolham sua fornecedora de energia, recebendo-a através das instalações da distribuidora local. O Objetivo desta dissertação é ter uma visão geral das Ferramentas de Tecnologia da Informação para comercialização, fidelização de Clientes, aumento de eficiência e produtividade, bem como apresentar e analisar os desafios e tendências impostas pelo ebusiness e as soluções tecnológicas que vêm gerando vantagem competitiva para os segmentos de Energia, Petróleo e Gás. Este trabalho faz uma análise das possibilidades da implantação de técnicas de Gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM), e-business, analisa o modelo existente, e as questões legais e de segurança. E também são analisados estudos de casos para mostrar a aplicação das técnicas.
id UFEI_bd84dd1bdc3cbb932ef5a26351b9964a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifei.edu.br:123456789/3422
network_acronym_str UFEI
network_name_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
repository_id_str 7044
spelling 2003-12-092022-11-072022-11-07T13:49:21Z2022-11-07T13:49:21Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3422Durante toda a história de mudanças complexas no panorama econômico, o setor energético tem contribuído fortemente no desempenho da economia brasileira em todas as suas fases. Até recentemente, os consumidores residenciais, industriais e comerciais recebiam energia de monopólios regulados, integrados verticalmente, que geravam, transmitiam e distribuíam energia em uma determinada área de concessão. A perspectiva futura, no entanto, é que haja iniciativas de escolha de varejo para permitir que consumidores residenciais e comerciais escolham sua fornecedora de energia, recebendo-a através das instalações da distribuidora local. O Objetivo desta dissertação é ter uma visão geral das Ferramentas de Tecnologia da Informação para comercialização, fidelização de Clientes, aumento de eficiência e produtividade, bem como apresentar e analisar os desafios e tendências impostas pelo ebusiness e as soluções tecnológicas que vêm gerando vantagem competitiva para os segmentos de Energia, Petróleo e Gás. Este trabalho faz uma análise das possibilidades da implantação de técnicas de Gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM), e-business, analisa o modelo existente, e as questões legais e de segurança. E também são analisados estudos de casos para mostrar a aplicação das técnicas.During all the complex changes of the history in the economic panorama, the energetic sector has strongly contributed to the Brasilian economy in all its phases. Recently, the commercial, industrial and residential consumers received/recepted energy from the regulated monopolies, vertically integrated, which generated, transmitted and distributed energy in a certain concession area. The future perspectives, however, is that there may be choice initiatives of retail trade in order to allow commercial and residential consumers to choose their energy supplier, recepting it through the installations of the local distributor site. The objective of the dissertation is having a general view of the technology tools of the information for commercialization, client fidelity, efficiency and productivity increase, as well as presenting and analysing challenges and trends imposed by the e-business and the technological solutions that have been generation competitive advantages for the Gas, Petrol and Energy Segments. This work makes one analysis of the possibility of the implementation of CRM techniques, e-business, analysing the existent model, and the legal and safety issues. Case studies are also made to show the application of the techniques.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de EnergiaUNIFEIBrasilIEM - Instituto de Engenharia MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIAExploração e comercialização de energiaFerramentas de tecnologia da informaçãoArquitetura e-businessCRM – Customer relationship managementFerramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPAMPLONA, Edson de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1230433358991861MARTINS, André Ramon Silvahttp://lattes.cnpq.br/4243908392390536http://lattes.cnpq.br/5196285905717494SILVA, Edna Raimunda daEdna Raimunda da Silva. Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3422/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_200331020.pdfDissertação_200331020.pdfapplication/pdf1387059https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3422/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200331020.pdf50fb946dd182c0a6f37c9cf0822b3281MD51123456789/34222022-11-07 10:49:21.71oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442022-11-07T13:49:21Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia
title Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia
spellingShingle Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia
SILVA, Edna Raimunda da
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA
Exploração e comercialização de energia
Ferramentas de tecnologia da informação
Arquitetura e-business
CRM – Customer relationship management
title_short Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia
title_full Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia
title_fullStr Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia
title_full_unstemmed Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia
title_sort Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia
author SILVA, Edna Raimunda da
author_facet SILVA, Edna Raimunda da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PAMPLONA, Edson de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230433358991861
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MARTINS, André Ramon Silva
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4243908392390536
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5196285905717494
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Edna Raimunda da
contributor_str_mv PAMPLONA, Edson de Oliveira
MARTINS, André Ramon Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA
Exploração e comercialização de energia
Ferramentas de tecnologia da informação
Arquitetura e-business
CRM – Customer relationship management
dc.subject.por.fl_str_mv Exploração e comercialização de energia
Ferramentas de tecnologia da informação
Arquitetura e-business
CRM – Customer relationship management
description Durante toda a história de mudanças complexas no panorama econômico, o setor energético tem contribuído fortemente no desempenho da economia brasileira em todas as suas fases. Até recentemente, os consumidores residenciais, industriais e comerciais recebiam energia de monopólios regulados, integrados verticalmente, que geravam, transmitiam e distribuíam energia em uma determinada área de concessão. A perspectiva futura, no entanto, é que haja iniciativas de escolha de varejo para permitir que consumidores residenciais e comerciais escolham sua fornecedora de energia, recebendo-a através das instalações da distribuidora local. O Objetivo desta dissertação é ter uma visão geral das Ferramentas de Tecnologia da Informação para comercialização, fidelização de Clientes, aumento de eficiência e produtividade, bem como apresentar e analisar os desafios e tendências impostas pelo ebusiness e as soluções tecnológicas que vêm gerando vantagem competitiva para os segmentos de Energia, Petróleo e Gás. Este trabalho faz uma análise das possibilidades da implantação de técnicas de Gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM), e-business, analisa o modelo existente, e as questões legais e de segurança. E também são analisados estudos de casos para mostrar a aplicação das técnicas.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-12-09
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-07
2022-11-07T13:49:21Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-07T13:49:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3422
url https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv Edna Raimunda da Silva. Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFEI
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
collection Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3422/2/license.txt
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3422/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200331020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
50fb946dd182c0a6f37c9cf0822b3281
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.br
_version_ 1801863214253735936