Auxílio à tomada de decisão em um e-marketplace logístico através da simulação baseada em agentes
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
Texto Completo: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3533 |
Resumo: | O crescimento da internet favoreceu o desenvolvimento dos marketplaces eletrônicos, plataformas online que atuam como intermediárias no processo de negociação entre duas partes independentes. Quando inseridas no contexto dos transportes de cargas, são conhecidas como e-marketplace logístico, e conectam os agentes envolvidos no deslocamento de diversas mercadorias. Apesar das vantagens, diversos marketplaces eletrônicos falharam recentemente devido à baixa performance da plataforma. Neste contexto, a tomada de decisão correta, principalmente de níveis tático e estratégico, pode ser um fator determinante para que a organização apresente um desempenho satisfatório no mercado em que está inserida. Um dos métodos que colaboram para auxiliar o processo decisório é a Simulação Baseada em Agentes (SBA). A SBA é um dos métodos de simulação computacional, sendo recomendada quando a análise a ser realizada envolve um grande número de indivíduos que possuem decisões e comportamentos bem definidos. A literatura, apesar de composta por diversos trabalhos que abordaram a SBA para auxiliar o processo decisório, ainda carece de estudos que utilizam o método no ambiente dos e-marketplaces logísticos. Na realidade, como um todo, a dinâmica dos marketplaces eletrônicos – não somente o modelo de transporte de cargas – ainda se demonstra como um campo a ser explorado no meio acadêmico. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de SBA apto a analisar o impacto que diferentes canais de captação de clientes possuem na quantidade final de novos usuários de um e-marketplace logístico, de modo a apoiar a tomada de decisão dos gestores da organização. No geral, pode-se destacar três importantes tópicos obtidos nesta pesquisa: 1- a elaboração de um modelo conceitual, conforme sugere a metodologia, favoreceu a visualização do processo a ser modelado; 2- o Protocolo ODD (Overview, Design Concepts and Details) foi adequado para cumprir todas as atividades propostas na primeira fase da metodologia de simulação, além de facilitar a replicação do modelo por outros pesquisadores; 3- a validação do modelo, realizada de modo a combinar dois métodos, foi desenvolvida de maneira mais robusta e confiável. Em relação aos resultados da simulação, foi possível estabelecer os cenários de maior impacto na ativação de novos clientes, além de definir uma ordem de prioridade dos canais de captação no momento de realizar novos investimentos. No cenário alternativo de melhor desempenho, verificou-se melhorias de até 20% na taxa de conversão de novos usuários em relação ao cenário inicial. Além disso, o canal de captação “Indicação interna” foi definido como o prioritário a ser investido, podendo melhorar em até 16,9% a taxa de conversão dos potenciais usuários. Como trabalhos futuros, sugere-se o estudo com base no “custo benefício”, além da análise em relação as causalidades existentes entre os meios de captação. |
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A SBA é um dos métodos de simulação computacional, sendo recomendada quando a análise a ser realizada envolve um grande número de indivíduos que possuem decisões e comportamentos bem definidos. A literatura, apesar de composta por diversos trabalhos que abordaram a SBA para auxiliar o processo decisório, ainda carece de estudos que utilizam o método no ambiente dos e-marketplaces logísticos. Na realidade, como um todo, a dinâmica dos marketplaces eletrônicos – não somente o modelo de transporte de cargas – ainda se demonstra como um campo a ser explorado no meio acadêmico. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de SBA apto a analisar o impacto que diferentes canais de captação de clientes possuem na quantidade final de novos usuários de um e-marketplace logístico, de modo a apoiar a tomada de decisão dos gestores da organização. No geral, pode-se destacar três importantes tópicos obtidos nesta pesquisa: 1- a elaboração de um modelo conceitual, conforme sugere a metodologia, favoreceu a visualização do processo a ser modelado; 2- o Protocolo ODD (Overview, Design Concepts and Details) foi adequado para cumprir todas as atividades propostas na primeira fase da metodologia de simulação, além de facilitar a replicação do modelo por outros pesquisadores; 3- a validação do modelo, realizada de modo a combinar dois métodos, foi desenvolvida de maneira mais robusta e confiável. Em relação aos resultados da simulação, foi possível estabelecer os cenários de maior impacto na ativação de novos clientes, além de definir uma ordem de prioridade dos canais de captação no momento de realizar novos investimentos. No cenário alternativo de melhor desempenho, verificou-se melhorias de até 20% na taxa de conversão de novos usuários em relação ao cenário inicial. Além disso, o canal de captação “Indicação interna” foi definido como o prioritário a ser investido, podendo melhorar em até 16,9% a taxa de conversão dos potenciais usuários. Como trabalhos futuros, sugere-se o estudo com base no “custo benefício”, além da análise em relação as causalidades existentes entre os meios de captação.The growth of the internet favored the development of electronic marketplaces, online platforms that act as intermediaries in the negotiation process between two independent parties. When inserted in the context of load transport, they are known as a logistics e-marketplace, and it connects the agents involved in the movement of various goods. Despite the advantages, several electronic marketplaces have failed recently due to the low performance of the platform. In this context, correct decision making, mainly at the tactical and strategic levels, can be a determining factor for the organization to present a satisfactory performance in the market in which it is inserted. One of the techniques that collaborate to help the decision-making process is the Agent-Based Simulation (ABS). ABS is a computer simulation method, and it is recommended when the analysis to be performed involves many individuals who have well-defined decisions and behaviors. The literature, despite being composed of several works that developed an ABS model to assist the decision-making process, still lacks studies that use the method in the logistics e-marketplaces environment. In fact, the dynamics of electronic marketplaces – not just the freight transport model – is still a field to be explored in academia. Thus, this work aims to develop an SBA model able to analyze the impact that different customer acquisition channels have on the final number of new users of a logistics e-marketplace, in order to support the decision making of the organization's managers. In general, three important topics obtained in this research can be highlighted: 1- the elaboration of a conceptual model, as suggested by the methodology, favored the visualization of the process to be modeled; 2 - the ODD Protocol (Overview, Design Concepts and Details) was adequate to fulfill all the activities proposed in the first phase of the simulation methodology, in addition to facilitating the replication of the model by other researchers; 3 - the validation of the model, performed in order to combine two methods, was developed in a more robust and reliable way. Regarding the results of the simulation, it was possible to establish the scenarios with the greatest impact on activating new customers in the logistics e-marketplace, in addition to defining an order of priority for the acquisition channels when making new investments. In the alternative scenario that was observed the best performance, there was improvements of up to 20% in the conversion rate of new users compared to the initial scenario. In addition, the “indicação interna” acquisition channel was defined as the priority to be invested and may improve the conversion rate of potential users by up to 16.9%. As future works, the study based on “cost benefit” is suggested, as well as the analysis of the causalities between the acquisition channels.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de ProduçãoUNIFEIBrasilIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e GestãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOE-marketplace logísticoSimulação baseada em agentesProcessos decisóriosModelagemAuxílio à tomada de decisão em um e-marketplace logístico através da simulação baseada em agentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPINHO, Alexandre Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/2049450957233052http://lattes.cnpq.br/5064246555325769OLIVEIRA, Rodrigo de PaulaOLIVEIRA, Rodrigo de Paula. Auxílio à tomada de decisão em um e-marketplace logístico através da simulação baseada em agentes. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3533/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_2023025.pdfDissertação_2023025.pdfapplication/pdf1612511https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3533/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_2023025.pdfdf629ebb871f37db3fc6ff0e47b57909MD51123456789/35332023-03-13 11:11:37.21oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442023-03-13T14:11:37Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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