Localização de delivery lockers para logística urbana em uma cidade brasileira de porte médio: o caso de Divinópolis, Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIA, Bruno de Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2802
Resumo: Com o avanço das tecnologias e a difusão da internet no mundo, houve uma forte expansão das negociações realizadas por meio do comércio eletrônico em todos os âmbitos. Consequentemente, surge um crescimento no fluxo das operações logísticas que são responsáveis pela entrega de produtos adquiridos por este meio, fazendo com que apareçam problemas relacionados ao transporte dessas mercadorias. Dentre os problemas de transporte acarretados na última etapa da cadeia de distribuição, conhecida como última milha, ou last mile, pode-se destacar: falha na entrega de produtos, viagens excessivas, alto custo de operação, mal dimensionamento dos recursos de transporte, etc. Logo, pesquisas na área avaliam possibilidades que amenizem estas dificuldades na distribuição de cargas para que as operações logísticas sejam mais eficientes e ofereçam um bom nível de serviço a seus usuários. Uma alternativa que vem sendo utilizada em diferentes regiões do mundo para este fim são os pontos de coleta e entrega, que são estações onde os clientes retiram seus produtos adquiridos pela internet por conta própria. Os pontos de coleta e entrega (PCE’s) podem ser automatizados, conhecidos como Delivery Lockers (DL), ou não. A literatura indica que uma das dificuldades encontradas para instalação de DL’s é saber definir qual a localização que melhor irá anteder aos consumidores de cada região específica. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo propor localizações adequadas para instalação de DL’s em uma cidade mineira de porte médio, bem como analisar quais são os fatores de maior influência para a utilização destes dispositivos de acordo com a opinião do consumidor local. Foram observados que o horário de funcionamento, distância de regiões centrais e a segurança destas operações são os principais fatores apontados pelos consumidores. Um modelo matemático multicritério baseado no método AHP foi desenvolvido para auxiliar na escolha dos estabelecimentos que melhor atenderiam aos critérios avaliados. Concluiu-se que diversos cenários podem satisfazer o problema, entretanto aqueles que apresentaram alternativas que são localizadas em regiões centrais ou em pequenos centros comerciais foram preferidas pelo modelo. Os estabelecimentos que funcionam fora dos horários convencionais, como supermercados e hipermercados foram destaques positivos nos cenários analisados, diferente das agências bancárias, que não apresentaram bons resultados devido suas limitações de espaço e horários. Por fim, nota-se que a utilização de DL’s também é válida para cidades de porte médio, entretanto, para que isto funcione de maneira eficaz, é ideal que os usuários do e-commerce tenham conhecimento dos benefícios que esta prática pode trazer, tanto em termos financeiros, quanto operacionais.
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Dentre os problemas de transporte acarretados na última etapa da cadeia de distribuição, conhecida como última milha, ou last mile, pode-se destacar: falha na entrega de produtos, viagens excessivas, alto custo de operação, mal dimensionamento dos recursos de transporte, etc. Logo, pesquisas na área avaliam possibilidades que amenizem estas dificuldades na distribuição de cargas para que as operações logísticas sejam mais eficientes e ofereçam um bom nível de serviço a seus usuários. Uma alternativa que vem sendo utilizada em diferentes regiões do mundo para este fim são os pontos de coleta e entrega, que são estações onde os clientes retiram seus produtos adquiridos pela internet por conta própria. Os pontos de coleta e entrega (PCE’s) podem ser automatizados, conhecidos como Delivery Lockers (DL), ou não. A literatura indica que uma das dificuldades encontradas para instalação de DL’s é saber definir qual a localização que melhor irá anteder aos consumidores de cada região específica. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo propor localizações adequadas para instalação de DL’s em uma cidade mineira de porte médio, bem como analisar quais são os fatores de maior influência para a utilização destes dispositivos de acordo com a opinião do consumidor local. Foram observados que o horário de funcionamento, distância de regiões centrais e a segurança destas operações são os principais fatores apontados pelos consumidores. Um modelo matemático multicritério baseado no método AHP foi desenvolvido para auxiliar na escolha dos estabelecimentos que melhor atenderiam aos critérios avaliados. Concluiu-se que diversos cenários podem satisfazer o problema, entretanto aqueles que apresentaram alternativas que são localizadas em regiões centrais ou em pequenos centros comerciais foram preferidas pelo modelo. Os estabelecimentos que funcionam fora dos horários convencionais, como supermercados e hipermercados foram destaques positivos nos cenários analisados, diferente das agências bancárias, que não apresentaram bons resultados devido suas limitações de espaço e horários. Por fim, nota-se que a utilização de DL’s também é válida para cidades de porte médio, entretanto, para que isto funcione de maneira eficaz, é ideal que os usuários do e-commerce tenham conhecimento dos benefícios que esta prática pode trazer, tanto em termos financeiros, quanto operacionais.With the advancement of technologies and the spread of the internet around the world, there was a strong expansion of negotiations carried out through electronic commerce in all areas. Consequently, there is a growth in the flow of logistical operations that are responsible for the delivery of products acquired through this means, causing problems related to the transport of these goods to appear. Among the transport problems caused in the last stage of the distribution chain, known as the last mile, or last mile, we can highlight: failure to deliver products, excessive travel, high operating costs, poorly sized transport resources, etc. . Therefore, research in the area evaluates possibilities to alleviate these difficulties in cargo distribution so that logistical operations are more efficient and offer a good level of service to its users. An alternative that has been used in different regions of the world for this purpose are collection and delivery points, which are stations where customers pick up their products purchased over the internet on their own. Collection and delivery points (PCE's) can be automated, known as Delivery Lockers (DL), or not. The literature indicates that one of the difficulties encountered in installing DL's is knowing how to define which location will best serve consumers in each specific region. Therefore, this study aimed to propose suitable locations for the installation of DL's in a medium-sized city in Minas Gerais, as well as to analyze which are the most influential factors for the use of these devices according to the opinion of the local consumer. It was observed that the opening hours, distance from central regions and the safety of these operations are the main factors mentioned by consumers. A multicriteria mathematical model based on the AHP method was developed to help choose the establishments that would best meet the evaluated criteria. It was concluded that several scenarios can satisfy the problem, however those that presented alternatives that are located in central regions or in small commercial centers were preferred by the model. Establishments that work outside conventional hours, such as supermarkets and hypermarkets, were positive highlights in the analyzed scenarios, unlike bank branches, which did not show good results due to their limited space and hours. Finally, it is noted that the use of DL's is also valid for medium-sized cities, however, for this to work effectively, it is ideal that e-commerce users are aware of the benefits that this practice can bring, both in financial and operational terms.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de ProduçãoUNIFEIBrasilIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e GestãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOComércio eletrônicoÚltima milhaPontos de coleta e entregaDelivery LockersMulticritérioLocalização de delivery lockers para logística urbana em uma cidade brasileira de porte médio: o caso de Divinópolis, Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIMA, Renato da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9161092505168234http://lattes.cnpq.br/9018458236610104FARIA, Bruno de CastroFARIA, Bruno de Castro. Localização de delivery lockers para logística urbana em uma cidade brasileira de porte médio: o caso de Divinópolis, Minas Gerais. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2802/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_2021210.pdfDissertação_2021210.pdfapplication/pdf2836760https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2802/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_2021210.pdfc40d91b2965e4f0c81bc1a466b5622e9MD51123456789/28022021-12-21 09:23:32.694oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442021-12-21T12:23:32Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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