Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52577 |
Resumo: | Nos últimos anos, o setor do comércio eletrônico tem apresentado um crescimento significativo, levando a um aumento na demanda por serviços de entrega de última milha. Isso resulta em impactos ambientais consideráveis, como congestionamentos, emissões de gases do efeito estufa e aumento do tráfego. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar os atributos de entrega que influenciam os consumidores brasileiros do comércio eletrônico na escolha de modalidades de entrega sustentáveis de última milha, e como essas escolhas podem impactar a sustentabilidade ambiental do transporte de carga. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise estatística dos dados coletados, por meio de um modelo de análise logística multinomial. Os resultados revelaram que os fatores financeiros, como custo do frete e preço dos produtos, são considerados os mais relevantes pelos consumidores. Por outro lado, os critérios relacionados à sustentabilidade ambiental são considerados menos importantes e decisivos na escolha das modalidades de entrega. No que diz respeito ao uso de pontos de coleta, os consumidores valorizam a conveniência dessa opção. Além disso, demonstraram disposição em flexibilizar o prazo de entrega em troca de benefícios ambientais. A relevância atribuída aos atributos como opções de entrega e segurança do produto também desempenha um papel determinante na adoção de modalidades de entrega não-domiciliares. Dessa forma, conclui-se que estratégias para implementar modalidades de entrega mais sustentáveis devem considerar as preferências e características sociais dos consumidores, levando em conta a importância dada aos aspectos financeiros e de conveniência. |
id |
UFPE_ef3d1361e15c03881d5a41ce3a20ff78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/52577 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
COSTA, Gustavo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7845503373818097http://lattes.cnpq.br/5541333217408107MAIA, Maria Leonor Alves2023-10-03T12:29:38Z2023-10-03T12:29:38Z2023-08-16COSTA, Gustavo Ferreira. Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52577Nos últimos anos, o setor do comércio eletrônico tem apresentado um crescimento significativo, levando a um aumento na demanda por serviços de entrega de última milha. Isso resulta em impactos ambientais consideráveis, como congestionamentos, emissões de gases do efeito estufa e aumento do tráfego. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar os atributos de entrega que influenciam os consumidores brasileiros do comércio eletrônico na escolha de modalidades de entrega sustentáveis de última milha, e como essas escolhas podem impactar a sustentabilidade ambiental do transporte de carga. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise estatística dos dados coletados, por meio de um modelo de análise logística multinomial. Os resultados revelaram que os fatores financeiros, como custo do frete e preço dos produtos, são considerados os mais relevantes pelos consumidores. Por outro lado, os critérios relacionados à sustentabilidade ambiental são considerados menos importantes e decisivos na escolha das modalidades de entrega. No que diz respeito ao uso de pontos de coleta, os consumidores valorizam a conveniência dessa opção. Além disso, demonstraram disposição em flexibilizar o prazo de entrega em troca de benefícios ambientais. A relevância atribuída aos atributos como opções de entrega e segurança do produto também desempenha um papel determinante na adoção de modalidades de entrega não-domiciliares. Dessa forma, conclui-se que estratégias para implementar modalidades de entrega mais sustentáveis devem considerar as preferências e características sociais dos consumidores, levando em conta a importância dada aos aspectos financeiros e de conveniência.FACEPERecently, the e-commerce sector has experienced significant growth, leading to an increased demand for last-mile delivery services. This results in considerable environmental impacts, such as congestion, greenhouse gas emissions, and increased traffic. In this context, this dissertation aims to analyze the delivery attributes that influence Brazilian e-commerce consumers in choosing sustainable last-mile delivery options, and how these choices can impact the environmental sustainability of freight transportation. The methodology employed involved questionnaire surveys and statistical analysis of the collected data using a multinomial logistic regression model. The results revealed that financial attributes, such as freight cost and product price, are considered the most relevant by consumers. On the other hand, attributes related to environmental sustainability are deemed less important and decisive in the choice of delivery options. Regarding the use of collection points, consumers value the convenience of this option. Additionally, they have shown a willingness to be flexible with delivery timelines in exchange for environmental benefits. The importance attributed to attributes such as delivery options and product integrity also plays a crucial role in the adoption of non-domiciliary delivery modes. Consequently, it can be concluded that strategies aimed at implementing more sustainable delivery modes should take into account the preferences and social characteristics of consumers, considering the significance given to financial and convenience aspects.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilComércio eletrônicoEntrega de última milhaSustentabilidade ambientalComportamento dos consumidoresPontos de coletaAtributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdfDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdfapplication/pdf1894192https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdfc9fecf820c5b815ab8728c201eebd6edMD51TEXTDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain143261https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf.txt80d1761a3a844cacc5132a9cb827f03dMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf.jpgb416aab12a7a3fe07c6d5bd47eeddb08MD55123456789/525772023-10-04 02:40:12.478oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-10-04T05:40:12Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha |
title |
Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha |
spellingShingle |
Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha COSTA, Gustavo Ferreira Engenharia civil Comércio eletrônico Entrega de última milha Sustentabilidade ambiental Comportamento dos consumidores Pontos de coleta |
title_short |
Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha |
title_full |
Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha |
title_fullStr |
Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha |
title_full_unstemmed |
Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha |
title_sort |
Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha |
author |
COSTA, Gustavo Ferreira |
author_facet |
COSTA, Gustavo Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7845503373818097 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5541333217408107 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Gustavo Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MAIA, Maria Leonor Alves |
contributor_str_mv |
MAIA, Maria Leonor Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Comércio eletrônico Entrega de última milha Sustentabilidade ambiental Comportamento dos consumidores Pontos de coleta |
topic |
Engenharia civil Comércio eletrônico Entrega de última milha Sustentabilidade ambiental Comportamento dos consumidores Pontos de coleta |
description |
Nos últimos anos, o setor do comércio eletrônico tem apresentado um crescimento significativo, levando a um aumento na demanda por serviços de entrega de última milha. Isso resulta em impactos ambientais consideráveis, como congestionamentos, emissões de gases do efeito estufa e aumento do tráfego. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar os atributos de entrega que influenciam os consumidores brasileiros do comércio eletrônico na escolha de modalidades de entrega sustentáveis de última milha, e como essas escolhas podem impactar a sustentabilidade ambiental do transporte de carga. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise estatística dos dados coletados, por meio de um modelo de análise logística multinomial. Os resultados revelaram que os fatores financeiros, como custo do frete e preço dos produtos, são considerados os mais relevantes pelos consumidores. Por outro lado, os critérios relacionados à sustentabilidade ambiental são considerados menos importantes e decisivos na escolha das modalidades de entrega. No que diz respeito ao uso de pontos de coleta, os consumidores valorizam a conveniência dessa opção. Além disso, demonstraram disposição em flexibilizar o prazo de entrega em troca de benefícios ambientais. A relevância atribuída aos atributos como opções de entrega e segurança do produto também desempenha um papel determinante na adoção de modalidades de entrega não-domiciliares. Dessa forma, conclui-se que estratégias para implementar modalidades de entrega mais sustentáveis devem considerar as preferências e características sociais dos consumidores, levando em conta a importância dada aos aspectos financeiros e de conveniência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-03T12:29:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-03T12:29:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Gustavo Ferreira. Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52577 |
identifier_str_mv |
COSTA, Gustavo Ferreira. Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 c9fecf820c5b815ab8728c201eebd6ed 80d1761a3a844cacc5132a9cb827f03d b416aab12a7a3fe07c6d5bd47eeddb08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310637364183040 |