Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Gustavo Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52577
Resumo: Nos últimos anos, o setor do comércio eletrônico tem apresentado um crescimento significativo, levando a um aumento na demanda por serviços de entrega de última milha. Isso resulta em impactos ambientais consideráveis, como congestionamentos, emissões de gases do efeito estufa e aumento do tráfego. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar os atributos de entrega que influenciam os consumidores brasileiros do comércio eletrônico na escolha de modalidades de entrega sustentáveis de última milha, e como essas escolhas podem impactar a sustentabilidade ambiental do transporte de carga. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise estatística dos dados coletados, por meio de um modelo de análise logística multinomial. Os resultados revelaram que os fatores financeiros, como custo do frete e preço dos produtos, são considerados os mais relevantes pelos consumidores. Por outro lado, os critérios relacionados à sustentabilidade ambiental são considerados menos importantes e decisivos na escolha das modalidades de entrega. No que diz respeito ao uso de pontos de coleta, os consumidores valorizam a conveniência dessa opção. Além disso, demonstraram disposição em flexibilizar o prazo de entrega em troca de benefícios ambientais. A relevância atribuída aos atributos como opções de entrega e segurança do produto também desempenha um papel determinante na adoção de modalidades de entrega não-domiciliares. Dessa forma, conclui-se que estratégias para implementar modalidades de entrega mais sustentáveis devem considerar as preferências e características sociais dos consumidores, levando em conta a importância dada aos aspectos financeiros e de conveniência.
id UFPE_ef3d1361e15c03881d5a41ce3a20ff78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/52577
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling COSTA, Gustavo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7845503373818097http://lattes.cnpq.br/5541333217408107MAIA, Maria Leonor Alves2023-10-03T12:29:38Z2023-10-03T12:29:38Z2023-08-16COSTA, Gustavo Ferreira. Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52577Nos últimos anos, o setor do comércio eletrônico tem apresentado um crescimento significativo, levando a um aumento na demanda por serviços de entrega de última milha. Isso resulta em impactos ambientais consideráveis, como congestionamentos, emissões de gases do efeito estufa e aumento do tráfego. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar os atributos de entrega que influenciam os consumidores brasileiros do comércio eletrônico na escolha de modalidades de entrega sustentáveis de última milha, e como essas escolhas podem impactar a sustentabilidade ambiental do transporte de carga. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise estatística dos dados coletados, por meio de um modelo de análise logística multinomial. Os resultados revelaram que os fatores financeiros, como custo do frete e preço dos produtos, são considerados os mais relevantes pelos consumidores. Por outro lado, os critérios relacionados à sustentabilidade ambiental são considerados menos importantes e decisivos na escolha das modalidades de entrega. No que diz respeito ao uso de pontos de coleta, os consumidores valorizam a conveniência dessa opção. Além disso, demonstraram disposição em flexibilizar o prazo de entrega em troca de benefícios ambientais. A relevância atribuída aos atributos como opções de entrega e segurança do produto também desempenha um papel determinante na adoção de modalidades de entrega não-domiciliares. Dessa forma, conclui-se que estratégias para implementar modalidades de entrega mais sustentáveis devem considerar as preferências e características sociais dos consumidores, levando em conta a importância dada aos aspectos financeiros e de conveniência.FACEPERecently, the e-commerce sector has experienced significant growth, leading to an increased demand for last-mile delivery services. This results in considerable environmental impacts, such as congestion, greenhouse gas emissions, and increased traffic. In this context, this dissertation aims to analyze the delivery attributes that influence Brazilian e-commerce consumers in choosing sustainable last-mile delivery options, and how these choices can impact the environmental sustainability of freight transportation. The methodology employed involved questionnaire surveys and statistical analysis of the collected data using a multinomial logistic regression model. The results revealed that financial attributes, such as freight cost and product price, are considered the most relevant by consumers. On the other hand, attributes related to environmental sustainability are deemed less important and decisive in the choice of delivery options. Regarding the use of collection points, consumers value the convenience of this option. Additionally, they have shown a willingness to be flexible with delivery timelines in exchange for environmental benefits. The importance attributed to attributes such as delivery options and product integrity also plays a crucial role in the adoption of non-domiciliary delivery modes. Consequently, it can be concluded that strategies aimed at implementing more sustainable delivery modes should take into account the preferences and social characteristics of consumers, considering the significance given to financial and convenience aspects.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilComércio eletrônicoEntrega de última milhaSustentabilidade ambientalComportamento dos consumidoresPontos de coletaAtributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdfDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdfapplication/pdf1894192https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdfc9fecf820c5b815ab8728c201eebd6edMD51TEXTDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain143261https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf.txt80d1761a3a844cacc5132a9cb827f03dMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Gustavo Ferreira Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf.jpgb416aab12a7a3fe07c6d5bd47eeddb08MD55123456789/525772023-10-04 02:40:12.478oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-10-04T05:40:12Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha
title Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha
spellingShingle Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha
COSTA, Gustavo Ferreira
Engenharia civil
Comércio eletrônico
Entrega de última milha
Sustentabilidade ambiental
Comportamento dos consumidores
Pontos de coleta
title_short Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha
title_full Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha
title_fullStr Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha
title_full_unstemmed Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha
title_sort Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha
author COSTA, Gustavo Ferreira
author_facet COSTA, Gustavo Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7845503373818097
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5541333217408107
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Gustavo Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MAIA, Maria Leonor Alves
contributor_str_mv MAIA, Maria Leonor Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Comércio eletrônico
Entrega de última milha
Sustentabilidade ambiental
Comportamento dos consumidores
Pontos de coleta
topic Engenharia civil
Comércio eletrônico
Entrega de última milha
Sustentabilidade ambiental
Comportamento dos consumidores
Pontos de coleta
description Nos últimos anos, o setor do comércio eletrônico tem apresentado um crescimento significativo, levando a um aumento na demanda por serviços de entrega de última milha. Isso resulta em impactos ambientais consideráveis, como congestionamentos, emissões de gases do efeito estufa e aumento do tráfego. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar os atributos de entrega que influenciam os consumidores brasileiros do comércio eletrônico na escolha de modalidades de entrega sustentáveis de última milha, e como essas escolhas podem impactar a sustentabilidade ambiental do transporte de carga. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise estatística dos dados coletados, por meio de um modelo de análise logística multinomial. Os resultados revelaram que os fatores financeiros, como custo do frete e preço dos produtos, são considerados os mais relevantes pelos consumidores. Por outro lado, os critérios relacionados à sustentabilidade ambiental são considerados menos importantes e decisivos na escolha das modalidades de entrega. No que diz respeito ao uso de pontos de coleta, os consumidores valorizam a conveniência dessa opção. Além disso, demonstraram disposição em flexibilizar o prazo de entrega em troca de benefícios ambientais. A relevância atribuída aos atributos como opções de entrega e segurança do produto também desempenha um papel determinante na adoção de modalidades de entrega não-domiciliares. Dessa forma, conclui-se que estratégias para implementar modalidades de entrega mais sustentáveis devem considerar as preferências e características sociais dos consumidores, levando em conta a importância dada aos aspectos financeiros e de conveniência.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-03T12:29:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-03T12:29:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Gustavo Ferreira. Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52577
identifier_str_mv COSTA, Gustavo Ferreira. Atributos que influenciam os consumidores do comércio eletrônico na escolha de entregas sustentáveis de última milha. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52577/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Ferreira%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
c9fecf820c5b815ab8728c201eebd6ed
80d1761a3a844cacc5132a9cb827f03d
b416aab12a7a3fe07c6d5bd47eeddb08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310637364183040