SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha Silva Martins, Marcela Tarciana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Alcântara Bruno, Riselane de Lucena, Alves, Edna Ursulino, Neto, Américo Perazzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/832
Resumo: A maniçoba, forrageira nativa do semi-árido vem sendo muito utilizada como ração animal. Suas sementes apresentam dormência, com germinação lenta e irregular, o que torna sua propagação problemática. Dessa forma, o presente trabalho objetivou estudar metodologias para superação da dormência de sementes de três espécies de maniçoba (Manihot glaziovii, M. pseudoglaziovii e M. piauhyensis), acondicionadas em embalagens de papel e plástico e armazenadas. As sementes foram oriundas de diferentes procedências: Areia e Barra de Santa Rosa - PB; Araripina e Petrolina - PE. No laboratório de análise de sementes do CCA-UFPB foram homogeneizadas, acondicionadas nas embalagens de papel e plástico e armazenadas por cinco meses. A cada mês, as sementes foram submetidas ou não a estratificação seguida de escarificação, para ensaio de emergência e vigor. A análise estatística foi realizada segundo o esquema fatorial 2x2x5 (sementes com e sem superação da dormência; embalagens e períodos de armazenamento), em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. As variáveis estudadas foram emergência e índice de velocidade de emergência. Das três procedências analisadas, as sementes de Barra de Santa Rosa, submetidas à superação da dormência exibiram maior qualidade fisiológica independentemente da embalagem utilizada ao longo do armazenamento.
id UFERSA-1_8fd10672cba0600a5412f0a177d067dd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/832
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADASManihot spp.embalagemviabilidade e vigor.A maniçoba, forrageira nativa do semi-árido vem sendo muito utilizada como ração animal. Suas sementes apresentam dormência, com germinação lenta e irregular, o que torna sua propagação problemática. Dessa forma, o presente trabalho objetivou estudar metodologias para superação da dormência de sementes de três espécies de maniçoba (Manihot glaziovii, M. pseudoglaziovii e M. piauhyensis), acondicionadas em embalagens de papel e plástico e armazenadas. As sementes foram oriundas de diferentes procedências: Areia e Barra de Santa Rosa - PB; Araripina e Petrolina - PE. No laboratório de análise de sementes do CCA-UFPB foram homogeneizadas, acondicionadas nas embalagens de papel e plástico e armazenadas por cinco meses. A cada mês, as sementes foram submetidas ou não a estratificação seguida de escarificação, para ensaio de emergência e vigor. A análise estatística foi realizada segundo o esquema fatorial 2x2x5 (sementes com e sem superação da dormência; embalagens e períodos de armazenamento), em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. As variáveis estudadas foram emergência e índice de velocidade de emergência. Das três procedências analisadas, as sementes de Barra de Santa Rosa, submetidas à superação da dormência exibiram maior qualidade fisiológica independentemente da embalagem utilizada ao longo do armazenamento.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2009-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/832REVISTA CAATINGA; Vol. 22 No. 2 (2009)Revista Caatinga; v. 22 n. 2 (2009)1983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/832/594Cunha Silva Martins, Marcela TarcianaAlcântara Bruno, Riselane de LucenaAlves, Edna UrsulinoNeto, Américo Perazzoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T12:56:24Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/832Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:28.201209Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS
title SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS
spellingShingle SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS
Cunha Silva Martins, Marcela Tarciana
Manihot spp.
embalagem
viabilidade e vigor.
title_short SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS
title_full SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS
title_fullStr SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS
title_full_unstemmed SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS
title_sort SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS
author Cunha Silva Martins, Marcela Tarciana
author_facet Cunha Silva Martins, Marcela Tarciana
Alcântara Bruno, Riselane de Lucena
Alves, Edna Ursulino
Neto, Américo Perazzo
author_role author
author2 Alcântara Bruno, Riselane de Lucena
Alves, Edna Ursulino
Neto, Américo Perazzo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha Silva Martins, Marcela Tarciana
Alcântara Bruno, Riselane de Lucena
Alves, Edna Ursulino
Neto, Américo Perazzo
dc.subject.por.fl_str_mv Manihot spp.
embalagem
viabilidade e vigor.
topic Manihot spp.
embalagem
viabilidade e vigor.
description A maniçoba, forrageira nativa do semi-árido vem sendo muito utilizada como ração animal. Suas sementes apresentam dormência, com germinação lenta e irregular, o que torna sua propagação problemática. Dessa forma, o presente trabalho objetivou estudar metodologias para superação da dormência de sementes de três espécies de maniçoba (Manihot glaziovii, M. pseudoglaziovii e M. piauhyensis), acondicionadas em embalagens de papel e plástico e armazenadas. As sementes foram oriundas de diferentes procedências: Areia e Barra de Santa Rosa - PB; Araripina e Petrolina - PE. No laboratório de análise de sementes do CCA-UFPB foram homogeneizadas, acondicionadas nas embalagens de papel e plástico e armazenadas por cinco meses. A cada mês, as sementes foram submetidas ou não a estratificação seguida de escarificação, para ensaio de emergência e vigor. A análise estatística foi realizada segundo o esquema fatorial 2x2x5 (sementes com e sem superação da dormência; embalagens e períodos de armazenamento), em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. As variáveis estudadas foram emergência e índice de velocidade de emergência. Das três procedências analisadas, as sementes de Barra de Santa Rosa, submetidas à superação da dormência exibiram maior qualidade fisiológica independentemente da embalagem utilizada ao longo do armazenamento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/832
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/832/594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 22 No. 2 (2009)
Revista Caatinga; v. 22 n. 2 (2009)
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674021147377664