DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Fabio Fernando
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santos Júnior, Juarez Delmiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/182
Resumo: Foi realizado um experimento em casa de vegetação com cultivo de milho para avaliar a atuação de Acithiobacillus inoculado em biofertilizante, contendo fosfato natural e enxofre. O biofertilizante foi utilizado como adubação fosfatada em um argissolo vermelho amarelo degradado. As plantas foram adubadas com quatro dosagens do biofertilizante e conduzidas durante 50 dias em dois cultivos sucessivos. Foi avaliado a fertilidade do solo, após o cultivo, como também a nutrição e desenvolvimento das plantas. O aumento na concentração de fósforo solúvel no solo proporcionado pela adubação com o biofertilizante ocorreu no segundo cultivo. A aplicação do biofertilizante não promoveu acidificação do solo, contudo aumentou a concentração de enxofre no solo. A taxa de aplicação do biofertilizante para fornecimento de 160 kg de P ha-1 mostrou-se como de melhor desempenho no fornecimento de fósforo e desenvolvimento da planta.
id UFERSA-1_a30513454f22b9198ca1046cb0ba67af
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/182
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.Solubilização de fósforofosfato naturalfertilizantesinoculaçãoFoi realizado um experimento em casa de vegetação com cultivo de milho para avaliar a atuação de Acithiobacillus inoculado em biofertilizante, contendo fosfato natural e enxofre. O biofertilizante foi utilizado como adubação fosfatada em um argissolo vermelho amarelo degradado. As plantas foram adubadas com quatro dosagens do biofertilizante e conduzidas durante 50 dias em dois cultivos sucessivos. Foi avaliado a fertilidade do solo, após o cultivo, como também a nutrição e desenvolvimento das plantas. O aumento na concentração de fósforo solúvel no solo proporcionado pela adubação com o biofertilizante ocorreu no segundo cultivo. A aplicação do biofertilizante não promoveu acidificação do solo, contudo aumentou a concentração de enxofre no solo. A taxa de aplicação do biofertilizante para fornecimento de 160 kg de P ha-1 mostrou-se como de melhor desempenho no fornecimento de fósforo e desenvolvimento da planta.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2008-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/182REVISTA CAATINGA; Vol. 22 No. 1 (2009)Revista Caatinga; v. 22 n. 1 (2009)1983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/182/514Araujo, Fabio FernandoSantos Júnior, Juarez Delmiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T12:54:22Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/182Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:14.669826Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.
title DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.
spellingShingle DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.
Araujo, Fabio Fernando
Solubilização de fósforo
fosfato natural
fertilizantes
inoculação
title_short DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.
title_full DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.
title_fullStr DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.
title_sort DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.
author Araujo, Fabio Fernando
author_facet Araujo, Fabio Fernando
Santos Júnior, Juarez Delmiro
author_role author
author2 Santos Júnior, Juarez Delmiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Fabio Fernando
Santos Júnior, Juarez Delmiro
dc.subject.por.fl_str_mv Solubilização de fósforo
fosfato natural
fertilizantes
inoculação
topic Solubilização de fósforo
fosfato natural
fertilizantes
inoculação
description Foi realizado um experimento em casa de vegetação com cultivo de milho para avaliar a atuação de Acithiobacillus inoculado em biofertilizante, contendo fosfato natural e enxofre. O biofertilizante foi utilizado como adubação fosfatada em um argissolo vermelho amarelo degradado. As plantas foram adubadas com quatro dosagens do biofertilizante e conduzidas durante 50 dias em dois cultivos sucessivos. Foi avaliado a fertilidade do solo, após o cultivo, como também a nutrição e desenvolvimento das plantas. O aumento na concentração de fósforo solúvel no solo proporcionado pela adubação com o biofertilizante ocorreu no segundo cultivo. A aplicação do biofertilizante não promoveu acidificação do solo, contudo aumentou a concentração de enxofre no solo. A taxa de aplicação do biofertilizante para fornecimento de 160 kg de P ha-1 mostrou-se como de melhor desempenho no fornecimento de fósforo e desenvolvimento da planta.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/182
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/182/514
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 22 No. 1 (2009)
Revista Caatinga; v. 22 n. 1 (2009)
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674020360945664