DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Itamar Rosa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Gisele Carneiro da, Timossi, Paulo Cesár, Silva, Alessandro Guerra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2076
Resumo: No Brasil, em especial no estado de Goiás, o cultivo de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) em consórcio é adotado, sobretudo, na pequena e média propriedade rural, onde se emprega comumente a associação feijão + milho. A mamona surgiu como cultura promissora na produção de biodiesel, e indicada pelo governo federal como primeira escolha para projetos relacionados à agricultura familiar. Contudo, elevadas produtividades das culturas somente serão conseguidas com a escolha criteriosa da cultivar. Diante disso, este trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento de seis cultivares de feijão-comum em área consorciada com mamona, nas condições edafoclimáticas do Cerrado goiano. O delineamento experimental foi blocos casualizados, em esquema fatorial 6 x 2 + 1, com quatro repetições. Os tratamentos constaram da combinação de seis cultivares de feijão-comum: Pérola, Grafite, Pontal, Requinte, Radiante e Diamante Negro, cultivados solteiros e em consórcio com mamona e monocultivo, mais o tratamento adicional da mamoneira em monocultivo. Conclui-se que a cultivar Pérola apresentou produtividade de grãos superior as demais tanto no consórcio como em monocultivo. A mamona cultivar Paraguaçu possui comportamento agronômico similar nos sistemas de cultivo estudados. O consórcio das duas culturas promoveu decréscimo da produtividade do feijoeiro, mas apresentou de 38 a 71% mais eficiente que os monocultivos.
id UFERSA-1_a4d26c72055dc460dffcb40bcc753bcd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2076
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONAPhaseolus vulgaris L. Ricinus communis L. Associação de culturas. Índice de eficiência de área.No Brasil, em especial no estado de Goiás, o cultivo de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) em consórcio é adotado, sobretudo, na pequena e média propriedade rural, onde se emprega comumente a associação feijão + milho. A mamona surgiu como cultura promissora na produção de biodiesel, e indicada pelo governo federal como primeira escolha para projetos relacionados à agricultura familiar. Contudo, elevadas produtividades das culturas somente serão conseguidas com a escolha criteriosa da cultivar. Diante disso, este trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento de seis cultivares de feijão-comum em área consorciada com mamona, nas condições edafoclimáticas do Cerrado goiano. O delineamento experimental foi blocos casualizados, em esquema fatorial 6 x 2 + 1, com quatro repetições. Os tratamentos constaram da combinação de seis cultivares de feijão-comum: Pérola, Grafite, Pontal, Requinte, Radiante e Diamante Negro, cultivados solteiros e em consórcio com mamona e monocultivo, mais o tratamento adicional da mamoneira em monocultivo. Conclui-se que a cultivar Pérola apresentou produtividade de grãos superior as demais tanto no consórcio como em monocultivo. A mamona cultivar Paraguaçu possui comportamento agronômico similar nos sistemas de cultivo estudados. O consórcio das duas culturas promoveu decréscimo da produtividade do feijoeiro, mas apresentou de 38 a 71% mais eficiente que os monocultivos.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2011-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2076REVISTA CAATINGA; Vol. 24 No. 4 (2011); 55-61Revista Caatinga; v. 24 n. 4 (2011); 55-611983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2076/pdfTeixeira, Itamar RosaSilva, Gisele Carneiro daTimossi, Paulo CesárSilva, Alessandro Guerra dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:33:05Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2076Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:44.539574Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA
title DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA
spellingShingle DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA
Teixeira, Itamar Rosa
Phaseolus vulgaris L. Ricinus communis L. Associação de culturas. Índice de eficiência de área.
title_short DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA
title_full DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA
title_fullStr DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA
title_full_unstemmed DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA
title_sort DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA
author Teixeira, Itamar Rosa
author_facet Teixeira, Itamar Rosa
Silva, Gisele Carneiro da
Timossi, Paulo Cesár
Silva, Alessandro Guerra da
author_role author
author2 Silva, Gisele Carneiro da
Timossi, Paulo Cesár
Silva, Alessandro Guerra da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Itamar Rosa
Silva, Gisele Carneiro da
Timossi, Paulo Cesár
Silva, Alessandro Guerra da
dc.subject.por.fl_str_mv Phaseolus vulgaris L. Ricinus communis L. Associação de culturas. Índice de eficiência de área.
topic Phaseolus vulgaris L. Ricinus communis L. Associação de culturas. Índice de eficiência de área.
description No Brasil, em especial no estado de Goiás, o cultivo de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) em consórcio é adotado, sobretudo, na pequena e média propriedade rural, onde se emprega comumente a associação feijão + milho. A mamona surgiu como cultura promissora na produção de biodiesel, e indicada pelo governo federal como primeira escolha para projetos relacionados à agricultura familiar. Contudo, elevadas produtividades das culturas somente serão conseguidas com a escolha criteriosa da cultivar. Diante disso, este trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento de seis cultivares de feijão-comum em área consorciada com mamona, nas condições edafoclimáticas do Cerrado goiano. O delineamento experimental foi blocos casualizados, em esquema fatorial 6 x 2 + 1, com quatro repetições. Os tratamentos constaram da combinação de seis cultivares de feijão-comum: Pérola, Grafite, Pontal, Requinte, Radiante e Diamante Negro, cultivados solteiros e em consórcio com mamona e monocultivo, mais o tratamento adicional da mamoneira em monocultivo. Conclui-se que a cultivar Pérola apresentou produtividade de grãos superior as demais tanto no consórcio como em monocultivo. A mamona cultivar Paraguaçu possui comportamento agronômico similar nos sistemas de cultivo estudados. O consórcio das duas culturas promoveu decréscimo da produtividade do feijoeiro, mas apresentou de 38 a 71% mais eficiente que os monocultivos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2076
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2076/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 24 No. 4 (2011); 55-61
Revista Caatinga; v. 24 n. 4 (2011); 55-61
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674022577635328