SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Marcelo Pereira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Krause, Willian, Dallacort, Rivanildo, Santos, Paulo Ricardo Junges dos, Neves, Leonarda Grillo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/4075
Resumo: O maracujá é uma das principais espécies frutíferas cultivadas no Brasil. No entanto, no Estado do Mato Grosso, a cultura ainda tem muito a ser explorada. O objetivo deste trabalho foi realizar a estimativa de ganho de seleção de plantas individuais de maracujazeiro azedo quanto à qualidade de frutos via REML/BLUP. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso, no município de Tangará da Serra. Foram avaliados oito cruzamentos entre cultivares comerciais. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com dez repetições de dez plantas por parcela. A partir do valor genético determinado pela metodologia REML/BLUP foi aplicado o índice de seleção de Mulamba e Mock para ranquear todos os indivíduos, selecionando as 30 plantas que apresentaram os melhores postos para o conjunto das características avaliadas. Os altos valores das herdabilidades, no sentido restrito para as características massa de fruto (87%) e comprimento de fruto (65%), indicaram possibilidades para seleção individual de plantas. O ganho de seleção visando o consumo in natura foi alto para as características massa de fruto (13,38%), espessura da casca (4,37%) e relação SST/ATT (sólidos solúveis totais/acidez total titulável) (3,61%). Para a produção industrial, a seleção requereu atenção especial para as características porcentagem de polpa (PP), SST e ATT. Porém, os ganhos obtidos para PP (1,53%) e SST (0,95%) não se destacaram. Entretanto, a seleção permitiu ganhos genéticos em outras características importantes, como espessura de casca (EC) (-7,46%), comprimento de fruto (CF) (3,75%) e massa de fruto (MF) (1,77%).
id UFERSA-1_b3537b688ecac89925a70fd499435ec9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/4075
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUPGanhos genéticos. Acurácia seletiva. Passiflora edulis Sims.O maracujá é uma das principais espécies frutíferas cultivadas no Brasil. No entanto, no Estado do Mato Grosso, a cultura ainda tem muito a ser explorada. O objetivo deste trabalho foi realizar a estimativa de ganho de seleção de plantas individuais de maracujazeiro azedo quanto à qualidade de frutos via REML/BLUP. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso, no município de Tangará da Serra. Foram avaliados oito cruzamentos entre cultivares comerciais. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com dez repetições de dez plantas por parcela. A partir do valor genético determinado pela metodologia REML/BLUP foi aplicado o índice de seleção de Mulamba e Mock para ranquear todos os indivíduos, selecionando as 30 plantas que apresentaram os melhores postos para o conjunto das características avaliadas. Os altos valores das herdabilidades, no sentido restrito para as características massa de fruto (87%) e comprimento de fruto (65%), indicaram possibilidades para seleção individual de plantas. O ganho de seleção visando o consumo in natura foi alto para as características massa de fruto (13,38%), espessura da casca (4,37%) e relação SST/ATT (sólidos solúveis totais/acidez total titulável) (3,61%). Para a produção industrial, a seleção requereu atenção especial para as características porcentagem de polpa (PP), SST e ATT. Porém, os ganhos obtidos para PP (1,53%) e SST (0,95%) não se destacaram. Entretanto, a seleção permitiu ganhos genéticos em outras características importantes, como espessura de casca (EC) (-7,46%), comprimento de fruto (CF) (3,75%) e massa de fruto (MF) (1,77%).Universidade Federal Rural do Semi-Árido2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/4075REVISTA CAATINGA; Vol. 28 No. 2 (2015); 57-63Revista Caatinga; v. 28 n. 2 (2015); 57-631983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/4075/pdf_246Assunção, Marcelo PereiraKrause, WillianDallacort, RivanildoSantos, Paulo Ricardo Junges dosNeves, Leonarda Grilloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:12:11Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/4075Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:46:12.563534Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUP
title SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUP
spellingShingle SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUP
Assunção, Marcelo Pereira
Ganhos genéticos. Acurácia seletiva. Passiflora edulis Sims.
title_short SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUP
title_full SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUP
title_fullStr SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUP
title_full_unstemmed SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUP
title_sort SELEÇÃO INDIVIDUAL DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AZEDO QUANTO À QUALIDADE DE FRUTOS VIA REML/BLUP
author Assunção, Marcelo Pereira
author_facet Assunção, Marcelo Pereira
Krause, Willian
Dallacort, Rivanildo
Santos, Paulo Ricardo Junges dos
Neves, Leonarda Grillo
author_role author
author2 Krause, Willian
Dallacort, Rivanildo
Santos, Paulo Ricardo Junges dos
Neves, Leonarda Grillo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Marcelo Pereira
Krause, Willian
Dallacort, Rivanildo
Santos, Paulo Ricardo Junges dos
Neves, Leonarda Grillo
dc.subject.por.fl_str_mv Ganhos genéticos. Acurácia seletiva. Passiflora edulis Sims.
topic Ganhos genéticos. Acurácia seletiva. Passiflora edulis Sims.
description O maracujá é uma das principais espécies frutíferas cultivadas no Brasil. No entanto, no Estado do Mato Grosso, a cultura ainda tem muito a ser explorada. O objetivo deste trabalho foi realizar a estimativa de ganho de seleção de plantas individuais de maracujazeiro azedo quanto à qualidade de frutos via REML/BLUP. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso, no município de Tangará da Serra. Foram avaliados oito cruzamentos entre cultivares comerciais. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com dez repetições de dez plantas por parcela. A partir do valor genético determinado pela metodologia REML/BLUP foi aplicado o índice de seleção de Mulamba e Mock para ranquear todos os indivíduos, selecionando as 30 plantas que apresentaram os melhores postos para o conjunto das características avaliadas. Os altos valores das herdabilidades, no sentido restrito para as características massa de fruto (87%) e comprimento de fruto (65%), indicaram possibilidades para seleção individual de plantas. O ganho de seleção visando o consumo in natura foi alto para as características massa de fruto (13,38%), espessura da casca (4,37%) e relação SST/ATT (sólidos solúveis totais/acidez total titulável) (3,61%). Para a produção industrial, a seleção requereu atenção especial para as características porcentagem de polpa (PP), SST e ATT. Porém, os ganhos obtidos para PP (1,53%) e SST (0,95%) não se destacaram. Entretanto, a seleção permitiu ganhos genéticos em outras características importantes, como espessura de casca (EC) (-7,46%), comprimento de fruto (CF) (3,75%) e massa de fruto (MF) (1,77%).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/4075
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/4075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/4075/pdf_246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 28 No. 2 (2015); 57-63
Revista Caatinga; v. 28 n. 2 (2015); 57-63
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674024980971520