Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Maria Rosivania Pereira Feitosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1809
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3309
Resumo: Monografia
id UFER_011fbe9fc9f09530148da12f7c17237c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3309
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitosEFAsPedagogia da alternânciaIdentidadeEducação do campoSerra do MelEFAsPedagogy alternationIdentityField educationSerra do MelCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALMonografiaThis research aims to make a historical survey of the extinct Serra do Mel Agricultural Family School (EFAMEL), aiming to analyze if there were contributions left by this institution to the construction of the identity of the subjects who studied there, with specific objectives: ) to analyze the process of foundation, deployment, organization and operation of EFAMEL; b) discussing their pedagogical practices; c) investigate the relationship of the School with the production of the peasant identity of the former students. The relevance of this work is justified by the importance of this School for the municipality of Serra do Mel-RN, during its operation for a little more than a decade (1990-2002). The methodological paths started with bibliographical research on the themes, where I took as a base Nosella (2012), Teixeira; Bernartt and Trindade (2008), Chaves and Fochiera (2014) to talk about EFAs; to discuss the Pedagogy of Alternation, I spoke to Cordeiro; Reis and Hage (2011); to think about the concept of Identity, I rely on Hall (2005), Maheirie (2002), Oliveira (2003) and Vieira (2006); to discuss about the production of memories, Albuquerque Jr. (1994), Bosi (1994) and Guimarães Neto (2005); on the methodology of research, I found myself in Minayo (2002), Gil (2008) and Boni and Quarema (2005). Semistructured interviews were then conducted with former students, former teachers and the founder of this school. After the interviews, they were transcribed and thematized. The analysis allowed us to conclude that this school had an influence on the formation of the identity of the subjects that were part of this educational experience, enhancing their relationship with the field and influencing their professional and daily practicesEssa pesquisa tem o intuito de fazer um apanhado histórico sobre a extinta Escola Família Agrícola de Serra do Mel (EFAMEL), objetivando analisar se houveram contribuições deixadas por essa instituição para a construção da identidade dos sujeitos que nela estudaram, tendo como objetivos específicos: a) analisar o processo de fundação, implantação, organização e funcionamento da EFAMEL; b) discutir sobre quais eram suas práticas pedagógicas; c) investigar a relação da Escola com a produção da Identidade campesina dos/as ex-estudantes. A relevância desse trabalho justifica-se pela importância dessa Escola para o município de Serra do Mel- RN, durante seu funcionamento por pouco mais de uma década (1990-2002). Os caminhos metodológicos se iniciaram com pesquisas bibliográficas sobre as temáticas, onde tomei como base Nosella (2012), Teixeira ; Bernartt e Trindade (2008), Chaves e Fochiera (2014) para falar sobre as EFAs; para discorrer sobre a Pedagogia da Alternância, dialoguei com Cordeiro; Reis e Hage (2011); pra pensar sobre o conceito de Identidade, me amparei em Hall (2005), Maheirie (2002), Oliveira (2003) e Vieira (2006); para discutir acerca da produção de memórias, Albuquerque Jr. (1994), Bosi (1994) e Guimarães Neto (2005); sobre a metodologia de pesquisa , me embasei em Minayo (2002), Gil (2008) e Boni e Quarema (2005). Em seguida foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-estudantes, ex-professores e o fundador dessa escola. Após a realização das entrevistas, as mesmas foram transcritas e tematizadas. As análises permitiram chegar à conclusão de que essa Escola teve influência na formação da identidade dos sujeitos que fizeram parte dessa experiência educacional, potencializando sua relação com o campo e tendo influência nas suas práticas profissionais e cotidianas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAVieira, Kyara Maria de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/Silva, Francisco Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/Raposo, Francisco Evânio Dantashttp://lattes.cnpq.br/Duarte, Maria Rosivania Pereira Feitosa2019-12-10T13:18:29Z2019-12-10T13:18:29Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDuarte (2019) (DUARTE, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1809https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3309porDUARTE, Maria Rosivania Pereira Feitosa. Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos. 2019. 47f. Monografia (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:03:07Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3309Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:03:07Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos
title Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos
spellingShingle Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos
Duarte, Maria Rosivania Pereira Feitosa
EFAs
Pedagogia da alternância
Identidade
Educação do campo
Serra do Mel
EFAs
Pedagogy alternation
Identity
Field education
Serra do Mel
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
title_short Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos
title_full Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos
title_fullStr Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos
title_full_unstemmed Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos
title_sort Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos
author Duarte, Maria Rosivania Pereira Feitosa
author_facet Duarte, Maria Rosivania Pereira Feitosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Kyara Maria de Almeida
http://lattes.cnpq.br/
Silva, Francisco Vieira da
http://lattes.cnpq.br/
Raposo, Francisco Evânio Dantas
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Maria Rosivania Pereira Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv EFAs
Pedagogia da alternância
Identidade
Educação do campo
Serra do Mel
EFAs
Pedagogy alternation
Identity
Field education
Serra do Mel
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
topic EFAs
Pedagogia da alternância
Identidade
Educação do campo
Serra do Mel
EFAs
Pedagogy alternation
Identity
Field education
Serra do Mel
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T13:18:29Z
2019-12-10T13:18:29Z
2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Duarte (2019) (DUARTE, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1809
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3309
identifier_str_mv Duarte (2019) (DUARTE, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1809
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DUARTE, Maria Rosivania Pereira Feitosa. Escola família agrícola de Serra do Mel (EFAMEL): produção de identidades e construção dos sujeitos. 2019. 47f. Monografia (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747466986192896