Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisca Rayane Gomes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1812
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318
Resumo: Monografia
id UFER_07446ed02865b77d556fc0c5b17d3491
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3318
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docenteSalas multisseriadasEnsinoEscolas do campoPrática docenteMulti-Serial roomsTeachingCountry schoolsTeaching practiceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO DO CAMPOMonografiaThe present work consists of a monographic study carried out with three teachers who teach in multi-series classes, in two schools with multi-series teaching organization. From a qualitative research with visits to schools, semi-structured interview and notes in field diary through the following question: How do teachers who teach in multi-series rooms organize their work in the process of teaching learning? And the general objective was: To know the work methodologies used by teachers working in multi-series classrooms. As specific objectives, the aim was to identify ways of time management by teachers in multiseries rooms, to understand how teachers work the content in the context of multi-series rooms and to analyze the forms of organization of the class group, promoted by teachers in relation to working with classes multisseries. Initially, a review is presented on the organization of multi-grade teaching, in which it was noticeable that this model of teaching organization arises at the moment that the need for an education for all is addressed, with reflections on the attendance to small audiences of students in distant or hard to reach places. In continuity, we began to reflect on the particularities related to the multi-series rooms. We approach from the training of teachers, pedagogical support, to the attention of the government to this reality of teaching. Our research has shown that teachers indicate that they can develop satisfactory work despite the gaps / limits of activity in multisite rooms. In addition, this study pointed out that multi-session rooms can provide good results in teachinglearning relationships, although in the present configuration it needs a great effort/commitment on the part of the teachers in disregard of the conditions placed on them.O presente trabalho constitui-se em um estudo monográfico realizado com três docentes que lecionam em classes multisseriadas, em duas escolas com organização de ensino multisseriado. A partir de uma pesquisa qualitativa com visitas às escolas, entrevista semiestruturada e anotações em diário de campo através da seguinte pergunta: Como os docentes que lecionam em salas multisseriadas organizam seu trabalho no processo de ensino aprendizagem? E o objetivo geral foi: Conhecer as metodologias de trabalho utilizadas pelos professores atuantes em salas de aulas multisseriadas. Como objetivos específicos, buscou-se identificar formas de gerenciamento do tempo pelos docentes em salas multisseriadas, entender como os docentes trabalham os conteúdos disciplinares no contexto das salas multisseriadas e analisar as formas de organização do grupo classe, promovidas pelos docentes frente ao trabalho com turmas multisseriadas. Inicialmente, apresenta-se uma revisão sobre a organização de ensino multisseriado, no qual foi perceptível que esse modelo de organização de ensino surge no momento que se aborda a necessidade de uma educação para todos, com reflexões sobre o atendimento a públicos pequenos de alunos em locais distantes ou de difícil acesso. Na continuidade, passamos a refletir acerca das particularidades relacionadas às salas multisseriadas. Abordamos desde a formação de professores, apoio pedagógico, até a atenção por parte dos governantes para com essa realidade de ensino. Nossa pesquisa mostrou que os docentes indicam conseguir desenvolver um trabalho satisfatório apesar das lacunas/limites da atividade em salas multisseriadas. Além disso, esse estudo apontou que as salas multisseriadas podem proporcionar bons resultados nas relações de ensino-aprendizagem, embora na atual configuração necessite de um grande esforço/empenho por parte dos professores à revelia das condições que lhes são colocadas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSASeal, Ana Gabriela de Souzahttp://lattes.cnpq.br/Morais, Marcelo Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/Cunha, André Victor Cavalcanti Seal dahttp://lattes.cnpq.br/Oliveira, Francisca Rayane Gomes de2019-12-10T13:18:31Z2019-12-10T13:18:31Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1812https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318porOLIVEIRA, Francisca Rayane Gomes de. Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente. 2019. 47f. Monografia (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T07:41:38Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3318Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T07:41:38Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
title Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
spellingShingle Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
Oliveira, Francisca Rayane Gomes de
Salas multisseriadas
Ensino
Escolas do campo
Prática docente
Multi-Serial rooms
Teaching
Country schools
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO DO CAMPO
title_short Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
title_full Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
title_fullStr Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
title_full_unstemmed Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
title_sort Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
author Oliveira, Francisca Rayane Gomes de
author_facet Oliveira, Francisca Rayane Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seal, Ana Gabriela de Souza
http://lattes.cnpq.br/
Morais, Marcelo Bezerra de
http://lattes.cnpq.br/
Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisca Rayane Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Salas multisseriadas
Ensino
Escolas do campo
Prática docente
Multi-Serial rooms
Teaching
Country schools
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO DO CAMPO
topic Salas multisseriadas
Ensino
Escolas do campo
Prática docente
Multi-Serial rooms
Teaching
Country schools
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO DO CAMPO
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T13:18:31Z
2019-12-10T13:18:31Z
2019-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1812
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318
identifier_str_mv Oliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1812
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Francisca Rayane Gomes de. Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente. 2019. 47f. Monografia (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453690249216