Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1812 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_07446ed02865b77d556fc0c5b17d3491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3318 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docenteSalas multisseriadasEnsinoEscolas do campoPrática docenteMulti-Serial roomsTeachingCountry schoolsTeaching practiceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO DO CAMPOMonografiaThe present work consists of a monographic study carried out with three teachers who teach in multi-series classes, in two schools with multi-series teaching organization. From a qualitative research with visits to schools, semi-structured interview and notes in field diary through the following question: How do teachers who teach in multi-series rooms organize their work in the process of teaching learning? And the general objective was: To know the work methodologies used by teachers working in multi-series classrooms. As specific objectives, the aim was to identify ways of time management by teachers in multiseries rooms, to understand how teachers work the content in the context of multi-series rooms and to analyze the forms of organization of the class group, promoted by teachers in relation to working with classes multisseries. Initially, a review is presented on the organization of multi-grade teaching, in which it was noticeable that this model of teaching organization arises at the moment that the need for an education for all is addressed, with reflections on the attendance to small audiences of students in distant or hard to reach places. In continuity, we began to reflect on the particularities related to the multi-series rooms. We approach from the training of teachers, pedagogical support, to the attention of the government to this reality of teaching. Our research has shown that teachers indicate that they can develop satisfactory work despite the gaps / limits of activity in multisite rooms. In addition, this study pointed out that multi-session rooms can provide good results in teachinglearning relationships, although in the present configuration it needs a great effort/commitment on the part of the teachers in disregard of the conditions placed on them.O presente trabalho constitui-se em um estudo monográfico realizado com três docentes que lecionam em classes multisseriadas, em duas escolas com organização de ensino multisseriado. A partir de uma pesquisa qualitativa com visitas às escolas, entrevista semiestruturada e anotações em diário de campo através da seguinte pergunta: Como os docentes que lecionam em salas multisseriadas organizam seu trabalho no processo de ensino aprendizagem? E o objetivo geral foi: Conhecer as metodologias de trabalho utilizadas pelos professores atuantes em salas de aulas multisseriadas. Como objetivos específicos, buscou-se identificar formas de gerenciamento do tempo pelos docentes em salas multisseriadas, entender como os docentes trabalham os conteúdos disciplinares no contexto das salas multisseriadas e analisar as formas de organização do grupo classe, promovidas pelos docentes frente ao trabalho com turmas multisseriadas. Inicialmente, apresenta-se uma revisão sobre a organização de ensino multisseriado, no qual foi perceptível que esse modelo de organização de ensino surge no momento que se aborda a necessidade de uma educação para todos, com reflexões sobre o atendimento a públicos pequenos de alunos em locais distantes ou de difícil acesso. Na continuidade, passamos a refletir acerca das particularidades relacionadas às salas multisseriadas. Abordamos desde a formação de professores, apoio pedagógico, até a atenção por parte dos governantes para com essa realidade de ensino. Nossa pesquisa mostrou que os docentes indicam conseguir desenvolver um trabalho satisfatório apesar das lacunas/limites da atividade em salas multisseriadas. Além disso, esse estudo apontou que as salas multisseriadas podem proporcionar bons resultados nas relações de ensino-aprendizagem, embora na atual configuração necessite de um grande esforço/empenho por parte dos professores à revelia das condições que lhes são colocadas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSASeal, Ana Gabriela de Souzahttp://lattes.cnpq.br/Morais, Marcelo Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/Cunha, André Victor Cavalcanti Seal dahttp://lattes.cnpq.br/Oliveira, Francisca Rayane Gomes de2019-12-10T13:18:31Z2019-12-10T13:18:31Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1812https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318porOLIVEIRA, Francisca Rayane Gomes de. Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente. 2019. 47f. Monografia (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T07:41:38Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3318Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T07:41:38Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente |
title |
Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente |
spellingShingle |
Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente Oliveira, Francisca Rayane Gomes de Salas multisseriadas Ensino Escolas do campo Prática docente Multi-Serial rooms Teaching Country schools Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO DO CAMPO |
title_short |
Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente |
title_full |
Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente |
title_fullStr |
Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente |
title_full_unstemmed |
Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente |
title_sort |
Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente |
author |
Oliveira, Francisca Rayane Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Francisca Rayane Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seal, Ana Gabriela de Souza http://lattes.cnpq.br/ Morais, Marcelo Bezerra de http://lattes.cnpq.br/ Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisca Rayane Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Salas multisseriadas Ensino Escolas do campo Prática docente Multi-Serial rooms Teaching Country schools Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO DO CAMPO |
topic |
Salas multisseriadas Ensino Escolas do campo Prática docente Multi-Serial rooms Teaching Country schools Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO DO CAMPO |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10T13:18:31Z 2019-12-10T13:18:31Z 2019-03-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1812 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318 |
identifier_str_mv |
Oliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1812 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Francisca Rayane Gomes de. Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente. 2019. 47f. Monografia (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453690249216 |