Educação em escolas rurais de Pariquera-Açu: proposta de ensino de ciências em salas multisseriadas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192691 |
Resumo: | O presente estudo tem como contexto educacional uma escola rural no município de Pariquera-Açu, no interior de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com características de estudo documental e desenvolvimento de produto. Teve por objetivos: a) desenvolver uma análise documental dos registros de uma proposta de sequência didática e dos documentos curriculares oficiais do componente curricular Ciências; b) Com base nos registros e resultados das práticas analisados, sistematizar um objeto de aprendizagem com base na sequência didática desenvolvida na disciplina de Ciências, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa foi utilizada como técnica, a análise de conteúdo. Os resultados da análise documental apontaram para a escassez de conteúdos relacionados a temática sobre problemas ambientais no currículo do Estado de São Paulo e consequentemente da falta de materiais didáticos no Ensino Fundamental I específicos para as comunidades rurais e salas multisseriadas. O produto educacional denominado “Lap Book”, compreende um conjunto de três jogos, a saber, contém um jogo de trilha, um jogo da memória e um caça palavras, que é parte da sequência didática desenvolvida nesta pesquisa, com o intuito de instrumentalizar os alunos e tornar a aprendizagem dos conteúdos mais significativa através de ferramentas de aprendizagens lúdicas que contemplem a realidade local, uma vez que todos os jogos abordam conteúdos do componente curricular Ciências, levando-se em conta o papel social da escola, diante das questões ambientais em nosso planeta e o problema do lixo na atualidade. Caracterizou-se como uma proposta de apoio junto ao processo de construção do pensamento crítico do aluno. Por meio da aplicação das atividades didáticas voltadas para o conteúdo proposto e da utilização do produto educacional, constatamos que sua aplicabilidade é eficaz diante da realidade educacional pesquisada, entretanto, existem inúmeras questões que merecem atenção nas realidades rurais paulistas que sofrem com o descaso e a falta de políticas educacionais que deveriam ser pensadas e realizadas respeitando as realidades e particularidades histórico culturais da população do campo e de diversas comunidades tradicionais. |
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Educação em escolas rurais de Pariquera-Açu: proposta de ensino de ciências em salas multisseriadas.Education in rural schools in Pariquera-Açu: proposal for teaching sciences in multiseriated rooms.Educação do campoPedagogia histórico-críticaSalas multisseriadasCountryside educationMulti-serial classroomHistorical-critical pedagogyO presente estudo tem como contexto educacional uma escola rural no município de Pariquera-Açu, no interior de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com características de estudo documental e desenvolvimento de produto. Teve por objetivos: a) desenvolver uma análise documental dos registros de uma proposta de sequência didática e dos documentos curriculares oficiais do componente curricular Ciências; b) Com base nos registros e resultados das práticas analisados, sistematizar um objeto de aprendizagem com base na sequência didática desenvolvida na disciplina de Ciências, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa foi utilizada como técnica, a análise de conteúdo. Os resultados da análise documental apontaram para a escassez de conteúdos relacionados a temática sobre problemas ambientais no currículo do Estado de São Paulo e consequentemente da falta de materiais didáticos no Ensino Fundamental I específicos para as comunidades rurais e salas multisseriadas. O produto educacional denominado “Lap Book”, compreende um conjunto de três jogos, a saber, contém um jogo de trilha, um jogo da memória e um caça palavras, que é parte da sequência didática desenvolvida nesta pesquisa, com o intuito de instrumentalizar os alunos e tornar a aprendizagem dos conteúdos mais significativa através de ferramentas de aprendizagens lúdicas que contemplem a realidade local, uma vez que todos os jogos abordam conteúdos do componente curricular Ciências, levando-se em conta o papel social da escola, diante das questões ambientais em nosso planeta e o problema do lixo na atualidade. Caracterizou-se como uma proposta de apoio junto ao processo de construção do pensamento crítico do aluno. Por meio da aplicação das atividades didáticas voltadas para o conteúdo proposto e da utilização do produto educacional, constatamos que sua aplicabilidade é eficaz diante da realidade educacional pesquisada, entretanto, existem inúmeras questões que merecem atenção nas realidades rurais paulistas que sofrem com o descaso e a falta de políticas educacionais que deveriam ser pensadas e realizadas respeitando as realidades e particularidades histórico culturais da população do campo e de diversas comunidades tradicionais.ABSTRACT The present study has the educational context of a rural school in the municipality of Pariquera-Açu, in the interior of São Paulo. It is a qualitative research, with characteristics of documentary study and product development. Its objectives were: a) to develop a documentary analysis of the records of a didactic sequence proposal and of the official curricular documents of the Sciences curricular component; b) Based on the records and results of the analyzed practices, systematize a learning object based on the didactic sequence developed in the Science discipline, in the light of Historical-Critical Pedagogy. The research was used as a technique, content analysis. The results of the documentary analysis pointed to the scarcity of content related to the theme about environmental problems in the curriculum of the State of São Paulo and, consequently, the lack of didactic materials in Elementary School I specific to rural communities and multi-serial classroom. The educational product called “Lap Book”, comprises a set of three games, namely, it contains a track game, a memory game and a word game, which is part of the didactic sequence developed in this research, with the aim of instrumentalizing the students and make the learning of the content more meaningful through playful learning tools that contemplate the local reality, since all the games address contents of the Science curricular component, taking into account the social role of the school, in the face of environmental issues in our planet and the problem of garbage today. It was characterized as a support proposal along the process of building critical student thinking. Through the application of didactic activities focused on the proposed content and the use of the educational product, we found that its applicability is effective in the face of the educational reality researched, however, there are numerous issues that deserve attention in rural realities in São Paulo that suffer from neglect and lack of educational policies that should be thought and carried out respecting the historical and cultural realities and characteristics of the rural population and of different traditional communities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Danilo da Silva2020-06-02T15:56:44Z2020-06-02T15:56:44Z2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19269100093156033004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-05T06:15:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:06.503063Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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