Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/5455193502814150 http://lattes.cnpq.br/5572392667997739 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7904 |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem de Matemática é composto por inúmeras variáveis, cabendo aos docentes a busca por metodologias e práticas diversificadas. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar o software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar na resolução de problemas de Análise Combinatória, evidenciando a importância das novas tecnologias para o ensino de Matemática. O conteúdo de Análise Combinatória foi escolhido por ser um tema relevante ao currículo do ensino médio e que os alunos demonstram ter grandes dificuldades, principalmente quanto à interpretação dos problemas. Desse modo, na fundamentação teórica serão apresentados: o contexto histórico, os principais conceitos da Análise Combinatória e as estratégias para resolução de problemas de contagem. Na quarta seção foi possível explorar os vários recursos oferecidos pelo GeoGebra, tais como: planilha, cálculo simbólico(CAS), além das construções de figuras e diagramas na janela de visualização para a resolução de problemas deste assunto. Espera-se que as ideias apresentadas, possam incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, tornando a aprendizagem da Matemática ainda mais prazerosa |
id |
UFER_0ebc0bb4d1cd9165ceb605ec155205c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7904 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebraCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAnálise CombinatóriaRaciocínio CombinatórioGeoGebraTecnologiasEnsino de MatemáticaCombinatorial AnalysisCombinatorial ReasoningGeoGebraTechnologiesMathematic TeachingO processo de ensino e aprendizagem de Matemática é composto por inúmeras variáveis, cabendo aos docentes a busca por metodologias e práticas diversificadas. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar o software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar na resolução de problemas de Análise Combinatória, evidenciando a importância das novas tecnologias para o ensino de Matemática. O conteúdo de Análise Combinatória foi escolhido por ser um tema relevante ao currículo do ensino médio e que os alunos demonstram ter grandes dificuldades, principalmente quanto à interpretação dos problemas. Desse modo, na fundamentação teórica serão apresentados: o contexto histórico, os principais conceitos da Análise Combinatória e as estratégias para resolução de problemas de contagem. Na quarta seção foi possível explorar os vários recursos oferecidos pelo GeoGebra, tais como: planilha, cálculo simbólico(CAS), além das construções de figuras e diagramas na janela de visualização para a resolução de problemas deste assunto. Espera-se que as ideias apresentadas, possam incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, tornando a aprendizagem da Matemática ainda mais prazerosaThe teaching and learning process of Mathematics is composed of numerous variables, and teachers are responsible for seeking out diversified methodologies and practices. In this context, this research has as main objective to present the GeoGebra software as an auxiliary tool in solving Combinatorial Analysis problems, highlighting the importance of new technologies for the Mathematic teaching. The Combinatorial Analysis content was chosen because it is a relevant topic to the high school curriculum and also because students have shown great difficulties, especially regarding the interpretation of problems. Thus, the theoretical foundation will present: the historical context, the main concepts of Combinatorial Analysis and strategies for solving counting problems. In the fourth section, it was possible to explore the various resources offered by GeoGebra, such as: spreadsheet, symbolic calculation (SC), the construction of figures and diagrams in the visualization window for solving problems in this subject. It is expected that the ideas presented can encourage the use of technology in the classroom, making Mathematic learning even more pleasurable100 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaNeves, Odacir AlmeidaNeves, Odacir AlmeidaNeves, Odacir AlmeidaRodrigues, Walter MartinsDantas, Aleksandre SaraivaSilva, Sueli Xavier da2022-12-01T14:20:12Z2022-12-01T14:20:12Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/5455193502814150http://lattes.cnpq.br/5572392667997739LIMA, Rozenilto José de. Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalLima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7904MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-23T19:55:21Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7904Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-23T19:55:21Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra |
title |
Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra |
spellingShingle |
Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra Silva, Sueli Xavier da CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Análise Combinatória Raciocínio Combinatório GeoGebra Tecnologias Ensino de Matemática Combinatorial Analysis Combinatorial Reasoning GeoGebra Technologies Mathematic Teaching |
title_short |
Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra |
title_full |
Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra |
title_fullStr |
Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra |
title_full_unstemmed |
Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra |
title_sort |
Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra |
author |
Silva, Sueli Xavier da |
author_facet |
Silva, Sueli Xavier da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Odacir Almeida Neves, Odacir Almeida Neves, Odacir Almeida Rodrigues, Walter Martins Dantas, Aleksandre Saraiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sueli Xavier da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Análise Combinatória Raciocínio Combinatório GeoGebra Tecnologias Ensino de Matemática Combinatorial Analysis Combinatorial Reasoning GeoGebra Technologies Mathematic Teaching |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Análise Combinatória Raciocínio Combinatório GeoGebra Tecnologias Ensino de Matemática Combinatorial Analysis Combinatorial Reasoning GeoGebra Technologies Mathematic Teaching |
description |
O processo de ensino e aprendizagem de Matemática é composto por inúmeras variáveis, cabendo aos docentes a busca por metodologias e práticas diversificadas. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar o software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar na resolução de problemas de Análise Combinatória, evidenciando a importância das novas tecnologias para o ensino de Matemática. O conteúdo de Análise Combinatória foi escolhido por ser um tema relevante ao currículo do ensino médio e que os alunos demonstram ter grandes dificuldades, principalmente quanto à interpretação dos problemas. Desse modo, na fundamentação teórica serão apresentados: o contexto histórico, os principais conceitos da Análise Combinatória e as estratégias para resolução de problemas de contagem. Na quarta seção foi possível explorar os vários recursos oferecidos pelo GeoGebra, tais como: planilha, cálculo simbólico(CAS), além das construções de figuras e diagramas na janela de visualização para a resolução de problemas deste assunto. Espera-se que as ideias apresentadas, possam incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, tornando a aprendizagem da Matemática ainda mais prazerosa |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-22 2022-12-01T14:20:12Z 2022-12-01T14:20:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5455193502814150 http://lattes.cnpq.br/5572392667997739 LIMA, Rozenilto José de. Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalLima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7904 |
url |
http://lattes.cnpq.br/5455193502814150 http://lattes.cnpq.br/5572392667997739 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7904 |
identifier_str_mv |
LIMA, Rozenilto José de. Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalLima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747464055422976 |