Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sueli Xavier da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/5455193502814150
http://lattes.cnpq.br/5572392667997739
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7904
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem de Matemática é composto por inúmeras variáveis, cabendo aos docentes a busca por metodologias e práticas diversificadas. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar o software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar na resolução de problemas de Análise Combinatória, evidenciando a importância das novas tecnologias para o ensino de Matemática. O conteúdo de Análise Combinatória foi escolhido por ser um tema relevante ao currículo do ensino médio e que os alunos demonstram ter grandes dificuldades, principalmente quanto à interpretação dos problemas. Desse modo, na fundamentação teórica serão apresentados: o contexto histórico, os principais conceitos da Análise Combinatória e as estratégias para resolução de problemas de contagem. Na quarta seção foi possível explorar os vários recursos oferecidos pelo GeoGebra, tais como: planilha, cálculo simbólico(CAS), além das construções de figuras e diagramas na janela de visualização para a resolução de problemas deste assunto. Espera-se que as ideias apresentadas, possam incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, tornando a aprendizagem da Matemática ainda mais prazerosa
id UFER_0ebc0bb4d1cd9165ceb605ec155205c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7904
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebraCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAnálise CombinatóriaRaciocínio CombinatórioGeoGebraTecnologiasEnsino de MatemáticaCombinatorial AnalysisCombinatorial ReasoningGeoGebraTechnologiesMathematic TeachingO processo de ensino e aprendizagem de Matemática é composto por inúmeras variáveis, cabendo aos docentes a busca por metodologias e práticas diversificadas. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar o software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar na resolução de problemas de Análise Combinatória, evidenciando a importância das novas tecnologias para o ensino de Matemática. O conteúdo de Análise Combinatória foi escolhido por ser um tema relevante ao currículo do ensino médio e que os alunos demonstram ter grandes dificuldades, principalmente quanto à interpretação dos problemas. Desse modo, na fundamentação teórica serão apresentados: o contexto histórico, os principais conceitos da Análise Combinatória e as estratégias para resolução de problemas de contagem. Na quarta seção foi possível explorar os vários recursos oferecidos pelo GeoGebra, tais como: planilha, cálculo simbólico(CAS), além das construções de figuras e diagramas na janela de visualização para a resolução de problemas deste assunto. Espera-se que as ideias apresentadas, possam incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, tornando a aprendizagem da Matemática ainda mais prazerosaThe teaching and learning process of Mathematics is composed of numerous variables, and teachers are responsible for seeking out diversified methodologies and practices. In this context, this research has as main objective to present the GeoGebra software as an auxiliary tool in solving Combinatorial Analysis problems, highlighting the importance of new technologies for the Mathematic teaching. The Combinatorial Analysis content was chosen because it is a relevant topic to the high school curriculum and also because students have shown great difficulties, especially regarding the interpretation of problems. Thus, the theoretical foundation will present: the historical context, the main concepts of Combinatorial Analysis and strategies for solving counting problems. In the fourth section, it was possible to explore the various resources offered by GeoGebra, such as: spreadsheet, symbolic calculation (SC), the construction of figures and diagrams in the visualization window for solving problems in this subject. It is expected that the ideas presented can encourage the use of technology in the classroom, making Mathematic learning even more pleasurable100 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaNeves, Odacir AlmeidaNeves, Odacir AlmeidaNeves, Odacir AlmeidaRodrigues, Walter MartinsDantas, Aleksandre SaraivaSilva, Sueli Xavier da2022-12-01T14:20:12Z2022-12-01T14:20:12Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/5455193502814150http://lattes.cnpq.br/5572392667997739LIMA, Rozenilto José de. Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalLima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7904MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-23T19:55:21Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7904Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-23T19:55:21Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
title Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
spellingShingle Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
Silva, Sueli Xavier da
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Análise Combinatória
Raciocínio Combinatório
GeoGebra
Tecnologias
Ensino de Matemática
Combinatorial Analysis
Combinatorial Reasoning
GeoGebra
Technologies
Mathematic Teaching
title_short Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
title_full Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
title_fullStr Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
title_full_unstemmed Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
title_sort Análise combinatória: conceitos e possibilidades no ensino-aprendizagem com auxílio do geogebra
author Silva, Sueli Xavier da
author_facet Silva, Sueli Xavier da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Odacir Almeida
Neves, Odacir Almeida
Neves, Odacir Almeida
Rodrigues, Walter Martins
Dantas, Aleksandre Saraiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sueli Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Análise Combinatória
Raciocínio Combinatório
GeoGebra
Tecnologias
Ensino de Matemática
Combinatorial Analysis
Combinatorial Reasoning
GeoGebra
Technologies
Mathematic Teaching
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Análise Combinatória
Raciocínio Combinatório
GeoGebra
Tecnologias
Ensino de Matemática
Combinatorial Analysis
Combinatorial Reasoning
GeoGebra
Technologies
Mathematic Teaching
description O processo de ensino e aprendizagem de Matemática é composto por inúmeras variáveis, cabendo aos docentes a busca por metodologias e práticas diversificadas. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar o software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar na resolução de problemas de Análise Combinatória, evidenciando a importância das novas tecnologias para o ensino de Matemática. O conteúdo de Análise Combinatória foi escolhido por ser um tema relevante ao currículo do ensino médio e que os alunos demonstram ter grandes dificuldades, principalmente quanto à interpretação dos problemas. Desse modo, na fundamentação teórica serão apresentados: o contexto histórico, os principais conceitos da Análise Combinatória e as estratégias para resolução de problemas de contagem. Na quarta seção foi possível explorar os vários recursos oferecidos pelo GeoGebra, tais como: planilha, cálculo simbólico(CAS), além das construções de figuras e diagramas na janela de visualização para a resolução de problemas deste assunto. Espera-se que as ideias apresentadas, possam incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, tornando a aprendizagem da Matemática ainda mais prazerosa
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
2022-12-01T14:20:12Z
2022-12-01T14:20:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5455193502814150
http://lattes.cnpq.br/5572392667997739
LIMA, Rozenilto José de. Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalLima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7904
url http://lattes.cnpq.br/5455193502814150
http://lattes.cnpq.br/5572392667997739
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7904
identifier_str_mv LIMA, Rozenilto José de. Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalLima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747464055422976