A influência do comportamento do consumidor na intenção de compra por meio de mobile commerce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5577 |
Resumo: | Monografia |
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A influência do comportamento do consumidor na intenção de compra por meio de mobile commerceMobile commerceComportamento do consumidorDispositivos móveisMobile commerceConsumer behaviorMobile devicesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaDue to the advancement of the internet and the use of smartphones by most consumers, there is a growing use of mobile commerce. With this constant development it is necessary an effort of all the involved ones so that the services are in agreement with the behavior of the consumer. The present study aimed to investigate the determinant factors for the decision / intention to buy via mcommerce. Analyze whether the hypotheses of trust, costs, social influence, variety of services, utility, perceived ease, need to test positively affect the adoption of mcommerce purchases. The quantitative research was conducted in the period between July and September/2017, through the application of an electronic questionnaire (Google Forms), obtaining 167 valid respondents, whose data were tabulated and analyzed through the software SPSS and WarpPLS. For the evaluation of the structural model, the partial least squares method - PLS-SEM was used. Among the results of the seven hypotheses tested, six were confirmed, with an average significance level of 0.01 and 45% of explanatory power. Users point out that according to the data obtained, the factors that have the greatest influence on the correlation of the intention of consumption through m-commerce are utility and perceived ease.Devido ao avanço da internet e do uso dos smartphones pela maioria dos consumidores, há um crescimento do uso do mobile commerce. Com esse constante desenvolvimento é necessário um esforço de todos os envolvidos para que os serviços estejam de acordo com o comportamento do consumidor. O presente estudo teve como intuito investigar quais os fatores determinantes para a decisão / intenção de comprar via m-commerce. Analisar se as hipóteses de confiança, custos, influência social, variedade de serviços, utilidade, facilidade percebida, necessidade de testar afetam positivamente a adoção das compras através do mcommerce. A pesquisa de caráter quantitativa foi realizada no período entre julho e setembro/2017, por meio da aplicação de questionário eletrônico (Google Forms), obtendo 167 respondentes válidos, cujos dados foram tabelados e analisados por meio dos softwares SPSS e WarpPLS. Para avaliação do modelo estrutural foi empregado o método dos mínimos quadrados parciais – PLS-SEM. Dentre os resultados das sete hipóteses testadas, seis foram confirmadas, com nível de significância médio de 0,01 e 45% do poder de explicação. Os usuários destacam que de acordo com os dados obtidos, os fatores que possuem maior influência na correlação da intenção do consumo através do m-commerce são utilidade e facilidade percebida.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAGurgel, Judson da CruzSantos, Suely Xavier dosOliveira, Agostinha Mafalda Barra deCosta, Isadora Lopes da2020-10-16T19:53:21Z2020-10-162020-10-16T19:53:21Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Costa (2017) Citação com autor não incluído no texto: (COSTA, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5577porCOSTA, Isadora Lopes da. A influência do comportamento do consumidor na intenção de compra por meio de mobile commerce. 2017. 56 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T16:03:07Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5577Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T16:03:07Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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