Estudo de caso: uso da programação Scratch para ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9039 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo analisar se um Ambiente Visual de Programação pode contribuir nos processos criativos de adolescentes, sendo uma ferramenta auxiliar para a aprendizagem pela solução de problemas, atraindo novas formas de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na educação. O presente estudo justifica-se pela necessidade de aprofundar as questões relacionadas ao uso das TIC pelos docentes da Educação Básica e não apenas o uso de projetores e vídeos para substituir o quadro de giz, ou ferramentas de pesquisa em sites de busca apenas para transmitir informações de maneira a privilegiar as metodologias tradicionais de ensino. Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa de natureza interpretativa do tipo estudo de caso múltiplo. A apreensão dos dados foi em campo experimental por meio de questionário socioeducacional e diários de bordo, seguida da análise de conteúdos e descrição dos resultados obtidos. Os participantes do estudo foram adolescentes da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima de Ensino Fundamental no Município de Mossoró-RN. O estudo evidenciou o desenvolvimento do pensamento computacional nos estudantes como atenção, memória e percepção. Durante o projeto, os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos da programação Scratch e realizar atividades que envolvem criatividade, lógica e solução de problemas. Observou-se que a programação Scratch proporcionou um ambiente motivador, e resultados positivos no sentido de que elas puderam efetivamente desenvolver habilidades, planejamento e desenvolvimento de estratégias ao interagir por conta própria entre si e com o computador. |
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Estudo de caso: uso da programação Scratch para ensino e aprendizagemCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOProgramaçãoPensamento computacionalTic’s na educaçãoScratchO estudo teve como objetivo analisar se um Ambiente Visual de Programação pode contribuir nos processos criativos de adolescentes, sendo uma ferramenta auxiliar para a aprendizagem pela solução de problemas, atraindo novas formas de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na educação. O presente estudo justifica-se pela necessidade de aprofundar as questões relacionadas ao uso das TIC pelos docentes da Educação Básica e não apenas o uso de projetores e vídeos para substituir o quadro de giz, ou ferramentas de pesquisa em sites de busca apenas para transmitir informações de maneira a privilegiar as metodologias tradicionais de ensino. Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa de natureza interpretativa do tipo estudo de caso múltiplo. A apreensão dos dados foi em campo experimental por meio de questionário socioeducacional e diários de bordo, seguida da análise de conteúdos e descrição dos resultados obtidos. Os participantes do estudo foram adolescentes da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima de Ensino Fundamental no Município de Mossoró-RN. O estudo evidenciou o desenvolvimento do pensamento computacional nos estudantes como atenção, memória e percepção. Durante o projeto, os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos da programação Scratch e realizar atividades que envolvem criatividade, lógica e solução de problemas. Observou-se que a programação Scratch proporcionou um ambiente motivador, e resultados positivos no sentido de que elas puderam efetivamente desenvolver habilidades, planejamento e desenvolvimento de estratégias ao interagir por conta própria entre si e com o computador.Núcleo de Educação a Distância - NEADBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Sandra Regina RochaSilva, Sandra Regina RochaSilva, Sandra Regina RochaMoura, Kátia Cilene da SilvaRamalho, Welliana BenevidesFreitas, Damião Morais de2023-04-17T15:42:08Z2023-04-17T15:42:08Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9039MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T19:15:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9039Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T19:15:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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