O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Vinicius Moésio Rosário
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9719
Resumo: O uso de experimentos em sala de aula contribui para que o discente consiga compreender melhor o conteúdo teórico estudado, principalmente na Física, onde existe uma forte matematização, o que pode ocasionar um desinteresse por parte dos estudantes. O objetivo deste trabalho de pesquisa é propor o uso de experimentos de baixo custo em sala de aula, utilizando como estudo de caso uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino, da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN). Experimentos de baixo custo sobre as leis de conservação da energia e do momento angular foram abordadas através da contextualização das teorias Físicas e os fenômenos comuns no cotidiano discente, com a finalidade de contribuir na construção do conhecimento científico, buscando despertar o interesse discente sobre os temas estudados, atuando de forma efetiva na aprendizagem e na construção intelectual de cada discente. Os experimentos eram realizados, sempre com a participação ativa do aluno, inclusive através de disputas, gerando uma discussão acalorada na sala de aula. Os resultados qualitativos e quantitativos mostram que o uso de experimentos desperta o interesse do discente, o que facilita sua aprendizagem, portanto, seu uso é de suma importância em sala de aula.
id UFER_17aab2e18e1062ce86233f16c85fc074
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9719
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino MédioCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAExperimentosBaixo custoConservaçãoEnsino médioExperimentsLow costConservationHigh schoolO uso de experimentos em sala de aula contribui para que o discente consiga compreender melhor o conteúdo teórico estudado, principalmente na Física, onde existe uma forte matematização, o que pode ocasionar um desinteresse por parte dos estudantes. O objetivo deste trabalho de pesquisa é propor o uso de experimentos de baixo custo em sala de aula, utilizando como estudo de caso uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino, da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN). Experimentos de baixo custo sobre as leis de conservação da energia e do momento angular foram abordadas através da contextualização das teorias Físicas e os fenômenos comuns no cotidiano discente, com a finalidade de contribuir na construção do conhecimento científico, buscando despertar o interesse discente sobre os temas estudados, atuando de forma efetiva na aprendizagem e na construção intelectual de cada discente. Os experimentos eram realizados, sempre com a participação ativa do aluno, inclusive através de disputas, gerando uma discussão acalorada na sala de aula. Os resultados qualitativos e quantitativos mostram que o uso de experimentos desperta o interesse do discente, o que facilita sua aprendizagem, portanto, seu uso é de suma importância em sala de aula.The use of experiments in the classroom helps the student to better understand the theoretical content studied, especially in Physics, where there is a strong mathematization, which can lead to a lack of interest on the part of students. The objective of this research work is to propose the use of low-cost experiments in the classroom, using as a case study a 1st year high school class from a public school in the state education network, in the city of Mossoró, Rio Grande of the North (RN). Low-cost experiments on the laws of conservation of energy and angular momentum were approached through the contextualization of physical theories and common phenomena in students' daily lives, with the aim of contributing to the construction of scientific knowledge, seeking to awaken students' interest in the themes studied, acting effectively in the learning and intellectual construction of each student. The experiments were carried out, always with the active participation of the student, including through disputes, generating a heated discussion in the classroom. The qualitative and quantitative results show that the use of experiments awakens the students' interest, which facilitates their learning, therefore, their use is of paramount importance in the classroom.12 f.Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCENBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Jusciane da Costa eQueiroz, Vinicius Moésio Rosário2023-11-24T14:02:49Z2023-11-24T14:02:49Z2023-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfQUEIROZ, Vinicius Moésio Rosário. O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 21 nov. 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9719MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSACC-BY-SAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-24T22:02:49Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9719Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-24T22:02:49Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio
title O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio
spellingShingle O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio
Queiroz, Vinicius Moésio Rosário
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Experimentos
Baixo custo
Conservação
Ensino médio
Experiments
Low cost
Conservation
High school
title_short O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio
title_full O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio
title_fullStr O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio
title_sort O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio
author Queiroz, Vinicius Moésio Rosário
author_facet Queiroz, Vinicius Moésio Rosário
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jusciane da Costa e
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Vinicius Moésio Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Experimentos
Baixo custo
Conservação
Ensino médio
Experiments
Low cost
Conservation
High school
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Experimentos
Baixo custo
Conservação
Ensino médio
Experiments
Low cost
Conservation
High school
description O uso de experimentos em sala de aula contribui para que o discente consiga compreender melhor o conteúdo teórico estudado, principalmente na Física, onde existe uma forte matematização, o que pode ocasionar um desinteresse por parte dos estudantes. O objetivo deste trabalho de pesquisa é propor o uso de experimentos de baixo custo em sala de aula, utilizando como estudo de caso uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino, da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN). Experimentos de baixo custo sobre as leis de conservação da energia e do momento angular foram abordadas através da contextualização das teorias Físicas e os fenômenos comuns no cotidiano discente, com a finalidade de contribuir na construção do conhecimento científico, buscando despertar o interesse discente sobre os temas estudados, atuando de forma efetiva na aprendizagem e na construção intelectual de cada discente. Os experimentos eram realizados, sempre com a participação ativa do aluno, inclusive através de disputas, gerando uma discussão acalorada na sala de aula. Os resultados qualitativos e quantitativos mostram que o uso de experimentos desperta o interesse do discente, o que facilita sua aprendizagem, portanto, seu uso é de suma importância em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24T14:02:49Z
2023-11-24T14:02:49Z
2023-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Vinicius Moésio Rosário. O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 21 nov. 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9719
identifier_str_mv QUEIROZ, Vinicius Moésio Rosário. O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 21 nov. 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
CC-BY-SA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
CC-BY-SA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747440053518336