O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9719 |
Resumo: | O uso de experimentos em sala de aula contribui para que o discente consiga compreender melhor o conteúdo teórico estudado, principalmente na Física, onde existe uma forte matematização, o que pode ocasionar um desinteresse por parte dos estudantes. O objetivo deste trabalho de pesquisa é propor o uso de experimentos de baixo custo em sala de aula, utilizando como estudo de caso uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino, da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN). Experimentos de baixo custo sobre as leis de conservação da energia e do momento angular foram abordadas através da contextualização das teorias Físicas e os fenômenos comuns no cotidiano discente, com a finalidade de contribuir na construção do conhecimento científico, buscando despertar o interesse discente sobre os temas estudados, atuando de forma efetiva na aprendizagem e na construção intelectual de cada discente. Os experimentos eram realizados, sempre com a participação ativa do aluno, inclusive através de disputas, gerando uma discussão acalorada na sala de aula. Os resultados qualitativos e quantitativos mostram que o uso de experimentos desperta o interesse do discente, o que facilita sua aprendizagem, portanto, seu uso é de suma importância em sala de aula. |
id |
UFER_17aab2e18e1062ce86233f16c85fc074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9719 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino MédioCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAExperimentosBaixo custoConservaçãoEnsino médioExperimentsLow costConservationHigh schoolO uso de experimentos em sala de aula contribui para que o discente consiga compreender melhor o conteúdo teórico estudado, principalmente na Física, onde existe uma forte matematização, o que pode ocasionar um desinteresse por parte dos estudantes. O objetivo deste trabalho de pesquisa é propor o uso de experimentos de baixo custo em sala de aula, utilizando como estudo de caso uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino, da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN). Experimentos de baixo custo sobre as leis de conservação da energia e do momento angular foram abordadas através da contextualização das teorias Físicas e os fenômenos comuns no cotidiano discente, com a finalidade de contribuir na construção do conhecimento científico, buscando despertar o interesse discente sobre os temas estudados, atuando de forma efetiva na aprendizagem e na construção intelectual de cada discente. Os experimentos eram realizados, sempre com a participação ativa do aluno, inclusive através de disputas, gerando uma discussão acalorada na sala de aula. Os resultados qualitativos e quantitativos mostram que o uso de experimentos desperta o interesse do discente, o que facilita sua aprendizagem, portanto, seu uso é de suma importância em sala de aula.The use of experiments in the classroom helps the student to better understand the theoretical content studied, especially in Physics, where there is a strong mathematization, which can lead to a lack of interest on the part of students. The objective of this research work is to propose the use of low-cost experiments in the classroom, using as a case study a 1st year high school class from a public school in the state education network, in the city of Mossoró, Rio Grande of the North (RN). Low-cost experiments on the laws of conservation of energy and angular momentum were approached through the contextualization of physical theories and common phenomena in students' daily lives, with the aim of contributing to the construction of scientific knowledge, seeking to awaken students' interest in the themes studied, acting effectively in the learning and intellectual construction of each student. The experiments were carried out, always with the active participation of the student, including through disputes, generating a heated discussion in the classroom. The qualitative and quantitative results show that the use of experiments awakens the students' interest, which facilitates their learning, therefore, their use is of paramount importance in the classroom.12 f.Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCENBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Jusciane da Costa eQueiroz, Vinicius Moésio Rosário2023-11-24T14:02:49Z2023-11-24T14:02:49Z2023-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfQUEIROZ, Vinicius Moésio Rosário. O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 21 nov. 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9719MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSACC-BY-SAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-24T22:02:49Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9719Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-24T22:02:49Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio |
title |
O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio |
spellingShingle |
O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio Queiroz, Vinicius Moésio Rosário CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Experimentos Baixo custo Conservação Ensino médio Experiments Low cost Conservation High school |
title_short |
O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio |
title_full |
O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio |
title_fullStr |
O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio |
title_sort |
O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio |
author |
Queiroz, Vinicius Moésio Rosário |
author_facet |
Queiroz, Vinicius Moésio Rosário |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Jusciane da Costa e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Vinicius Moésio Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Experimentos Baixo custo Conservação Ensino médio Experiments Low cost Conservation High school |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Experimentos Baixo custo Conservação Ensino médio Experiments Low cost Conservation High school |
description |
O uso de experimentos em sala de aula contribui para que o discente consiga compreender melhor o conteúdo teórico estudado, principalmente na Física, onde existe uma forte matematização, o que pode ocasionar um desinteresse por parte dos estudantes. O objetivo deste trabalho de pesquisa é propor o uso de experimentos de baixo custo em sala de aula, utilizando como estudo de caso uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino, da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN). Experimentos de baixo custo sobre as leis de conservação da energia e do momento angular foram abordadas através da contextualização das teorias Físicas e os fenômenos comuns no cotidiano discente, com a finalidade de contribuir na construção do conhecimento científico, buscando despertar o interesse discente sobre os temas estudados, atuando de forma efetiva na aprendizagem e na construção intelectual de cada discente. Os experimentos eram realizados, sempre com a participação ativa do aluno, inclusive através de disputas, gerando uma discussão acalorada na sala de aula. Os resultados qualitativos e quantitativos mostram que o uso de experimentos desperta o interesse do discente, o que facilita sua aprendizagem, portanto, seu uso é de suma importância em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24T14:02:49Z 2023-11-24T14:02:49Z 2023-04-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUEIROZ, Vinicius Moésio Rosário. O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 21 nov. 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9719 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Vinicius Moésio Rosário. O uso de experimentos de baixo custo no 1° ano do Ensino Médio. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 21 nov. 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA CC-BY-SA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA CC-BY-SA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747440053518336 |