Práticas pedagógicas inclusivas de alunos surdos na EJA: uma perspectiva colaborativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10674 |
Resumo: | A prática de inclusão no âmbito da escola implica em promover a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns, juntamente com seus colegas sem necessidades mais diferenciadas. Sob esse olhar, este estudo aborda as práticas pedagógicas inclusivas de alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a luta contínua pela legitimidade e inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Diante disso, somos levadoao seguinte questionamento: Como se dão as práticas pedagógicas voltadas ao aluno surdo no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA)? O objetivo é investigar, por meio de uma perspectiva colaborativa, como se dão as práticas pedagógicas inclusivas voltadas a alunos (as) surdos (as) no contexto da EJA. Destaca ainda, a importância de estudantes e futuros professores refletirem sobre questões relacionadas à inclusão da LIBRAS nas escolas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e de natureza colaborativa, que pressupõe, inicialmente, uma co-construção entre os participantes envolvidos e a utilização de um diário de bordo, além de possibilitar maior aproximação entre o pesquisador e a escola. Como referencial que sustenta essa pesquisa utilizamos os seguintes autores: Freire (1996; 2001) acerca da formação de professores da EJA; Capellini (2006) sobre a história da educação especial; Souza e Reis (2017) contribuindo com a temática da juventude na Educação de Jovens e Adultos; Rabelo e Magalhães (2021) ao discutir a inclusão de pessoas com deficiência e Strobel (2009) quanto a historicização da educação de surdos. Os achados da pesquisa apontam que há desafios a superar, como a melhoria do material didático e o atendimento especializado aos alunos surdos, cujas necessidades muitas vezes não são adequadamente atendidas; a necessidade de uma legislação mais incisiva para garantir a inclusão escolar de indivíduos com distúrbios de comunicação e também destacamos que a construção de um sistema educacional inclusivo requer esforços não apenas da escola, mas de toda a comunidade e do poder público. |
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Práticas pedagógicas inclusivas de alunos surdos na EJA: uma perspectiva colaborativaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEducação InclusivaLibrasAlunos surdosEJAA prática de inclusão no âmbito da escola implica em promover a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns, juntamente com seus colegas sem necessidades mais diferenciadas. Sob esse olhar, este estudo aborda as práticas pedagógicas inclusivas de alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a luta contínua pela legitimidade e inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Diante disso, somos levadoao seguinte questionamento: Como se dão as práticas pedagógicas voltadas ao aluno surdo no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA)? O objetivo é investigar, por meio de uma perspectiva colaborativa, como se dão as práticas pedagógicas inclusivas voltadas a alunos (as) surdos (as) no contexto da EJA. Destaca ainda, a importância de estudantes e futuros professores refletirem sobre questões relacionadas à inclusão da LIBRAS nas escolas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e de natureza colaborativa, que pressupõe, inicialmente, uma co-construção entre os participantes envolvidos e a utilização de um diário de bordo, além de possibilitar maior aproximação entre o pesquisador e a escola. Como referencial que sustenta essa pesquisa utilizamos os seguintes autores: Freire (1996; 2001) acerca da formação de professores da EJA; Capellini (2006) sobre a história da educação especial; Souza e Reis (2017) contribuindo com a temática da juventude na Educação de Jovens e Adultos; Rabelo e Magalhães (2021) ao discutir a inclusão de pessoas com deficiência e Strobel (2009) quanto a historicização da educação de surdos. Os achados da pesquisa apontam que há desafios a superar, como a melhoria do material didático e o atendimento especializado aos alunos surdos, cujas necessidades muitas vezes não são adequadamente atendidas; a necessidade de uma legislação mais incisiva para garantir a inclusão escolar de indivíduos com distúrbios de comunicação e também destacamos que a construção de um sistema educacional inclusivo requer esforços não apenas da escola, mas de toda a comunidade e do poder público.The practice of inclusion in the school environment implies promoting the schooling of students with special educational needs in common classes, together with their peers without more differentiated needs. From this perspective, this study addresses the inclusive pedagogical practices of deaf students in Youth and Adult Education (YAE) and the ongoing struggle for the legitimacy and inclusion of the Brazilian Sign Language (LIBRAS). The objective is to investigate, through a collaborative perspective, how inclusive pedagogical practices aimed at deaf students occur in the context of YAE. It also highlights the importance of students and future teachers reflecting on issues related to the inclusion of LIBRAS in schools. The methodology used is qualitative and collaborative in nature, which initially presupposes a co-construction between the participants involved, in addition to enabling greater rapprochement between the researcher and the school. As a reference that supports this research we use the following authors: Freire (1996; 2001) about the training of YAE teachers; Capellini (2006) on the history of special education; Souza and Reis (2017) contributing to the theme of youth in the education of young people and adults; Rabelo and Magalhães (2021) when discussing the inclusion of people with disabilities and Strobel (2009) regarding the historicization of deaf education. The research findings indicate that there are challenges to overcome, such as improving teaching material and specialized assistance for deaf students, whose needs are often not adequately met; the need for more incisive legislation to guarantee the school inclusion of individuals with communication disorders and we also highlight that the construction of an inclusive educational system requires efforts not only from the school, but from the entire community and public authorities.GARCIA, Rafaela Bezerra. Práticas pedagogicas inclusivas de alunos surdos na EJA: uma perspectiva colaborativa. 2023. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGarcia, Rafaela BezerraGarcia, Rafaela BezerraSilva, Divoene Pereira CruzCosta, Izabela Apolinário daCosta, Mifra Angélica Chaves daGarcia, Rafaela Bezerra2024-03-12T17:30:40Z2024-03-12T17:30:40Z2023-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGARCIA, Rafaela Bezerra. Práticas pedagogicas inclusivas de alunos surdos na EJA: uma perspectiva colaborativa. 2023. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10674CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:01:01Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10674Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:01:01Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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