Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10864 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou o processo de produção de videossinalizados pelos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo - CAS Mossoró, RN. A elaboração de material didático digital possibilita acesso à aprendizagem por meio da primeira língua, no entanto ainda é muito escasso em nosso país, o que traz muitos prejuízos à aprendizagem da pessoa surda haja vista que é por meio da visão que os surdos aprendem e relaciona os conhecimentos de mundo através da visualidade fazendo uso de imagens e vídeos. Buscamos ampliar a discussão com base em pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa fundamentada em Gil (2002; 2008) tendo como técnica de investigação a entrevista semiestruturada a alunos que já tiveram a experiência de gravar videossinalizados no CAS Mossoró. Estabelecemos o seguinte problema de pesquisa: Como os alunos surdos do CAS elaboram Libras videossinalizada direcionada ao ensino de surdos? Para responder o questionamento, foi definido como objetivo geral investigar o processo de elaboração de vídeos sinalizados produzidos pelos alunos do CAS. Ademais, como objetivos específicos elegeram-se três: (I) Descrever as orientações básicas norteadoras para elaboração dos vídeos sinalizados; (II) Analisar se os vídeos sinalizados utilizam recursos gráficos visuais; (III) Identificar os desafios que os alunos encontram na produção dos vídeos. Após pesquisa percebemos a relevância da produção de vídeos sinalizados com multimodais, estrutura visual e elementos gráficos como melhor para aprendizagem de alunos surdos. |
id |
UFER_10393d061ee053de55629a2cb0fc166b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10864 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMaterial didáticoAlunos surdosLibras videossinalizadaAprendizagemEsta pesquisa investigou o processo de produção de videossinalizados pelos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo - CAS Mossoró, RN. A elaboração de material didático digital possibilita acesso à aprendizagem por meio da primeira língua, no entanto ainda é muito escasso em nosso país, o que traz muitos prejuízos à aprendizagem da pessoa surda haja vista que é por meio da visão que os surdos aprendem e relaciona os conhecimentos de mundo através da visualidade fazendo uso de imagens e vídeos. Buscamos ampliar a discussão com base em pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa fundamentada em Gil (2002; 2008) tendo como técnica de investigação a entrevista semiestruturada a alunos que já tiveram a experiência de gravar videossinalizados no CAS Mossoró. Estabelecemos o seguinte problema de pesquisa: Como os alunos surdos do CAS elaboram Libras videossinalizada direcionada ao ensino de surdos? Para responder o questionamento, foi definido como objetivo geral investigar o processo de elaboração de vídeos sinalizados produzidos pelos alunos do CAS. Ademais, como objetivos específicos elegeram-se três: (I) Descrever as orientações básicas norteadoras para elaboração dos vídeos sinalizados; (II) Analisar se os vídeos sinalizados utilizam recursos gráficos visuais; (III) Identificar os desafios que os alunos encontram na produção dos vídeos. Após pesquisa percebemos a relevância da produção de vídeos sinalizados com multimodais, estrutura visual e elementos gráficos como melhor para aprendizagem de alunos surdos.This research investigated the process of producing sign-language videos by deaf students at the State Training Center for Educators and Deaf Care - CAS Mossoró, RN. The development of digital teaching material enables access to learning through the first language, but it is still very scarce in our country, which is detrimental to the learning of deaf people, given that it is through sight that deaf people learn and relate their knowledge of the world through visuality, using images and videos. We sought to broaden the discussion based on exploratory, descriptive and qualitative research based on Gil (2002; 2008), using semi-structured interviews with students who have already had the experience of recording signed videos at CAS Mossoró as a research technique, establishing the following research problem: How do deaf students at CAS create signed Libras videos aimed at teaching the deaf? In order to answer this question, the general objective was to investigate the process of making sign videos produced by CAS students. In addition, three specific objectives were chosen:(I) Describe the basic guidelines for producing sign videos; (II) Analyze whether the sign videos use visual graphic resources; (III) Identify the challenges that students encounter in producing the videos. After research, we realized the relevance of producing sign videos with multimodal, visual structure and graphic elements as a better way for deaf students to learn.29 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, João Batista NevesFerreira, João Batista NevesAguiar, Girlaine Felisberto de CaldasAzevedo, Maria Marcia Fernandes deSilva, Ana Paula Souza Lira da2024-07-03T16:27:25Z2024-07-03T16:27:25Z2024-04-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfSILVA, Ana Paula Souza Lira da. Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10864Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-04T03:00:34Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10864Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-04T03:00:34Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos |
title |
Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos |
spellingShingle |
Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos Silva, Ana Paula Souza Lira da LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Material didático Alunos surdos Libras videossinalizada Aprendizagem |
title_short |
Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos |
title_full |
Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos |
title_fullStr |
Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos |
title_sort |
Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos |
author |
Silva, Ana Paula Souza Lira da |
author_facet |
Silva, Ana Paula Souza Lira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, João Batista Neves Ferreira, João Batista Neves Aguiar, Girlaine Felisberto de Caldas Azevedo, Maria Marcia Fernandes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Souza Lira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Material didático Alunos surdos Libras videossinalizada Aprendizagem |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Material didático Alunos surdos Libras videossinalizada Aprendizagem |
description |
Esta pesquisa investigou o processo de produção de videossinalizados pelos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo - CAS Mossoró, RN. A elaboração de material didático digital possibilita acesso à aprendizagem por meio da primeira língua, no entanto ainda é muito escasso em nosso país, o que traz muitos prejuízos à aprendizagem da pessoa surda haja vista que é por meio da visão que os surdos aprendem e relaciona os conhecimentos de mundo através da visualidade fazendo uso de imagens e vídeos. Buscamos ampliar a discussão com base em pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa fundamentada em Gil (2002; 2008) tendo como técnica de investigação a entrevista semiestruturada a alunos que já tiveram a experiência de gravar videossinalizados no CAS Mossoró. Estabelecemos o seguinte problema de pesquisa: Como os alunos surdos do CAS elaboram Libras videossinalizada direcionada ao ensino de surdos? Para responder o questionamento, foi definido como objetivo geral investigar o processo de elaboração de vídeos sinalizados produzidos pelos alunos do CAS. Ademais, como objetivos específicos elegeram-se três: (I) Descrever as orientações básicas norteadoras para elaboração dos vídeos sinalizados; (II) Analisar se os vídeos sinalizados utilizam recursos gráficos visuais; (III) Identificar os desafios que os alunos encontram na produção dos vídeos. Após pesquisa percebemos a relevância da produção de vídeos sinalizados com multimodais, estrutura visual e elementos gráficos como melhor para aprendizagem de alunos surdos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-03T16:27:25Z 2024-07-03T16:27:25Z 2024-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Ana Paula Souza Lira da. Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10864 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ana Paula Souza Lira da. Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1816711952784687104 |