Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Souza Lira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10864
Resumo: Esta pesquisa investigou o processo de produção de videossinalizados pelos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo - CAS Mossoró, RN. A elaboração de material didático digital possibilita acesso à aprendizagem por meio da primeira língua, no entanto ainda é muito escasso em nosso país, o que traz muitos prejuízos à aprendizagem da pessoa surda haja vista que é por meio da visão que os surdos aprendem e relaciona os conhecimentos de mundo através da visualidade fazendo uso de imagens e vídeos. Buscamos ampliar a discussão com base em pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa fundamentada em Gil (2002; 2008) tendo como técnica de investigação a entrevista semiestruturada a alunos que já tiveram a experiência de gravar videossinalizados no CAS Mossoró. Estabelecemos o seguinte problema de pesquisa: Como os alunos surdos do CAS elaboram Libras videossinalizada direcionada ao ensino de surdos? Para responder o questionamento, foi definido como objetivo geral investigar o processo de elaboração de vídeos sinalizados produzidos pelos alunos do CAS. Ademais, como objetivos específicos elegeram-se três: (I) Descrever as orientações básicas norteadoras para elaboração dos vídeos sinalizados; (II) Analisar se os vídeos sinalizados utilizam recursos gráficos visuais; (III) Identificar os desafios que os alunos encontram na produção dos vídeos. Após pesquisa percebemos a relevância da produção de vídeos sinalizados com multimodais, estrutura visual e elementos gráficos como melhor para aprendizagem de alunos surdos.
id UFER_10393d061ee053de55629a2cb0fc166b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10864
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMaterial didáticoAlunos surdosLibras videossinalizadaAprendizagemEsta pesquisa investigou o processo de produção de videossinalizados pelos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo - CAS Mossoró, RN. A elaboração de material didático digital possibilita acesso à aprendizagem por meio da primeira língua, no entanto ainda é muito escasso em nosso país, o que traz muitos prejuízos à aprendizagem da pessoa surda haja vista que é por meio da visão que os surdos aprendem e relaciona os conhecimentos de mundo através da visualidade fazendo uso de imagens e vídeos. Buscamos ampliar a discussão com base em pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa fundamentada em Gil (2002; 2008) tendo como técnica de investigação a entrevista semiestruturada a alunos que já tiveram a experiência de gravar videossinalizados no CAS Mossoró. Estabelecemos o seguinte problema de pesquisa: Como os alunos surdos do CAS elaboram Libras videossinalizada direcionada ao ensino de surdos? Para responder o questionamento, foi definido como objetivo geral investigar o processo de elaboração de vídeos sinalizados produzidos pelos alunos do CAS. Ademais, como objetivos específicos elegeram-se três: (I) Descrever as orientações básicas norteadoras para elaboração dos vídeos sinalizados; (II) Analisar se os vídeos sinalizados utilizam recursos gráficos visuais; (III) Identificar os desafios que os alunos encontram na produção dos vídeos. Após pesquisa percebemos a relevância da produção de vídeos sinalizados com multimodais, estrutura visual e elementos gráficos como melhor para aprendizagem de alunos surdos.This research investigated the process of producing sign-language videos by deaf students at the State Training Center for Educators and Deaf Care - CAS Mossoró, RN. The development of digital teaching material enables access to learning through the first language, but it is still very scarce in our country, which is detrimental to the learning of deaf people, given that it is through sight that deaf people learn and relate their knowledge of the world through visuality, using images and videos. We sought to broaden the discussion based on exploratory, descriptive and qualitative research based on Gil (2002; 2008), using semi-structured interviews with students who have already had the experience of recording signed videos at CAS Mossoró as a research technique, establishing the following research problem: How do deaf students at CAS create signed Libras videos aimed at teaching the deaf? In order to answer this question, the general objective was to investigate the process of making sign videos produced by CAS students. In addition, three specific objectives were chosen:(I) Describe the basic guidelines for producing sign videos; (II) Analyze whether the sign videos use visual graphic resources; (III) Identify the challenges that students encounter in producing the videos. After research, we realized the relevance of producing sign videos with multimodal, visual structure and graphic elements as a better way for deaf students to learn.29 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, João Batista NevesFerreira, João Batista NevesAguiar, Girlaine Felisberto de CaldasAzevedo, Maria Marcia Fernandes deSilva, Ana Paula Souza Lira da2024-07-03T16:27:25Z2024-07-03T16:27:25Z2024-04-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfSILVA, Ana Paula Souza Lira da. Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10864Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-04T03:00:34Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10864Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-04T03:00:34Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos
title Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos
spellingShingle Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos
Silva, Ana Paula Souza Lira da
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Material didático
Alunos surdos
Libras videossinalizada
Aprendizagem
title_short Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos
title_full Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos
title_fullStr Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos
title_full_unstemmed Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos
title_sort Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos
author Silva, Ana Paula Souza Lira da
author_facet Silva, Ana Paula Souza Lira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João Batista Neves
Ferreira, João Batista Neves
Aguiar, Girlaine Felisberto de Caldas
Azevedo, Maria Marcia Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Souza Lira da
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Material didático
Alunos surdos
Libras videossinalizada
Aprendizagem
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Material didático
Alunos surdos
Libras videossinalizada
Aprendizagem
description Esta pesquisa investigou o processo de produção de videossinalizados pelos alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo - CAS Mossoró, RN. A elaboração de material didático digital possibilita acesso à aprendizagem por meio da primeira língua, no entanto ainda é muito escasso em nosso país, o que traz muitos prejuízos à aprendizagem da pessoa surda haja vista que é por meio da visão que os surdos aprendem e relaciona os conhecimentos de mundo através da visualidade fazendo uso de imagens e vídeos. Buscamos ampliar a discussão com base em pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa fundamentada em Gil (2002; 2008) tendo como técnica de investigação a entrevista semiestruturada a alunos que já tiveram a experiência de gravar videossinalizados no CAS Mossoró. Estabelecemos o seguinte problema de pesquisa: Como os alunos surdos do CAS elaboram Libras videossinalizada direcionada ao ensino de surdos? Para responder o questionamento, foi definido como objetivo geral investigar o processo de elaboração de vídeos sinalizados produzidos pelos alunos do CAS. Ademais, como objetivos específicos elegeram-se três: (I) Descrever as orientações básicas norteadoras para elaboração dos vídeos sinalizados; (II) Analisar se os vídeos sinalizados utilizam recursos gráficos visuais; (III) Identificar os desafios que os alunos encontram na produção dos vídeos. Após pesquisa percebemos a relevância da produção de vídeos sinalizados com multimodais, estrutura visual e elementos gráficos como melhor para aprendizagem de alunos surdos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03T16:27:25Z
2024-07-03T16:27:25Z
2024-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Paula Souza Lira da. Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10864
identifier_str_mv SILVA, Ana Paula Souza Lira da. Libras videossinalizada: o processo de produção para alunos surdos. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1816711952784687104