Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Anny Shirley de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8729
Resumo: A argamassa é primordial para qualquer tipo de construção, pois pode ser utilizadas para o assentamento de tijolos e blocos, impermeabilização e regularização de superfícies, ou para dar acabamento às superfícies seja ele texturizado, áspero ou liso, se tornando tão necessária quanto o concreto na construção civil. Diante disso a procura por materias com satisfatória durabilidade e desempenho mecânico, tem sido de maneira extensa, investigado por pesquisadores da área de tecnologia dos materiais e por empresas construtoras. Embora se observe um largo emprego para este material, é necessário avaliar parâmetros para que as construções não tenha sua vida útil comprometida. Composta basicamente por uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos que tem como objetivo modificar propriedades, como é o caso da utilização de aditivos incorporadores de ar (AIA), que vem sendo utilizados para reduzir a quantidade de água de mistura. Desta forma o presente estudo tem como objetivo exploratório observar a influência do dodecanoato de sódio C12, nas propriedades físicas das argamassas com adição de 0g, 2g, 4g, 6g e 8g de C12. Realizou-se ensaios de densidade de massa, módulo de elasticidade e índices de vazios. Os primeiros resultados indicam que ao incorporar o C12 os corpos de prova com adição de 4g e 6g de tensoativo, produziu uma argamassa de menor densidade de massa, resultando em uma argamassa mais leve. Ao comparar os resultados de índices de vazios e módulos de elasticidade dinâmico percebe-se uma leve diferença comparado ao corpo de prova sem adição de C12, gerando assim uma porosidade maior e provocado um aumento no índice de vazios do material.
id UFER_23c9349b1ae7a157f12b2f4df2cbdabb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8729
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAArgamassaTensoativoDodecanoato de sódioA argamassa é primordial para qualquer tipo de construção, pois pode ser utilizadas para o assentamento de tijolos e blocos, impermeabilização e regularização de superfícies, ou para dar acabamento às superfícies seja ele texturizado, áspero ou liso, se tornando tão necessária quanto o concreto na construção civil. Diante disso a procura por materias com satisfatória durabilidade e desempenho mecânico, tem sido de maneira extensa, investigado por pesquisadores da área de tecnologia dos materiais e por empresas construtoras. Embora se observe um largo emprego para este material, é necessário avaliar parâmetros para que as construções não tenha sua vida útil comprometida. Composta basicamente por uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos que tem como objetivo modificar propriedades, como é o caso da utilização de aditivos incorporadores de ar (AIA), que vem sendo utilizados para reduzir a quantidade de água de mistura. Desta forma o presente estudo tem como objetivo exploratório observar a influência do dodecanoato de sódio C12, nas propriedades físicas das argamassas com adição de 0g, 2g, 4g, 6g e 8g de C12. Realizou-se ensaios de densidade de massa, módulo de elasticidade e índices de vazios. Os primeiros resultados indicam que ao incorporar o C12 os corpos de prova com adição de 4g e 6g de tensoativo, produziu uma argamassa de menor densidade de massa, resultando em uma argamassa mais leve. Ao comparar os resultados de índices de vazios e módulos de elasticidade dinâmico percebe-se uma leve diferença comparado ao corpo de prova sem adição de C12, gerando assim uma porosidade maior e provocado um aumento no índice de vazios do material.43 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, Damilson Ferreira dosSantos, Damilson Ferreira dosSantos, Damilson Ferreira dosCabral, Kleber CavalcantiSouza, Wendell Rossine Medeiros deMacedo, Anny Shirley de2023-02-01T20:05:29Z2023-02-01T20:05:29Z2022-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8729AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T11:39:10Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8729Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T11:39:10Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódio
title Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódio
spellingShingle Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódio
Macedo, Anny Shirley de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Argamassa
Tensoativo
Dodecanoato de sódio
title_short Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódio
title_full Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódio
title_fullStr Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódio
title_full_unstemmed Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódio
title_sort Estudo das propriedades físicas da argamassa com tensoativo dodecanoato de sódio
author Macedo, Anny Shirley de
author_facet Macedo, Anny Shirley de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Damilson Ferreira dos
Santos, Damilson Ferreira dos
Santos, Damilson Ferreira dos
Cabral, Kleber Cavalcanti
Souza, Wendell Rossine Medeiros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Anny Shirley de
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Argamassa
Tensoativo
Dodecanoato de sódio
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Argamassa
Tensoativo
Dodecanoato de sódio
description A argamassa é primordial para qualquer tipo de construção, pois pode ser utilizadas para o assentamento de tijolos e blocos, impermeabilização e regularização de superfícies, ou para dar acabamento às superfícies seja ele texturizado, áspero ou liso, se tornando tão necessária quanto o concreto na construção civil. Diante disso a procura por materias com satisfatória durabilidade e desempenho mecânico, tem sido de maneira extensa, investigado por pesquisadores da área de tecnologia dos materiais e por empresas construtoras. Embora se observe um largo emprego para este material, é necessário avaliar parâmetros para que as construções não tenha sua vida útil comprometida. Composta basicamente por uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos que tem como objetivo modificar propriedades, como é o caso da utilização de aditivos incorporadores de ar (AIA), que vem sendo utilizados para reduzir a quantidade de água de mistura. Desta forma o presente estudo tem como objetivo exploratório observar a influência do dodecanoato de sódio C12, nas propriedades físicas das argamassas com adição de 0g, 2g, 4g, 6g e 8g de C12. Realizou-se ensaios de densidade de massa, módulo de elasticidade e índices de vazios. Os primeiros resultados indicam que ao incorporar o C12 os corpos de prova com adição de 4g e 6g de tensoativo, produziu uma argamassa de menor densidade de massa, resultando em uma argamassa mais leve. Ao comparar os resultados de índices de vazios e módulos de elasticidade dinâmico percebe-se uma leve diferença comparado ao corpo de prova sem adição de C12, gerando assim uma porosidade maior e provocado um aumento no índice de vazios do material.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
2023-02-01T20:05:29Z
2023-02-01T20:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8729
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747457912864768