A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Ana Karla de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/3299003013769677
http://lattes.cnpq.br/5383047140456248
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11032
Resumo: A presente pesquisa tem como referência a Constituição Federal de 1988 que consagra o Estado Democrático de Direito, por meio da qual sustenta-se o arcabouço normativo que confere legitimidade formal e efetividade à democracia. As ouvidorias como espaço de participação cidadã e de controle social encontram base jurídica na Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre a defesa de direitos e de participação dos usuários da Administração Pública; e na Lei nº 12.527/2012, que trata do direito de Acesso às Informações públicas, delineado pelas transparências passiva e ativa. Esse estudo tem como propósito analisar a atuação e o desempenho da Ouvidoria do Hospital Universitário Onofre Lopes, instituição pública vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável pela formação de profissionais da área da saúde e de prestação de serviços à população usuária do Sistema Único de Saúde nesse Estado. A metodologia compreende a abordagem quanti-qualitativa, sendo a pesquisa de natureza exploratória e empírica, utilizando-se quanto ao procedimento, investigações bibliográfica e documental com a análise de legislações, artigos e demais obras científicas relativas ao tema. Com base no aporte teórico levantado e, através de uma perspectiva crítico-reflexiva, tece considerações sobre a atuação e o desempenho dessa ouvidoria hospitalar, tendo como referência as informações e indicadores coletados no site do Hospital e nos painéis públicos de monitoramento “Resolveu?” e “LAI”. Os resultados obtidos demonstram que a Ouvidoria apresenta bons indicadores quanto à sua atuação e desempenho, sendo importante para efetivação da participação cidadã, entretanto, evidenciam também lacunas que ensejam melhorias especialmente relativas à transparência ativa. À guisa de conclusão, entende que a Ouvidoria cumpre parcialmente o papel e atribuições previstos em dispositivos legislativos e orientações administrativas e destaca a possibilidade de utilização desse estudo para aperfeiçoamento desse órgão e, consequentemente, no fortalecimento do exercício da cidadania e de promoção da transparência
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As ouvidorias como espaço de participação cidadã e de controle social encontram base jurídica na Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre a defesa de direitos e de participação dos usuários da Administração Pública; e na Lei nº 12.527/2012, que trata do direito de Acesso às Informações públicas, delineado pelas transparências passiva e ativa. Esse estudo tem como propósito analisar a atuação e o desempenho da Ouvidoria do Hospital Universitário Onofre Lopes, instituição pública vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável pela formação de profissionais da área da saúde e de prestação de serviços à população usuária do Sistema Único de Saúde nesse Estado. A metodologia compreende a abordagem quanti-qualitativa, sendo a pesquisa de natureza exploratória e empírica, utilizando-se quanto ao procedimento, investigações bibliográfica e documental com a análise de legislações, artigos e demais obras científicas relativas ao tema. Com base no aporte teórico levantado e, através de uma perspectiva crítico-reflexiva, tece considerações sobre a atuação e o desempenho dessa ouvidoria hospitalar, tendo como referência as informações e indicadores coletados no site do Hospital e nos painéis públicos de monitoramento “Resolveu?” e “LAI”. Os resultados obtidos demonstram que a Ouvidoria apresenta bons indicadores quanto à sua atuação e desempenho, sendo importante para efetivação da participação cidadã, entretanto, evidenciam também lacunas que ensejam melhorias especialmente relativas à transparência ativa. À guisa de conclusão, entende que a Ouvidoria cumpre parcialmente o papel e atribuições previstos em dispositivos legislativos e orientações administrativas e destaca a possibilidade de utilização desse estudo para aperfeiçoamento desse órgão e, consequentemente, no fortalecimento do exercício da cidadania e de promoção da transparênciaThe present research has as reference the Federal Constitution of 1988 that enshrines the Democratic State of Law, through which the normative framework that confers formal legitimacy and effectiveness to democracy is sustained. Ombudsman offices as a space for citizen participation and social control find a legal basis in Law No. 13,460/2017, which provides for the defense of rights and participation of Public Administration users; and in Law nº 12.527/2011, which deals with the right of Access to Public Information, outlined by passive and active transparency. The purpose of this study is to analyze the work and performance of the Ombudsman of the Hospital Universitário Onofre Lopes, a public institution linked to the Federal University of Rio Grande do Norte, responsible for training health professionals and providing services to the population using the System. Only Health in this State. The methodology comprises a quantitative and qualitative approach, with an exploratory and empirical research, using, in terms of procedure, bibliographical and documental investigations with the analysis of legislation, articles and other scientific works related to the subject. Based on the theoretical support raised and, through a critical-reflexive perspective, it makes considerations about the performance of this Ombudsman, having as reference the information and indicators collected on the Hospital website and on the public monitoring panels “Resolveu?” and “LAI”. The results obtained demonstrate that the Ombudsman presents good indicators regarding its performance and performance, being important for the realization of citizen participation, however, they also show gaps that lead to improvements, especially regarding active transparency. In conclusion, it understands that the Ombudsman partially fulfills the role and attributions provided for in legislative provisions and administrative guidelines and highlights the possibility of using this study to improve this body and, consequently, to strengthen the exercise of citizenship and the promotion of transparency99 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em DireitoMaia, Mário Sérgio FalcãoMaia, Mário Sérgio FalcãoAguiar, Marcus PintoSiqueira, Mariana deSevero, Ana Karla de Sousa2024-07-30T15:32:37Z2024-07-30T15:32:37Z2023-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/3299003013769677http://lattes.cnpq.br/5383047140456248SEVERO, Ana Karla de Sousa. A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes. 2023. 99 p. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11032MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-02T19:18:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11032Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-02T19:18:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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