Conversor de potência cc-cc para aplicação em veículos aéreos não tripulados (VANTS) estacionários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Romeu Holanda da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6630
Resumo: A energia elétrica vem se tornando cada vez mais utilizada pela humanidade, isso se dá por causa da utilização de aparelhos e dispositivos eletrônicos, de forma que as fontes renováveis de energia vêm se tornando cada vez mais exploradas e a sua conservação e aproveitamento são fatores de suma importância para o futuro. Ao longo dos últimos anos o houve crescimento em relação ao uso de aparelhos eletrônicos, sendo que estes por sua vez necessitam da conversão de corrente alternada (CA) para corrente contínua (CC). Um dos aparelhos mais usados na indústria e lazer das pessoas é o Veículo aéreo não tripulado (VANT), que também é conhecido como drone. O VANT possui diversas aplicações na indústria, e parte dessas aplicações necessitam que o VANT fique voando de acordo com o tempo estipulado para a aplicação, seja para mapeamento de áreas rurais, ou vistorias em indústrias. No entanto o VANT possui algumas limitações, em que devido ao uso de bateria, acaba interrompendo as suas atividades e é obrigado a retornar ao solo para ser recarregado novamente. Nesta monografia é proposto um conversor para auxiliar, ou substituir a bateria do VANT para tornar o tempo de voo mais longo. Para esse projeto do conversor, foi definido uma topologia, e essa topologia é baseada no buck e no boost. Para que fossem atendidos os requesitos necessários para o VANT DJI TELLO, foi necessário dimensionar os componentes do buck e do boost e feito o estudo através de simulações. Palavras chave: VANT, Conversores CC-CC (Corrente contínua-Corrente Contínua), Boost, Buck
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