Método de otimização topológica aplicada a uma roda do trem de pouso de uma aeronave de aerodesgin
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4587 |
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Método de otimização topológica aplicada a uma roda do trem de pouso de uma aeronave de aerodesginMétodo de Otimização TopológicaIndústria aeronáuticaAeroDesignSimulação estruturalCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAMonografiaA indústria aeronáutica e aeroespacial como um todo possui um grande desafio relacionado ao desenvolvimento de estruturas confiáveis, eficientes, com peso reduzido, aliado ao menor tempo de desenvolvimento e fabricação possível. O desenvolvimento do projeto de uma aeronave destinada a Competições de AeroDesign criada pela SAE BRASIL, não é diferente. O maior desafio imposto pela comissão técnica da Competição é desenvolver uma aeronave rádio controlada com o objetivo de garantir sua eficiência estrutural, ou seja, projetar, construir e testar aeronaves leves que consigam transportar a maior quantidade de carga possível. Para isto, o correto dimensionamento estrutural se torna imprescindível no cumprimento desta tarefa. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é o estudo comparativo do projeto para dimensionamento dos componentes de uma aeronave, visando a redução de massa, utilizando tanto o método analítico através da Teoria de Von Mises quanto o Método de Otimização Topológica (MOT) com auxílio de softwares comumente utilizados na indústria aeronáutica. A roda do trem de pouso de uma aeronave destinada a Competição de AeroDesign foi selecionada como objeto de estudo deste trabalho, no qual o Método de Otimização Topológica foi aplicado. O estudo foi realizado inicialmente por meio de softwares de modelagem 3D que dispõem de técnicas de simulação estrutural para auxiliar na verificação e comparação das tensões impostas à estrutura durante sua utilização. Em seguida foi utilizado o software OptiStruct® destinado a realização da Otimização Topológica para que a mesma pudesse ser comparada com a estrutura anterior nos quesitos de tensões e massa. Os resultados do procedimento convergiram para um layout com material bem distribuído de acordo com as solicitações que lhe foram impostas, finalizando com uma redução de massa considerável para estes tipos de estruturas quando comparado com o método analítico utilizado anteriormente. Desta forma mostrando-se viável a substituição da metodologia anterior pelo MOT no desenvolvimento de toda a aeronave.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Engenharias - CEUFERSALima, Ramsés Otto CunhaAzevedo, Victor Wagner Feire dePereira, Alison Kaio DantasSousa, Kalyude Diógenes de2020-03-13T13:57:00Z2020-03-132020-03-13T13:57:00Z2019-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSousa (2019) (SOUSA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4587porSOUSA, Kalyude Diógenes de. Método de otimização topológica aplicada a uma roda do trem de pouso de uma aeronave de aerodesgin. 56p. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica), Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T15:04:56Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/4587Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T15:04:56Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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