Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157047 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controladaAerodesignConfiabilidade estruturalProbabilidade de falhaOtimização multiobjetivoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Este trabalho apresenta uma análise sobre as possíveis vantagens de se utilizar uma metodologia de projeto baseada em confiabilidade estrutural, para a longarina de uma aeronave de aerodesign. Um procedimento de otimização multiobjetivo é aplicado para avaliar a relação entre massa e probabilidade de falha da estrutura, essa última calculada pelo método de confiabilidade de primeira ordem. Observa-se que o procedimento utilizado pode apresentar estruturas mais leves, considerando a mesma probabilidade de falha daquelas projetadas pelo método determinístico. Além disso, esses ganhos podem ser incrementados caso permita-se uma relaxação da segurança da estrutura, visto não haver riscos de pessoas envolvidas. Apesar desses resultados, percebe-se que a aplicação correta dessa metodologia depende muito dos dados envolvidos e de como estes serão representados de maneira probabilística. Porém, os esforços na caracterização do problema são recompensados pelos resultados obtidos.This study presents an analysis of the advantages of the design metodology based on structural reliability, for the stringer of an aerodesign aircraft. A procedure of multiobjective optimization is aplied to evaluate the relation between mass and probability of failure of the structure, calculated by First Order Reliability Method. It can be observed that this procedure presents better performance over the deterministic approach. Moreover, its gains can be improved if one relaxes the safety of the structure, since there is no risk of people involved. The correct aplication of this methodology depends largely on the data used and how these data are represented probabilisticly. However, the efforts in the caracterization of the problem can be rewarded with great results.Lopez, Rafael HoldorfUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Matheus Silva2015-12-10T13:57:44Z2015-12-10T13:57:44Z2015-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis96 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157047porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-10T13:57:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157047Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-10T13:57:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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