Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Matheus Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157047
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
id UFSC_3c7e28ea57323e0d727045fb7ef06f1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157047
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controladaAerodesignConfiabilidade estruturalProbabilidade de falhaOtimização multiobjetivoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Este trabalho apresenta uma análise sobre as possíveis vantagens de se utilizar uma metodologia de projeto baseada em confiabilidade estrutural, para a longarina de uma aeronave de aerodesign. Um procedimento de otimização multiobjetivo é aplicado para avaliar a relação entre massa e probabilidade de falha da estrutura, essa última calculada pelo método de confiabilidade de primeira ordem. Observa-se que o procedimento utilizado pode apresentar estruturas mais leves, considerando a mesma probabilidade de falha daquelas projetadas pelo método determinístico. Além disso, esses ganhos podem ser incrementados caso permita-se uma relaxação da segurança da estrutura, visto não haver riscos de pessoas envolvidas. Apesar desses resultados, percebe-se que a aplicação correta dessa metodologia depende muito dos dados envolvidos e de como estes serão representados de maneira probabilística. Porém, os esforços na caracterização do problema são recompensados pelos resultados obtidos.This study presents an analysis of the advantages of the design metodology based on structural reliability, for the stringer of an aerodesign aircraft. A procedure of multiobjective optimization is aplied to evaluate the relation between mass and probability of failure of the structure, calculated by First Order Reliability Method. It can be observed that this procedure presents better performance over the deterministic approach. Moreover, its gains can be improved if one relaxes the safety of the structure, since there is no risk of people involved. The correct aplication of this methodology depends largely on the data used and how these data are represented probabilisticly. However, the efforts in the caracterization of the problem can be rewarded with great results.Lopez, Rafael HoldorfUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Matheus Silva2015-12-10T13:57:44Z2015-12-10T13:57:44Z2015-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis96 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157047porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-10T13:57:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157047Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-10T13:57:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada
title Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada
spellingShingle Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada
Gonçalves, Matheus Silva
Aerodesign
Confiabilidade estrutural
Probabilidade de falha
Otimização multiobjetivo
title_short Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada
title_full Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada
title_fullStr Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada
title_full_unstemmed Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada
title_sort Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada
author Gonçalves, Matheus Silva
author_facet Gonçalves, Matheus Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopez, Rafael Holdorf
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Matheus Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aerodesign
Confiabilidade estrutural
Probabilidade de falha
Otimização multiobjetivo
topic Aerodesign
Confiabilidade estrutural
Probabilidade de falha
Otimização multiobjetivo
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T13:57:44Z
2015-12-10T13:57:44Z
2015-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157047
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651944341798912